MODELO E OPORTUNIDADES COM A RENOVAÇÃO DAS CONCESSÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
XII Encontro dos Associados da Apine
Advertisements

Experiência de Regulação no Setor Elétrico Brasileiro
Prof. Nivalde J. de Castro Coordenador do GESEL-UFRJ
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Concessão de Instalações de Transmissão Leilão no 005/2009-ANEEL
Curso de Especialização em Gestão Pública (Pós-graduação lato sensu)
O PROGRAMA NACIONAL DE ELETRIFICAÇÃO RURAL
Direito Administrativo II Serviços Públicos
Parcerias Publico Privadas Aspectos Jurídicos
Comissão Especial da Lei do Gás Presidente: Deputado Max Rosenmann (PMDB/PR) Relator: Deputado João Maia (PR/RN) Apresentação de Parecer sobre as seguintes.
Vítor F. Alves de Brito EXPECTATIVAS PARA A RENOVAÇÃO DE CONCESSÕES NA ÁREA DE ENERGIA Em 2015 encerrarão os prazos de concessões de 37 distribuidoras,
Direito regulatório e economia
Direito econômico regulatório
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
III Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica Nelson Hubner Rio de Janeiro, 18/09/2008.
Perspectivas para o Setor Elétrico Brasileiro Prof. Nivalde J. de Castro Coordenador do GESEL-UFRJ.
Fim das Concessões: Renovar ou Privatizar o Setor Elétrico
Universidade Corporativa do Serviço Público da SEFAZ – Salvador BA
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Organização das Cooperativas Brasileiras
AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO RIO GRANDE DO SUL AGERGS 01 de dezembro de 2010.
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
GT Gestão Imobiliária Comitê de Meio Ambiente Reunião 27 de novembro de 2012.
Renovação das Concessões – Cenário Atual David A. M. Waltenberg Rio de Janeiro, 22 de março de 2012.
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
Seminário ASEP/RJ Receitas Alternativas, Complementares, Acessórias ou de Projetos Associados Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2004.
Prorrogação de Concessões do Setor Elétrico Brasileiro
Medida Provisória Nᵒ 579.
Dr. João Vicente M. Scaravelli
Concessão de serviços públicos
Referência: apresentações FT4 – coordenado pelo ONS Recife
SEMINÁRIO NACIONAL DE AUDITORIA DAS EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Nova Modelagem para a Desestatização de FURNAS
XXV Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades
Estrutura Organizacional da Administração Pública
LEÔNIDAS CRISTINO Ministro de Estado SECRETARIA DE PORTOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SEP/PR Junho/2013 REFORMA DO SETOR PORTUÁRIO Decreto Regulamentador.
ASPECTOS JURÍDICOS E REGULATÓRIOS Outubro de 2012 São Paulo Ricardo Brandão Procurador-Geral da ANEEL SEMINÁRIO PRORROGAÇÃO DE CONCESSÕES DO SETOR ELÉTRICO.
ASPECTOS GERAIS E PONTOS POLÊMICOS
PROCEN Professor orientador: Tomaz Nunes..  Um outro ponto de vista. - Aspectos Econômicos. - Modicidade tarifária - Indenizações - Aspectos Jurídicos.
SEMINÁRIO PRORROGAÇÃO DE CONCESSÕES DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO Seminário "Prorrogação de Concessões do Setor Elétrico Brasileiro” ABDIB e CNI César Ramírez.
1 Receitas Alternativas e o Equilíbrio Econômico-Financeiro dos Contratos de Concessão Professor Dr. Marçal Justen Filho
MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL
A REGÊNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA ANEEL
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS - CNM X MARCHA A BRASILIA DE DEFESA DOS MUNICÍPIOS Principais aspectos.
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Instrumentos de Apoio à Comercialização Agrícola e Pecuária
Manual do FIES.
Comissão Metroferroviária 10ª Reunião do Grupo de Trabalho de Energia Coordenadora: Marcia Baptista (MetrôRio) Abril/2013.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Taller Desarrollo y Características del Sector Eléctrico Brasileno
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Atendimento a lotes situados em loteamentos
44ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Carlos Roberto de Oliveira
Painel I: Aspectos Jurídicos e Regulatórios São Paulo, 16 de outubro de 2012 David A. M. Waltenberg Prorrogação de Concessões do Setor Elétrico Brasileiro.
Direito Administrativo II Bens Públicos
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI): o caso de Minas Gerais no maior programa de concessões rodoviárias da América Latina Mario Queiroz Guimarães.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Sistemáticas dos Leilões
Ministério de Minas e Energia MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Secretaria Executiva Brasília, 14 de abril de 2016 Assessoria Especial em Gestão Socioambiental.
PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE LINHARES.
Desenho e Implementação da Regulação Subnacional: Abrangência, Avanços e Desafios IX Congresso Brasileiro de Regulação Diógenes Mortari Diretor.
1 IRSE Instituto Regulador do Sector Eléctrico IV CONSELHO CONSULTIVO MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS ENERGIA E ÁGUAS CHARNEIRA DO DESENVOLVIMENTO SÓCIO.
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
Transcrição da apresentação:

MODELO E OPORTUNIDADES COM A RENOVAÇÃO DAS CONCESSÕES AMBIENTE DA LEI 12.783/2013 SEGMENTO TRANSMISSÃO Brasília, junho de 2013

TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DÉCADA DE 90 Concessão para: Geração Transmissão Distribuição Programa Nacional de Desestatização – PND – Lei 8.031/90 Saneamento financeiro intrasetorial – Lei 8.631/93 Nova Lei de concessões - Lei 8.987/95 Concessão de serviços públicos por licitação Adequação serviços públicos federais – Lei 9.074/95 Lei 9.648/98

TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Lei nº 9.074/95 Transmissão: Novas concessões por prazo limitado a 30 anos Prorrogação por igual período O poder concedente deverá definir, dentre as instalações de transmissão, as que se destinam à formação da rede básica dos sistemas interligados, as de âmbito próprio do concessionário de distribuição, as de interesse exclusivo das centrais de geração. Portaria DNAEE nº 244/96 Resolução ANEEL nº 66/99 Resolução ANEEL nº 166/00 Prorrogação nos termos da geração e distribuição por 20 anos a partir de 1995 (vencimento em 2015)

TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Lei nº 9.074/95 Privatização Privatização com outorga de nova concessão ou prorrogação para serviços públicos prestados por pessoa jurídica sob controle direto ou indireto da União Extensivo às empresas sob controle direto ou indireto dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, mediante acordo entre as partes Lei nº 9.648/98 O Poder Executivo promoverá, com vistas à privatização, a reestruturação da Centrais Elétricas Brasileiras S/A - ELETROBRÁS e de suas subsidiárias . Lei nº 10.848/2004 Revoga a disposição de reestruturação da ELETROBRAS estabelecida peal Lei nº 9.648/98

TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Formação da Rede Básica FURNAS COPEL ELETRONORTE CHESF ELETROSUL CEEE CEMIG CTEEP CELG Prorrogadas por 20 anos a partir de 08/07/95 – Vencimento 2015 Receita blindada – correção pelo IGPM sem revisão da RAP

TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA ENERGÉTICA Resoluções nº 4 e 7 de 2008 Criação de Grupo de Trabalho para elaborar estudos, propor condições e sugerir critérios para subsidiar definições competentes acerca da situação futura das Centrais de Geração Hidrelétricas, das instalações de transmissão integrantes do SIN, e das instalações de distribuição de energia elétrica, amortizadas ou depreciadas COMPOSIÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO MME (coordenação) Casa Civil da Presidência da República MF MPOG MDIC ANEEL EPE

TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Privatização Transferência da empresa à iniciativa privada com todos os seus ativo e passivo Licitação A concessão e os bens reversíveis são separados da empresa, revertidos à União, e licitados Caso não seja vencedor, o concessionário antigo permanece com o passivo Prorrogação Condicionada Prorrogação condicionada a mudança do contrato, com nova RAP e inserindo-se mecanismos de revisão

TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Medidas Provisórias nº 579 e nº 591 de 2012 Indenização de ativos não amortizados da RBSE Decreto 7.805/12 Regulamenta a Medida Provisória nº 579/12 Lei nº 12.783/2013 Permite a prorrogação das concessões de transmissão alcançadas pelo § 5º do art. 17 da Lei nº 9.074/95 Estabelece a indenização dos ativos não amortizados dessas instalações Indenização pelo Valor Novo de Reposição - VNR

TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A Lei 12.783/12 permitiu uma nova prorrogação das concessões de transmissão de energia elétrica que formaram inicialmente a Rede Básica As concessões de transmissão outorgadas após a edição da Lei nº 9.074/95 vigentes, ainda têm a expectativa de prorrogação por período igual ao da concessão original Não foram alteradas as demais disposições quanto à exploração dos serviços de transmissão

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA FIM MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA SECRETARIA EXECUTIVA ASSESSORIA ESPECIAL Brasília, junho de 2013