Sustentabilidade CST em Agronegócio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Poluição Aquática Ciências Naturais Turma A 8º Ano Autores:
Advertisements

Por quê ocorre doenças em plantas?
Insucesso no controle quimico de doenças
A SUSTENTABILIDADE DO AGRONEGÓCIO E A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Alimentos Transgénicos
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Estado Físico da Água.
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
AGRICULTURA DE PRECISÃO
Aula 2 Fertilidade do Solo.
Promoção do Desenvolvimento rural e agrícola sustentável.
Agroecossistemas: Conceitos de agroecossistemas
INTRODUÇÃO AGRICULTURA ORGÂNICA
A importância da Biodiversidade
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
Atividades do campo.
Produção de alimentos e sustentabilidade
HIDROLOGIA.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE UFCG / CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
Agricultura Biológica
A Questão Ambiental.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
Agrotóxicos, Transgênicos e Soberania alimentar
Escola: COOPEN Aluno: Gabriel Série: 5°ano vespertino
Relação Cidade Campo A indústria modificando o campo
Ecologia de Populações e Comunidades
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
Agricultura Olá! Eu sou o Sr. Joaquim, Engenheiro Agrícola, e vou ser o vosso guia nesta viagem!
O solo como meio de produção de alimentos e energia
Transgênicos O que são? Aspectos Positivos Aspectos Negativos
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
Populações Ecológicas
Evolução da população humana
DINÂMICA POPULACIONAL
Restauração de Habitats
ALIMENTOS ORGÂNICOS.
Sua importância na agricultura !
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Controle de Plantas Daninhas
UMA RELAÇÃO DO HOMEM COM A TERRA
Produção Vegetal Fatores de Produção
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Os solos e a agricultura
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
AGRICULTURA ORGANO BIOLÓGICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CUROS DE TECNOLOGIO EM AGRONEGÓCIO
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
Agronegócio.
IMPORTÂNCIA PARA AGRICULTURA
Projeto de extensão Capim Limão
MANEJO INTEGRADO DE DOENÇAS DE PLANTAS - MID
1 Depoimentos de Agricultores Africanos (continuação)
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
O Espaço Geográfico Rural
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Solo: elemento esquecido
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Fundamentos em Agronomia
Produção Agropecuária em Mato Grosso do Sul – uma nova gestão, uma nova visão Produção Agropecuária em Mato Grosso do Sul – uma nova gestão, uma nova visão.
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
Controlo de PRAGAS Uma praga é a abundância de indivíduos de uma espécie indesejável que, invadindo as culturas ou explorações, competem com o.
Correntes da Agricultura Sustentável. Antecedentes Agricultura 10 mil anos. Era parecida com a que os índios praticam hoje MODELO TRADICIONAL baseado:
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Reginaldo Minaré Representante da CNA.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
Manuela Cardoso.  enorme dependência do meio natural, já que utiliza tecnologia rudimentar  baixas produtividades, que não proporcionam alimentos em.
São organismos vivos com modificações transgênicas. Também chamados de organismos geneticamente modificados, são organismos nos quais foram introduzidos.
Transcrição da apresentação:

Sustentabilidade CST em Agronegócio

Townsend; Begon; Harper (2010) A Sustentabilidade das atividades humanas e o tamanho e a distribuição da população são preocupações cada vez mais do público em geral e dos políticos que o representam. Contudo, para alcançar a sustentabilidade ou até mesmo para aproximar-se dela, é necessário mais do que vontade, é necessária a compreensão ecológica, cuidadosamente adquirida e, mais ainda, aplicada.

1. Introdução Chamar uma atividade de “sustentável” significa que ela pode ser continuada ou repetida em um futuro previsível. Preocupação: grande parte das atividades humanas é insustentável. População em crescimento Redução dos cardumes Qualidade e quantidade de solo deteriorado Recursos hídricos tornam-se indequados Número crescente de pragas e doenças

2. Explorando recursos da natureza Um limite importante ao número de pessoas que a Terra pode suportar é o alimento que pode ser obtido. As sociedades humanas primitivas obtinham todos os seus recursos por meio da caça e coleta da natureza. Os recursos cultivados são obtidos por escolha de espécies de plantas e animais: Domesticação Cultivo sob monoculturas

3. Agricultura de monocultura Globalmente existe abundância de alimento. Entre 1961 e 1994 o suprimento de alimentos per capita em países em desenvolvimento aumentou 32% e a população mundial subnutrida caiu de 35% par 21%. Atualmente a taxa de crescimento na produção de alimento per capita está caindo. A grande maioria dos recursos alimentares humanos é agora cultivada, produzida geralmente como populações densas de espécies individuais (monoculturas).

3.1 Monocultura Somente a monocultura pode maximizar a taxa de produção de alimentos. Isso acontece porque: Permite ao agricultor controlar e otimizar com alta precisão a densidade das populações (animais ou lavouras) A quantidade e qualidade de seus recursos (suprimento alimentar para os animais e fertilizantes e água para as plantas) Controla condições físicas de temperatura e umidade Grande distância da ecologia dos primitivos caçadores- coletores...

3.1 Monocultura Até que ponto os modernos métodos de cultivo são sustentáveis? Condições ideais de disseminação de doenças Animais Mastite, brucelose Febre suína Vaca-louca Vegetais Irlanda (Phytophthora infestans), em 1840 8 milhões de habitantes: 1,1 milhão morreu de fome e 1,5 milhão emigrou para o Reino Unido e Estados Unidos

3.1 Monocultura Degradação e erosão do solo ONU (1998): “a intensificação agrícola nas décadas recentes impôs um tributo pesado ao ambiente. Técnicas incorretas de cultivo e irrigação e uso excessivo de pesticidas e herbicidas têm provocado degradação dos solos e contaminação das águas. Em todo o mundo 300 milhões de hectares estão severamente degradados e 1,2 bilhão (10% da superfície com vegetação) pode ser considerada moderadamente degradado.

3.2 Controle de pragas Espécie praga é simplesmente aquela que os humanos consideram indesejável. No mundo: 67.000 spp de pragas que atacam lavouras 8.000 ervas daninhas 9.000 insetos e ácaros 50.000 fitopatógenos O objetivo é reduzir suas populações a seu nível de dano econômico (NDE).

3.2. Controle de pragas É possível que os pesticidas matem outras espécies que não a espécie alvo, podendo dar origem ao ressurgimento da praga ou de pragas secundárias. As pragas podem desenvolver resistência a pesticidas. Biocontrole (Controle biológico) podem ter efeito indesejável sobre espécies não alvo. Importação Inoculação Conservação

3.3 Sistemas Agrícolas Integrados Manejo Integrado de Pragas (MIP) O desejo de uma agricultura sustentável conduz de modo progressivo a abordagens mais ecológicas para a produção de alimentos, chamadas de “sistemas agrícolas integrados”. O MIP é uma filosofia prática de manejo de pragas. Combina controle físico, controle cultural, controle biológico e controle químico, bem como a utilização de variedades resistentes. Objetiva controlar pragas abaixo do nível de dano econômico (NDE)

Fixação do aprendizado: 1. Quais são as formas de preparo/cultivo do solo? Cite suas principais características em uma tabela. 2. Quais são as formas de irrigação? 3. O que são práticas conservacionistas de solo? Exemplifique. 4. Defina Controle Biológico. Exemplifique.