Desenvolvimento e validação de um instrumento de informação para a assessoria do Programa de Controle de Infecção às decisões do dirigente hospitalar.

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Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento e validação de um instrumento de informação para a assessoria do Programa de Controle de Infecção às decisões do dirigente hospitalar

Dra Enf Sandra Suzana Prade ENSP- Fiocruz Orientador: Prof Dr. Francisco Javier Uribe Rivera Departamento de Administração e Planejamento em Saúde ENSP- Fiocruz Doutorado em Saúde Pública Apoio: OPAS e REFORSUS

O ESTADO DA ARTE

1. INFECÇÃO HOSPITALAR No mundo: No Brasil: Importante iatrogenia hospitalar; a prevalência média é de 8-10/100 pacientes nos países centrais; um terço é prevenível. No Brasil: Em hospitais terciários (diagnóstico nacional-1995): 13 em cada 100 pacientes internados estão com IH; 25% ocorrem em CTIs; prevalecem as infecções na topografia respiratória; maiores taxas: hospitais públicos e região sudeste; mais acometidos: até 1 ano de idade; 46 % dos recém-nascidos de alto risco com IH; 48% dos internados com antimicrobianos; A mortalidade e custos nunca foram avaliados  Os surtos letais se sucedem e o nível do fenômeno é hiperendêmico. 

2- O PROGRAMA DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR 2.1. NO HOSPITAL É um programa de saúde sistêmico, hospitalar; é obrigatório como assessor do dirigente ; núcleo deliberador (CCIH) e núcleo executivo (SCIH); o desempenho das CCIH’s dos hospitais terciários é considerado insuficiente (35%).   2.2. PROFISSIONAL PCIH é uma atividade fragmentada e segmentar; as informações relatórios de dados não analisados; A coordenação do PCIH requer preparo profissional; não há ensino regular para especializar estes profissionais no país.

2.3. O NÍVEL DECISÓRIO   O dirigente deve constituir e nomear os participantes do PCIH (Lei 9431/97); dotar recursos e apoiar o PCIH; só 15% destas atividades estavam em práticas em 1995; Extinção do PNCIH da SPS em 1998 (definição das políticas); Criação de um núcleo fiscalizador na Anvisa (2000); Não há órgão responsável pela informação ou vigilância epidemiológica nesta área; Não há sistema de informação e nos sistemas existentes não há dados possíveis para vigiar o fenômeno;

3. A GESTÃO DOS HOSPITAIS BRASILEIROS: É predominantemente exercida por médicos; sem preparo em administração e pouca experiência anterior; administram sob uma lógica política ou de mercado; “acreditam que o PCIH é caro”; não solicitam “prestação de contas” do PCIH; não utilizam as “informações” geradas no processo decisório; eficiência, eficácia e efetividade da assistência não é medida; inexistem exigências tais quais as do CRM para o diretor; os dirigentes são os responsáveis legais pelo hospital.

Nos hospitais brasileiros: as informações do PCIH são mal processadas; O PROBLEMA Nos hospitais brasileiros: as informações do PCIH são mal processadas; ...em decorrência disso, a comunicação e a assessoria ao dirigente do hospital é insuficiente e inadequada. Mas,... o dirigente por sua vez: desconhece a interpretação e utilidade das informações geradas pelo PCIH; e, consegüentemente, não as utiliza no processo decisório para o planejamento e intervenções; e, não solicita prestação de contas.

Pergunta orientadora: Será que um sistema de informações com visibilidade sistêmica da qualidade assistencial do hospital, orientada pelo conteúdo do PCIH, pode gerar um produto que satisfaça o dirigente nas necessidades de apoio estratégico para formular decisões adequadas?

I -O hospital, a assistência prestada e seus atributos   A REVISÃO DA LITERATURA E O REFERENCIAL TEÓRICO I -O hospital, a assistência prestada e seus atributos II- O gerenciamento do PCIH e a melhoria da qualidade assistencial III-A informação que apóia a decisão e movimenta a qualidade assistencial no hospital

* MACROFLUXO DE PROCESSOS DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR P A C I E N T E *             MACROFLUXO DE PROCESSOS DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR FORNECEDORES INSUMOS MACRO PROCESSOS PRODUTOS CLIENTES Ø         RECEPÇÃO Ø         PACIENTE Ø         FAMILIARES INFORMAÇÕES -ABERTURA PRONTUÁRIO REGISTROS(ANAMNESE,HISTÓRIA, HD)   PRONTUÁRIO PREENCHIDO v PACIENTE v ENFERMAGEM v MÉDICOS v SCIH Ø         LABORATÓRIO Ø         RADIO-IMAGEM  Ø         C.CIRÚRGICO AMOSTRAS DIAG- NÓSTICO LABORATÓRIO BIOIMAGENS MEDICAMENTOSO HEMATOLOGIA BIOQUIMICA MICROBIOLOGIA VIROLOGIA PATOLOGIA  RX ULTRASSOM CONTRASTADOS TOMOGRAFIA  BIÓPSIAS ENDOSCOPIAS VISUALIZAÇÃO RESULTADO DE EXAMES POSITIVOS/NEGATIVOS -TESTES    -LAUDOS ESCRITOS  -LAUDOS ESCRITOS v PACIENTES   FSIOTERAPIA   TRATA MENTO FISIOTERAPIA -RESPIRATÓRIA -ESQUELÉTICA ASSISTÊNCIA P          FARMÁCIA -ANTIBIÓTICOS -SOROTERAPIA -NUTRIÇÃO PARENTERAL -OUTROS MEDICAMENTOS A C NUTRIÇÃO ALIMENTOS DIETOTERAPIA -NUTRIÇÃO ENTERAL - LH -FÓRMULAS LÁCTEAS -DIETAS I Ø         EMERGÊNCIA Ø         UTI Ø         UNIDADES DE INTERNAÇÃO ATENDIMENTOS INTENSIVO E CLÍNICO RESPIRATÓRIO CARDÍO-CIRCULATÓRIO RENAL HEPÁTICO NEUROLÓGICO E  N BANCO DE SANGUE SANGUE E DERIVADOS HEMOTERAPIA T CC         CIRURGIAS CIRÚRGICO  E  PSICOL/PSIQUIAT        ATENDIMENTOS/ CONSULTAS PSICOTERAPIAS  CONTABILIDADE        SAÍDA: ALTA/TRANSFERÊNCIA/ÓBITO PRONTUÁRIO COMPLETO LAUDOS AMOSTRAS PARA NECRoPSIA ENCAMINHAMENTOS v  PACIENTE v  ENFERMAGEM v  MÉDICOS v  SUS v  FAMÍLIA v  SCIH v  DIREÇÃO SERVIÇOS DE APOIO e DIREÇÃO CME LAVANDERIA COMPRAS SAME EDUCAÇÃO PERMANENTE CCIH ADMINISTRAÇÃO LIMPEZA Legenda: Fluxo das ações do PCIH Fluxo da cadeia fornecedor-cliente Fluxo de interdependência INTERNA ÇÃO * * * * * * * MEDICAMENTOS * * * * * * * * * * Fonte: Prade, 1998.

PONTOS CRUCIAIS DE INTERAÇÃO Informações da qualidade assistencial: INDICADORES DE ESTRUTURA dimensão do hospital; INDICADORES DE PROCESSO dimensão assistencial e dimensão profissional; INDICADORES DE RESULTADOS dimensão humana.

IV- A melhoria contínua da qualidade assistencial IV- A melhoria contínua da qualidade assistencial pela ação do Programa de Controle de Infecção Hospitalar : “Administração por evidências” (Axelson, 1998); “Gestão de Fatos e Dados” e “Melhoria contínua da qualidade” Juran e Deming“ “Aprendizado organizacional“ (Senge, 1990) Legislação nacional : Lei 9431/97; Portaria 2616/ 98 e RCD 48/2000; Recomendações da APIC e OPAS sobre PCIH.

Modelo das ações do PCIH Gerenciamento Assessoria ao dirigente: -válidas e confiáveis -informação conhecimento decisão mudança   -preparo para a função; -preocupação c/ a qualidade; -compromisso com o PCIH; -compromisso ação.   SISTEMA DE INFORMAÇÕES    

PRESSUPOSTOS Somos orientados por uma Política Nacional de Controle de Infecção Hospitalar; O grau de implantação do PCIH X decisão do dirigente; X na habilidade do gerente; X nas estratégias de fiscalização ativas; X na defesa do consumidor; As decisões do dirigente X a qualidade das informações; A capacidade em transformar dados em informações X preparo profissional e conhecimentos do gerente do PCIH; As mudanças se iniciam no nível individual e subjetivo  alcançam o coletivo  progridem: qualificação do processo de trabalho e da solução de problemas.  

OBJETIVOS Geral Desenvolver e validar um sistema de informações que avalia diferentes dimensões do escopo sistêmico da assistência hospitalar, para roteirizar o gerenciamento do PCIH, auxiliar a assessoria deste, e, apoiar as decisões do dirigente hospitalar.

Específicos: 1-Construir e validar um Sistema de Informações para o PCIH, com dois instrumentos básicos; 2-Analisar a precisão do sistema em detectar problemas e a confiabilidade de suas avaliações; 3-Analisar a eficiência da estratégia na satisfação de dirigentes e gerentes do PCIH, sugerir adequações e rearranjos a partir dos achados dos estudos.

MATERIAL E MÉTODOS

Pesquisa de desenvolvimento Estudos de validade e confiabilidade 1-Criar instrumento de coleta de dados válido e confiável e orientado para a abrangência e profundidade do PCIH PRIMEIRO MOMENTO Pesquisa de desenvolvimento Estudos de validade e confiabilidade Técnicas de Consenso Entrevistas coletivas Testes de Validade Pesquisa-ação Pesquisa sintética (Estudo de caso) 2-Construção do Sistema de Informação Assessor do PCIH - OConsultor SEGUNDO MOMENTO 3-Estudo exploratório da qualidade da informação e do relatório com o dirigente hospitalar Pesquisa-ação Entrevistas questionários

Validade lógica ou de consenso: Validade de conteúdo: PRIMEIRO MOMENTO Validade lógica ou de consenso: Validade de conteúdo: Validade de construção ou constructo: Validade de critério, em relação a um padrão ou de prática: Seus indicadores:... Sensibilidade: Especificidade: Confiabilidade:

OS INSTRUMENTOS PRIMEIRO MOMENTO      Formulário a) Vigilância epidemiológica das infecções hospitalares (a dimensão do paciente): 39 indicadores principais e mais de 100 correlações; Há opções para tipos de estudo ou vigilância epidemiológica: -prospectivo, retrospectivo ou transversal, -de incidência ou prevalência; Esta avaliação é considerada um “termômetro”.

PRIMEIRO MOMENTO Formulário b) Desempenho do PCIH (a dimensão da assistência e da estrutura do hospital)       311 questões; 16 áreas temáticas (25 indicadores). Pesos por área: de 1 a 5; Respostas tipo checklist modificado; A modelagem didático-pedagógica do PCIH. As áreas temáticas são: Direção Farmácia CCIH ou deliberadores do PCIH Compras/Almoxarifado SCIH ou executivos do PCIH Nutrição SAME e epidemiologia hospitalar Lavanderia Vigilância Epidemiológica Central de Material e Esterilização Procedimentos invasivos Manejo do paciente infectado/colonizado Unidades de internação e intensivas Limpeza Microbiologia Funcionários

Outros indicadores: 23 indicadores grupados nominalmente, como: PRIMEIRO MOMENTO Outros indicadores: 23 indicadores grupados nominalmente, como:   Donabedian: estrutura, processo e resultados; Planejamento Estratégico:estratégicos, táticos e operacionais; Indispensáveis: estrutura, processo e resultados deste âmbito; Macrofluxo da Assistência Hospitalar: internação, diagnóstico, tratamento, saída, gerencial e de apoio; Estudo Brasileiro: Ministério da Saúde, 1995; Anvisa: Resolução RCD 48/2000; Portaria 2616: que regulamenta a Lei 9431/97; Avulsos: sentinela, traçadores,  demanda, desperdício; Geral: com indicadores gerais das 16 áreas temáticas; Acreditação.

É um questionário de 20 questões - múltipla escolha; PRIMEIRO MOMENTO Formulário c) Proficiência técnica dos profissionais (a dimensão dos profissionais). É um questionário de 20 questões - múltipla escolha; 10 áreas temáticas e têm pesos atribuídos de 1 a 5; Avalia os conhecimentos da equipe assistencial; As avaliações são anônimas; Os resultados são: -% de conhecimento geral por categoria funcional; -% específico por áreas temáticas, acumulados por unidades de trabalho e hospital; Freqüência anual ou semestral.  

CRITÉRIOS PRIMEIRO MOMENTO Classificação dos coeficientes de sensibilidade e especificidade para observações dos examinadores do formulário a e b. Limites do valor dos coeficientes Classificação Medidas Até 60% Ruim Examinador inapto para coletar estes dados 61- 75% Sofrível Treinamento em critérios e conceitos e decisão de casos práticos 76- 84% Razoável Estudar conceitos e critérios 85-100% Bom Apto a coletar dados e treinar outros examinadores.

Escala de concordância de Kappa de Cohen COEFICIENTE KAPPA CONCORDÂNCIA <0,00 RUIM 0,00 – 0,20 FRACA 0,21 – 0,40 SOFRÍVEL 0,41 – 0,60 REGULAR 0,61 – 0,80 BOA 0,81 – 0,99 ÓTIMA 1,00 PERFEITA FONTE: Andrade & Zicker, 1997- Adaptado de Landis & Koch, 1977  

RESULTADOS PRIMEIRO MOMENTO Distribuição dos Coeficientes de concordância aceitáveis entre os examinadores do formulário “a” e “b” Kappa de Cohen Classificar Cirurgias Antibióticos e Função Classificação de IH Desempenho Acima de 0,60 95,3% 100,0% 34,0% 16,7% Abaixo de 0,60 4,7% 0,0% 66,0% 83,3%

PRIMEIRO MOMENTO Distribuição percentual dos coeficientes de sensibilidade na aplicação dos formulários “a” e “b”. RJ, dezembro, 2001. Sensibi-lidade % Classificação de IH nº(%) Classificação de antibióticos e função nº(%) Classificação de Cirurgias Desempenho   Acima de 85 4 (57) 3 (43) 1 (14) 76-84 2 (28) 2 (50) 61-75 Até 60

Sistema de Informações OConsultor PRIMEIRO MOMENTO

SEGUNDO MOMENTO 3- Estudo exploratório sobre a qualidade da informação do relatório de avaliação do dirigente hospitalar   Redação final e apresentação

RESULTADOS SEGUNDO MOMENTO O relatório de informações

Introdução a) Na dimensão do paciente: Avaliação dos resultados da assistência hospitalar Na distribuição das Infecções Hospitalares por Unidade (gráfico 2): -         a maior prevalência encontra-se na UTIAdulto com 50%: *  estavam acometidos por 62,5% de infecções *  cada paciente infectado estava em média com 1.25 IH cada. No estudo brasileiro de 1995: - a prevalência da UTIadulto foi de 32%, no Hospital X é de 50%. -a prevalência na clínica cirúrgica foi de 13,2%, no Hospital X atinge 20%.

Na distribuição topográfica das infecções hospitalares encontrou-se as respiratórias inferiores como as mais prevalentes, seguidas das infecções cirúrgicas (gráfico 3).   -       A relação das maiores taxas de prevalência de IH nas unidades, localiza:   as infecções respiratórias inferiores em pacientes cirúrgicos e intensivos: §  60% das infecções respiratórias acometeram pacientes clínicos: pacientes da UTI (2), da neurologia (2) e da clínica médica (2); §  40% em pacientes cirúrgicos dos quais 30% eram pós operatórios não intensivos; -         as infecções de sítio cirúrgicos acometeram os pacientes cirúrgicos.  Dos pacientes cirúrgicos acometidos, as infecções poderiam estar associadas aos procedimentos de anestesia. IMPORTANTE: Não foi possível informar os microorganismos prevalentes nas infecções, pois os resultados dos exames não estavam acessíveis e na maioria, não havia sido colhido material para identificá-los.

Fatores de risco  Nesta análise verifica-se a associação da infecção hospitalar ao fator de risco constituído por procedimentos invasivos na topografia corporal correspondente. Observou-se no Hospital X, que: 12 pacientes (6,2%) usaram procedimentos respiratórios (tubo endotraqueal, respirador, traqueostomia, etc); -1/3 das infecções respiratórias hospitalares foram associados a estes procedimento, assim distribuídos das quais:       - 37,5% usavam tubo endotraqueal;     30% usavam respirador; e 25% usava traqueostomia   - as outras 6 infecções respiratórias não tiveram relação com procedimentos e acometeram pacientes clínicos com idade acima de 70 anos. A análise conjunta com a área temática respiratória (10) do gráfico 5, localiza exatamente as causas técnicas associadas ao problema, assim como nos indicadores de proficiência técnica, referentes à via respiratória.    Dos 194 pacientes estudados, 10,8% estavam com algum procedimento na via circulatória e com associação de 9,5%(2) destes com infecção hospitalar. Possivelmente, nesta topografia, o resultado esteja mascarado, porque o diagnóstico de bacteriemia depende de hemoculturas colhidas num período restrito em torno dos episódios piréticos, e não é rotina colher material para identificar microorganismos neste hospital com a freqüência necessária.     As infecções cirúrgicas têm alta freqüência, mas apenas 20% delas poderiam estar associadas à cirurgias que abordavam tratos contaminados, como o gastrointestinal;     Todas infecções urinárias estavam associadas à presença de sonda vesical de demora.

Antimicrobianos No dia do estudo 54,1% (105), dos pacientes faziam uso de antimicrobianos sistêmicos e estavam sendo consumidos 139 tipos desses medicamentos. A distribuição do consumo está demonstrada no gráfico 4, no qual mostra que as cefalosporinas e as penicilinas sintéticas são as mais consumidas no hospital X, porque há controle para o uso das drogas caras e tóxicas em nível municipal, que pertence ao hospital estudado.   Quanto à finalidade de uso dos antimicrobianos verifica-se que:  77% dos antibióticos estava sendo usado com emprego terapêutico, justificado pela presença de 66 (34%) pacientes com infecção comunitária e mais os 23 (11%) com infecção hospitalar.  7,2% (10) dos antibióticos em uso não tinham a função profilática e nem terapêutica, e portanto foram considerados inadequados Possível efeito: poderiam produzir alterações microbiológicas nas defesas dos pacientes, que posteriormente tornariam-se suscetíveis para adquirir microorganismos resistentes e do tipo hospitalar. Ineficácia profilática: dos pacientes que receberam antimicrobianos com a função profilática, 9,1% desenvolveu infecção cirúrgica hospitalar.

b) Na dimensão assistencial a avaliação do desempenho das ações de PCIH no hospital é realizado verificando os procedimentos que possibilitam a prevenção e o controle das infecções hospitalares e fatores de risco ou condutas que concorrem para a sua existência ou solução. -         A avaliação se refere a 16 áreas temáticas; -         composta de 311 questões com pesos diferenciados por área, -         tem 25 indicadores referentes às áreas temáticas e -         outros 18 indicadores são extraídos por reclassificação das questões, descritos adiante. -         Como avalia o desempenho através de ações, práticas e rotinas, ou condições e formas de vigiar a qualidade do hospital, o desempenho ótimo estabelecido é de 100%. -         O melhor desempenho encontrado em 99 hospitais terciários brasileiros foi de 73%, em 1995.   Os resultados da avaliação do desempenho das ações do PCIH no Hospital X são apresentados no gráfico 5.

  -         As áreas temáticas mais importantes são aquelas que tem peso 5 e são as áreas 3,6,7,8,9,10,11,15: -         Destas áreas, os procedimentos invasivos da via respiratória, circulatória e cirúrgica estão abaixo do desempenho médio do hospital, podendo isso estar relacionado à presença das mais elevadas taxas de infecção nestas topografias. -         Tais procedimento são centrais na prevenção das infecções hospitalares preveníveis. Apesar dos procedimentos na via urinária (item 9) demonstrarem bom desempenho, não existe rotinas e a manutenção do sistema fechado não tem rigor. -As áreas temáticas com peso 4 são coadjuvantes da prevenção por sustentarem e decidirem a qualidade das ações. São as áreas 1,2,5,12 e 22: -         A área 5 se refere à forma como são avaliados os resultados da assistência pela vigilância epidemiológica. -         Se encontram em situação crítica as ações referentes a participação da direção nas decisões do PCIH. Este resultado é histórico no Brasil, pois no 1º Estudo Brasileiro (1994), este resultado foi similar. -         O desempenho das ações do SCIH, a sua principal atividade gerencial que é a vigilância epidemiológica junto as adequações arquitetônicas têm desempenho melhor que as ações da direção e do CME. -         O fraco desempenho do CME, pode indiretamente estar comprometendo toda a qualidade da técnica asséptica requerida, como crucial, para realizar cirurgias, cateterismos, sondagens, partos, etc., mas como as infecções cirúrgicas estão altas não é único fator causal associado. Destaca-se a adequação do Serviço de Nutrição deste hospital que cumpre mais de 80% das ações necessárias para a qualidade na produção de seus produtos assim como da Lavanderia. No entanto como têm peso 3 e 2 respectivamente, não influenciam as taxas de IH, melhorando-as. -         A média geral das ações que qualificam a assistência hospitalar é de apenas de 45,6% e, portanto, não satisfatório para a classificação de desempenho de Programas de Saúde de Hartz (1997). Isto requer mobilização para melhoria, pois como são ações simples e até óbvias, para considerar o hospital com o mínimo de qualidade em sua ações assistenciais é necessário atingir 70% do total esperado. Os outros indicadores de repercussão sistêmica no hospital X estão demonstrados no gráfico 6, os quais são extraídos por diferentes recortes, das 311 questões do formulário b, independentemente de área temática, que avalia o desempenho do hospital. Os indicadores apresentados no gráfico 6, podem ser interpretados agrupados como se segue, como se referem ao desempenho, são ações simples e até óbvias, considera-se ótimo o desempenho de 100%.

INDISPENSÁVEIS MACROFLUXO DA ASSIST DONABEDIAN AVULSOS ESTRATÉGICOS 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 INDISPENSÁVEIS MACROFLUXO DA ASSIST DONABEDIAN AVULSOS ESTRATÉGICOS

c) A dimensão do profissional: avaliação da proficiência técnica dos profissionais em controle de infecção hospitalar. -         Foram avaliados os conhecimentos de 59 profissionais distribuídos: §         por 9 médicos,   12 enfermeiras,    32 auxiliares de enfermagem,   2 fisioterapeutas,   3 nutricionistas e 1 terapeuta ocupacional,     perfazendo cerca de 5% dos profissionais efetivos.   TEMAS DAS QUESTÕES CIRÚRGICA (1-5-9) CIRCULATÓRIA (7-15) RESPIRATÓRIA (10-13) ESTERILIZAÇÃO (6) DESINFECÇÃO (3-14) ANTI-SÉPTICOS (2) ANTIBIÓTICOS/ MICROB (17-18) ISOLAMENTO (8-12) LAVAGEM DAS MÃOS (20) EPIDEMIOLOGIA(4-11-16-19)

Concluindo  Mesmo com uma amostra de cerca de 5% da população de profissionais que atuam na linha de frente da assistência já oferece uma noção nítida das deficiências de conhecimentos que são verificados no baixo desempenho assistencial e em seus resultados. Numa associação das três dimensões estudadas, conclui-se que: -         as altas taxas de IH respiratória, encontram apoio baixo percentual de conhecimento geral referente ao assunto (questões 10-13 do gráfico 7 e área temática do gráfico 8), confirmando causas para o baixo desempenho assistencial nesta área (item 10 do gráfico 5).  -         Como este tipo de infecção requer tratamento prolongado, acompanhado de terapia respiratória trabalhosa de alto custo, o problema indica: §         necessidade de intervenção profunda e prospectiva, §         nas unidades onde este tipo de assistência é freqüente, como na UTI e Centro Cirúrgico. §         O processo mais importante é o educativo.

Como dizem Donabedian e Deming que sem educação não há melhora da qualidade, porque todo o processo de mudança deve vir acompanhado de esclarecimentos e retroalimentação, com informações que mostram os efeitos do esforço realizado, e em algum momento podem motivar novas melhorias. -         O problema das infecções cirúrgicas, também se apresenta de maneira transversal e presente nos três tipos de avaliações realizadas, assim sintetizado: §        A taxa de prevalência elevada;   com 10% de fracasso profilático;   fracos desempenho assistencial;   baixa proficiência técnica profissional. Demonstram que: -         intervenções pontuais devem ser instaladas e monitoradas; -       a implantação de um processo educativo para mudanças no processo assistencial, orientado por rotinas de consenso e avaliação sistemática devem orientar a melhoria e as decisões. Como o conhecimento dos profissionais da saúde constituem seu principal instrumento de trabalho, torna-se necessário seu melhoramento para um nível mínimo de 80%, visto ser o conteúdo deste conhecimento, o das práticas cotidianas da assistência hospital prestada.  O investimento em melhoria do conhecimento repercute: -         na racionalização dos esforços; -         na melhora da eficiência e eficácia assistencial; -         na economia; -         na redução do desperdício; -         na satisfação profissional. O Hospital x , demonstra um fraco desempenho das ações que qualificam a sua assistência, apontando uma necessidade de ampliação dos esforços do PCIH e do dirigente, isolados e conjuntamente, para que se desenvolvam pontos de melhora progressiva e consolidem em melhores parâmetros a qualidade da assistência praticada pelos profissionais e oferecida à população.

Avaliação da satisfação dos dirigentes em relação ao relatório de informação do PCIH. RJ, 2002.   QUESTÕES As informações são: DIRIGENTES A B C D Média de pontos 1)Claras 3 4 3,75 2)Concisas 3,5 3)Esclarecedoras 4)Localizam problemas 5)Originais (forma conjunta) 6)Sinalizadoras das necessidades de investimentos 7)De fácil leitura 2 3,0 8)Úteis 4,0 9)Capazes de apoiar a definição de prioridades 10)adequadas à interpretação dos dados 3,25 11)Adequadas na análise 12)Capazes de apoiar às decisões Média geral 3,62 Legenda dos escores de satisfação: ruim=1; pouco= 2; razoável= 3; muito= 4.  

Avaliação da satisfação de gerentes de PCIH em relação ao relatório de informação do PCIH- RJ, 2002.   QUESTÕES As informações são: GERENTE A B C D Média de pontos 1)Claras 3 4 3,75 2)Concisas 3)Esclarecedoras 3,5 4)Localizam problemas 5)Originais (forma conjunta) 6)Sinalizadoras das necessidades de investimentos 4,0 7)De fácil leitura 3,0 8)Úteis 9)Capazes de apoiar a definição de prioridades 10)adequadas à interpretação dos dados 11)Adequadas na análise 12)Capazes de apoiar às decisões Média geral 3,70 Legenda dos escores de satisfação: ruim=1; pouco= 2; razoável= 3; muito= 4.

DISCUSSÃO

Do instrumento de coleta de dados O formulário a se refere à capacidade de reprodução das rotinas de observação: Detectam a infecção hospitalar, mas a classificação não é homogênea (15 tipos de IH) ; as melhores adesões foram a classificação de cirurgias e antibióticos; a especificidade foi unânime entre o grupo; estes resultados são orientadores das demais análises; A validade de critério e confiabilidade do formulário b foi baixa: -grupo de examinadores está inapto para aplicar estas observações. Scheidt (1997), ou... -têm pouca prática neste tipo de avaliação (multimétodos). O formulário c foi considerado válido, pois foi submetida à validade de consenso com os demais resultados.

Do dirigente A totalidade é de médicos e minoria com formação para o cargo; têm noções e conhecimentos limitados acerca do PCIH;. confundem esta atividade ao declararem o que falta para ser mais efetiva; desconhecem a prestação de contas como momento interativo fundamental; temem surtos de infecção; apesar da farta declaração de utilidade das informações do PCIH, não se verifica o quanto participam das decisões e qual a efetividade dessas em resolver problemas e auxiliar argumentos.

A qualidade da assistência esta ancorada em processo de trabalho não avaliado e nas reclamações; Pontos problemáticos da assistência: questões predominantemente administrativas e da condição dos recursos (Malik, 1996); Sem a tensão da exigência de qualidade, as regras de responsabilidade são frouxas e predominam ritos nas práticas de trabalho na assistência hospitalar, mantendo uma prestação de serviço ineficiente, ineficaz (Matus, 1997) e imóvel;

Do gerente do PCIH falta de conhecimentos profundos do tema principal do SCIH; médicos NÃO POSSUEM formação gerencial para o cargo;

CONCLUSÃO

As limitações: preparo de examinadores; a ausência da análise de contexto simultânea; a validade externa.

Considerações finais: No campo do controle das infecções hospitalares: nova e ampliada visibilidade do problema; estabelece roteiro para a melhoria da qualidade da assistência e desempenho do PCIH. o Sistema OConsultor pode orientar as necessidades de conhecimentos. No campo do Sistema de Saúde: avalia o nível 2º; os dados podem ser agregados e analisados em níveis progressivos até o centro do Sistema; pode criar ranking dos hospitais;

No campo da gestão hospitalar: Criada ferramenta: de observação da melhoria da qualidade da assistência do hospital; do desempenho do PCIH; pode instalar uma “sala de situação” e “evolução” do próprio hospital; a informação multidimensionada do Sistema OConsultor monitora : a melhoria contínua dos hospitais, ou, seu imobilismo. No campo da assistência hospitalar: As informações processadas X as práticas assistenciais proficientes e de qualidade; localiza os problemas pontualmente; No campo do usuário e da população: orienta escolhas e julgamento de valor a partir da “sala de situação”: no nível local, ou através dos órgãos de defesa do consumidor.

nova linha de pesquisa da área de gestão hospitalar; No campo da ciência: Fronteira multitemática e multidisciplinar da área de serviços assistenciais; nova linha de pesquisa da área de gestão hospitalar; pode comparar instituições deslocando dos resultados (efeitos), para o processo (causas); orienta necessidade de pesquisas e estudos. No campo da inovação tecnológica: flexibilidade e expansão de seu uso; apoio gerencial e decisório; o modelo de obtenção dos indicadores; satisfaz quanto à utilidade de informações pelo escopo sistêmico e multidimensional; pode melhorar o diálogo entre o gerente do PCIH e o dirigente, (assessoria informada e baseada em evidências).

No campo dos sistemas de informação em saúde: a consistência desta proposta é inédita; Possibilidade de interfaces com alguns sistemas de informação do SUS; O Sistema OConsultor é flexível e constituí base para outras avaliações; A disponibilização deste Sistema pela Internet: acesso rápido e seguro; ampla difusão, em tempo real; interatividade com o grupo gerenciador do Sistema; informações, pesquisas e ensino.

Novos estudos de validade e confiabilidade;   Perspectivas ESTUDOS: Novos estudos de validade e confiabilidade; Estudar a validade externa; Estudo dos efeitos: nas decisões do dirigente (eficiência); na mudanças da qualidade assistencial (eficácia); e, na cultura da organização hospitalar (impacto); Clima e cultura organizacional, estilo gerencial e perspectiva organizacional, e itens da pesquisa avaliativa.

estudar as maneiras de disponibilização do Sistema OConsultor. O INSTRUMENTO: próximas versões do Sistema OConsultor com adição de módulo instrucional e relatório analítico; estudar as maneiras de disponibilização do Sistema OConsultor. EDUCAÇÃO: Curso de Especialização Gerencial para Responsáveis do PCIH (2003- IFF- Fiocruz); Módulos de esclarecimento aos dirigentes hospitalares.

MINHA SINCERA E PROFUNDA GRATIDÃO A TODOS QUE ME AUXILIARAM A CONCRETIZAR ESTAS IDÉIAS E ASPIRAÇÕES Sandra Suzana ssuzprade@terra.com.br ssuzanap@iff.fiocruz.br 0xx 21-2643-5278 MUITO OBRIGADA

ESPECIALIZAÇÃO GERENCIAL EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ OFERECE ESPECIALIZAÇÃO GERENCIAL EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR SELEÇÃO: MARÇO 2003 INÍCIO: MAIO 2003 INFORMAÇÕES: cih @ iff .fiocruz. br /www.fiocruz. br / iff tel 21 - 2553 - 0052/5516 INFORMAÇÕES : INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA NÚCLEO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR Av. Rui Barbosa 716, 5º andar - Flamengo - Rio de Janeiro Tel: 21 - 2553 - 0052 ramal 5516 ssuzanap @ iff .fiocruz. br ou kscheidt @ iff .fiocruz. br