PNRH – Algumas questões a serem refletidas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas
Advertisements

Foto: Plano Nacional de Recursos Hídricos
Política Estadual de Recursos Hídricos Aspectos Institucionais
A Gestão Social pode ser vista como...
CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL – BACIAS HIDROGRÁFICAS
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Estrutura Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Gestão de Recursos Hídricos: aspectos legais, institucionais e técnicos Márcia Maria Rios Ribeiro UFCG Ciências do Ambiente.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
enquadramento de corpos de água
Aspectos Fundamentais da Gestão das Águas
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
I - a água é um bem de domínio público;
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Política Nacional de Recursos Hídricos UFCG/CTRN/UAEC
Tribunal de Contas da União Seminário Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas DALVINO TROCCOLI FRANCA Belém, 4 a 6 de junho de 2007.
PROPROSTA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO DOCE SECRATARIA EXECUTIVA DO CBH-DOCE.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
BENITO MARAGON MARIA DE LOURDES AMARAL NASCIMENTO.
O Comitê de bacia hidrográfica
Controle Social na Gestão das Águas
A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E OS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS.
Planejamento - a definição de estratégias do PNRH
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
PAINEL ASSECOR PPA : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Constituição Federal Constituição Estadual.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NEGÓCIO MISSÃO PRINCÍPIOS A.AMBIENTAL VISÃO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS MODELAGEM INSTITUCIONAL.
35 Municípios 5985 Km 2 5 Sub-Comitês 17,8 milhões de habitantes PLANO DA BACIA visão integrada utilização do espaço territorial x usos da água controle.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Politicas publicas de Educação em Saúde
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Renata Maria de Araujo Data: 03/10/2008 SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Profa. Dra. Renata Medici
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Plano de Bacia do Rio Caí
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Dez questões polêmicas na Gestão de Recursos Hídricos
1 OFICINA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO RIO GRANDE DO SUL Discussão em grupo Dezembro de 2011.
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
PLANEJAMENTO DE USO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO DOS RECURSOS HIDRICOS Profa. Dra. Renata Medici Frayne Cuba
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
GRUPOS DE TRABALHO 05 de dezembro de 2013 Cachoeira Dourada – MG.
VALORES: Inovação, Cooperação, Comprometimento, Responsabilidade Socioambiental, Lealdade, Iniciativa, Ética, Transparência, Espírito de equipe, Valorização.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Política Nacional de Recursos Hídricos.
Brasília, 16 setembro de Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei n° de 08 de janeiro de 1997 Abordagem
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
Transcrição da apresentação:

PNRH – Algumas questões a serem refletidas

Aspectos de Relativos ao Posicionamento Estratégico do PNRH São apresentadas questões relacionadas ao posicionamento do PNRH no contexto estratégico da gestão dos recursos hídricos. Quais seriam os responsáveis pela implementação do PNRH? Aspectos Legais e de Adequação Institucional São apresentadas questões e temas relativos à adequação legal e institucional do sistema de gestão de recursos hídricos, para suprir lacunas existentes e adaptação aos desafios atuais do processo de implementação do SINGREH. Demandas por revisão da legislação existente e/ou regulamentação. Adequação da gestão de recursos hídricos para áreas onde não há conflitos. Mecanismos de alocação de água para os usos múltiplos Proposição de unidades de gestão

Aspectos de Articulação Vertical e Interna do SINGREH São apresentadas as questões que versam sobre os desafios relacionados à articulação das instâncias do sistema, tendo como referência as dominialidades dos recursos hídricos estabelecidas na Constituição de 1988, os princípios da descentralização, participação e da subsidiaridade. Como deverá ser a divisão de encargos/atribuições em escala nacional/estadual/bacia hidrográfica. Sistema de Planejamento (condições de contorno e estrutura institucional) Regras para as relações institucionais entre os entes do SINGREH. Regras para a solução de conflitos de qualidade e quantidade de água entre bacias hidrográficas.

Aspectos de Articulação Horizontal e Externa do SINGREH, com as demais Políticas Públicas Setoriais São apresentados os questionamentos sobre os desafios relacionados à busca da articulação do SINGREH com outras políticas públicas e sistemas de gestão ou gerenciamento setoriais, tendo como referência as competências e os instrumentos de gestão previstos na Política Nacional de Recursos Hídricos. Diretrizes de articulação do SINGREH com o SISNAMA, considerando a dinâmica de atuação, as instâncias de discussão/deliberação. Proposição de mecanismo de harmonização de políticas públicas setoriais que tenham relação com os recursos hídricos.

Questões Identificadas a partir de peculiaridades regionais e unidades espaciais São apresentadas as questões que foram formuladas à partir de referências espaciais, ou seja, bacias hidrográficas com alguma especificidade comum, regiões administrativas, entre outras. Alternativas para resolução de conflitos em Bacias de Águas Transfronteiriças. Situações Especiais de Planejamento – SEPs Questões Identificadas com a Implementação dos Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos Diretrizes gerais para a aplicação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos. Sistema de informações sobre recursos hídricos  Diretrizes Gerenciais (articulação e conteúdo...)  Disponibilização de informações.

Questões Identificadas com a sustentabilidade finaceira do PNRH Alternativas de sustentabilidade financeira do SINGREH. Alternativas para o custeio de intervenções físicas Temas transversais que perpassam todas as questões e temas apresentados para o PNRH Integração efetiva das águas superficiais e subterrâneas Dominialidade das águas superficiais Dominialidade das águas subterrâneas Participação X representatividade