A FORMAÇÃO CONTINUADA NA VISÃO DE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Pedagogia da pesquisa-ação
Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos
MÍNIMOS ÉTICOS E PRÁTICAS ESCOLARES
A Gestão, da sala de aula à comunidade educativa.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
Educação no contexto do Trabalho
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
Introdução à Gestão da Educação Silvia Leite
REDE DE ENSINO ESTADUAL
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Currículo oficial de São Paulo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Portfólio de Estágio Supervisionado
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Recordando alguns pontos da aula passada...
PAIC 2013.
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
O que é ensinar história?
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
Tendência Progressista Libertadora
Projeto Institucional das escolas Salesianas
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
As “Antigas” e as “Novas” tarefas da Gestão Escolar
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Situação de Aprendizagem
Construindo a cultura educacional inclusiva
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Revisita ao PPP.
Saberes docentes.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

A FORMAÇÃO CONTINUADA NA VISÃO DE BERNARDETE GATTI ARTUR MOTTA arturmotta@gmail.com www.arturmotta.com

EXPRESSIVO-COMUNICATIVA ESPECIALIDADE SUBJETIVIDADE TÉCNICO-PEDAGÓGICA SOCIOCULTURAL

A Dimensão Expressivo-comunicativa Qual é o “conteúdo oculto” naquilo que expresso e comunico: Através do meu corpo, do meu modo de vestir, dos meus hábitos de consumo, enfim, do meu modo de estar no mundo? Nos meus comentários nos corredores, na Sala de Professores, nos momentos formais e informais, no meu modo de contar o mundo? Nos conteúdos com que trabalho?

A Dimensão da Especialidade CONTEÚDOS Que elementos e dimensões meus conteúdos permitem valorizar? Diferentes disciplinas oferecem diferentes possibilidades INTEGRAÇÃO: compartilhar INTENCIONALMENTE elementos comuns a serem desenvolvidos no trabalho intersubjetivo. ESPECIALIDADE bem formada permite descobrir a convergência das diferentes disciplinas quando mergulha na PROFUNDIDADE.

Primeira sugestão concreta abrir espaços para que os professores se expressem e comuniquem aquilo que são, aquilo que sabem e aquilo que fazem; a partir de uma discussão crítica dos resultados desses espaços, rever os hábitos e atitudes da equipe de professores que podem servir de base para estabelecer comportamentos comuns a serem buscados por toda a comunidade educativa, a partir de valores comuns; incorporar esses elementos aos conteúdos trabalhados nas diversas disciplinas, garantindo momentos de troca entre os professores, antes, durante e depois do trabalho. Em suma, em termos de planejamento institucional, trata-se de criar condições para estabelecer de modo participativo, as propostas de mínimos éticos e as normas de convivência que nortearão o cotidiano da instituição.

A Dimensão Técnico-Pedagógica MÉTODOS/TÉCNICAS FAZER COTIDIANO Planejar Desenvolver Controlar Avaliar Mediar Articular Coordenar Formar-se e ajudar a formar POSICIONAMENTO ÉTICO Tempo/espaços compartilhados CONTEXTO Dimensão Sociocultural

Segunda sugestão concreta abrir espaços para que os professores compartilhem suas práticas culturais, suas origens sociais, seus pertencimentos enquanto categoria profissional, etc; a partir de uma discussão crítica dos resultados desses espaços, rever as práticas docentes cotidianas; - incorporar novos elementos aos consumos culturais e às práticas pedagógicas dos professores. Em resumo, trata-se de criar condições para identificar, de modo participativo, as origens e práticas socioculturais de alunos e professores, para fundamentar a rotina pedagógica e os eventos da escola.

A Dimensão da Subjetividade DIMENSÃO CENTRAL DE TODO O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE Realização Pessoal Trabalho + Amor (zelo, cuidado) Sentido da Vida Memória e Projeto Não existe o tempo... o que existe são memórias de espaços nos quais as vivências foram significativas para o sujeito. Bachelard

Terceira sugestão concreta abrir espaços para que os professores compartilhem suas biografias, enquanto relatos de memórias e projetos; a partir de uma discussão crítica desses relatos, rever o ambiente da instituição, enquanto facilitador ou dificultador da realização do educador como sujeito; estabelecer medidas concretas para que a escola seja um espaço de vivências cotidianas realizadoras, através de um trabalho desenvolvido na amorosidade.

Resgatar a dimensão do MISTÉRIO nas relações intersubjetivas Finalizando... ex + plicare retirar dobras Tornar tudo visível EXPLICAR PROPOR PROPOR PROPOR PROPOR PROPOR PROPOR PROPOR PROPOR PROPOR pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por pro + por colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante colocar diante Resgatar a dimensão do MISTÉRIO nas relações intersubjetivas conhecer cada vez mais, sem nunca conhecer totalmente e esgotar o que se busca conhecer... pro + vocare pro + vocare pro + vocare pro + vocare pro + vocare pro + vocare pro + vocare pro + vocare pro + vocare pro + vocare pro + vocare PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR PROVOCAR chamar para a frente chamar para a frente chamar para a frente chamar para a frente chamar para a frente chamar para a frente chamar para a frente chamar para a frente chamar para a frente cada Educador cada Educador pessoal pessoal pessoal pessoal pessoal REALIZAÇÃO REALIZAÇÃO REALIZAÇÃO REALIZAÇÃO REALIZAÇÃO REALIZAÇÃO REALIZAÇÃO REALIZAÇÃO Escola enquanto comunidade coletiva coletiva coletiva coletiva

PROPOR pro + por colocar diante pro + vocare chamar para a frente PROVOCAR pessoal cada Educador REALIZAÇÃO Escola enquanto comunidade coletiva DESAFIO