CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
CONSUMO RESPONSÁVEL e COMÉRCIO ÉTICO E SOLIDÁRIO
Profª Marcia C. de S. Silva
ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO:
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
Quem são vocês, os Interlocutores de EA????
numa perspectiva inclusiva
Edna Maria Barbosa Arrebola
PROJETO LIXO: ‘O MUNDO EM QUE VIVEMOS E O MUNDO QUE QUEREMOS’
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Educação Ambiental - GPEEA
Disciplina de Projeto de Edificação VI 9º nível
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Grupo: Carlisa Andrade Maria Borges Marina Santos Viviane Bertoldo
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Portfólio de Estágio Supervisionado
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Agenda 21 nas Universidades
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
A relação Professor/ Aluno
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
TEMA - 1 Princípios da PNRS
CIPA 2013/2014.
CTR Nova Iguaçu.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Keyton Kylson Fonseca Coelho
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
PROJETO ARTICULADO DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA UNIVERSIDADE ABERTA Apresentação para Grupo Soges, União Européia e Representantes do Ministério de.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Profª Márcia Velista Cavalcante
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
Desenvolvendo a educação com as temáticas: ambiental, nutricional e saúde com crianças da pré-escola Coordenador: Cláudia Helena Pellizzon Autores: Bianca.
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
CAT.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Wagner Santos, Lis Peixoto Rocha,
Economia Popular Solidária
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Reaproveitamento de Águas. Objetivo do Projeto: Implantar e incentivar a implantação de sistemas de captação e utilização de águas pluviais e reutilização.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
COMUNICAÇÃO SOCIAL COM A CRIAÇÃO DE CARTILHA “CUIDANDO DO NOSSO LIXO” Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Autora Ana Paula da Silva Pinto Chamareli Coautora.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
Transcrição da apresentação:

CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA RECICLA TCHÊ ALEGRETE CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA

O projeto Recicla Tchê Alegrete aplica -se a toda rede publica e privada de ensino da comunidade da cidade de Alegrete, que estejam na zona urbana ou rural. Pensar na construção do bem estar coletivo perpassa inúmeras áreas do conhecimento, bem como de responsabilidade pública. O projeto Recicla Tchê Alegrete partilha com a comunidade o exercício da cidadania em cuidar do bem maior de todos os sujeitos que constituem esta sociedade, o meio ambiente, promovendo através de ações simples a consciência no seu fazer cotidiano.

Observamos que uma cidade limpa, que trata do seu lixo é, a cada dia, fortalecida pela sua qualidade de vida e pelo apreço de seus moradores. Em Alegrete, há um espaço destinado a receber e cuidar do destino dos resíduos produzidos nesta cidade, porém a conscientização e a prática em separar o lixo fica a cargo de cada cidadão em sua residência, com a simples ação de distinguir o lixo seco do úmido. Esta prática contribui para a geração de renda, diminuição do depósito de lixo, reaproveitamento dos resíduos, promoção da saúde e consequentemente, melhora da qualidade de vida coletiva.

RECICLA TCHÊ ALEGRETE Ações nutricionais podem ser apresentadas com o aproveitamento total dos alimentos, bem como a educação ambiental permanente suscitada no ambiente escolar, a revitalização das hortas comunitárias, além de bonificar o grupo social ativo na prática de conservação e preservação do meio ambiente, incentivando a prática colaborativa entre os que buscam crescer dignamente e partilhar dos ganhos coletivos a partir da intervenção na realidade local.

RECICLA TCHÊ ALEGRETE O Projeto visa estabelecer uma consciência de educação ambiental que atinja a comunidade alegretense a partir de suas bases de promoção do ensino: escolas, meios de comunicação e população em geral a partir de um diálogo constante, efetivando na contribuição para o desenvolvimento da sociedade ao incentivar a promoção da saúde, da revitalização urbana, do poder centrado no cidadão, na cooperação mútua, pelo simples fato de cuidar da sua cidade e do bem estar de todos.

Introdução do ensino politécnico na E . E . de E . M .Demétrio Ribeiro Jefersom Leite Professor Giovane Fagundes COCARSAL Airtom Alendes UABA Fabiane Peres Nutricionista Tatiane Rocha Técnica M.Ambiente

De acordo ao seu Trabalho de conclusão Técnico em Meio Ambiente Tatiane Rocha Foi escolhido trabalhar com estudantes do 3º ao 6º anos, pois de acordo, com pesquisas feitas em 11 países, pelo conglomerado de mídia americano, Viacom. Que entrevistou cerca de 15.000 pessoas entre crianças de 9 a 14 anos e pais com filhos de 6 a 14 anos, concluiu que é decisiva a influencia das crianças nas de compra das famílias. Sendo assim, é muito importante atribuir informações sustentáveis a estes pequenos consumidores, com tamanho poder de influencia nos hábitos de consumo familiar.

Para alcançar os objetivos propostos, foram necessários diversos procedimentos metodológicos. Com este conhecimento foi produzido um material, didaticamente adequado ao público alvo. De maneira clara e objetiva, levando em consideração as experiências particulares com o tema. Após a assimilação dos conceitos, pelos participantes, foi dado como desafio, um jogo lúdico, que colocou em prática os conhecimentos discutidos no primeiro momento.

Ensino fundamental e ensino médio Dados da Aula O que o aluno poderá aprender com esta aula Identificar os resíduos reutilizáveis ou recicláveis que são jogados fora em nossa casa. Contribuir para um consumo sustentável e um manejo adequado dos resíduos. Duração das atividades 02 a 03 aulas de 50 minutos cada Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Não tem necessidade de conhecimento prévio. Estratégias e recursos da aula Aulas dialogadas; Atividades em campo; Uso do laboratório ou sala de vídeo;

CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA RECICLA TCHÊ ALEGRETE CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA