IMPLICAÇÕES DA VARIABILIDADE E MUDANÇA CLIMÁTICA NOS RECURSOS HÍDRICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Barragens, Rios e Mudanças Climáticas
Advertisements

Luciana Ribeiro Campos
Foto: Plano Nacional de Recursos Hídricos
Política Estadual de Recursos Hídricos Aspectos Institucionais
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Prof. Gilberto De Martino Jannuzzi
Volumes do Açude de Boqueirão
Comitês de Bacias Hidrográficas e Comissões Gestoras dos açudes
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Disciplina: Sistema de Água
Modelo de gestão integrada de bacias hidrográficas
enquadramento de corpos de água
Sistemas de Informação para a Gestão de Recursos Hídricos
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
I - a água é um bem de domínio público;
PNRH – Algumas questões a serem refletidas
PROGERIRH / PRODHAM.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
O papel da Agência Nacional de Águas
Tribunal de Contas da União Seminário Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas DALVINO TROCCOLI FRANCA Belém, 4 a 6 de junho de 2007.
A COBRANÇA PELO USO DE RECURSOS HIDRICOS
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
A Legislação está preparada para exercer o controle e a proteção dos principais processos ecológicos presentes nos recursos hídricos brasileiros? Jane.
HIDROLOGIA.
BENITO MARAGON MARIA DE LOURDES AMARAL NASCIMENTO.
Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti
Manejo de bacias hidrográficas
Objetivo geral A estruturação da Estratégia Brasileira de Exportação tem como intuito o aumento da competitividade brasileira frente ao novo panorama do.
Controle Social na Gestão das Águas
A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E OS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS.
LEGISLAÇÃO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
Planejamento - a definição de estratégias do PNRH
Impactos, Vulnerabilidades e Oportunidades
POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS
1- O QUE É UM COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA? É um órgão colegiado, responsável pela gestão dos recursos hídricos, com atribuições normativas, consultivas.
As Lições da Crise Hídrica na Região Metropolitana de São Paulo
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Modelos Hidrológicos.
Profa. Dra. Renata Medici
Zona de deposição • Região mais a jusante da bacia
Constituição Federal Constituição Estadual.
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Seminário Descentralização das Políticas e Ações em Saúde: Impactos e desafios para o HIV/AIDS Fortaleza – CE Renilson Rehem Renilson Rehem.
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
A Questão Hidrológica e as Soluções de Engenharia
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Profa. Dra. Renata Medici
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Plano de Bacia do Rio Caí
Estratégias para a Amazônia
Curso “Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido”
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.

1 OFICINA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO RIO GRANDE DO SUL Discussão em grupo Dezembro de 2011.
Comitês de Bacias Hidrográficas
PLANEJAMENTO DE USO DE BACIA HIDROGRÁFICA
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Diretora Presidente da CAERD CORPOS HÍDRICOS DE RONDÔNIA
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
RECARGA ARTIFICIAL DE AQUÍFERO Danilo H. dos S. Ataíde Rodolpho Afonso Coelho
Brasília, 02 de abril de 2014 AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Wagner Soares Costa Vice-presidente CBHSF.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Tema 8: Educação Ambiental e Comunicação Social 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Saneamento Básico: um direito de todos. XX Exposição de Experiências.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Transposição do Rio São Francisco 3a. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Brasília, 17/11/2005 João Suassuna.
Transcrição da apresentação:

IMPLICAÇÕES DA VARIABILIDADE E MUDANÇA CLIMÁTICA NOS RECURSOS HÍDRICOS Séries hidrológicas não-estacionárias Alterações no uso do solo como desmatamento, e uso de diferentes práticas agrícolas; Construção de reservatórios de diferentes portes a montante na bacia, aumentando a evaporação do lago; Inconsistência nos dados hidrológicos ao longo de muitos anos de medida e/ou alteração no leito do rio na seção de medição; Retirada de água para usos consuntivos (irrigação principalmente); Mudança climática devido ao efeito estufa.

IMPLICAÇÕES DA VARIABILIDADE E MUDANÇA CLIMÁTICA NOS RECURSOS HÍDRICOS Maior variância maior resiliencia da infra-estrutura hídrica (reservatórios, canais, estações de bombeamento,etc.) Sistemas complexos e mais onerosos Sistemas de abastecimento de água de pequenas comunidades e regiões metropolitanas atuando no limite da capacidade (São Paulo, Campinas)

IMPLICAÇÕES DA VARIABILIDADE E MUDANÇA CLIMÁTICA NOS RECURSOS HÍDRICOS Geração hidrelétrica e navegação impactada em caso de redução da chuva anual Produção de alimentos à partir de perímetros irrigados comprometida (potencial 30 milhões ha – utilizado 3 milhões ha)

GERENCIANDO O PROBLEMA NO ÂMBITO BRASILEIRO

Instrumentos legais e institucionais Constituição Federal 1988 Lei 9433/97 – Lei das Águas Lei 9984/00 - Lei da ANA Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SINGRH Descentralizado e participativo Bacia hidrográfica como unidade de gestão instrumentos econômicos para incentivo do uso racional da água

Comitês de Bacias Hidrográficas

Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas Presidido pelo Sr. Presidente da República Câmaras temáticas (recursos hídricos) articulação interinstitucional mobilização social

Políticas Públicas Melhorar o monitoramento hidrológico para acompanhar em “tempo-real” o processo de mudança (em especial região amazônica) Apoiar o sistema de ciência e tecnologia para avançar na melhoria da previsibilidade dos modelos climáticos e no desenvolvimento de modelos hidro-climáticos para grandes bacias Reforçar o SINGRH para conscientização da população e setores usuários no nível da bacia hidrográfica (uso eficiente da água)