MÉTODOS E TECNICAS DE PESQUISA

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Transcrição da apresentação:

MÉTODOS E TECNICAS DE PESQUISA AULA DE SOCIOLOGIA CAP. 18 MÉTODOS E TECNICAS DE PESQUISA Prof. Rani Lopes

EXPLANAÇÃO GERAL – COMPREENSÃO DE TEXTO – pág. 331 QUE FATORES CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA APLICADA NOS ESTADOS UNIDOS? A necessidade de enfrentar problemas de ajustamento decorrentes do desenvolvimento da indústria, do êxodo rural e da imigração. QUAIS AS DIFICULDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA APLICADA, ESPECIALMENTE NA EUROPA? A influência das ciências exatas e biológicas que julgavam imprescindível que o cientista se mantivesse neutro em relação a seu objeto de estudo. QUAL FOI A GÊNESE DA SOCIOLOGIA TEÓRICA? A tradição racionalista e especulativa da Ilustração, na Europa

EXPLANAÇÃO GERAL – COMPREENSÃO DE TEXTO POR QUE O CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO NÃO SE SEPARA DE SUA APLICABILIDADE PRÁTICA? Porque o simples fato de se realizar uma pesquisa e divulgar seus resultados já é uma maneira de intervir sobre a realidade. Prova disso são as pesquisas de intencionalidade de votos numa eleição COMO OTÁVIO LANNI ESTABELECE A DISTINÃO ENTRE SOCIOLOGIA TÉCNICA E SOCIOLOGIA CRÍTICA? Para o Lanni, sociologia técnica é aquela que se desenvolve em função de uma intencionalidade instrumental: são as pesquisas de opinião e de marketing. Sociologia crítica é aquela que busca desvendar a realidade social principalmente a partir de uma motivação teórica.

TIPOS DE PESQUISAS 1 - PESQUISAS QUANTITATIVAS 1.1 - Pesquisa Quantitativa Convencional É feita através da aplicação de um questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do universo a ser investigado. As entrevistas são realizadas nos domicílios dos entrevistados, através de um contato direto pessoal. 1.2 - Pesquisa por Telefone Pesquisa quantitativa por intermédio de telefone com a aplicação de questionários relativamente simples e pequenos. 1.3 - Pesquisa On-line Pesquisa quantitativa que utiliza meios eletrônicos (coletores de dados), tornando mais rápido a obtenção dos resultados. 1.4 - Pesquisa em Fontes Secundárias Pesquisa feita a partir de dados quantitativos já coletados anteriormente por outras instituições, abrangendo a escolha das fontes, a seleção e coleta das informações, a compatibilização dos dados de diferentes fontes e a realização de cálculos para a produção de estimativas.

TIPOS DE PESQUISAS 2 - PESQUISAS QUALITATIVAS 2.1 - Pesquisa por Discussão em Grupo As pesquisas qualitativas possibilitam explorar dimensões subjetivas do comportamento do consumidor, relativas as suas percepções, expectativas e aos seus desejos e sentimentos. Os grupos de discussão, mediados por um especialista, buscam estimular a livre manifestação associativa e a troca de opiniões de indivíduos que apresentam características relativamente homogêneas. São utilizados recursos audiovisuais para propiciar associações simbólicas. As entrevistas são gravadas em áudio e em vídeo. 2.2 - Pesquisa por Entrevistas Individuais As entrevistas qualitativas individuais são orientadas por roteiros de questões semi-estruturados que possibilitam a inclusão de novas perguntas. A técnica das entrevistas individuais não proporciona o debate existente nos grupos, mas permite, em contrapartida, maior aprofundamento dos assuntos escolhidos. O número de pessoas entrevistadas é pequeno e a seleção é feita de forma intencional, de acordo com os perfis típicos desejados.

TIPOS DE PESQUISAS 3 - Outros tipos de pesquisa 3.1 - Pesquisa Exploratória Quando o objeto de estudo é em grande medida desconhecido, torna-se necessária uma investigação exploratória buscando a identificação de situações, construção de cenários, estruturação de tipologias e desenho de quadros que constituem a primeira aproximação ao assunto investigado. Pesquisa para Teste de Produtos É aconselhável a realização de uma pesquisa junto a um pequeno grupo de pessoas com os perfis típicos desejados para testar a reação do consumidor a um novo produto. Após utilizar o produto, o consumidor é questionado sobre aspectos relevantes, para formular avaliações sobre qualidades e defeitos. 3.2 - Pesquisador Oculto Esta técnica é indicada para identificar problemas de atendimento e avaliar a eficácia dos treinamentos ministrados aos funcionários de estabelecimentos que sirvam ao grande público: um pesquisador previamente treinado, com características de perfil pré-determinadas, age como se fosse um consumidor interessado em comprar. Através de perguntas e da criação de situações, o pesquisador testa as reações dos profissionais de atendimento do estabelecimento. 3.3 - Pesquisa de Clima Organizacional Para avaliar o grau de satisfação e as demandas do cliente interno, aspectos motivacionais e atitudinais de seu comportamento, é aplicado um questionário em uma mostra representativa do conjunto dos funcionários, de forma a permitir a livre manifestação, evitando os constrangimentos decorrentes da identificação do entrevistado. 3.4 - Pesquisa Gestão e Qualidade Pesquisa, análises e ferramentas para orientar as alterações necessárias ao desenvolvimento de programas de qualidade total e à obtenção da certificação ISO 9.000.

ISSO 9000 Mas afinal, o que é ISO 9000? Muito se tem falado ultimamente sobre qualidade e sobre ISO 9000 na divulgação de produtos. Mas será que você sabe exatamente o real significado do selo de qualidade? E como ele pode afetar o seu dia-a-dia? O certificado de qualidade ISO 9000 é concedido pela International Organization For Standardisation (Organização Internacional para Normatização) – ISO, que normatiza as várias atividades de geração de produtos em todos os países. Segundo o especialista Eduardo Novotny, os processos de produção certificados pela ISO 9000 seguem um padrão de qualidade, o que inclusive facilita a exportação. Trata-se de uma norma genérica, que estabelece critérios para a implantação de um sistema de gestão da qualidade, independente do produto a ser produzido. Antes da criação da ISO, havia ações isoladas para garantir a qualidade dos produtos fabricados. Esses esforços foram sintetizados pela ISO em uma série de normas que foram denominadas 9000, cuja primeira emissão ocorreu em 1987. As normas são periodicamente revisadas, e sua versão mais atual é a ISO 9001:2000.