EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PRÁTICA ESCOLAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INCLUSÃO ESCOLAR Marta estela Borgmann UNIJUI –
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Pedagogia da pesquisa-ação
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
ACESSIBILIDADE FATOR HUMANO
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
Legislação.
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
A noção de nautonomia, ou seja,
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo
REDE DE ENSINO ESTADUAL
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
Teoria Psicogenética de Piaget
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Conferência Municipal de Educação
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Construindo a cultura educacional inclusiva
PEI – Programa Educacional Individualizado
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Aprendizagem da matemática
Termo de Terminalidade
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PRÁTICA ESCOLAR Atendimento Educacional para Pessoas com Deficiência Intelectual Júlio de Castilhos/RS 2011 Psic. Dr. Caio Cesar Gomes

gomescaiop@gmail.com - 55 91311192 Objetivo do curso Promover a inserção da temática da inclusão nos contextos em que se inserem profissionais da educação, possibilitando a esses construir uma referência potencializadora do respeito à diferença. 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

A desigualdade. De onde vem? Década de 70 – marginalidade Após Segunda Guerra Explosão de núcleos urbanos na periferia Crescimento acelerado e desigual das grandes cidades a partir de 50 Cultura da pobreza Fenômeno psicossocial Sentimento de não pertencimento e ao mesmo tempo de dependência Carência de identidade sócio-cultural Marginalidade = atraso no desenvolvimento econômico Naturalização da pobreza: para um país se desenvolver, alguns grupos deveriam permanecer à margem. Dualização da sociedade Uma parcela em desenvolvimento e outra, marginal, se opondo. Metabolizável mediante políticas específicas Exército industrial de reserva Controle do valor dos salários Os habitantes pobres da periferia constituem-se, a priori, como indivíduos marcados pela exclusão e subjetivando-se como os de fora.

A desigualdade. De onde vem? Na década de 80 Transição democrática altera a discussão sobre a marginalidade Marginalidade = Cidadania limitada Dificuldade desses grupos em participar do desenvolvimento econômico e da ascensão social. Na década de 90 Exclusão social Desmonte do Estado do Bem Estar Social Exclusão do emprego Precarização das relações contratuais Desigualdade = formas perversas decorrentes da crise econômica e do fim do milagre brasileiro Pobres cada vez mais miseráveis e numeroso e ricos minoritários e temerosos Invés do termo exército utilizado para a exploração, surge a ideia de estorvo. Imputação de uma sub-humanidade, diante da falência do Estado Providência

Segundo Milênio Inclusão

gomescaiop@gmail.com - 55 91311192 Educação Especial A atual Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (1988) reafirma o direito de todos os alunos à educação no ensino regular, recebendo, quando necessário, o Atendimento Educacional Especializado. 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

gomescaiop@gmail.com - 55 91311192 Educação Especial A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades; Realiza o atendimento educacional especializado; Disponibiliza os recursos e serviços; e Orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem comum do ensino regular (Secretaria de Educação Especial, 2008, p.15). 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

Transversalidade da Educação Especial 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

gomescaiop@gmail.com - 55 91311192 Educação Especial Sendo uma modalidade de ensino não é um sistema substitutivo de ensino. Oferece o Atendimento Educacional Especializado às necessidades educacionais especiais dos alunos com: deficiência; transtornos globais do desenvolvimento; altas habilidades/superdotação. 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

gomescaiop@gmail.com - 55 91311192 A 93ª Plenária do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e para Pessoas com Altas Habilidade 10/08/2011 – UFSM/FADERS Deputado Fabiano Pereira: Descentralizar a FADERS João Marcos Adede y Castro – promotor Critica o excessivo número de leis – obviedade Ieda Cavalheiro – Presidente do conselho Estadual “Ed.Especial” Apelo ao respeito às diferenças Ver. Maria de Lourdes – Santa Maria Rebate o parecer de Aded Mudança de conduta pela legislação E acessibilidade Profe. Jeferson de uma escola para surdos (surdo): Dificuldades do surdo nos concursos – ex: Detran não aceita intérprete 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

Paradigmas São estruturados pelos critérios que utilizamos para avaliar a realidade. Eles nos ajudam a nos orientar e a dar sentido ao nosso momento histórico; Eles obscurecem a possibilidade darmos outros sentidos ao nosso momento histórico. A inclusão é um deles. O respeito às diferenças é outro. Abandonarmos as práticas que estamos acostumados a fazer, nem pensar.

Psic. Caio Cesar Gomes gpl@terra.com.br vídeo Psic. Caio Cesar Gomes gpl@terra.com.br

Inclusão É um movimento MUNDIAL que condena toda forma de segregação e de exclusão (DISCHINGER, p. 21, 2009). Lembram da marginalização dos anos 70, da naturalização da pobreza nos ano 80 e da dualização social dos anos 90?

A constituição brasileira de 1988. Assegura o direito a educação para todos, sem nenhum tipo de segregação. Necessidade de adequação dos espaços escolares, com base nas novas legislações Garantir autonomia e independência Necessidade de adequar os espaços psicológicos tendo como base a compreensão inclusiva Pierre Bourdieu – habitus Freud – representação social Novas racionalidades UM NOVO OLHAR 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

Deficiência Mental ou Deficiência Intelectual? A medida que o conceito de inclusão vai sendo melhor aplicado ao estágio atual de valorização dos seres humanos, conceitos mais apropriados estão sendo incorporados, nos campos da deficiência e da saúde mental. 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

O termo mental é oficialmente utilizado, portanto, não está errado. Terminologia Mental: refere-se a mente como um todo Intelectual: Refere-se ao intelecto Aspectos cognitivos Melhor distingui deficiência de doença mental. Deficiência: Disability Descapacidad Impedimento O termo mental é oficialmente utilizado, portanto, não está errado.

Como é a intelectualidade do aluno com deficiência mental? “Funcionamento” abaixo da média; A defasagem se manifesta precocemente; Dificuldades nas condutas adaptativas: Cuidados pessoais Desempenho escolar Comunicação Lazer Trabalho E outras 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

Deficiência Intelectual Defasagens e alterações nas estruturas mentais, que possibilitam o processamento das informações; Dificuldade para proceder a internalização das informações captadas pelos sentidos. Condição necessária para se atingir o estágio das operações superiores formais . Pensar sem a presença concreta do objeto ou da situação. 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192 Psic. Dr. Caio Cesar Gomes

Estágio superior formal É a capacidade de lidar com representações que substituem o próprio real; Possibilita o sujeito libertar-se do espaço e do tempo presentes; Possibilita-o fazer relações mentais na ausência das próprias coisas, imaginar e fazer planos assim como ter intenções. 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

Modelos de Atendimentos Clínico década de 70 Reabilitação: abordagem skinneriana Desconsideração do sujeito – funcionalidade Modelização idealizada Segregação em clínicas especializadas Proposta da educação inclusiva anos 80 Interacionismo de Jean Piaget Sócio-interacionista de Lev Vygotsky 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

Proposta de Jean Piaget A construção do conhecimento se dá na ação recíproca e interativa entre sujeito e os objetos do conhecimento. O desenvolvimento se dá pela organização progressiva da mente, a partir de processos simultâneos de assimilação e acomodação. Inhelder (1979) – a criança com deficiência mental vivencia os mesmos estágios de desenvolvimento que a criança que não possui deficiência, porém: De forma lenta Tende a estagnação 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

gomescaiop@gmail.com - 55 91311192 QUESTIONA DESEQUILÍBRIO APRENDE ASSIMILA EQUILÍBRIO ACOMODA Barbel Inhelder O pensamento da criança com deficiência parece apresentar um falso equilíbrio, uma “viscosidade no raciocínio”. Uma aprendizagem crescente no sentido da abstração gradual, da generalização, da formalização do pensamento, da construção de conceitos, é utópica e fadada ao fracasso. A compreensão psicogenética das possibilidades intelectuais da criança cognitivamente prejudicada apresenta uma perspectiva da limitação (para não dizer do fracasso) da tarefa pedagógica. 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

gomescaiop@gmail.com - 55 91311192 Proposta de Vygotsky Prioriza os aspectos sócio-culturais como principais influências para o desenvolvimento dos sujeitos. A origem das mudanças que ocorrem nos sujeitos está na sociedade, na cultura e na sua história. O sujeito é um ser interativo porque constrói o seu conhecimento a partir das relações intra e interpessoais que estabelece ao longo da sua vida. Representações Sociais Do plano social – interpessoal – para o plano individual – intrapessoal. 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

Etapas do desenvolvimento Igual Mesma forma Aproveitamento do conhecimento Sem deficiência Com deficiência Ações pedagógicas Significativas Funções psíquica superiores Progressão sistemática Concreto Abstrato Representação mental Processos Superiores Linguagem Estruturados em sistemas funcionais dinâmicos e historicamente mutáveis Não orgânicos O desenvolvimento psíquico é sempre mediado pelo outro, dando significados à realidade. 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

Dois níveis de conhecimento Vygotsky Real: aquele que já é sabido. Potencial: aquele que está se efetivando ou se efetivará Com a ajuda de outras pessoas 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

Pensamento superior formal Exemplos (PRIGOGINE, 1988): Em condições remotas de equilíbrio, a matéria pode percepcionar diferenças no mundo exterior e reagir com grandes efeitos a pequenas situações (p. 13). A ciência moderna nasce da ruptura da antiga aliança animista com a natureza, mas instaura outra aliança com o Deus cristão, legislador racional do Universo (14). A evolução do universo não se deu na direção da degradação, mas na do aumento de complexidade, com estruturas que aparecem progressivamente a todos os níveis, desde as estrelas e as galáxias aos sistemas biológicos (p. 74). 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

Mediação para o acesso ao conhecimento A funcionalidade psíquica do professor é parcialmente “emprestada” a funcionalidade cognitiva do aluno com deficiência mental. O aluno a usa com modelo, para aprender a operar os seus recursos cognitivos; De maneira a libertar-se – autonomia; Luto pela perda da dependência, do professor – aluno Luto pela perda do aluno – professor. 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

Importância da inclusão Expõe o aluno a convivência com diferentes níveis de desenvolvimento intelectual, favorecendo o desenvolvimento proximal; A superação das limitações decorrem, principalmente, pela vivências possibilitadas para estes alunos; O planejamento pedagógico deve prever situações em que eles estabeleçam trocas qualitativas entre si, na perspectiva da cooperação; Sendo estimulados a superar desafios são também estimulados a transpor seus níveis de conhecimento real. 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

gomescaiop@gmail.com - 55 91311192 “A singularidade do desenvolvimento da pessoa com deficiência está nos efeitos positivos da deficiência, ou seja, nos caminhos para a superação do déficit” (MARQUES, 2001, p. 85) 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

Redefinição da postura tradicional de Educação Especial Educação Inclusiva Acreditar que todos temos de construir conhecimentos; Formação de professores; Diminuir a distância com o ensino regular; Parcerias com os atores envolvidos com a educação; Redes: professora ensino regular, com a Secretaria de Educação, Secretaria da Saúde ... Superar preconceitos; Nova racionalidades A ação pedagógica extrapola as paredes da escola e da sala de recursos multifuncionais. 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

Planejamento pedagógico Conhecimento do aluno Origem familiar Interesses O que ele já sabe e que está por aprender- ZDP Como o aluno aprende Coletividade Compartilhamento de ações Diretor(a), professores, funcionários, alunos, pais, comunidade, autoridades, políticas públicas... Prever diferentes métodos de ensino (diminui as barreiras de ensino) Cada aluno constrói o seu conhecimento a sua maneira Adequar às diferenças: ritmos, estilos, preferências... Considerar o planejamento como um processo para o aluno 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192 vídeo

Revisando o planejamento Porque o aluno não construiu conhecimento quando foi utilizado tal procedimento? Quais foram os processos mentais que o aluno utilizou para chegar a determinada resposta? Quais outras estratégias podem ser utilizadas para mediar a construção do conhecimento que esta por acontecer? ZDP 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

gomescaiop@gmail.com - 55 91311192 Aprendizagem 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

Atividades pedagógicas Estimular os processos mentais Atenção Percepção Memória Raciocínios Imaginação Criatividade Mediados pela Linguagem Estimular a autonomia Apropriação ativa do próprio saber Estimular a cognição para extrair informações dos objetos. 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

HagaQuê http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

Pessoas com deficiência mental São sujeitos de aprendizagem capazes de desenvolvimento de processos mentais superiores. São sujeitos como quaisquer outros, com direito a educação, ao AEE, cidadania e a realização pessoal. 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

O que você destacaria deste encontro? Sujeito em Sociedade O que você destacaria deste encontro? As teorias definem as nossa ações: Fenômenos físicos Sociais É com você mesmo, que está lendo esta frase! O que mais se destacou neste encontro?

gomescaiop@gmail.com - 55 91311192 Referências BEYER, Hugo Otto. O Fazer Psicopedagógico: A abordagem de REUVEN FEUERSTEIN a partir de Piaget e Vygostsky. Porto Alegre: Mediação, 2002. 3ª ed. DISCHINGER, Marta. Manual de acessibilidade para escolas: o direito a escola acessível. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2009. GLAT, Rosana; FERNANDES, Edicléia Mascarenhas. Da educação segregada à educação inclusiva: uma reflexão sobre os paradigmas atuais no contexto da educação especial brasileira. Inclusão – Revista da Educação Especial. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005. p. 35 – 39. HAGAQUÊ. O que é? Disponível em: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/, acessado em 30 de julho de 2006. PRIGOGINE, Ilya. O nascimento do tempo. Lisboa, Portugal: EDIÇÕES 70, LDA, 1988. MAIOLINO, Ana Lúcia Gonçalves; MANCEBO, Deise. Análise histórica da desigualdade: marginalidade, segregação e exclusão. Psicol. Soc., Porto Alegre, v. 17, n. 2, Aug. 2005 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822005000200003&lng=en&nrm=iso>. access on 19 Aug. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822005000200002. MARQUES, Luciana Pacheco. O professor de alunos com deficiência mental: concepções e prática pedagógica. Juiz de Fora:Editora UFJF, 2001. 30/03/2017 gomescaiop@gmail.com - 55 91311192

MONEREO, Carles & GISBERT, David Duran MONEREO, Carles & GISBERT, David Duran. Tramas: procedimentos para aprendizagem cooperativa. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2005. PAULON, Simone Maineri; FREITAS, Lia Beatriz de Lucca; PINHO, Gerson Smiech. Documento Subsidiário à política de inclusão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005. PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. Memória e inteligência. Rio de Janeiro: Artenova S.A., 1979. SASSAKI, Romeu Kazumi. Deficiência mental ou deficiência intelectual. s.l, dez, 2004.