EVOLUÇÃO. SPED – Serviço Público de Escrituração Digital Escrituração Fiscal Digital - EFD.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO PRÁTICO - SPED CONTRIBUIÇÕES
Advertisements

Nota Fiscal Eletrônica NF-e
A FORMA SEGURA DE NAVEGAR NA REDE
São Paulo, 14 de julho de 2009 CRCSC => Presidente: Sérgio Faraco
SPED Abrangência ECD – Escrituração Contábil Digital; EFD – Escrituração Fiscal Digital; NFe – Nota fiscal Eletrônica.
Constituição Federal : EC 42/03 – art. 37
Objetivos Promover a integração dos fiscos federal, estaduais e, futuramente, municipais, mediante a padronização, racionalização e compartilhamento das.
SPED: o caminho digital na Contabilidade
Aluno: Monica de Brito Figueiredo 2009
EECFc: Programa desenvolvido no âmbito do GT-46 (ECF) para extração dos dados da MF e MFD. Resultados: Espelho: imagem digital do documento Ato Cotepe.
SEFAZ RORAIMA GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA SECRETARIA DE FAZENDA
Nota Fiscal Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA
NF-e x NF Formulário (1/3)
Fórum sped secon-pa 2013 PROJETO SPED DO ESTADO DO PARÁ
(Protocolo 49/08, Decreto/SC 1.401/08, Anexo III do RICMS/SC)
Aplicações de Certificados Digitais
PROJETO.
Nota Fiscal Paulista, NFe e NFe Serviço
Sua empresa está preparada para o eSOCIAL?
SPED – Apresentação Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa.
OBJETIVO Promover a atuação integrada dos fiscos federal, estaduais e, futuramente, municipais, mediante a padronização e racionalização das informações.
Sistema Público de Escrituração Digital
SAF Sistema de Auditoria Fiscal
AR FACSI (11) CERTIFICADO DIGITAL AR FACSI (11)
Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade
Sistema Público de Escrituração Digital Nota Fiscal Eletrônica.
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
Cofis/RFB.
SPED -Sistema Público de Escrituração Digital Instituído pelo Decreto de 22/01/2007 Faz parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo.
SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD)
OBJETIVO Promover a atuação integrada dos fiscos federal, estaduais e, futuramente, municipais, mediante a padronização e racionalização das informações.
Modelos Conceituais: objetivos desenvolvimento sinergias BHISS Digital
Coordenação de Implantação:
O SPED O Sistema Público de Escrituração Digital tem por objetivo promover a integração entre os órgãos reguladores e de fiscalização da União, FISCOS.
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Projeto SPED em São Paulo
Emenda Constitucional nº 42 – 19/12/03
CÓDIGO DANFE - DOCUMENTO AUXILIAR DE NOTA FISCAL
Escrituração Fiscal Digital – EFD
O que você irá ver O que é o SPED; Abrangência do projeto;
Secretaria Especial de Gestão Secretaria de Estado da Fazenda Implantação da NFC-e no Pará.
Pré –requisitos para gerar o EFD – SPED PIS/COFINS
Atendimento completo de todas as obrigações federais, estaduais e municipais, bem como manter os dados fiscais em conformidade com a complexa legislação.
EFD – SPED PIS/COFINS.
Aplicações de Certificados Digitais. Receita Federal do Brasil - RFB - e-CAC DBE - Documento Básico de Entrada no CNPJ Sistema Público de Escrituração.
SPED e Certificação Digital
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
Escrituração Contábil Digital – ECD
SPED - FISCAL.
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
Como antecipar riscos através do cruzamentos de arquivos digitais?
ENAT Workshop Nota Fiscal Eletrônica
EFD-PIS/COFINS.
Sistema Público de Escrituração Digital
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
Está convencido, que ninguém se interessa por você?
FCONT - CONTROLE FISCAL CONTÁBIL DE TRANSIÇÃO
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
Obrigação Tributária Pagamento de tributo
A ERA DIGITAL NO BRASIL - PROJETOS ELETRÔNICOS - João Alfredo de Souza Ramos Contador CRCES 2289 Telefone:
SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
Multicon Assessoria Contábil
HENRIQUE OLIVEIRA GADELHA
Sistema Público de Escrituração Digital 1 1 * *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição.
ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD) Tadeu de Souza Lourenço Ferreira 26/11/2010.
Sistema Público de Escrituração Digital Panamá, 14 y 15 de febrero de 2011 Taller sobre “Facturación”
Transcrição da apresentação:

SPED – Serviço Público de Escrituração Digital Escrituração Fiscal Digital - EFD

EVOLUÇÃO

EVOLUÇÃO

EVOLUÇÃO HOJE

Sistema Público de Escrituração Digital ? ? ? ? ? ? ? ? SPED ? ? ? ? ? ? ? QUANDO ENTRA EM VIGOR? ?????????????? Sistema Público de Escrituração Digital ? ? ? ? ? O QUE É SPED? ? ? ? ? QUAL A BASE LEGAL? ? ? Dúvidas???...Atualizar-se é a palavra de ordem ? ?

O QUE É O SPED? Eu sei exatamente o que é SPED? A minha empresa está preparada? Quais são as exigências que a minha empresa está submetida? O que preciso fazer para atender às exigências do SPED? Qual é o prazo que tenho para atender às exigências do SPED?

Conceito do SPED O SPED é instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos da escrituração comercial e fiscal dos empresários e das sociedades empresárias, mediante fluxo único, computadorizado, de informações.

Compartilhamento de Informação Conceito do SPED Compartilhamento de Informação Não será mais necessária a troca de informações entre os órgãos, pois todos receberão os mesmos dados que a empresa irá enviar. Fortalecimento do controle e da fiscalização por meio de compartilhamento de informações entre as Instituições participantes; Disponibilidade de cópias autênticas e válidas da escrituração para usos distintos e concomitantes.

Conceito do SPED

ESTRUTURA DO SPED Nota Fiscal Eletrônica – NF-e 2. Escrituração Contábil Digital - ECD 3. Escrituração Fiscal Digital - EFD

Preparando-se para atender ao SPED. Sua Empresa Preparando-se para atender ao SPED.

Tecnologia da informação e comunicação. Atualização dos sistemas com soluções para a geração dos arquivos magnéticos. Acesso a INTERNET em banda larga; Impressoras e Computadores; Rotinas de Backup; Rotinas de Contingência de Energia.

Pessoas O SPED promove a quebra de alguns paradigmas, como, por exemplo, o manuseio das Notas Fiscais em papel e a entrega de várias obrigações fiscais.

Legislação No cenário do SPED, os fiscos (Federal, Estadual e Municipal) pretendem integrar os processos fiscal tributários, gerando a possibilidade da redução e simplificação das legislações existentes.

Preparando a minha empresa para o SPED. Revisar os cadastros de fornecedores e clientes; Revisar os dados dos produtos; Revisar a tabela de CFOP e CST; Treinar, em diferentes níveis, todos os colaboradores da empresa; Auxílio do profissional contábil para as adaptações à legislação;

Trabalho em equipe.

Preparando a minha empresa para o SPED. O Contribuinte O Contador O Sistema de Gestão

Preparando a minha empresa para o SPED.

O primeiro passo a ser dado para entrar neste mundo virtual

CERTIFICADO DIGITAL - SEGURANÇA Para obter a sua Certificação Digital: Dirija-se a uma AC (Autoridade Certificadora), preencha o formulário com seus dados e pague uma taxa que varia de acordo com o modelo do documento; Apresente carteira de Identidade ou Passaporte - se for estrangeiro -, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência e número do PIS/PASEP; Pessoas jurídicas devem apresentar registro comercial, no caso de empresa individual, ato constitutivo, estatuto ou contrato social, CNPJ e documentos pessoais da pessoa física responsável; Atualmente, existem diversas ACs no Brasil que emitem certificados digitais tanto para pessoas físicas, quanto jurídicas. São elas: Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), CertiSign, Serasa, Caixa Econômica Federal, Correios, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Itautec e outros.

CERTIFICADO DIGITAL Fornecido por Autoridade Certificadora(AC); Seu objetivo é garantir a inviolabilidade das informações contidas no documento eletrônico, a privacidade e a identificação de quem o utiliza; Possuem prazos definidos para uso; Podem ser adquiridos em cartões, token ou software. Especifique a finalidade do uso do certificado junto a AC.

SISTEMA NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL CERTIFICADO DIGITAL SISTEMA NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL

CERTIFICADO DIGITAL - UTILIZAÇÃO Token – Dispositivo eletrônico de conexão USB. Este sistema garante a privacidade em caso de roubo de senhas Utilização em diversos computadores que possuam instalado a Cadeia de Certificados Digitais (www.ccd.serpro.gov.br) Smart Card Cartões Inteligentes (smart cards) para armazenamento de Certificados Digitais E-CPF e E-CNPJ. Leitora Digital: Utilizada para conexão em apenas um computador.

Escrituração Fiscal Digital - EFD SPED – Fiscal (EFD)

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD) A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte. Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped (PVA).

Quem está obrigado à entrega do EFD? A PARTIR DE 1º JANEIRO DE 2009, A EFD É DE USO OBRIGATÓRIO PARA CONTRIBUINTES DO ICMS E IPI; A CRITÉRIO DO FISCO DA UNIDADE FEDERADA, O CONTRIBUINTE PODERÁ SER DISPENSADO DE ENTREGA DA EFD; EMPRESAS OBRIGADAS A EFD (PROTOCOLO ICMS 77/2008). ATO COTEPE/ICMS Nº 1, DE 7 DE JANEIRO DE 2009 (http://www.fazenda.gov.br/confaz/)

Quais as informações a serem prestadas na EFD? REGISTRO DE ENTRADAS; REGISTRO DE SAÍDAS; REGISTRO DE INVENTÁRIO; REGISTRO DE APURAÇÃO DO ICMS; REGISTRO DE APURAÇÃO DO IPI.

Quais as penalidades aplicáveis? AS MESMAS DESCRITAS NO RICMS/SP PARA QUEM NÃO PREENCHER OS LIVROS, ATRASAR OU NÃO ENTREGAR A GIA/ICMS. 100(cem) UFESPs; Após o décimo dia útil - multa de 2%(dois por cento) do valor das operações de saídas ou prestações de serviço realizadas no período, acrescida do valor equivalente a 100(cem) UFESPs; inexistindo valor das operações de saídas ou prestações de serviço a multa equivale a 100(cem) UFESPs acrescida de mais 100(cem) UFESPs (artigo 592, VII, “a” do Regulamento do ICMS). Comunicado DA nº 55/2009: o valor da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo - UFESP para o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2010 será de R$ 16,42.

Um dos maiores projetos de desmaterialização do País... procedimentos Sistema Público de Escrituração Digital Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007. (PAC 2007-2010)

Desmaterialização de Procedimentos ...

Desmaterialização de Procedimentos ... ARQUIVOS DIGITAIS

Padrões e Requisitos do Sped Padrões abertos Requisitos elevados Disponibilidade Segurança Performance Web Services + Internet

AGENDA DE IMPLANTAÇÃO E INÍCIO Início da Fase de Produção a partir de 03/04/2009, com participação de Empresas convidadas. Já implantado, em desenvolvimento ou em fase de implantação em: São Paulo, Belo Horizonte, Natal, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador . Para as empresas sujeitas ao acompanhamento diferenciado referente aos fatos contábeis do ano de 2008 (entrega em Junho de 2009). Para as demais, sujeitas ao Lucro Real, dos fatos contábeis a partir de 01/2009 será em junho de 2010. Já se cogita (embora sem estudos oficiais): • Livro de Controle de Produção e Estoques • CIAP (Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente) • Selo Especial de Controle • Definição de Livro de PIS/COFINS • E-Folha Atualização das listas de empresas obrigadas Contribuintes do ICMS e IPI www.fazenda.sp.gov.br/sped SPED Sistema Público de Escrituração Digital Sem previsão e sem desenvolvimento oficial ainda. EFD ECD NF-e NFS-e CT-e e-LALUR Central de Balanços Outros Projetos Fiscal Digital Contábil Digital NF Eletrônica NF-Serviço Eletrônica C.Transporte Eletrônico

ITENS DE ABRANGÊNCIA NO SPED IRPJ LALUR ISS Apuração ISS Livros Fiscais: Entradas Saídas Inventário Livros Contábeis: Diário Razão Previdência GFIP IPI Apuração do IPI DIPJ DNF DIF-Cigarros DIF-Bebidas DCP Selos de controle CSLL Apuração de CSLL Outros: DEREX DIPJ DIRF DCPMF DIF-Papel Imune Susep: Formulários Publicações PIS/Cofins Dacon Bacen: Balancetes IFT Publicações CVM: ITR DFP ICMS Apuração ICMS GIA

Sistema Público de Escrituração Digital Instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração comercial e fiscal dos empresários e das sociedades empresárias, mediante fluxo único, computadorizado, de informações. Fundamental: Desenvolvimento dos arquivos do SPED Contábil, Fiscal e NF-e. Sistema Público de Escrituração Digital CSTs (Código da Situação Tributária), CFOPs, Alíquotas, NCMs, cuidados com o PVA (PROGRAMA VALIDADOR/AUTENTICADOR) e os sistemas internos quanto ao EFD e ao ECD,etc ... Observações a se fazer: • É uma nova etapa do processo de faturamento, que exige adequações de sistemas e infra-estrutura; • Exige mudanças culturais: colaboradores, clientes e fornecedores; • Não permite, por enquanto, correção ou retificação digital; • Possibilita uma fiscalização digital e on-line. PREOCUPAÇÕES: Nos Processos: 􀂃 Irregularidades fiscais na emissão e recepção de documentos fiscais 􀂃 Irregularidades cadastrais 􀂃 Responsabilidade pela integridade e guarda dos arquivos enviados Nos Sistemas: 􀂃 Aderência à Legislação Brasileira 􀂃 Existência de dados 􀂃 Integridade de informações 􀂃 Geração dos arquivos Obrigações Acessórias: • O que Muda: 􀂃 Volume 􀂃 Complexidade 􀂃 Forma de apresentação 􀂃 Custos de geração • O que Não muda: 􀂃 Legislação existente 􀂃 Penalidades 􀂃 Relação FISCO x Contribuinte SPED Sistema Público de Escrituração Digital • Portaria MF nº 152, de 28/06/07: Transfere o encargo da gestão administrativa das atividades Relacionadas ao Sintegra, instituído no âmbito do Confaz, para a RFB, a partir de 01/07/2007. • Convênio ICMS 79/07: Exceto para o Distrito Federal e Pernambuco (Ato COTEPE), as demais UFs, enquanto dispensados da EFD, aos contribuintes obrigados a elaborar os arquivos nos termos do Convênio ICMS 57/95 (Sintegra), continuarão a elaborar tais arquivos. EFD Escrituração Fiscal Digital ECD Escrituração Contábil Digital NF– e Nota Fiscal Eletrônica

Esquema da Escrituração Fiscal Digital Contribuinte SRF SEFAZ Procuração Eletrônica Banco de Dados Santa Catarina Layout SPED Arquivo Texto Minas Gerais RIS Recepção Validação . Programa Java Representante Legal . Arquivo Original . Banco de Dados . Download Rio de Janeiro Importar Digitar Validar Assinar Visualizar Transmitir Internet São Paulo Ambiente FREE

VANTAGENS PARA O CONTABILISTA ELIMINAÇÃO DE TRABALHOS MANUAIS CONFERÊNCIAS DE LANÇAMENTOS DIGITAÇÃO MANUAL DIGITAÇÃO MANUAL RECEPÇÃO POR ARQUIVOS.XML

INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS Hi-tec

INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS Hi-tec CONTABIL-tec FATURA-tec FISCAL-tec

SPED: Big Brother Fiscal

Escrituração Fiscal Digital – EFD consultoria@hitecnet.com.br www.hitecnet.com.br Hitec no Twitter http://twitter.com/hitecnet Notícias Hitec no Blogg http://noticiashitecnet.blogspot.com Núcleo de Produtos Hitec – NCP - Blogg http://hitecnetncp.blogspot.com 41