BPM Day Serra Gaúcha 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Consultoria e Produtos metas, planejamento e resultados
7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Desenvolvimento Institucional 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão 1 CONCLUSÕES.
INSTITUIÇÃO PRIVADA SEM FINALIDADE LUCRATIVA MISSÃO: APOIAR A UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA NA CONSECUÇÃO DE SEUS OBJETIVOS (ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO).
Atributos Modelo de Gestão Estratégico Integração de disciplinas
Projeto Informações Gerenciais
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
SAGE Semana Técnico Administrativa – Dirad
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
Implementação de Sistemas
Sistema de Gerenciamento Financeiro On-Line
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Sistema Integrado para Gestão Portuária
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
RBMLQ-I Ouro Preto Dplad/Sepeo Planejamento Institucional do Inmetro.
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Estratégia de Planejamento do Projeto
Projeto O que é? “Conjunto de atividades com o objetivo de gerar um produto ou serviço único, com começo, meio e FIM.” Duas coisas devem ser sempre lembradas:
A contribuição e experiência do SEBRAE para a formação de uma cultura de inovação no Brasil Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - Ciki 2011.
no contexto do Arranjo Metropolitano
AÇÕES EM ANDAMENTO – CGSIM
Início: janeiro/2006 Interrupção: junho/2006 Retomada: março/2007 Conclusão: maio /2007 Histórico Fluxus.
Projeto: Capacitação em GP
ENTERPRISE RESOURCE PLANNING NA
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
PAINEL 3 - Interrelacionamento entre Auditoria, Controles Internos, Gestão de Riscos e Compliance Diretor Clairton Belem da Silva Diretoria de Planejamento.
O PDTI como ferramenta de Gestão da TI
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
Sistema de Informações de Custos do Estado do Rio Grande do Sul
SIGEC – SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE EVENTOS E CURSO
Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional.
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
Gestão Estratégica de Informações. A empresa Fundada em 1971, a Unimed Porto Alegre é uma cooperativa de médicos líder no mercado de assistência à saúde.
Fusion ECM Suite Case – Fluxo de Cotações
Projeto Melhorias de Adquirência Portfólio de Projetos 2012/13
ORÇAMENTO 2009 Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO
Gerenciamento da qualidade
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
PDTI - Plano Diretor de Tecnologia da Informação
“SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA:
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
Equipe Prof. Henrique Freitas
A Adoção de Política de Recompensa para Melhoria da Eficiência em Projetos Pedro Paulo Coutinho PRODABEL.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE GESTÃO ELETRÔNICA 2013.
Certificação Certificação ISO 9001:2000 Experiência da PROCENGE Junho / 2003.
Proposta mínimas para o Sistema Logístico da Coordenadoria Suprimentos
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
1. Equipe ca- pacitada em metodologia de dimensio- namento da força de trabalho 2. Metodologia de dimensiona- mento da força de trabalho definida 3. Comitê.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
PETI Planejamento Estratégico de TI
O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA DEPENDE DA SUA GESTÃO!
A eficiência organizacional com base no gerenciamento de projetos: estudo de caso da AIESEC no Brasil Rafael Oliveira Carvalho Neto Orientador: Prof. Me.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO.
Mauricio Kato da Silva Thiago Ademir M. Oliveira.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Divisão de Tecnologia da Informação UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO José Alfredo Forest.
Transcrição da apresentação:

BPM Day Serra Gaúcha 2013

Implantação do Escritório de Processos e Iniciativas BPM na Universidade de Passo Fundo UPF José Luís de Freitas Executivo Administrativo e Financeiro UPF jfreitas@upf.br Kely Dorigoni Escritório de Processos UPF kelydorigoni@upf.br

Escritório de Processos FUPF Conselho Diretor UPF (Reitor) VRADM Gestão Executiva TI Escritório de Processos RH CONTAB FINANC ADM COMPRAS PATRIMÔNIO ORÇAMENTO VREAC, VRPPG, VRGRAD UPF Idiomas Integrado UPF Estrutura Funcional

Implantação do Escritório de Processos Pessoas Tecnologia Fev / 2012 Estruturação do Escritório de Processos Ago / 2013 Transferência para DTI Dez / 2011 Criação do Escritório de Processos - Reitoria Fev / 2013 Reestruturação da Equipe

Metodologia de Gerenciamento de Processos de Negócio UPF Ferramentas de Apoio Orquestra BPM – Cryo BizAgi Modeler OpenProj

Apresentação dos Cases Case 1 – Automação e Integração de Processos com o ERP Case 2 – Melhoria e Documentação de Processos Case 3 – Análise de Processos: Gargalos Solucionados pelo ERP

Case 1: Planejamento Orçamentário Institucional Automação e Integração do Processo com ERP Escopo: Reestruturação do Processo de Planejamento Orçamentário Institucional.

Case 1: Planejamento Orçamentário Institucional Automação e Integração do Processo com ERP Diagnóstico Falta de planejamento e cumprimento de prazos; Falta de ferramenta adequada às necessidades; Falta de conhecimento sobre gestão orçamentária; Gerenciamento precário de solicitações de suplementações; Utilização de “verdinhos”.

Case 1: Planejamento Orçamentário Institucional O “Verdinho”

Case 1: Planejamento Orçamentário Institucional Automação e Integração do Processo com ERP Desafios Cumprimento de prazos; Cultura do planejamento de necessidades; Cultura do papel (“verdinho”).

Case 1: Planejamento Orçamentário Institucional Automação e Integração do Processo com ERP Processos Planejamento Orçamentário Institucional Ajustes e Suplementações Orçamentárias

Case 1: Planejamento Orçamentário Institucional Automação e Integração do Processo com ERP Melhorias Implementadas Definição do Processo e Regras de Negócio; Definição dos responsáveis de cada centro de custo.

Case 1: Planejamento Orçamentário Institucional Automação e Integração do Processo com ERP Melhorias Implementadas Reestruturação do software de orçamento e integração com automação; Orçamento distribuído em 12 meses.

Case 1: Planejamento Orçamentário Institucional Automação e Integração do Processo com ERP Outras Melhorias Implementadas Definição de períodos controlados automaticamente a partir de um cronograma; Inserção automática dos valores de suplementações aprovadas.

Case 1: Planejamento Orçamentário Institucional Automação e Integração do Processo com ERP Melhorias Implementadas Gerenciamento do total de suplementações solicitadas.

Case 2: Aquisição de Equipamentos UPF Parque Melhoria e Documentação de Processos Escopo: Processos que envolvem a disponibilização do recurso financeiro pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo e a necessidade de aquisição de equipamentos do UPF Parque.

Case 2: Aquisição de Equipamentos UPF Parque Melhoria e Documentação de Processos Diagnóstico Problemas de comunicação interna; Falta de conhecimento dos envolvidos em relação ao processo; Muitos handoffs desnecessários; Não cumprimento de prazos e falta de informações.

Case 2: Aquisição de Equipamentos UPF Parque Melhoria e Documentação de Processos Desafio Atender aos prazos cumprindo todos os requisitos e alinhando o envolvimento de uma instituição de ensino superior de grande porte e um órgão público.

Case 2: Aquisição de Equipamentos UPF Parque Melhoria e Documentação de Processos Processos Aquisição de Equipamentos do UPF Parque Orçamento de Equipamentos Licitação Modalidade Pregão Melhorias Implementadas Definição dos processos, padronização da documentação e checklist de informações; Eliminação de áreas com envolvimento desnecessário; Diminuição do tempo e adequação do orçamento; Diminuição do ruído na comunicação com aproximação das áreas envolvidas.

Case 2: Aquisição de Equipamentos UPF Parque Melhoria e Documentação de Processos

Case 3: Conferência e Pagamento de Contas Análises de Processos: Gargalos Solucionados pelo ERP Escopo: Identificar gargalos e dificuldades nos processos de pagamento de contas em espécie, cheques ou qualquer outro meio não informatizado.

Case 3: Conferência e Pagamento de Contas Análises de Processos: Gargalos Solucionados pelo ERP Diagnóstico O processo operacional de conferência de dados e efetivação de pagamentos é maduro e de baixa variação, no entanto, não existem ferramentas suficientes e adequadas de apoio.

Case 3: Conferência e Pagamento de Contas Análises de Processos: Gargalos Solucionados pelo ERP Entregas para Seção de Desenv. de Sistemas 10 processos mapeados de conferência e pagamento de contas; Identificados os principais problemas e necessidades de sistemas de cada processo; Priorização e detalhamento das demandas de desenvolvimento de sistemas e manutenções evolutivas.

Case 3: Conferência e Pagamento de Contas Análises de Processos: Gargalos Solucionados pelo ERP PROCESSO MAPEADO NECESSIDADE DETALHADA PARECER JURÍDICO LAYOUT BANCO

Alguns Números Número de Projetos: 13 Processos Mapeados: 110 Fev / 2012 Dez / 2013 Número de Projetos: 13 Processos Mapeados: 110 Processos Redesenhados: 30 Aproximadamente 50 áreas envolvidas

Desafios do Escritório de Processos UPF Amadurecer e viabilizar melhorias na relação de trabalho entre a área de Desenvolvimento de Sistemas e o Escritório de Processos; Evoluir e garantir a implementação das auditorias internas de processos; Definição de indicadores por processos; Eliminar a Cultura do “Verdinho”!!!

Obrigado! José Luís de Freitas Kely Dorigoni jfreitas@upf.br kelydorigoni@upf.br Obrigado!