Www.matematicando.com.br Prof. Edu Cursinho da poli ENEM – Um ensaio para a vida Matemática e suas tecnologias www.matematicando.com.br Prof. Edu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmos para Geração de Variáveis Aleatórias
Advertisements

“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Separatrizes As separatrizes são medidas de posição que permitem calcularmos valores da variável que dividem ou separam a distribuição em partes iguais.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
A CARTOGRAFIA TEMÁTICA E A ESTATÍSTICA
Unidade 1: Do espaço ao plano. Figuras semelhantes.
Unidade1: Probabilidade e Estatística.
Composta de funções.
Matemática Financeira Revisão
Metodologia Científica e Tecnológica
Medidas de Posição e Dispersão
Recuperação Intensiva
SARESP 2008 Escala de Proficiência
SARESP ª série/7º ano H29 Resolver situações-problema que envolva grandezas direta ou inversamente proporcionais. Observe a tabela que Laís fez.
Análise de regressão linear simples: abordagem matricial
Estatística Aula 06 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística Aplicada (Aula 4)
Estatística Aplicada (Aula 4)
NOÇÕES BASICAS DE ESTATISTICA
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Cálculos Financeiros AULA 4 Profª Karine R. de Souza .
Estatística Descritiva
ESTATÍSTICA.
Probabilidade e estatística-Mat013
UEPG PROF. EMERSON.
Matemática Financeira
ESTATÍSTICA.
Estatística Descritiva (I)
Por que a Matemática se tornou uma área de conhecimento específico
6 Resultados de Medições Diretas
Porcentagem e juros.
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
Conceitos básicos1, aula 4
ESTATÍSTICA.
Noções de trigonometria e funções trigonométricas
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Estatística Para um dado conjunto de dados, podemos calcular as seguintes grandezas: 1) Medidas de posição 2) Medidas de dispersão 3) Parâmetros de simetria.
Um total de R$ 580,00 foi dividido por um pai entre seus dois filhos, em partes diretamente proporcionais às suas respectivas idades: 10 e 15 anos. Nessas.
Estatística – Unidade 2.
Prof. Edu Cursinho da poli ENEM – Um ensaio para a vida Módulo 3 - Matemática e suas tecnologias.
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Prática de Ensino em Matemática I Aula 04
Amostragem Pontos mais importantes:
Modelagem Estatística
Mediana É um valor real que separa o rol em duas partes deixando à sua esquerda o mesmo número de elementos que a sua direita. Portanto, a mediana é um.
Física Aula 02 - Mecânica.
Computação Gráfica Aula 3 Transformações Geométricas
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
Trigonometria 19/11/2009.
Matemática para Negócios
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Professor Antonio Carlos Coelho
Raciocínio Lógico Aula 1
SIMULADO - ENEM Prof. José Luiz 2014.
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Conceitos e Procedimentos
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
Ensino e aprendizagem matemática no quarto ciclo.
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
OS ASSUNTOS MAIS COBRADOS DESDE 2009 Prof. Hamilton Vinícius Gomes.
Itens de Matemática 5ºano Ensino Fundamental
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

www.matematicando.com.br Prof. Edu Cursinho da poli ENEM – Um ensaio para a vida Matemática e suas tecnologias www.matematicando.com.br Prof. Edu

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais. H2 - Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem. H3 - Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos. H4 - Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas. H5 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Competência de área 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. H6 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional. H7 - Identificar características de figuras planas ou espaciais. H8 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma. H9 - Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Competência de área 3 - Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. H10 - Identificar relações entre grandezas e unidades de medida. H11 - Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano. H12 - Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas. H13 - Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente. H14 - Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e medidas.

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Competência de área 4 - Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. H15 - Identificar a relação de dependência entre grandezas. H16 - Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais. H17 - Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação. H18 - Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Competência de área 5 - Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas. H19 - Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas. H20 - Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas. H21 - Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos. H22 - Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação. H23 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação. H24 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências. H25 - Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos. H26 - Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Competência de área 7 - Compreender o caráter aleatório e não- determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística. H27 - Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de freqüências de dados agrupados (não em classes) ou em gráficos. H28 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade. H29 - Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação. H30 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de estatística e probabilidade.

Razão, Proporção, Escalas e Conversões de unidades Múltiplos e submúltiplos de unidades Interpretação de enunciados FERRAMENTAL Prefixos e seus significados Sistema decimal As quatro operações fundamentais

a = 2300 mm a = 2300 m/1000 a = 2,3 m b = 160 cm b = 160 m/100 b = 1,6 m

6000 x 3,3 = 19800 31000 – 19800 = 11200

2000 km = 2000 x 1000 m = = 2000 x 1000 x 100 cm = 200 000 000 cm 8 / 200 000 000 = =1 / 25 000 000

20 000 000 / 800 000 = 25

8 000 : quarta parte de 32 000 quarta parte de 28 000: 7 000 28 000 + 7000 = 35 000

Percepção, Estimativas e arredondamentos Saber estimar valores por cálculos aproximados Correlacionar grandezas Interpretação de enunciados, gráficos, tabelas e esquemas FERRAMENTAL As quatro operações fundamentais Análise de gráficos, tabelas e esquemas

Milhar: passou de 2 Centena: passou de 6 Dezena: passou de 1 Unidade: passou de 4 2 614

a raia mais interna (1) é a menor

Sol Temp: 6000 K Classe: G2 Luminosidade: 1 6 000 x 5 = 30 000 Classe: B0 Luminosidade: 2x104 = 20 000

Modelagem Matemática O uso da linguagem matemática para traduzir situações e problemas para em seguida inferir, interpolar e extrapolar Interpretação de enunciados, gráficos e tabelas FERRAMENTAL Funções e gráficos Equações e inequações Sistemas As quatro operações

Mw=7,3 Mw = -10,7+2/3 log10M0 7,3 = -10,7+2/3 log10M0 7,3 +10,7 = 2/3 log10M0 18 = 2/3 log10M0 (18 x 3)/2= log10M0 27 = log10M0 M0 = 1027

Note que há um aumento de 1 500 por mês 6 x 1 500 = 9 000 33 000 + 9 000 = 42 000

LT(q) = FT(q) – CT(q) LT(q) = 5q – 2q – 12 LT(q) = 3q – 12 Pede-se LT(q)≥0 3q – 12 ≥0 q ≥4

Contagem e Probabilidade O uso do princípio fundamental a contagem, arranjos, permutações e combinações como meio de contagem indireta Probabilidade como razão entre eventos favoráveis e possíveis Interpretação de enunciados e tabelas FERRAMENTAL As quatro operações Técnicas de contagem

Ordenando-os queremos a posição do número 75913 O computador gerou números com algarismos impares {1,3,5,7,9} e sem repetição Ordenando-os queremos a posição do número 75913 Antes dos números que se iniciam em 7 temos todos os números que se iniciam com 1, 3 ou 5 3 opções 4opções 3 opções 2opções 1 opção 3x4x3x2x1 = 72 números Em seguida os que se iniciam com 71 ou 73 que nos dá mais 12 números Depois os que iniciam em 751 (+2) ou 753 (+2) Agora dos que iniciam em 759 o número 75913 é o primeiro. 72 + 12 + 2 + 2 + 1 = 89

Total de domicílios: 34+20+15+5+1+1+24 = =100 Acima de 1 Mbps: 15 + 5 + 1 + 1 = 22 P(acima de 1) = 22/100

Total de vacinações: 42+22+56+30+50=200 Portadores: 22 P(portador) = 22/200=11%

Porcentagem, Matemática financeira e Estatística Cálculos de porcentagem Juros simples X Juros compostos Terminologia de Mat. Financeira (Montante, taxa mensal, juros, rendimento, etc) Terminologia de Estatística (Média, Moda, Mediana) FERRAMENTAL As quatro operações Interpretação de enunciados Leitura de Gráficos e Tabelas

(18+19+21+15+19)/5 = = 18,4

Poupança: 500 x 0,560/100 = = 5 x 0,560 = = 2,80 500 + 2,80 = 502,80 CDB: 500 x 0,876/100 = = 5 x 0,876 = = 4,380 4,380 – (4/100 ) x 4,380 = = 4,2048 = 4,21 500 + 4,21 = 504,21

sendo q a quantia, temos: q x 0,70 + (q x 0,30) x 0,20 = 3 800 0,76 q = 3 800 q = 5 000

25% de 279 = 279/4 = = 69,75

Geometrias e Estudo das formas Reconhecimento de formas em duas e três dimensões Obtenção de sólidos por revolução de figuras planas Realizar mentalmente cortes e planificações de sólidos Simetrias, Rotação e transladação de figuras Calculo de áreas e volumes Teorema de Pitágoras, semelhança e trigonometria FERRAMENTAL As quatro operações Fórmulas de áreas e volumes Tabela de valores notáveis Seno e cosseno e tangente

360°/3 = 120°

Boa Prova!!!