Sejam bem vindos Que bom estar aqui com vocês para iniciarmos esta caminhada juntos. Workshop Gestão para Excelência Critério 4 – Sociedade Juiz de Fora,

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Transcrição da apresentação:

Sejam bem vindos Que bom estar aqui com vocês para iniciarmos esta caminhada juntos. Workshop Gestão para Excelência Critério 4 – Sociedade Juiz de Fora, 12 de junho de 2013

Introdução Modelo de Excelência da Gestão Critério 4 – Sociedade

Vamos rever algumas estatísticas mundiais e brasileira 50 milhões de brasileiros com renda inferior a R$ 80,00 (29,3% da população) Apenas 1,7 bilhões de habitantes conseguem consumir além de suas necessidades básicas Enquanto isso 65% dos americanos são obesos O Brasil é oitavo pais em desigualdade de renda no mundo depois da Guatemala, Suazilândia, Republica Centro Africana, Serra Leoa, Butsuana, Lesota e Namíbia Qual é o nosso papel diante destas questões? Fonte: APOENA 2010 – Órgão de Defesa ao Meio Ambiente.

Fonte: APOENA 2010 – Órgão de Defesa ao Meio Ambiente. Cada dia são descartados dois milhões de toneladas de lixo domiciliar no mundo. Equivale a dez montanhas como o Pão de Açúcar Por ano são devastadas 140 mil km2 de floresta tropical no mundo e 30% que restam estão degradas ou fragmentadas A falta de água limpa e saneamento mata quase 1,7 milhões de pessoas por ano Fonte: APOENA 2010 – Órgão de Defesa ao Meio Ambiente.

Mais dados estatísticos: Educação básica para todos* US$ 6 Bilhões Cosméticos nos EUA US$ 8 Bilhões Água e saneamento básico para todos* US$ 9 Bilhões Sorvete na Europa US$ 11 Bilhões Saúde básica e nutrição para todos* US$ 13 Bilhões Cigarros na Europa US$ 50 Bilhões Bebidas alcoólicas na Europa US$ 105 Bilhões Despesas militares no mundo US$ 780 Bilhões *Estimativa adicional para atingir acesso universal a Serviços Sociais Básicos em todos os países em desenvolvimento . Fonte: Human Devolopment Report 1998

Imagine se o mundo fosse uma aldeia com 100 moradores: 57 seriam asiático , 21 europeus, 14 ocidental e 8 africanos 51 seriam mulheres e 49 homens 70 seriam não branco 70 seriam não cristãos 50 % de toda a riqueza estaria nas mãos de 6 pessoas , todas dos EUA 80 habitantes não teriam moradia digna 70 seriam analfabetos 66 habitantes não teriam acesso à água potável 50 habitantes estariam subnutridos 1 pessoa teria segundo grau completo Nenhuma pessoa teria computador Fonte: BT (British Telecommunications)

O Problema? Profundas desigualdades entre regiões e nações; Desigualdade de oportunidades; Modelo de desenvolvimento não sustentável; Degradação do meio ambiente; Problemas localizados não cuidados afetarão a TODOS. QUAL É NOSSO PAPEL DIANTE DESTAS QUESTÕES?

Critérios de Excelência É um caminho conhecido para gerenciar as questões relacionadas a sociedade.

Processos Gerenciais Transformam informações em decisões gerenciais

Fundamentos da Excelência Pensamento Sistêmico Aprendizado organizacional Cultura de inovação Liderança e constância de propósitos Orientação por processos e informações Visão de futuro Geração de valor Este slide apresenta os onze Fundamentos da Excelência, identificados nas organizações que serviram de base para o MEG. O Instrutor deve citar que os fundamento já foram tratados em outros encontros e focalizar no fundamento: Orientação por processos e informações – os processos da organização conduzem aos produtos e serviços que vão atender as necessidades e expectativas das partes interessadas. O gerenciamento das informações geradas na organização assegura o controle dos seus processos e dos seus resultados. Recomendar aos participantes o estudo dos Fundamentos da Excelência. Observar que não é propósito desse treinamento esgotar esse assunto na apresentação desse slide. Valorização das pessoas Conhecimento sobre o cliente e o mercado Desenvolvimento de parcerias Responsabilidade social

Mas o que é Responsabilidade Social? Responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que: contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e bem-estar da sociedade; leve em consideração as expectativas das partes interessadas; esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com as normas internacionais de comportamento ; e esteja integrada em toda a organização e seja praticada em suas relações. NOTA 1: Atividades incluem produtos, serviços e processos. NOTA 2: Relações referem-se às atividades da organização dentro de sua esfera de influência . Fonte: ISO 26000

Modelo de Excelência da Gestão® Critérios de Excelência

Fundamentos X Critérios de Excelência Este slide encerra a primeira parte da apresentação dos Critérios do Compromisso com a Excelência,e mostra a correlação entre os Critérios e os Fundamentos da Excelência. O Critério Liderança está correlacionado com o Fundamento “Liderança e constância de propósitos”. O Critério Estratégias e planos está correlacionado com o Fundamento “Visão de Futuro”. O Critério Clientes está correlacionado com o Fundamento “Conhecimento do cliente e do mercado”. O Critério Sociedade está correlacionado com o Fundamento “Responsabilidade social”. O Critério Informações e conhecimento está correlacionado com o Fundamento “Orientação por processos e informações”. O Critério Pessoas está correlacionado com o Fundamento “Valorização das pessoas”. O Critério Processos está correlacionado com o Fundamento “Orientação por processos e informações”. O Critério Resultados está correlacionado com o Fundamento “Geração de valor”. A análise crítica, cuidadosa e objetiva de cada Critério permite ao examinador do PRQ avaliar a aderência da gestão, ou do sistema de gestão, da Candidata ao fundamento correlacionado com o Critério em estudo. Com base em uma visão sistêmica da organização, existem quatro Fundamentos que não tem correlação direta com os Critérios do modelo: Pensamento sistêmico, Desenvolvimento de parcerias, Aprendizado organizacional e Cultura da inovação. Estes fundamentos são transversais na organização e sua percepção e entendimento são sistêmicos. Sua avaliação é feita sistemicamente, considerando o conjunto de todos os oito critérios e suas interações.

Apresentar a finalidade do critério

Critério 4 - Sociedade Compromisso com a Excelência: Rumo à Excelência Tratamento dos impactos sociais e ambientais Requisitos legais e regulamentares Recursos renováveis e não renováveis Projetos sociais Rumo à Excelência Tratamento dos impactos sociais e ambientais Comunicação dos impactos sociais e ambientais Requisitos legais e regulamentares Desenvolvimento sustentável Identificação das necessidades e expectativas da sociedade Fortalecimento da sociedade

Toda organização deve atuar com base em: Relacionamento ético e transparente com todas as partes interessadas Explicação de alguns conceitos relacionados aos dois itens. Desenvolvimento Sustentável

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às próprias necessidades. A convergência entre os propósitos econômicos, ecológicos e sociais que privilegiam a conservação e perenidade dos mesmos constituem a base do desenvolvimento sustentável.

exemplos: controle de água, luz, tratamento do lixo...... CRITÉRIO: O QUE A ORGANIZAÇÃO ESTÁ FAZENDO PARA RETRIBUIR A PERMISSÃO PARA FUNCIONAMENTO DADA PELA SOCIEDADE EXEMPLOS DE COMO TRABALHAR O CRITÉRIO SOCIEDADE meio ambiente: exemplos: controle de água, luz, tratamento do lixo...... consciência cidadã: exemplos: trabalho voluntário, participação em campanhas......

Proatividade no atendimento das necessidades da sociedade Não basta atender aos requisitos legais e regulamentares SUPERAR

Item 4.1 – Responsabilidade socioambiental Este item aborda a implementação de processos gerenciais que contribuam diretamente para a geração de produtos, processos e instalações seguras aos usuários, à população e ao meio ambiente, promovendo o desenvolvimento social Apresentar sumariamente cada requisito da questão. a) Como são identificadas as necessidades de informações para apoiar as operações diárias e a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da organização? Definir os métodos para identificar e organizar as informações sistematizadas. Assegurar a utilização das informações nas operações diárias em todos os níveis e áreas da organização. Assegurar a utilização das informações nas tomadas de decisão em todos os níveis e áreas da organização. Precisão: A informação não contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo;   Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável a informação; Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões; Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta; Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos usuários autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo; Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos usuários autorizados (conceito detalhado no marcador “c” desse item). b) Como são definidos os sistemas de informação visando a atender as necessidades identificadas? ƒ. Citar os principais sistemas de informação em uso e sua finalidade.

4.1 – Responsabilidade socioambiental a) Como são identificados os aspectos e tratados os impactos sociais e ambientais negativos de seus produtos, processos e instalações? Apresentar sumariamente cada requisito da questão. a) Como são identificadas as necessidades de informações para apoiar as operações diárias e a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da organização? Definir os métodos para identificar e organizar as informações sistematizadas. Assegurar a utilização das informações nas operações diárias em todos os níveis e áreas da organização. Assegurar a utilização das informações nas tomadas de decisão em todos os níveis e áreas da organização. Precisão: A informação não contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo;   Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável a informação; Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões; Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta; Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos usuários autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo; Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos usuários autorizados (conceito detalhado no marcador “c” desse item). b) Como são definidos os sistemas de informação visando a atender as necessidades identificadas? ƒ. Citar os principais sistemas de informação em uso e sua finalidade.

Ações apropriadas devem ser estabelecidas de forma a eliminar ou minimizar os impactos sociais e ambientais considerados relevantes. Estas ações podem incluir: • Treinamento da força de trabalho; • Programa de coleta seletiva do lixo; • Gerenciamento de resíduos, com a contratação de empresas especializadas e licenciadas para transporte e descarte de resíduos perigosos; • Instalação de filtros e monitoramento da emissão de gases; • Substituição de máquinas e equipamentos; • Recirculação da água industrial; • Programas de profissionalização de pessoas da comunidade; • Dar preferência de contratação às pessoas da região.

4.1 – Responsabilidade socioambiental b) Como os impactos sociais e ambientais dos produtos, processos e instalações e outras informações relativas à responsabilidade socioambiental consideradas relevantes são comunicadas à sociedade, incluindo as comunidades potencialmente impactadas? Apresentar sumariamente cada requisito da questão. a) Como são identificadas as necessidades de informações para apoiar as operações diárias e a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da organização? Definir os métodos para identificar e organizar as informações sistematizadas. Assegurar a utilização das informações nas operações diárias em todos os níveis e áreas da organização. Assegurar a utilização das informações nas tomadas de decisão em todos os níveis e áreas da organização. Precisão: A informação não contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo;   Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável a informação; Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões; Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta; Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos usuários autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo; Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos usuários autorizados (conceito detalhado no marcador “c” desse item). b) Como são definidos os sistemas de informação visando a atender as necessidades identificadas? ƒ. Citar os principais sistemas de informação em uso e sua finalidade.

Meios de comunicação Interna: intranet, comunicação interna (CI), informativos internos, murais, caixa de sugestões, mala direta eletrônica Externa: Internet, palestras, seminários, publicações, campanhas ambientais.

4.1 – Responsabilidade socioambiental c) Como são identificados e analisados os requisitos legais, regulamentares e contratuais aplicáveis à organização e implementadas ações de melhoria visando ao seu pleno atendimento ? Destacar de que forma são tratadas as pendências ou eventuais sanções. Apresentar sumariamente cada requisito da questão. a) Como são identificadas as necessidades de informações para apoiar as operações diárias e a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da organização? Definir os métodos para identificar e organizar as informações sistematizadas. Assegurar a utilização das informações nas operações diárias em todos os níveis e áreas da organização. Assegurar a utilização das informações nas tomadas de decisão em todos os níveis e áreas da organização. Precisão: A informação não contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo;   Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável a informação; Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões; Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta; Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos usuários autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo; Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos usuários autorizados (conceito detalhado no marcador “c” desse item). b) Como são definidos os sistemas de informação visando a atender as necessidades identificadas? ƒ. Citar os principais sistemas de informação em uso e sua finalidade.

POSSO IGNORAR A LEI? “Nenimem ignorantia legis excusat” A ignorância da lei não escusa ninguém. “Nemo potest ignorare leges” A ninguém é dado alegar a ignorancia da lei. Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro (Decreto-Lei 4657/1942): Art. 3o Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece. Art. 1o Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada”.

Requisitos legais e regulamentares Legislação municipal, estadual e federal; Legislação internacional; Acordos com autoridades públicas; Normas Regulamentadoras (NR); Normas técnicas (Ex. ABNT), facultativas ou obrigatórias; Contratos ou acordos com partes interessada (clientes, força de trabalho, comunidade); Requisitos coorporativos ou da matriz da organização; Compromissos públicos ou assumidos voluntariamente pela organização.

O direito não socorre os que dormem

4.1 – Responsabilidade socioambiental d) Como a organização seleciona e promove de forma voluntária ações com vistas ao desenvolvimento sustentável? Citar as principais ações promovidas. Destacar de que forma as pessoas da força de trabalho são conscientizadas e envolvidas nas questões relativas à responsabilidade socioambiental. Apresentar sumariamente cada requisito da questão. a) Como são identificadas as necessidades de informações para apoiar as operações diárias e a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da organização? Definir os métodos para identificar e organizar as informações sistematizadas. Assegurar a utilização das informações nas operações diárias em todos os níveis e áreas da organização. Assegurar a utilização das informações nas tomadas de decisão em todos os níveis e áreas da organização. Precisão: A informação não contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo;   Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável a informação; Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões; Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta; Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos usuários autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo; Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos usuários autorizados (conceito detalhado no marcador “c” desse item). b) Como são definidos os sistemas de informação visando a atender as necessidades identificadas? ƒ. Citar os principais sistemas de informação em uso e sua finalidade.

Alguns exemplos de ações de preservação dos ecossistemas podem ser: Campanhas de conscientização ambiental, extensivas à comunidade; Apoio a projetos ambientais desenvolvidos por organizações não governamentais; Programa de melhoria e recuperação do meio ambiente das comunidades próximas à organização; Priorização da contratação de fornecedores que tenham boa conduta ambiental, comprovadas por meio de certificações ISO 14001 e FSC (certificação florestal); Adoção de áreas de preservação ambiental.

Realização de campanhas internas de educação para o consumo consciente e a reciclagem de materiais; Estímulo ao voluntariado; Participação da força de trabalho nas atividades de identificação das necessidades da comunidade; Cessão de horas dos funcionários e equipamentos para o desenvolvimento de projetos e atividades da comunidade. Desenvolvimento de atividades de educação para a cidadania.

Item 4.2 – Desenvolvimento Social Este item aborda a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para estimular o desenvolvimento social e para promover uma linguagem favorável da organização perante a sociedade, incluindo, eventualmente, comunidades vizinhas às instalações da organização. Apresentar sumariamente cada requisito da questão. a) Como são identificadas as necessidades de informações para apoiar as operações diárias e a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da organização? Definir os métodos para identificar e organizar as informações sistematizadas. Assegurar a utilização das informações nas operações diárias em todos os níveis e áreas da organização. Assegurar a utilização das informações nas tomadas de decisão em todos os níveis e áreas da organização. Precisão: A informação não contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo;   Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável a informação; Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões; Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta; Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos usuários autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo; Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos usuários autorizados (conceito detalhado no marcador “c” desse item). b) Como são definidos os sistemas de informação visando a atender as necessidades identificadas? ƒ. Citar os principais sistemas de informação em uso e sua finalidade.

4.2 – Desenvolvimento Social a) Como as necessidades e expectativas de desenvolvimento da sociedade, incluindo comunidades vizinhas às instalações da organização, são identificadas, analisadas e utilizadas para a definição de melhoria da sua ação social? Apresentar sumariamente cada requisito da questão. a) Como são identificadas as necessidades de informações para apoiar as operações diárias e a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da organização? Definir os métodos para identificar e organizar as informações sistematizadas. Assegurar a utilização das informações nas operações diárias em todos os níveis e áreas da organização. Assegurar a utilização das informações nas tomadas de decisão em todos os níveis e áreas da organização. Precisão: A informação não contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo;   Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável a informação; Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões; Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta; Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos usuários autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo; Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos usuários autorizados (conceito detalhado no marcador “c” desse item). b) Como são definidos os sistemas de informação visando a atender as necessidades identificadas? ƒ. Citar os principais sistemas de informação em uso e sua finalidade.

Fases do projeto de pesquisa Planejamento da pesquisa Estruturação da coleta de dados Coleta de dados Processamento de dados Análise dos dados Implementação das ações de melhorias

Item 4.2 – Desenvolvimento Social b) Como a organização direciona esforços para o fortalecimento da sociedade, incluindo as comunidades vizinhas, executando ou apoiando projetos voltados para o desenvolvimento nacional, regional, local ou setorial? Citar os principais projetos implementados ou apoiados. Destacar de que forma a organização estimula e envolve a força de trabalho e seus parceiros na implementação e apoio aos seus projetos sociais. Apresentar sumariamente cada requisito da questão. a) Como são identificadas as necessidades de informações para apoiar as operações diárias e a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da organização? Definir os métodos para identificar e organizar as informações sistematizadas. Assegurar a utilização das informações nas operações diárias em todos os níveis e áreas da organização. Assegurar a utilização das informações nas tomadas de decisão em todos os níveis e áreas da organização. Precisão: A informação não contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo;   Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável a informação; Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões; Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta; Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos usuários autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo; Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos usuários autorizados (conceito detalhado no marcador “c” desse item). b) Como são definidos os sistemas de informação visando a atender as necessidades identificadas? ƒ. Citar os principais sistemas de informação em uso e sua finalidade.

O incentivo à participação da força de trabalho e parceiros pode ocorrer por meio de: Campanhas de conscientização sobre responsabilidade social; Programa de treinamento de voluntários; Divulgação interna dos projetos apoiados e desenvolvidos pela organização e geração de oportunidades de trabalho voluntário; Autorização de uso de horas de trabalho para a realização de trabalho voluntário; Desenvolvimento de projetos alinhados com as competências técnicas da força de trabalho; Envolvimento das lideranças na execução de ações sociais.

VÍDEO

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."

Obrigado! Ronaldo Ricardo Fernandes Consultor em Gestão Organizacional E-mail: ronaldo@aprimorarconsultoria.com.br Telefone: 31 8463-7542 Visite o nosso site: www.aprimorarconsultoria.com.br