Mestrado em Economia da Inovação e Empreendedorismo (MEIE) 2011 Profª Doutora Teresa Noronha Profª Doutora Sílvia Fernandes.

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Transcrição da apresentação:

Mestrado em Economia da Inovação e Empreendedorismo (MEIE) 2011 Profª Doutora Teresa Noronha Profª Doutora Sílvia Fernandes

PROGRAMA 1. Introdução: a inovação nas sociedades modernas 2. A inovação e a mudança tecnológica 2.1. O que é a inovação: definições económicas 2.2. Inovação de processo e inovação de produto, actividades de I&D 3. A inovação na Teoria Económica 3.1. Abordagens da inovação nas teorias neoclássica e evolucionista 3.2. Actividades inovadoras no comportamento da empresa e Incerteza 4. A produção dos conhecimentos científicos e tecnológicos utilizados para a inovação 4.1. A produção de conhecimentos 4.2. A influência dos conhecimentos na competitividade da economia 5. A medida da inovação e as fontes da inovação 5.1. Medir a inovação e as actividades inovadoras 5.2. A performance inovadora das empresas portuguesas 6. O processo de aprendizagem tecnológica 6.1. A aprendizagem num processo interactivo 6.2. A aprendizagem de uso e a learning economy 7. Estratégias tecnológicas das empresas 7.1. Comportamentos empresariais face à inovação 7.2. Estratégias para o imperativo da competitividade 8. Política industrial e tecnológica 8.1. A inovação nas políticas industriais 8.2. As instituições de uma política tecnológica

BIBLIOGRAFIA Leitura obrigatória - Rui Gama Fernandes (2004): Dinâmicas Industriais, Inovação e Território, Fundação Calouste Gulbenkian - M. Fisher (2006): Innovation, Networks and Knowledge Spillovers - Selected Essays, Springer - C. S. Bertuglia, S. Lombardo e P. Nijkamp (1997): Innovative Behaviour in Space and Time, Springer - Textos facultados pelas docentes nas aulas (artigos e/ou relatórios)

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS TESTE OBRIGATÓRIO ……………………….………………………………....60% TRABALHO FACULTATIVO*…………… % *quem fizer o trabalho, a nota poderá contribuir para melhorar a nota final na disciplina (ao comparar com a nota do teste) Temas propostos (escolher apenas um dos seguintes temas): 1) Analisar caso de estudo de empresa(s) portuguesa(s) em que o e-business esteja a ter impacto na performance do negócio (nas vendas, na inovação, etc.) e quantificar esses impactos e analisar problemáticas; 2) Analisar caso de estudo de empresa(s) portuguesa(s) em termos de como está a reagir/resistir à crise económica e estratégias adoptadas em inovação e gestão; 3) Preparar base de dados das empresas portuguesas (fontes: IAPMEI; Dun & Bradstreet; Suplementos do Expresso ou revista Exame; etc.) 4) Analisar como é que as redes sociais estão a influenciar a performance dos negócios nas empresas portuguesas (ou caso de estudo numa empresa); 5) Analisar como é que as redes sociais estão a afectar a produtividade dos trabalha dores nas empresas portuguesas (ou caso de estudo numa empresa); Veja continuação dos temas na próxima página ---> Nota: a data do teste-exame obrigatório será no dia 29 de Abril ; Caso reprove nesse teste, irá a exame de recurso no dia 09 de Maio.

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS Continuação dos Temas propostos (escolher apenas um dos seguintes temas): 6) Discutir/analisar dados actuais que relacionem a confiança entre as pessoas (Trust – indicador do World Values Survey) e a performance económica das empresas em vários aspectos da gestão e inovação (ou comparando entre países); 7) Discutir/analisar dados actuais que relacionem as competências e skills dos recursos humanos (indicadores no World Values Survey, Eurostat, OECD, EC) e a performance económica das empresas em vários aspectos da gestão e inovação (ou comparando entre países); ….. Nota: a data do teste-exame obrigatório será no dia 29 de Abril ; Caso reprove nesse teste, irá a exame de recurso no dia 09 de Maio.