SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Português Brasileiro: Questões atuais
2º encontro – Professores Maio de 2012
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
Categorias e falas dos professores/ pais e alunos Desinteresse e desmobilização É necessária unidade na ação pedagógica O pessoal não participa. Tá acostumado.
LÍDER DE TURMA – ª SÉRIE -
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESOLVENDO CONFLITOS
CURRÍCULO GLOBAL PARA A SUSTENTABILIDADE
Como Influência e Manipula a Informação
Mobilização da Comunidade Escolar
PROJETO MOSAICO LÚDICO-CULTURAL Coordenadoras: Prof. Regina Scherer
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Observação da sala de aula
Marco Doutrinal e Marco Operativo
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
RÁDIO ANTONIO PRUDENTE
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
Quarta-feira de cinzas
O que é ensinar história?
Jornal como Recurso Didático
Redação para UNICAMP CASDVest 2014.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos. Origem dos conflitos Os conflitos de convivência que vemos e sobre os que atuamos são a ponta do iceberg.
Planejamento da Rotina Semanal
ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
Etapas de uma sequência didática
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
E E Profª Júlia Macedo Pantoja
LÍNGUA PORTUGUESA 2013 PROFESSORA: ANNILMA MORORÓ
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Matriz de avaliação processual
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO PROJETO CURRICULO GLOBAL PARA A SUSTENTABILIDADE SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2011

CONFLITO É BOM E EU GOSTO COMPONENTE CURRICULAR SEQUENCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO SÉRIE: 7ª QUANTIDADE DE ALUNOS: 35 (90 no total) POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES Artes, Ed. Física, História, Geografia. PROFESSOR RESPOSÁVEL Débora Maria Macedo COMPONENTE CURRICULAR Língua Portuguesa NÚMERO DE AULAS: 8 aulas

Conteúdo central e eixos para desenvolvimento de habilidades SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA Conteúdo central e eixos para desenvolvimento de habilidades NOTÍCIA/ REPORTAGEM LEITURA PRODUÇÃO ESCRITA ASPECTOS LINGUÍSTICOS ESCUTA E PRODUÇÃO ORAL

PROBLEMA GERADOR LOCAL DIMENSÃO GLOBAL: CONFLITOS NO REINO UNIDO SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA PROBLEMA GERADOR LOCAL INTERVENÇÕES NÃO POSITIVAS NO ESPAÇO ESCOLAR E VIOLÊNCIAS NO HORÁRIO DO INTERVALO DIMENSÃO GLOBAL: CONFLITOS NO REINO UNIDO

CONCEITO DA DIMENSÃO GLOBAL SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” – EMEF GUILHERME DE ALMEIDA CONCEITO DA DIMENSÃO GLOBAL RESOLUÇÃO DE CONFLITOS POTENCIAL CRIATIVO DO CONFLITO SOLUÇÕES NÃO VIOLENTAS HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO

Sensibilização com fotos e poemas; Mapeamento da realidade local; SEQUÊNCIA DIDÁTICA : CONFLITO É BOM E EU GOSTO CONEXÃO DO PROBLEMA LOCAL E GLOBAL Sensibilização com fotos e poemas; Mapeamento da realidade local; Construção coletiva dos conceitos de CONFLITO e VIOLÊNCIA, diferenciando-os; Levantamento das causas externas e internas das ações não positivas relacionadas ao espaço físico e da violência no horário do intervalo; Comparação entre as causas dos conflitos na escola e as causas dos conflitos no Reino Unido. Protagonismo juvenil

SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS Eu vivo num tempo de guerra Eu vivo num tempo sem sol

Para as cidades vim em tempos de desordem, quando reinava a fome. SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS Para as cidades vim em tempos de desordem, quando reinava a fome.

SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS Misturei-me aos homens em tempos turbulentos e indignei-me com eles.

SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS Que sábio é o que consegue SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS Dizem crenças antigas que viver não é lutar. Que sábio é o que consegue ao mal com o bem pagar.

SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS Mas evitar a violência, retribuir o mal com o bem, não satisfazer os desejos, antes esquecê-los é o que chamam sabedoria. E eu não posso fazê-lo. Realmente, vivemos tempos sombrios

SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS E, contudo, sabemos que também o ódio contra a baixeza endurece a voz.

SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS Vós, porém, quando chegar o momento em que o homem seja bom para o homem, lembrai-vos de nós com indulgência.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA : CONFLITO É BOM E EU GOSTO Roda de conversa HABILIDADES DE PRODUÇÃO ESCRITA HABILIDADES DE ESCUTA E PRODUÇÃO ORAL

HABILIDADES DE LEITURA SEQUÊNCIA DIDÁTICA “CONFLITO É BOM E EU GOSTO” - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA QUESTIONÁRIO Duas colegas gostam de uma mesma pessoa Duas colegas brigam pela mesma pessoa O seu professor pede que colabore com o silêncio justo na hora em que tem algo importante para falar ao seu colega. O seu professor lhe manda calar a boca. Você não quer, mas sua ajuda na organização da sala de aula é muito necessária. Alguém quebra e suja as dependências da escola de propósito. HABILIDADES DE LEITURA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONFLITO É BOM E EU GOSTO HABILIDADES DE ESCUTA, PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA : CONFLITO É BOM E EU GOSTO HABILIDADES DE ESCRITA O que é conflito? O que é violência? “A diferença entre conflito e violência é que conflito pode ser apenas um debate, uma discordância, um problema ou apenas opiniões opostas, diferentes. Já a violência se baseia em fatos como a agressão, o desrespeito, o descontrole e a raiva como um elemento forte. Violência é uma coisa que o ser humano escolhe e conflito é uma coisa que sem ele não existiria humanidade.” Ariel Oshiro, 7ª D HABILIDADES DE ESCRITA

CAUSAS INTERNAS E EXTERNAS DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONFLITO É BOM E EU GOSTO CAUSAS INTERNAS E EXTERNAS DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA INTERNAS Disputas amorosas Intransigência Intolerância Desafeto (falta de carinho) Julgamentos Insegurança pessoal Questões a respeito da estrutura física da escola EXTERNAS Desigualdade social Tráfico de drogas Bebidas alcóolicas Falta de acesso à cultura diversificada Feiura do bairro Insegurança social Desrespeito Desinteligência Intolerância Fofoca Brutalidade

SÍLVIO CACCIA BAVA NA GLOBONEWS SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONFLITO É BOM E EU GOSTO SÍLVIO CACCIA BAVA NA GLOBONEWS VIDEO

LEITURA DE JORNAIS E REVISTAS SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONFLITO É BOM E EU GOSTO LEITURA DE JORNAIS E REVISTAS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONFLITO É BOM E EU GOSTO ELABORAÇÃO DE UM JORNAL MURAL

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONFLITO É BOM E EU GOSTO GUERRILHA POÉTICA

AGENTES DA PAZ Desenvolvimento de um projeto de formação de Agentes da Paz, facilitadores em situações do conflitos. Iniciativa proposta depois da participação da escola nas oficinas de Processos Circulares, ministradas por Kay Prains, promovidas pelo CECIP em parceria com a Palas Athena, com o apoio da Petrobrás.

DADOS 1. Uma palavra para CONFLITO CONFLITO SIM, VIOLÊNCIA NÃO ASSUNTO DEBATE CONVERSA INDECISÃO CONFLITO SIM, VIOLÊNCIA NÃO DIÁLOGO CALMA RESPEITO RESOLUÇÃO DIFERENÇA JUSTIÇA IDEIAS DIFERENTES SOLUÇÃO OPINIÃO DE CADA UM SIM AO CONFLITO DÚVIDA DISCORDÂNCIA PODE SER RESOLVIDO TREMENDA BOSTA FALTA DE OPINIÃO DISCÓRDIA BRIGA SKATE BOARD MOTO BIKE

MÁ RESOLUÇÃO DE CONFLITO DADOS 1. Uma palavra para VIOLÊNCIA BULLING AGRESSÃO INJUSTIÇA DISCUSSÃO MÁ RESOLUÇÃO DE CONFLITO BRIGA DEPRESSÃO VIOLAÇÃO VANDALISMO DESACORDO LIBERDADE NÃO À VIOLÊNCIA PAZ GROSSERIA PRECONCEITO SOCO DESRESPEITO SANGUE RAIVA BATER RACISMO FOFOCAS DIFERENÇAS XINGAR CALMA NÃO SABER CONVERSAR AGRESSIVIDADE

DADOS EM UMA ESCALA DE 1 A DEZ, ATÉ QUE PONTO A REALIDADE DOS JOVENS ENVOLVIDOS NOS CONFLITOS DO REINO UNIDO SE APROXIMA DA MAIORIA DOS JOVENS BRASILEIROS?

DADOS EM UMA ESCALA DE ZERO A DEZ, ATÉ QUE PONTO ESSE ESTUDO SOBRE RESOLUÇÃO PACÍFICA DE CONFLITOS CONTRIBUIRÁ PARA O EQUILÍBRIO EM NOSSA ESCOLA?

AVALIAÇÃO Muitas atividades planejadas para o tempo da sequência. A fim de não comprometer a qualidade dos textos das notícias, reduzimos o ritmo de trabalho e, como resultado, elas ainda não foram editadas; A dinâmica provocou muitas intervenções orais, foi trabalhoso fazer com que as normas do debate fossem seguidas, os alunos tinham muitas opiniões e queriam externá-las todos ao mesmo tempo; Acreditar que somente uma sequência como essa pode resolver os problemas de violência em um espaço dinâmico como a escola, essa deve ser uma prática contínua.