Begrüßung, Vorstellung

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Formação Sala de Leitura e Filosofia
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
A Educação Mediada pela Tecnologia
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Rotina na Alfabetização:
Programa Ler e Escrever
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2010
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Planejamento PNAIC 2014.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
Portal Educacional Clickideia
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
A formação integral do cristão
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Atuais Propostas Curriculares.
Relatório de Proposta de Projeto
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
1ª Formação de Professores Coordenadores
Por que o jornal na escola?
Educação Infantil Horário Matutino – 7h30/11h50
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um ensino de excelência.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Abrir o Apetite Poético
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação continuada 4º Encontro
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada ANO 2015
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

Begrüßung, Vorstellung Kinderbibliothekarin in der Bezirkszentralbibliohtek BZB, 6 Stadtteilbibliotheken BZB in Friedrichshain, Bericht aber auch von Kreuzberger Erfahrungen

Stadtbibliothek Friedrichshain-Kreuzberg Sprach- und Leseförderung

Stadtbibliothek Friedrichshain-Kreuzberg Sprach- und Leseförderung

Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura

Mais de 1400 grupos de visitantes por ano Serviços oferecidos: Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Mais de 1400 grupos de visitantes por ano Serviços oferecidos: Apresentação da biblioteca Projeção das ilustrações dos livros em tela Leitura através de ações lúdicas criativas em Kitas (semelhantes a jardins da infância) Atividades literárias para escolares Leituras de acordo com o nível escolar Auxílio no aprendizado Manuais pedagógicos para professores Livros infantis em outras línguas Conjunto de diferentes mídias por temas específicos

Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Bibliotecas públicas são as maiores instituições de aprendizado fora das instituições oficiais de ensino Início de uma ofensiva educacional duradoura no ano de 2002 Objetivos: Formulação de diferentes atividades para o incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Incentivo às crianças oriundas de famílias de migrantes de baixa escolaridade Formação de uma rede com todos os parceiros envolvidos (escolas, Kitas, pais)

Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura ra UNIVERSO DO LIVRO ILUSTRADO BUSCA DE INFORMAÇÕES PODER DA PALAVRA PRAZER DE LER 1.400 Veranstaltungen im Jahr: Literaturveranstaltungen, Bibliothekseinführungen Nach PISA Bildungsoffensive, Aktivitäten in gebündelt in 5 Programme: BilderBuchZeit: Vorlesen mit kreativen Spielaktionen für Kita-Gruppen WortStark: Sprachförderung für Vorschulkinder LeseZeit: Thematisches Arbeiten in der Bibliothek als Teil des Unterrichts für Klasse 1-4 Lesen ist schön: Nachmittagsangebot zur Lese- und Sprachförderung speziell für Schulkinder mit Migrantenhintergrund InfoFahnder: Projektwoche zur Recherche in der Bibliothek als Vorbereitung auf den Besuch der weiterführenden Schulen TEMPO DE LEITURA

UNIVERSO DO LIVRO ILUSTRADO Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Projeto „Semana de pesquisa“ na biblioteca Leitura com idéias criativas ra Projeto „Semana de pesquisa“ na biblioteca ra UNIVERSO DO LIVRO ILUSTRADO BUSCA DA INFORMAÇÃO PODER DA PALAVRA Incentivo à linguagem para pré-escolares PRAZER DE LER 1.400 Veranstaltungen im Jahr: Literaturveranstaltungen, Bibliothekseinführungen Nach PISA Bildungsoffensive, Aktivitäten in gebündelt in 5 Programme: BilderBuchZeit: Vorlesen mit kreativen Spielaktionen für Kita-Gruppen WortStark: Sprachförderung für Vorschulkinder LeseZeit: Thematisches Arbeiten in der Bibliothek als Teil des Unterrichts für Klasse 1-4 Lesen ist schön: Nachmittagsangebot zur Lese- und Sprachförderung speziell für Schulkinder mit Migrantenhintergrund InfoFahnder: Projektwoche zur Recherche in der Bibliothek als Vorbereitung auf den Besuch der weiterführenden Schulen Tardes de atividades para o incentivo à leitura e à linguagem TEMPO DE LEITURA Atividades temáticas na biblioteca

Hora do livro ilustrado Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Hora do livro ilustrado Serviços oferecidos: Livros com temas do cotidiano das Kitas (semelhantes a jardins da infância) são lidos ou projetados em tela Através de atividades criativas (brincadeiras, pintura, artesanato) as histórias tornam-se vivas

Grupos de Kitas (idade: 2 a 6 anos) Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Objetivos: Conhecer a biblioteca Desenvolver o prazer no convívio com livros Público alvo: Grupos de Kitas (idade: 2 a 6 anos)

Padrões que asseguram a qualidade: Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Padrões que asseguram a qualidade: Atividades de 1 hora a cada 4 a 6 semanas Empréstimo das várias mídias para o grupo Integração temática entre o jardim da infância e a biblioteca

O poder da palavra Serviços oferecidos: Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura O poder da palavra Serviços oferecidos: Fomento à linguagem na biblioteca: com o auxílio de livros ilustrados selecionados, é exercitada a base da compreensão linguística e do conhecimento. Atividades integradas (leitura em voz alta, falar, brincar, cantar e movimentar-se) fazem com que literatura e linguagem sejam vivenciadas como experiências sensíveis.

Objetivos: Público-alvo: Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Objetivos: Fortalecer a formação pré-escolar, especialmente para crianças vindas de famílias migrantes de baixa escolaridade Mostrar as bibliotecas como parte integrante do ambiente das crianças e aprofundar o contato entre jardins de infância e bibliotecas Público-alvo: Crianças em idade pré-escolar (idade: 4 a 6 anos)

Padrões que asseguram a qualidade: Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Padrões que asseguram a qualidade: Atividades matinais regulares com 1 hora de duração, a cada 14 dias. Tamanho dos grupos: máximo 10 crianças Duração do programa: mínimo 6 meses (10 encontros) Seleção temática apoiada no plano geral do ensino fundamental Desenvolvimento de concepção pedagógica em cooperação com o Conselho para Jardins da Infância do distrito Friedrichshain-Kreuzberg

Padrões que asseguram a qualidade: Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Padrões que asseguram a qualidade: Os educadores documentam como expectadores o desenvolvimento linguístico das crianças Continuidade do trabalho nos jardins de infância com os livros apresentados Uma visita do bibliotecário ao jardim de infância Encontro com os pais na biblioteca WortStark seit 2/2003, 5 Gruppen abgeschlossen, 3 werden zur Zeit von mir betreut. Besonders erwähnenswert ist die fachliche Unterstützung durch die Kitaberatung (gemeinsame Treffen mit allen am Programm Beteiligten jeweils am Anfang und am Ende): Zusammenführung verschiedener Kompetenzen ! Wichtige Elemente: Gruppengröße, Besuch in der Kita, Elternnachmittag, Dokumentationen dwer Erzieherinnen, Wortschatzkisten Dokumentationen als Aufgabe für die Erzieherinnen Modul muss nun hinsichtlich der neuen Schulsituation (Schuleingangsstufen) überarbeitet werden

Hora da Leitura Serviços oferecidos: Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Hora da Leitura Serviços oferecidos: A biblioteca como local de aprendizado extra-classe: através de cooperação intensiva com cada turma, temas específicos são continuamente trabalhados e mediados Aulas e visitas à bibliotecas são intrinsicamente interligadas

Classes das 1ªs às 4ªs séries Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Objetivos: Fortalecer a competência mediática e leitora através da utilização regular das diferentes mídias da biblioteca Fixação no sub-consciente dos alunos da biblioteca como um local de aprendizado extra-classe O contato entre a escola e a biblioteca é intensificado. Público-alvo: Classes das 1ªs às 4ªs séries

Padrões que asseguram a qualidade: Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Padrões que asseguram a qualidade: Visitas regulares à biblioteca como parte integrante das aulas Duração do programa: 1 ano letivo Escolha dos temas de acordo com o plano básico pré-escolar Preparação conjunta do conteúdo programático pelos bibliotecários e professores Informação da direção da escola Visita do bibliotecário à sala de aula

Ler é bonito Serviços oferecidos: Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Ler é bonito Serviços oferecidos: Incentivo à leitura e à linguagem para escolares de 1º grau oriundos de famílias de migrantes Em conjunto e em pequenos grupos: lê-se escreve-se trabalha-se com textos

Objetivos: Público-alvo: Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Objetivos: Mediação lúdica de novas técnicas de aprendizado fora das aulas e sem a pressão de avaliação Fixação no sub-consciente dos alunos e dos pais da biblioteca como local extra-classe de aprendizado Público-alvo: Alunos da 2ª série oriundos de famílias de migrantes

Padrões que asseguram a qualidade: Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Padrões que asseguram a qualidade: Visitas regulares à biblioteca: 1 vez por semana à tarde - a biblioteca permanece fechada ao público durante este período Participação por 1 semestre Orientação através dos estudantes de ciências da educação da Universidade Livre de Berlim, com o apoio de um bibliotecário

Padrões que asseguram a qualidade: Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Padrões que asseguram a qualidade: Preparação conjunta do conteúdo progamático de cada atividade pelos estudantes de ciências da educação e pelo bibliotecário Conversão para a prática dos conteúdos pedagógicos teóricos Ações específicas de acordo com as necessidades especiais de cada público-alvo

Busca da Informação Serviços oferecidos: Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Busca da Informação Serviços oferecidos: Os seguintes conteúdos são abordados na preparação das visitas das escolas: Repetição da apresentação dos livros Introdução e/ou repetição dos termos técnicos relacionados ao livro Manuseio das obras de referência Utilização do catálogo eletrônico da biblioteca (OPAC) Construção e utilização de manuais de aprendizado

Objetivos: Público-alvo: Alunos da 6ª série Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Objetivos: Através de treinamento intensivo, são aprofundadas as técnicas de trabalho adquiridas, fornecendo aos alunos uma base para o seguimento de sua carreira escolar. A preparação conjunta da programação, consolida a cooperação biblioteca-escola A biblioteca é vivenciada de modo positivo como um local de aprendizagem extracurricular Público-alvo: Alunos da 6ª série

Padrões que asseguram a qualidade: Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Padrões que asseguram a qualidade: Visita de 2 horas à biblioteca, por 5 dias consecutivos, como parte integrante da aula O programa é planejado, realizado e avaliado conjuntamente por bibliotecários e professores Poitiv: gute und enge Zusammenarbeit mit Lehrern Sofortige und spielerische Umsetzung in den Jahren zuvor erworbener Arbeitstechniken

Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Oferta de mídias Como apoio ao programa, oferecemos: Livros infantis e juvenis de acordo com o nível escolar Em parte com material didático Registro de livros comentados em todas as bibliotecas ou no site: www.b.shuttle.de/stb-fhkb Acervo especializado de materiais pedagógicos sobre o tema incentivo à linguagem Livros infantis nos idiomas: turco, inglês, espanhol Organização de conjunto de mídias sobre um determinado tema, se requisitado

Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Resumo Incentivo ao desenvolvimento da linguagem como forma de promover a igualdade de oportunidades Serviços de acordo com a faixa etária, desde a pré-escola até a 6ª série, desenvolvidos conjuntamente por educadores e professores Trabalho estruturado por módulos Sustentabilidade por meio da constância Padrões de qualidade como diretrizes para todos os parceiros Boa transmissibilidade de cada um dos módulos, de acordo com os diferentes níveis do grupo-alvo

Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Resumo Incentivo ao desenvolvimento da linguagem como novo segmento do trabalho bibliotecário Maior efeito de divulgação por meio da apresentação por módulos (brochura) A biblioteca atua como força propulsora de redes

Excelência ao invés de quantidade Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Resumo Excelência ao invés de quantidade

Tradução das transparências Ana Teresa Vianna de Figueiredo Sannazzaro Biblioteca Pública Friedrichshain-Kreuzberg Incentivo ao desenvolvimento da linguagem e à leitura Tradução das transparências Ana Teresa Vianna de Figueiredo Sannazzaro Instituto Goethe São Paulo