Curta saudação à profa. Dra Márcia Mahon (por ocasião da aposentadoria do DES-UFPE-2012) Agradeço o privilégio de saudar a professora Márcia Mahon e lhe.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
© 2005, In Forma Software Projeto CMMI na In Forma Peripécias da In Forma em busca da qualidade de software Ciro Coelho Engenheiro de Qualidade.
Advertisements

Comissão de Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – CPA
1.3.2 – Linguagem Assembly Um programa em linguagem de máquina sofre de total falta de clareza O programa é uma sequência de linhas numeradas Cada linha.
FTAD Formação Técnica em Administração
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
O valor de uma história.
OS CAMINHOS DA INDISCIPLINA
AULA DA SAUDADE E ORATÓRIA DA FORMATURA Formandos de Licenciatura em Geografia A historia dessa turma teve início assim: Resultado do Processo.
1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA
PROJETO SAÚDE.
Monitoria Adjunta ao Departamento de Informática da PUC- Rio
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Uma aplicação de Programação Linear em uma empresa de serviços
EU.
Portal de Periódicos CAPES
A Trajetória do Matemático Computacional
Dornélio Mori Ney Bermudes
Desafios da Atualidade – O INDIVIDUALISMO
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
APS – Análise e Projeto de Sistemas
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Reflexões da docência As funções matemáticas como chave para a Criptografia Noélli Ferreira dos Santos
Minimamente Feliz. LEILA FERREIRA - JORNALISTA..
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
UNIP/Brasil Maior IES – Instituição de Ensino Superior do país
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
RECADINHOS... (...DE DEUS) (Use o mouse).
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
O QUE FARIAS...?.
Aluno: Rodolfo A. L. Costa Orientador: Prof. Frederico G. Guimarães
PUC Campinas - Prática de Formação- Prof. Dimas Gonçalves
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 1 INE 5201 – Aula 001 Contextualização Este material, tem o objetivo de auxiliar os alunos das disciplinas.
Milene Selbach Silveira
Perfil Sócio-Econômico e Avaliação do Grau de Satisfação do Aluno
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Olimpíada Brasileira de Informática e Maratona de Programação
Uma Lição do Cliente Uma correntista passou um cheque que foi devolvido pelo banco, pois o saldo estava bloqueado ( ainda não compensado ). Depois de sofrer.
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
GENTE E GESTÃO Miguel de Paula.
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
Autobiografia – 26/03 (20%) Tatiana Tinoco.
Contrato Pedagógico – 2013/02
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Campus de Caraguatatuba Aula 9: Noções Básicas sobre Erros (3)
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Forma Canônica e Definições
Programa Integrado de Duplo Diploma UNESP – INSA
Técnicas e Projeto de Sistemas
Um Problema para TODAS as Idades
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Informática & Eletrônicos
Para os Meus 3 amigos.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Aptidão para o mercado de trabalho
Competências Profissionais
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
1 Processamento de Sinais CDESC Rodolfo Araujo Victor RH/UP/ECTEP Aula 1 03/11/2010.
Transcrição da apresentação:

Curta saudação à profa. Dra Márcia Mahon (por ocasião da aposentadoria do DES-UFPE-2012) Agradeço o privilégio de saudar a professora Márcia Mahon e lhe endereçar esta curta mensagem. 25 de Outubro 2012 H.M. de Oliveira.

Caros colegas professores, colegas funcionários, alunos, e presentes. Minha estimada Márcia.   Bom desafio! Como traçar uma rápida perspectiva das contribuições desta ilustre colega para o curso de Eletrônica desta UFPE? Tanto a dizer, porém tão complexo de se expressar! Coloco um j antes de cada frase, pois o plano complexo é a melhor maneira de analisar "sinais & sistemas". Mulher linear, correta.

Cito com grande frequência a importância capital e maior da Análise Linear, como a técnica mais importante das Engenharias. Álgebra linear, cálculos I-IV são traduzidos por operadores lineares "derivação" e "integração". O Cálculo diferencial e integral é o "cálculo linear". A base essencialmente apoia-se em linearidade. Conceito fundamental para Ciências Exatas, base para Tecnologias. Especificamente na Engenharia, relevando pela primeira vez a faceta aplicada e engenheira, eis que surge "sinais & sistemas".

A disciplina obrigatória mais relevante do curso, fonte da água que beberão todas as demais. A visão do antigo curso "sistemas lineares", ministrado por docentes da Matemática, tornou-se um mero prolongamento dos cálculos, sem incursões no mundo da Engenharia.

Quando a disciplina passou ao DES, surge a Pequena Márcia, um grande gigante. Quantos alunos, hoje colegas engenheiros, foram profundamente beneficiados com essa mudança? Convido-vos a estimar, contando os semestres em que a profa. Márcia lecionou com maestria esta cátedra. A engenharia eletrônica local tem um grande débito -- e se não podemos pagá-lo, ao menos somos compelidos a reconhecê-lo categoricamente. Deveríamos...

Eu tenho uma profunda admiração por este mestre, digno do nome na acepção do termo. Inveja-me sobremaneira, tanta atenção, dedicação e paciência para com os alunos. Uma lição que tem me influenciado constantemente.

E que aproveito a ocasião para um agradecimento público E que aproveito a ocasião para um agradecimento público. Quando (mesmo involuntariamente) julgo que atendi adequadamente um aluno, surge-me, sem que eu tenha mando, um lembrete: Perdi a conta do número de vezes que fui discutir algo com prof. Ricardo e deparei-me com a tal professora, debruçada em atendimentos, com explicações detalhadas, correções cuidadosas . <<Meu referencial de ideal de respeito e atendimento ao aluno esteve sempre na sala 420>>.

Desconto aqui a minha relação pessoal e familiar com Márcia, nas praias, carnavais e outras ocasiões, pois não são cabíveis no escopo da ocasião (embora não me sejam menos caros). A nossa grande afinidade esteia-se também na admiração mútua ao trabalho datando de dois séculos atrás: A magnífica obra de Joseph Fourier e suas repercussões incalculáveis no mundo da ciência e da Engenharia. Lecionei assuntos similares na pós-graduação.

Compartilhamos fatos históricos, discutimos frequentemente pequenos resultados, dúvidas, como melhor apresentar uma ferramenta ou solução de uma questão particular. A outra verve da professora, ensinando "códigos corretores de erros" (com seu anticódigos, tema que lhe é caro), também me propiciou uma coerência e múltiplas ocasiões de discutir temas e compartilhar resultados. Campos de Galois: full of flowers.

Ocasiões tive de apresentar em uma aula, às vezes de "sinais e sistemas“: (e.g. lembra da revisão da solução da prova com quase meia centena de notas olho-de-boi 0,0?!?!) às vezes em "Códigos corretores de erros" (e.g. lembra do seminário sobre modulação codificada na sua disciplina?).

Aqui resgato alguns dos nossos trabalhos conjuntos: Seqüências Invariantes à Transformada Discreta de Fourier e Aplicações, XXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, CNMAC 2006. Infinite Sequences, Series Convergence and the Discrete Time Fourier Transform over Finite Fields, XXVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, CNMAC 2005. A Transformada Discreta do Seno em um Corpo Finito, XXVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, CNMAC 2005.

Infinite Sequences over Finite Fields and New Digital Transforms, In: 11th International Conference on Telecommunications, Fortaleza, Brazil, ICT2004, 2004. Faster DTMF Decoding, In: 11th International Conference on Telecommunications, Fortaleza, Brazil, ICT2004, 2004. The Discrete Cosine Transform over Finite Prime Fields, Lecture Notes in Computer Science, 2004, vol.1, pp.482-487, 2004.

Faster DTMF Decoding, Lecture Notes in Computer Science, 2004, vol Faster DTMF Decoding, Lecture Notes in Computer Science, 2004, vol.1, pp.510-515, 2004. Decodificação de Sinais DTMF Via Transformada Aritmética de Fourier, XXI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, SBrT'04, Belém, 2004. A Transformada Discreta do Cosseno em um Corpo Finito, In: XX Simpósio Bras. de Telecomunicações, Rio de Janeiro, 2003.

A Transformada Numérica de Hartley e Grupos de Inteiros Gaussianos, Revista da Sociedade Brasileira de Telecomunicações. vol.17, n.1, pp.48-57, 2002. Hartley Number-Theoretic Transforms, In: IEEE International Symposium on Information Theory, 2001, Washington DC. Expansões Polinomiais de Exponenciais em Corpos Finitos GF(p), In: XXIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2000. Lembrança particularmente grata para este último citado, um artigo que tenho carinho diferenciado, saiba.

Tive a surpresa de constatar que sou coautor de TODOS os 13 trabalhos citados no CV Lattes da homenageada, o que muito me lisonjeia. Ou no seu esmero (quem assistiu sabe do que falo!) em participações de bancas examinadoras como por exemplo: "Caio César Lima Lacerda Ferreira. Implementação em Software de Sistema de Reconhecimento Automático de Locutor. 2010" "Eric Albert Bouton. Multiplexação por divisão em multirresolução: um novo sistema baseado em wavelets. 2006"

Cabe certamente relembrar a importância da atuação decisiva e rigorosa da profa. Márcia, na coordenação do curso de graduação em Engenharia Eletrônica no início dos anos 1990. Muito da consolidação da grade atual se deve parcialmente pela atuação firme da profa. Márcia, apenas para registro dos colegas mais recentes e os vindouros.

Ocasião de lembranças marcantes Ocasião de lembranças marcantes. O famoso fantasma do sinc -- função Sa(.) amostral de Shannon -- que nos conduziu a divertimentos dignos do humor de engenheiros.

Quem é essa garotinha chic e elegante em visita à Paris? Fiu-fiu! Profa Márcia esteve frequentemente presente em meu caminho – e agradeço.

O que dizer da I JORF, Jornada Fourier de trabalhos científicos O que dizer da I JORF, Jornada Fourier de trabalhos científicos? Este evento -- organizado e presidido pela profa. Márcia -- é um arquétipo vivo dos cuidados com a graduação de eletrônica. Bravo, professora! Inesquecível para mim, agora imagino para os alunos que tiveram o orgulho em participar! Parabéns. As contribuições são quase inumeráveis. Não poderia me furtar de relembrar dos prazeres dos trabalhos conjuntos e cooperações. Nesta ocasião, a minha tímida saudação não é o merecido-- que seria mais.

Meu agradecimento pessoal e de todos os ex-alunos que tiveram a sorte de "cruzar caminhos" com uma professora tão dedicada e competente. Parabéns! A marca indelével não está nesta instituição, mas na mente daqueles que foram seus alunos e/ou monitores. Obrigado por tanto!