PROGRAMA DE GERENCIAMENTO SOCIO-AMBIENTAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Câmara Técnica de Saneamento - Conselho de Meio Ambiente Teresópolis Recomendações técnicas Plano Municipal de Saneamento Básico Plano Municipal de Saneamento.
Advertisements

Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos e Edital de Chamamento
PLANO DIRETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE GUARULHOS
Reciclagem de plástico
Missão Promover o conceito de Gerenciamento Integrado do Lixo Sólido Municipal Promover a reciclagem pós-consumo Difundir a educação ambiental com foco.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
Saneamento ambiental Iana Alexandra
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA MMA RESÍDUOS SÓLIDOS POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS PNRS Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Resíduos de Construção Civil
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Resíduos.
Gestão dos Resíduos Sólidos
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Processos Licitatórios
III - CAPÍTULO. GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Os resíduos sólidos são um dos grandes desafios da atualidade, não só da Administração Pública mas para a.
GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS e a perspectiva de Micro-APPs
Política Nacional de Resíduos
MEIO AMBIENTE.
A ESTRE, maior grupo de serviços ambientais do Brasil, disponibiliza soluções ambientais sob medida para os municípios, possuindo visão global de todo.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Heverthon Jeronimo da Rocha Gerente Técnico de Meio Ambienta - URBANA Recife (PE), 07 de Agosto de Ciclo de Debates ABRALATAS 2012.
A questão do lixo no Brasil
Prefeitura do Recife - EMLURB
PROPOSTA A proposta de programa consiste na instalação, pelo Governo do estado, de centrais de compostagem anaeróbica estrategicamente localizadas, capazes.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Julho 2012 CONSEMA/PE CONSEMA/PE. EQUIPE ANDREA OLINTO, ELIANE R. BASTO, GIANINNA CYSNEIROS, JOANA AURELIANO, JOSÉ SAMPAIO, LINDINALVA GIRÃO SEMAS Coordenação.
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
SHS0415 –GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA
GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Município de Bituruna – PR Convênio: Universidade Federal de Viçosa Autor do Projeto: João Tinôco.
Gestão de Resíduos Sólidos A questão dos custos. Dados do “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil – 2013” (Abrelpe) Geração de Resíduos Aumento de 4,01.
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
“Do lixo aos resíduos sólidos”
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
CTR Nova Iguaçu.
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM MUNICÍPIOS CONSORCIADOS DE MINAS GERAIS UTILIZANDO INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM CONFORMIDADE COM.
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
(PNSB – 2002)..
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Lixo Brasileiro.
Câmara dos Deputados Gabinete do Deputado Federal Luciano Zica PT São Paulo.
Seleção (objetos, jurisdicionados, objetivos...) Critérios Identificação dos critérios da Auditoria Possíveis Achados Identificação de possíveis achados.
A Evolução da Reciclagem no Brasil
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
A campanha proposta tem como objetivo, levar ao conhecimento da comunidade de Mariana, a importância ambiental, econômica e social do trabalho realizado.
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
SHS Gestão de Resíduos Sólidos Divisão dos resíduos sólidos quanto a sua origem e periculosidade de acordo com a PNRS Prof. Associado. Valdir Schalch.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE Uma experiência em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
Divinópolis 17/03/2011 PLANO ESTADUAL DE COLETA SELETIVA PECS Eualdo Lima Pinheiro Fundação Israel Pinheiro Programa Minas Sem Lixões.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH DEZEMBRO/2015.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
Ministério do Meio Ambiente
O NOVO DESAFIO DA REGULAÇÃO DO SANEAMENTO: OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Débora Faria Fonseca Carlos Roberto de Oliveira Carlos Roberto Belani Gravina Maria.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
A Limpeza Urbana do DF e a regulação da prestação dos serviços 9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília - DF agosto 2015 A Limpeza Urbana do DF e.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO SOCIO-AMBIENTAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS CONSOLIDADO

Participação em reunião e entrega de questionário Municípios convidados 217 Municípios participantes 76 Questionários recebidos 85

40% de adesão

REGIÃO DE AÇAILÂNDIA Proposta Inicial: Uma unidade de compostagem anaeróbica; Uma unidade itinerante de processamento de RCD Uma unidade de separação, triagem e processamento de recicláveis; Formação e capacitação de uma cooperativa de catadores com até 30 postos de trabalho;

REGIÃO DE BACABEIRA Informações insuficientes para projetar adequadamente um sistema de gerenciamento de resíduos.

REGIÃO DE CODÓ Embora as informações sejam insuficientes para projetar adequadamente um sistema consorciado de gerenciamento de resíduos, o volume de resíduos gerado no município de Codó permite sugerir a instalação de uma unidade de compostagem anaeróbica de resíduos, a formação de uma cooperativa de catadores e a instalação de uma unidade armazenamento de resíduos de serviços de saúde que seriam acumulados e transferidos à unidade mais próxima de incineração. Importante ressaltar que a adesão dos demais municípios poderá melhorar a atratividade da cooperativa, garantindo a sustentabilidade do sistema.

Região do Consórcio Guaraes Proposta Inicial: Uma unidade de compostagem anaeróbica; Cinco unidades para armazenamento e uma unidade de tratamento de RSS; Uma unidade itinerante de processamento de RCD Uma unidade de separação, triagem e processamento de recicláveis; Formação e capacitação de uma cooperativa de catadores com até 30 postos de trabalho.

Região de Itapecuru Mirim Proposta Inicial: Uma unidade de compostagem anaeróbica; Duas unidades de armazenamento de RSS para posterior transferência para o incinerador; Uma unidade itinerante de processamento de RCD Uma unidade de separação, triagem e processamento de recicláveis; Formação e capacitação de uma cooperativa de catadores com até 30 postos de trabalho.

Região de Presidente Médici Embora as informações sejam insuficientes para projetar adequadamente um sistema consorciado de gerenciamento de resíduos, o volume de resíduos gerado no município de Presidente Médici permite sugerir a instalação de uma unidade de compostagem anaeróbica de resíduos e a instalação de uma unidade armazenamento de resíduos de serviços de saúde que seriam acumulados e transferidos à unidade mais próxima de incineração. Importante ressaltar que a adesão dos demais municípios do entorno poderá viabilizar a formação de uma cooperativa de reciclagem.

Região de Zé Doca Proposta Inicial: Uma unidade de armazenamento de RSS para posterior transferência para o incinerador de Araguanã; Uma unidade itinerante de processamento de RCD Uma unidade de separação, triagem e processamento de recicláveis; Formação e capacitação de uma cooperativa de catadores com até 30 postos de trabalho. * Considerando que Zé Doca já dispõe de aterro sanitário

Região Metropolitana de São Luís Proposta Inicial: Uma unidade de compostagem anaeróbica; Três unidades de armazenamento de RSS para posterior transferência para o incinerador; Uma unidade itinerante de processamento de RCD; Uma unidade de separação, triagem e processamento de recicláveis; Formação e capacitação de uma cooperativa de catadores com cerca de 80 postos de trabalho.

Região de Pedreiras Embora as informações sejam insuficientes para projetar adequadamente um sistema consorciado de gerenciamento de resíduos, o volume de resíduos gerado nos municípios de Pedreiras e Lima Campos permite sugerir a instalação de uma unidade de compostagem anaeróbica de resíduos, a formação de uma cooperativa de catadores e a instalação de uma unidade armazenamento de resíduos de serviços de saúde que seriam acumulados e transferidos à unidade mais próxima de incineração. Importante ressaltar que a adesão dos demais municípios poderá melhorar a atratividade da cooperativa, garantindo a sustentabilidade do sistema.

Região de Caxias Proposta Inicial: Uma unidade de compostagem anaeróbica; Duas unidades de armazenamento e uma unidade de tratamento de RSS; Uma unidade itinerante de processamento de RCD Uma unidade de separação, triagem e processamento de recicláveis; Formação e capacitação de uma cooperativa de catadores com até 30 postos de trabalho.

Região de Arari Proposta Inicial: Uma unidade de compostagem anaeróbica; Uma unidade de armazenamento e uma unidade de tratamento de RSS; Uma unidade itinerante de processamento de RCD Uma unidade de separação, triagem e processamento de recicláveis; Formação e capacitação de uma cooperativa de catadores com até 30 postos de trabalho.

Região de Viana Informações insuficientes para projetar adequadamente um sistema de gerenciamento de resíduos.

DÚVIDAS OU COMENTÁRIOS?