ESCOLA MUNICIPAL PEDRO NAVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO MOTORA E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
Avaliação Psicomotora
Construção do Conceito Matemático do Sorobã.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
Plano de estudo 2006 Conhecimento Lingüístico;
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
ATIVIDADE DIFERENCIADA PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMATICA
ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A DIMENSÃO MOTORA.
Psicopedagogia Clínica Institucional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
Psicologia e educação: compartilhando saberes
O Desenvolvimento Psicomotor
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Cdu – Classificação Decimal Universal
Diagnóstico do Problema de Aprendizagem
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
CURSO DE PÓS-LICENCIATURA E M ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
EMEF Nossa Senhora de Fátima
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PSICOMOTRICIDADE.
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
PROJETO RECURSOS ESPECIAIS EM PSICOPEDAGOGIA AMPLIADA PELA ANTROPOSOFIA Uma proposta de ritmo e movimento ESCOLA MUNICIPAL PEDRO NAVA.
Psicopedagogo clínico
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Educação Especial Aula 9
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
Situação de Aprendizagem
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
ÁGUA Portfólio Creche Municipal Oscar Lobato
Registro de Estudo de Caso
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
ESCOLA ATIVA MONTESSORIANA SISTEMA MONTESSORI DE EDUCAÇÃO
Procedimentos Psicopedagógicos
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Antroposofia aplicada à saúde: Iracema de Almeida Benevides
INFORMÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POIE IRIS E GLORITA.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Transcrição da apresentação:

ESCOLA MUNICIPAL PEDRO NAVA PROJETO RECURSOS ESPECIAIS EM PSICOPEDAGOGIA AMPLIADA PELA ANTROPOSOFIA – EXTRA LESSON UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E EM PARCERIA COM A MEDICINA ANTROPOSÓFICA Ilayáli Bambirra Psicopedagoga Dra. Nina Brina Médica Antroposófica

AGRADECIMENTOS A Deus Às crianças Às famílias A Direção e Coordenação da Escola Aos professores À Dra. Nina Aos funcionários Aos colegas do noturno Ao meu marido e filhas E a todos os presentes

Antroposofia " Antroposofia vem do grego 'Antropos' = homem e 'sofia' = sabedoria, e quer dizer 'sabedoria a respeito do homem'. Ciência elaborada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, no início do século XX. Resgata a visão do homem integrado a natureza e ao cosmos, constituído de corpo físico, palpável, mensurável e um corpo vital, de força dinâmicas, sutis. Através desta forma ampliada de buscar o entendimento do ser humano, pode-se atuar em diversos campos de atividade: educação (pedagogia waldorf), agricultura(biodinâmica), economia, sociologia, arquitetura, artes, enfermagem, psicologia e medicina".

Método Extra Lesson Método criado pela professora inglesa Audrey McAllen, que inclui exercícios de movimento, pintura e desenho. O primeiro passo é dar consciência dos movimentos corporais ao aluno através de atividades lúdicas. A partir desta noção corporal ele está apto a conhecer e dominar o espaço ao seu redor, compreendendo a realidade tridimensional. Depois poderá representar seus movimentos corporais e a tridimensionalidade espacial nas várias atividades de leitura, escrita e matemática.

Psicopedagogia Campo do conhecimento que se propõe a integrar conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Humanas com a meta de adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender humano. Para tal, faz uso da integração e síntese de vários campos do conhecimento, tais como Psicologia, Psicanálise, Filosofia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Neurologia, nas dimensões: . Corpo . Inteligência . Organismo . Desejo

FASE 01 Seleção das crianças; Entrevistas e anamnese com os pais; Avaliação das crianças; Contato com as professoras; Devolução para os pais e professoras; Encaminhamento para a Medicina Antroposófica; Exercícios de movimento para integração dos reflexos; Uso do computador como ferramenta no desenvolvimento da leitura e da escrita; Atividades afetivo-sociais.

PADRÃO DE MOVIMENTOS IMATUROS - REFLEXOS REFLEXO DE MORO - Inibido até o 4º mês de vida; REFLEXO TÔNICO LABIRÍNTICO – Inibido até o 6º mês; REFLEXO TÔNICO CERVICAL ASSIMÉTRICO – Inibido até 6º mês; REFLEXO DE GALANT – Inibido até o 3º mês (defesa); REFLEXO DE LANDAU – (Águia) vivenciar posição no espaço; REFLEXO TÔNICO CERVICAL SIMÉTRICO – Ativo por volta do 4º ao 8º mês de vida (engatinhar) IMPORTANTE: A integração (RTL, RTCA, RTCS) ocorre no tronco cerebral. Quando não integrados podem causar: distração, dificuldade viso motora, equilíbrio inseguro, dominância cruzada, escrita imatura, tensão na pega do lápis.

PADRÃO DE MOVIMENTOS IMATUROS - REFLEXOS Causas na gestação: Acidentes com a mãe durante a gravidez; Estresse; Diabetes; Tabagismo; Drogas; Alcoolismo; Ameaças de aborto; Infecções virais nos primeiros quatro meses de gestação; Toxoplasmose. Causas no nascimento: Parto prolongado; Parto pré-maturo ou pós-maturo; Forcéps; Taquicardia ou respiração baixa; Incubação; Baixo peso; Problemas no coração; Pouco contato físico quando bebê.

RTL – Reflexo Tônico Labiríntico (Tatu-bola) REFLEXOS Durante as avaliações foram encontrados alguns reflexos: RTL – Reflexo Tônico Labiríntico (Tatu-bola) Inibido até 6º mês de vida. Quando não integrado pode causar: Equilíbrio inseguro; Dificuldade na percepção visual;

RL – Reflexo Landau (Águia) REFLEXOS Durante as avaliações foram encontrados alguns reflexos: RL – Reflexo Landau (Águia) Inibido até 3º ano de vida. Ao 8º mês é o reflexo que permite a criança ficar de pé. Quando não integrado pode causar: Fraco tônus muscular; Movimento descoordenado.

FASES DO DESENVOLVIMENTO Homolateral

FASES DO DESENVOLVIMENTO Simetria

FASES DO DESENVOLVIMENTO Simetria

FASES DO DESENVOLVIMENTO Bilateral

FASES DO DESENVOLVIMENTO Cruzamento

FASES DO DESENVOLVIMENTO Dominância

TRATAMENTO SENTIDO DE RITMO, HARMONIZAÇÃO DO ESPAÇO CORPORAL E A RESPIRAÇAO Bola de cobre

TRATAMENTO SENTIDO DE RITMO, HARMONIZAÇÃO DO ESPAÇO CORPORAL E A RESPIRAÇAO Girar bolinha

TRATAMENTO Geografia corporal e Orientação Espacial; Definir lateralidade; Linha mediana horizontal; Linha mediana Vertical; Equilíbrio; Coordenação Viso Motora; Processamento Sensorial; Processamento Auditivo; Construção da lecto-escrita; Ativação de memória e raciocínio lógico.

TRATAMENTO Barreira Mediana Horizontal Processamento auditivo

TRATAMENTO Orientação espacial - Espelhamento Direita/esquerda – em cima/embaixo - dentro/fora

TRATAMENTO Jogos de Raciocínio

TRATAMENTO Atividades de escrita

“Quando se trabalha o corpo, a consciência se transforma”.

FASE 02 Reavaliação das crianças; Reunião com Dra Nina e avaliação conjunta dos diagnósticos e tratamentos; Devolução para pais e professores; Enfoque nas atividades manuais e de terapia artística; Atividades afetivo-sociais;

ATIVIDADES ARTÍSTICAS Modelagem em Argila Confecção de casas e personagens Cada personagem teve sua história construída pelas crianças e digitadas no computador.

ATIVIDADES ARTÍSTICAS Atividades afetivo-sociais Dia das mães Mandala tecida; Cartão de quiling. Comemoração de aniversário Crianças do projeto e do reforço escolar; Dia dos pais Garrafas de sementes; Dia dos professores Violetas com enfeite;

ATIVIDADES ARTÍSTICAS Atividades afetivo-sociais Dia dos pais

ATIVIDADES ARTÍSTICAS Atividades afetivo-sociais Dia dos professores

ATIVIDADES ARTÍSTICAS Atividades afetivo-sociais Dia dos professores

ATIVIDADES ARTÍSTICAS Atividades afetivo-sociais Aquarela com as professoras

ATIVIDADES ARTÍSTICAS Pintura viso-motora

ATIVIDADES ARTÍSTICAS Mandalas

ATIVIDADES ARTÍSTICAS Mandalas

ATIVIDADES ARTÍSTICAS Cortina

ATIVIDADES ARTÍSTICAS Cortina

“Nosso verdadeiro papel, como educadores, é o de facilitadores na remoção de dificuldades...

Cada criança, em qualquer época, traz das regiões divinas algo de novo para o mundo. E, é nossa tarefa, como educadores, a remoção dos obstáculos físicos e psíquicos de seu caminho.

Vencer as dificuldades de forma a permitir que seu espírito adentre a vida em total liberdade.” Rudolf Steiner Curso de Oxford