SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, SOCIEDADE EM REDE E A CULTURA NA VIRTUALIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os sete pecados capitais cometidos na venda de projetos de T&D - CBTD
Advertisements

CONSULTORAS E REVENDEDORAS ON LINE
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
Material de Divulgação Online: Pólos do Campus Virtual
Desde pequenos um hábito se instala em nós: resolver problemas comprando coisas. Você já percebeu como essa situação é bastante.
A Revolução das Mídias Sociais
47,7% dos internautas disseram se informar pela web e 6,5% consideram as informações da Internet o meio de comunicação mais confiável de todas as mídias.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
CULTO DA FAMÍLIA VILA SOLANGE FAMÍLIA FORTE IGREJA FORTE.
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
“A USP que queremos ver daqui 20 anos"
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Comunicação Digital // ESPM-Rio Klaus Denecke-Rabello
Tecnologia na terceira idade
EU APRENDI.
Escolhendo o nosso Futuro
Vírus no ciberespaço. Katylin Nicoli 2PPN.
Katylin Nicoli 2PPN Vírus no ciberespaço.
educação NA ERA DIGITAL
Danielle Domeneghetti Crepaldi Orientador: Wilson Massashiro Yonezawa
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO
GESTÃO EMPRESARIAL UMA QUESTÃO DE SOBERANIA UMA QUESTÃO DE TECNOLOGIA
Linguagens, códigos e suas tecnologias
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
ANTÓNIO ALBANO B MOREIRA
O seu tempo e as redes-socias
ADAMUS – “Vivendo no Novo Pensamento” – 01/10 A Série e2012: SHOUD 2 “O Novo Pensamento” - Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 01/10/2011 O Novo Pensamento.
O impacto dos MMORPGs na sociedade
A REVOLUÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS Flávio Theófilo. Revoluções Modernas Fogo, Escrita e Internet.
Projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?
TENDÊNCIAS DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COM O USO DA WEB Patricia Thoma Eltz Dra. Patricia Brandalise Scherer Bassani – Prof. Orientadora.
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Introdução à Análise de Propostas
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Orientação Especial Março/2011.
Introdução a Questão Social
Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar –
ATITUDE EMPREENDEDORA
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Interação Homem Computador
Utilização de redes tecnológicas para aumentar a participação social e a mobilização de voluntários.
Rethinking Literacy Education in New Times:
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
A Internet & As Redes Sociais Marcos Cardoso
Era digital e mudanças sociais
VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande
REDES SOCIAIS E OPORTUNIDADES DE EXPRESSÃO NA WEB 2.0 Fabio Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde Laboratório.
Redes Sociais: Dimensões reais do universo virtual
C U L T U R A D I G I T A L nos Pontos de Cultura ? SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Assessoria de Cultura Digital Superintendência.
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
Slides desenvolvidos com base no livro de Recuero
Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus
Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima.
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
CTV PRODUÇÕESção e Evangelização na Cultura Digital.
Profa. Ms. Leticia Sangaletti 2015/2.  Trocas sociais  Revolução tecnológica.
Tecnologia da Inteligência Pierre Lèvy Por Adja Andrade.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Inteligência Coletiva Baseado na palestra de Pierre Levy
World Wide Web Rede Mundial de Computadores Tudo começa com a...
Sua Imagem Pessoal e o Impacto sobre sua Carreira Independente
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
REDE SOCIAL E CAPACITAÇÃO Como a rede social pode potencializar a capacitação Bernardo Kipnis, Ph.D Universidade de Brasília.
Transcrição da apresentação:

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, SOCIEDADE EM REDE E A CULTURA NA VIRTUALIDADE Amanda Salimon - n. USP 7166871 Caroline Restan - n. USP 7165511

Desafio - QUANTAS HORAS POR DIA VOCÊ UTILIZA A REDE POR MEIO DE COMPUTADORES E CELULARES?

Desafio QUANTAS HORAS POR DIA VOCÊ UTILIZA A REDE POR MEIO DE COMPUTADORES E CELULARES? PESQUISA G1: 28% DOS INTERNAUTAS PASSAM 6H POR DIA NA WEB. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/07/ cerca-de-28-dos-internautas-no-brasil-passam-6- horas-por-dia-na-web.html

Desafio VOCÊ IMAGINA COMO SERIA SUA VIDA SEM ESSAS CONEXÕES E ESSES APARELHOS? Imagine e compartilhe com seus colegas.

Desafio IMAGINE UMA COISA QUE VOCÊ SO CONSEGUE FAZER DESSA MANEIRA POR CAUSA DA INTERNET.

Desafio IMAGINE UMA COISA QUE VOCÊ SO CONSEGUE FAZER DESSA MANEIRA POR CAUSA DA INTERNET. Agora, tente imaginar como seria fazê-la sem a internet.

Desafio

Desafio INDUBITAVELMENTE, A REDE MUDOU AS NOSSAS VIDAS.

SEMINÁRIO CONTEXTO AUTORES . Pierre LÉVY . Manuel CASTELLS . Sherry TURKLE

CONTEXTO Há 30 anos, nos perguntávamos: Para que usaremos os computadores? Agora, a questão é para o que nós NÃO usamos os computadores?

INTERNET Instrumento de comunicação livre; Criado de forma múltipla por pessoas, setores e inovadores; Novo espaço de vivência e de interação que transforma práticas e significados sociais.

INTERNET ENVOLVE VARIOS ASPECTOS: Econômicos; Culturais; Políticos; Etc.

INTERNET FOCO – REDES SOCIAIS: Invadindo nossas vidas cada vez mais; Links que abrangem esses aspectos.

INTERNET YOUTUBE 35 horas do vídeo por minuto; São 50.400 horas por dia. Disponível em: http://info.abril.com.br/noticias/internet/upload-de- videos-no-youtube-cresce-45-11112010-28.shl

INTERNET TWITTER Em seu auge, na virada do ano entre 2010 e 2011, atingiu 6.939 tweets por segundo. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/radar- tecnologico/2011/03/16/twitter-divulga-dados-de- crescimento-em-5-anos/

INTERNET FACEBOOK 900 milhões de usuários ativos; 3º país em habitantes, perdendo apenas para China e Índia. Disponível em: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5753600- EI12879,00-Dados+e+numeros+do+Facebook.html

Autores: Pierre LÉVY FACEBOOK 900 milhões de usuários ativos; 3º país em habitantes, perdendo apenas para China e Índia. Disponível em: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5753600- EI12879,00-Dados+e+numeros+do+Facebook.html

Pierre Lévy: CIBERCULTURA A) Introdução; B) Definições; C) Proposições; D) Problemas.

Pierre Lévy: CIBERCULTURA A) Introdução O Dilúvio

Pierre Lévy: CIBERCULTURA A) Introdução Ciberespaço (“rede”): Interconexão mundial de computadores Material + Humano + Informações

Pierre Lévy: CIBERCULTURA A) Introdução Cibercultura: Conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), práticas, de atitudes, de modos de pensamento e valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço. Exemplo: Twitter, Facebook, Petições na internet, etc.

Pierre Lévy: CIBERCULTURA B) Definições: As tecnologias tem um impacto? Impacto não é adequado Tecnologias ao invés de tecnologia Determinante ou Condicionante? Aceleração Inteligência coletiva: veneno ou remédio?

Pierre Lévy: CIBERCULTURA B) Definições: A infraestrutura técnica do virtual: Interesse pessoal cresce! Digitalização + Memória + Transporte Destaque: programações -> programas -> interfaces

Pierre Lévy: CIBERCULTURA B) Definições: O digital e a virtualização do saber Sobre o virtual em geral a) O virtual é o bezerro de ouro de Jeffrei Shaw b) Virtual c) O virtual existe sem estar presente

Pierre Lévy: CIBERCULTURA B) Definições: A interatividade vista como um problema O ciberespaço ou a virtualização da comunicação

Pierre Lévy: CIBERCULTURA B) Proposições: O universal sem totalidade, essência da cibercultura O movimento social da cibercultura O som da cibercultura A arte da cibercultura A nova relação com o saber

Pierre Lévy: CIBERCULTURA B) Proposições: As mutações da educação e a economia do saber As arvores do conhecimento, um instrumento para a inteligência coletiva na educação e na forma O ciberespaço, a cidade e a democracia eletrônica

Pierre Lévy: CIBERCULTURA B) Problemas: Conflito de interesse e diversidade dos pontos de vista Crítica da Substituição Crítica da Dominação Crítica da Crítica

Castells: A GALÁXIA DA INTERNET REDES SOCIAIS: Permitem o surgimento das “comunidades virtuais”; “Privatização da sociabilidade”: Pessoas que buscam ou compartilham o mesmo objeto ou interesse em um determinado momento, local ou rede.

Castells: A GALÁXIA DA INTERNET REDES SOCIAIS: Relações com: Laços fracos x Laços fortes; Ajudar pessoas com fraca sociabilidade a saírem do isolamento. As pessoas não limitam sua vida social pelo uso da internet: mais relações sociais físicas, mais se utiliza a internet e mais amigos virtuais se faz.

Castells: A GALÁXIA DA INTERNET REDES SOCIAIS Êxito: ligado às tarefas e interesses em comum; Utilização frequente: movimentos políticos e sociais: instrumento de organização e ação; transmitir ideias e informações instantaneamente para um número enorme de pessoas; articulação de projetos alternativos locais através de projetos globais; impossibilidade de controle pelos governos.

Castells: A GALÁXIA DA INTERNET INTERNET COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO: 1) Ascensão de novos padrões de interação social 2) Processo histórico de desvinculação entre localidade e sociabilidade 3) Apropriada pela prática social 4) Alienação do mundo real?

Castells: A GALÁXIA DA INTERNET INDIVIDUALISMO: 1) Suporte apropriado: individualismo forma dominante 2) Comunicação híbrida 3) Formas de apoio social 4) Custos obscuros para a sociedade

Castells: A GALÁXIA DA INTERNET MOVIMENTOS SOCIAIS: 1) Transformações de valores e instituições 2) Diverso e coordenado 3) Democracia através da informação 4) Política do escândalo

Castells: A GALÁXIA DA INTERNET MOVIMENTOS SOCIAIS: 1) Nossa realidade fundamental 2) Aprender a aprender 3) Oprimir desinformados, excluir desvalorizados 4) Desafios

Turkle: ALONE TOGETHER VIDEO: Disponível em: <http://www.ted.com/talks/lang/pt- br/sherry_turkle_alone_together.html>.

Turkle: ALONE TOGETHER I SHARE THEREFORE I AM: 1) Conhecer uns aos outros x Autorreflexão 2) Alguém para nos ouvir 3) A ideia de não estar sozinho 4) Isolamento

Escrito fica 365 dias sem internet MAGNANI, Gustavo. Escritor fica um ano sem entrar na internet e volta para nos contar como foi. Literatortura. Publicado em: 02/05/2013.Disponível em: <http://literatortura.com/2013/05/02/escritor -fica-um-ano-sem-entrar-na-internet-e-volta- para-nos-contar-como-foi/>.

Escrito fica 365 dias sem internet NO COMEÇO: . Encontros reais com pessoas; . Trabalhava bastante, escrevia semanalmente; . Emagreceu 7 quilos, comprou roupas novas. COM O TEMPO: “...aprendi um novo jeito de tomar decisões erradas no mundo offline. ...me tornei um consumidor passivo e me afastei do convívio social.”

Escrito fica 365 dias sem internet CONCLUSÕES: . Os obstáculos de ficar sem internet não são intransponíveis: . Encontrar pessoas é mais difícil; . Nada é tão prático; Porém: “As escolhas morais que fazemos não são muito diferentes dentro e fora da internet”.

Pai contrata assassinos para matar avatar do filho O GLOBO. Pai chinês contrata assassinos virtuais para matar avatar do filho em ‘World of Warcraft’. 09/01/2013 Disponível em: <http://oglobo.globo.com/tecnologia/pai- chines-contrata-assassinos-virtuais-para- matar-avatar-do-filho-em-world-of-warcraft- 7238313>.

Pai contrata assassinos para matar avatar do filho . Incomodado com o excesso de tempo que seu filho desempregado passa jogando o RPG on-line “World of Warcraft”. . Filho percebeu a estratégia e disse: “A verdade é que eu não estou procurando trabalho, pois quero dar um tempo até encontrar um que combine comigo”.

Pai contrata assassinos para matar avatar do filho Especialista na relação entre jogos e vício, Mark Griffiths, da Universidade de Nottingham Trent, afirma: “Eu nunca havia ouvido falar desse tipo de intervenção e não acredito que ela possa funcionar. A maioria dos casos em que gamers jogam em excesso consiste apenas em um sintoma de um problema maior desconhecido”.

ENTÃO, O QUE FAZER? Vídeo - TED.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999 TURKLE, Sherry. Alone Together: Why we expect more from technology and less from each other. New York: Basic Books, 2011.