MARIO ALBERTO SALAZAR HERRERA ORIENTADOR: THIAGO SANTOS DE SOUZA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Especializando: JOSÉ ALBERTO VELOSO Orientador: Giancarlo Bacchieri
Advertisements

Melhoria da atenção à saúde dos usuários com HAS e/ou DM da UBS/ESF Genésio Albuquerque, Eirunepé/AM Janieldo Araújo Cavalcante Orientadora: Marcela Soares.
Universidade Federal de Pelotas/UNASUS Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Viviane Conceição de Oliveira Antonello Orientador: Leonardo Pozza
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO Á SAÚDE DOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS 15 VILA HÍPICA I e II, URUGUAIANA/RS Especializada: Adriana Giovana Barreto Lima.
Modalidade a Distância Turma nº 5 Trabalho de Conclusão de Curso Título: Melhoria da atenção aos usuários com HAS e/ou DM na Unidade Básica de Saúde.
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ESF TIO HUGO DO MUNICÍPIO DE TIO HUGO / RS     ALUNO: DANIUSKA LEGRAT MATOS Orientador: Rebeca.
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Melhoria da atenção aos usuários com HAS e/ou DM pertencentes à área de abrangência da UBS Nimio Insfran Martinez, Rio Branco/AC   Especializanda:Cibele.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Fabricio Cardozo Vicente Orientador: Glebson Moura Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção aos usuários.
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA ATENÇÃO AOS USUÁRIOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UBS/ESF PROJETO FIGUEIRA, VILA VERDE, TRANSACREANA -
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Andrea Leite de Lucena Arruda Miranda
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientadora: Fabiana Barros Marinho Maia
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
Atenção ao adulto portador de hipertensão e/ou diabetes na Unidade de Saúde Picada Café, Picada Café - RS  Sindy Natália Balconi Orientador: Adauto Martins.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 4   IMPLANTAÇÃO.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

MARIO ALBERTO SALAZAR HERRERA ORIENTADOR: THIAGO SANTOS DE SOUZA Qualificação da Atenção aos Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes mellitus na UBS Dr. Silas Oliveira Santos, Manaus/AM MARIO ALBERTO SALAZAR HERRERA ORIENTADOR: THIAGO SANTOS DE SOUZA Manaus, 27 de Agosto de 2015

Introdução As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) São consideradas um Problema de Saúde Pública e já são responsáveis por 72% das mortes no Brasil atualmente; Segundo o Ministério da Saúde, na cidade amazonense, cerca de 56% dos adultos estão acima do peso e 19% são obesos o qual está fortemente ligado ao padecimento de diabetes e/ou hipertensão; O trabalho enfocado na promoção, prevenção diagnostico e tratamento oportuno destas doenças tem um Impacto positivo na qualidade de vida e morbimortalidade da população; No Brasil, população com idade de 30 até 70 tem 20 a 24% probabilidade de morte por Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. ** Vigitel, 2014

WHO, 2012

MANAUS AMAZONAS Cidade - Capital do estado Amazonas População estimada - 2.020.301 IBGE 2014  IDH: 0,737 (alto); Oitavo município mais populoso do Brasil; Economia voltada pra a indústria e comércio. Em relação ao sistema de saúde, os dados do CNES apontam que Manaus conta em geral com 1287 estabelecimentos de saúde nos 3 níveis de atenção. O município está dividido em 5 distritos de saúde (norte, sul, oeste e zona rural) contendo 46 UBS tradicionais, 144 UBS (casinha) 19 UBS na zona Rural e 5 UBS com estratégia saúde da família (ESF) Manaus conta com 6 maternidades, 10 NASF, 7 Policlínicas 3 CAPS e 6 Maternidades.

(ESF) Dr. Silas Oliveira santos Localização: Urbana 3 equipes; População da área de abrangência da equipe: 4186 junho, 2015 Minha equipe está formada atualmente por: 1 médico, 1 dentista, 6 ACS, 2 técnicos de enfermagem. Além de estar apoiada por uma equipe NASF.

Situação da atenção a saúde para USUÁRIOS com DM e/OU HAS O serviço já tinha alguma organização relacionada ao atendimento destes grupos de usuários, porém desatualizados. Tinham grande quantidade de usuários faltosos as consultas de controle e acompanhamentos destas doenças; Registros antigos com grande necessidade de serem atualizados inclusive sendo feitos novamente.

Por que escolher o foco de has e/ou dm? Caderno de Ações Programáticas – Pré-Intervenção: tinha usuários com HAS (cobertura de 38% ) e para usuários com DM (cobertura de 32%); Necessidade de capacitar a equipe de acordo com os protocolos oficiais do Ministério da Saúde pra fazer um trabalho coordenado para a promoção e prevenção destas doenças e também na identificação dos fatores de risco (ações mais efetivas posteriormente); Buscar os usuários com estas patologias de forma mais efetiva e frequente.

Objetivo Geral Qualificar a atenção aos usuários com hipertensão e diabetes na Unidade de Saúde Dr. Silas Oliveira Santos, Manaus/AM.

Objetivos Específicos Ampliar a cobertura aos hipertensos e/ou diabéticos; Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa; Melhorar a qualidade do atendimento ao usuário hipertenso e/ou diabético realizado na unidade de saúde; Melhorar o registro das informações direcionado aos hipertensos e/ou diabéticos; Mapear hipertensos e/ou diabéticos de risco para doença cardiovascular; Realizar ações de promoção da saúde voltada aos hipertensos e/ou diabéticos.

METODOLOGIA

Detalhamento das Ações Eixo: Monitoramento e avaliação Cadastro usando ficha espelho, planilha de coleta de dados acompanhamento e controle dos usuários tanto novos, antigos, faltosos, incluindo os detalhes próprios como exames clínicos e laboratoriais todo em base ao Panfletos do Ministério da Saúde e uso de Protocolos Oficiais (Cadernos 36 e 37); Eixo: Organização e gestão do serviço Organização do serviço médico para a procura de usuários faltosos, agendamento adequado para atendimento controle e monitoramento (registro) das atividades; Eixo: Engajamento Público Informação, promoção e prevenção de saúde para a comunidade relativos aos sérvios oferecidos na UBS, por médio de conversas individuais na consulta, palestras organizadas nos grupos vulneráveis. Sobre atividade física e alimentação saudável Eixo: Qualificação da prática clínica Capacitar a equipe para fazer as orientações aos usuários com DM e HAS. Qualificação da atenção e assistência (PA, exames).

Metas, estimativas, Objetivos e Resultados Objetivo 1 - Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos Pré-Intervenção:38%; Meta: 80%; Dificuldades Dados anteriores não confiáveis e mudanças no território nos últimos meses (6 micro áreas) Nota: não foi atingida a meta pactuada desta intervenção porque foi encurtado o tempo da intervenção Cobertura aos hipertensos da área

Objetivo 1 - Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos Cobertura aos diabéticos da área Pré-Intervenção:38%; Meta: 80%; Dificuldades Dados anteriores não confiáveis e mudanças no território nos últimos meses (6 micro áreas) Nota: não foi atingida a meta pactuada desta intervenção.

Proporção de hipertensos com exames clínicos em dia Objetivo 2 - Melhorar a qualidade do atendimento AO USUÁRIO hipertenso e/ou diabético realizado na unidade de saúde Proporção de hipertensos com exames clínicos em dia Proporção de diabéticos com exames clínicos em dia

Proporção de diabéticos com exames complementares em dia Objetivo 2 - Melhorar a qualidade do atendimento ao usuário hipertenso e/ou diabético realizado na unidade de saúde Proporção de hipertensos com exames complementares em dia Proporção de diabéticos com exames complementares em dia

Objetivo 2 - Melhorar a qualidade do atendimento ao usuário hipertenso e/ou diabético realizado na unidade de saúde Proporção de hipertensos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico Proporção de diabéticos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico

Objetivo 3 - Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa HAS DM 100%  *Manter ficha de acompanhamento.

*Realizar estratificação do risco cardiovascular. Objetivo 5 – Mapear hipertensos e/dou diabéticos de risco para doença cardiovascular *Realizar estratificação do risco cardiovascular. Todos os usuários , ou seja, 100% dos usuários realizaram estratificação do risco cardiovascular. Objetivo 6 – Realizar ações de promoção da saúde voltada aos hipertensos e/ou diabéticos Orientação sobre alimentação saudável, riscos do tabagismo e atividade física = 100%

Atividades desenvolvidas durante a INTERVENÇÃO  

DISCUSSÃO DO QUE ALCANÇOU COM A INTERVENÇÃO: Propiciou uma maior vigilância dos usuários com HAS e/ou DM Uma melhor organização do serviço com relação ao atendimento destes usuários. IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PARA O SERVIÇO Construir as bases para trabalhos futuros; Ampliação do olhar da equipe não apenas para o trabalho assistencial. IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PARA A EQUIPE. . Treinamento e organização para outras melhorias; . União e atuação multidisciplinar; . ingresso destas ações no cotidiano do serviço. IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PARA A COMUNIDADE. O compromisso e o retorno das pessoas com relação a nossa UBS; Consciência dos serviços oferecidos na UBS e realizado uma sensibilização para que as pessoas possam aproveitá-los elevou o nível de satisfação.

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM Quanto ao processo de aprendizagem tive como todo mundo tem altos e baixos, mas sempre tentei manter o nível necessário para seguir com os trabalhos em dia, manter a boa qualidade das ações na UBS e também aprender as metodologias usadas aqui no Brasil. Esta foi uma experiência muito positiva que nos possibilitou construir as bases para futuros trabalhos na UBS, e também possibilitou meu crescimento como médico no Brasil. Gratidão de poder ter sido vivida uma grande experiência educativa pelo jeito de obter um conhecimento via Online e pelo trabalho desenvolvido junto a minha equipe e comunidade. Completo todas minhas Expectativas inclusive com a realização de um trabalho de qualidade, fruto do esforço de muitas pessoas.

OBRIGADO