Apresentação do Projecto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DC&D II Rede Nacional Portuguesa
Advertisements

Projecto de Strategic Sourcing
Gestão de Competências com a ferramenta CM ProWork
O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
Projecto FORMAR EM REDE POEFDS – Medida
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
Excelência Organizacional – Modelo EFQM
Organização industrial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
1. 2 História do Banco BESA e a sua Missão Estratégias do BESA Meio Envolvente Transaccional Pontos de Reflexão Acções Comerciais.
ASSOCIAÇÃO CULTURAL RECREATIVA E SOCIAL DE SAMUEL A CERTIFICAÇÃO ISO 9001 E OS MAQRS Braga
Benchmarking e Competitividade
Intervenção Social nos
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
  CAF NA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPINHO UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Gestão Integrada de Negócios
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Planejamento Estratégico do PGQP
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Formação Inicial de Formadores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
Apresentação Nos termos do Decreto-Lei n.º 183/96, de 27 de Setembro, publicado no DR n.º 225, I Série A, o presente documento foi elaborado com o contributo.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
...Para uma oferta relevante e certificada 24de Setembro de 2008 Dinâmicas de inovação no Sistema de Educação e Formação O Sistema Nacional de Qualificação.
Ciclo de Workshops Comportamentais

Trata-se de uma metodologia que permite: –a definição e Implementação da Visão / Estratégia / Cultura da empresa; –um trabalho ao nível da Organização;
Workshops Empresariais
Desde 1996.
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
Conceitos e Perfil do Profissional
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR Sandra Chaveiro Ano Lectivo 2011/2012 INSTRUMENTOS DE APOIO À GESTÃO.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Santarém Março a Julho de 2007
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
Como estabelecer e organizar
Trabalho realizado por
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Direcção Regional de Organização e Administração Pública
TERRAS ALTAS DE PORTUGAL Estratégia Conjunta para a Internacionalização das Empresas 09| Abril| 2014 | 14H30 NERBA-Associação Empresarial.
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 15 de Junho de 2005.
Governança em Tecnologia da Informação
Planos de Comunicação Realçar o papel dos Fundos Dar a conhecer ao grande público as oportunidades dos Fundos Aumentar o grau de utilização e a transparência.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional.
PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DAS FEDERAÇÕES DESPORTIVAS
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
QI_PME Norte Benchmarking. 2ª actividade da 1ª Fase do Programa Programa QI_PME NORTE Diagnóstico Organizacional Seminário de Diagnóstico Benchmarking.
Rede para a empregabilidade Vale da Amoreira
1 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL MACEIÓ MISSÃO Atuar nos processos de transferência de Conhecimento Gerencial atualizados e inovadores, visando à.
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Seu Agente de Mudança..
Breve Apresentação da Empresa. EXPOENTE Localização sede: BragaInício de actividade: 1994Acreditada pela DGERTCertificada pela SGSEntidade Nacional de.
Implementação de uma Universidade Corporativa Cláudia Camelo * Luc Quoniam Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos 2009 Inserir logo.
CAF: Melhorar as organizações públicas através da auto-avaliação
SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública Caroline Silva.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 1 Conceitos e definições José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
Transcrição da apresentação:

Apresentação do Projecto F G Apresentação do Projecto

Programa QI_PME O Programa QI_PME é uma iniciativa da AIMINHO – Associação Industrial do Minho – e tem por objectivo aumentar a competitividade das PME (Pequenas e Médias Empresas) na Região Norte de Portugal, actuando na qualificação dos Recursos Humanos. QI_PME é financiado pelo FSE e a AIMINHO é um Organismos Intermediário.

Programa QI_PME O Programa QI_PME pretende actuar sobre os factores críticos da Gestão Organizacional das PME, reforçando as competências dos seus quadros, através de planos de formação desenhados à medida das suas necessidades e desenvolvendo acções que promovam a optimização de metodologias de modernização e inovação ao nível da gestão.

O Programa actua nas empresas através de: Programa QI_PME O Programa QI_PME está focalizado nas áreas prioritárias de intervenção, onde as empresas têm necessidades especiais e a oferta de formação é escassa. O Programa actua nas empresas através de: Diagnósticos – utilizando as ferramentas de Benchmarking e Balanços de Competências Organizacionais; Plano de Acção para a modernização do negócio de acordo com a necessidade de cada empresa;

Programa QI_PME Consultoria empresaria especializada em diversas áreas de gestão, para implementação do Plano de Acção; Formação avançada para empresários/ gestores; Reencaminhamento de trabalhadores com baixos níveis de qualificação para os CNO – Centros de Novas Oportunidades; Formação Intra ou Inter empresas para trabalhadores.

Programa QI_PME A AIMINHO seleccionou 11 Entidades Beneficiárias para implementar o Programa QI_PME no Norte de Portugal na 1ª Edição do Programa (2009) e 10 na 2ª Edição (2010). A EXPOENTE foi uma dessas entidades seleccionadas para ambas as edições.

Projecto QI_PME – 1ª Edição Fase II - Implementação Janeiro 2009 Dezembro 2009 Fase I - Diagnóstico Fase II - Implementação Consultoria Formação Fase III - Avaliação

Metodologia QI_PME Fase I - Diagnóstico Exercício de Benchmarking - 30 horas - O Exercício de Benchmarking é um exercício de comparação segundo critérios predefinidos, que mede indicadores Financeiros, de Gestão, de Excelência e de Marketing da Empresa, permitindo uma análise de resultados e a definição de recomendações. Balanço de Competências Organizacional - 20 horas - O Balanço de Competências Organizacional é de uma ferramenta que actua ao nível da estrutura de Recursos Humanos da Empresa e que permite conhecer as competências que necessitam de ser criadas e/ou desenvolvidas dentro da Organização, através de acções de formação específicas. Plano de Acção - 20 horas - O Plano de Acção é o documento que consolida os resultados alcançados nas etapas anteriores e que baliza a intervenção do QI_PME, descrevendo as acções a implementar nos vários níveis de intervenção do programa e os objectivos a atingir.

Fase II - Implementação Metodologia QI_PME Fase II - Implementação Consultoria - 80 horas - Fase de Implementação das acções descritas no Plano de Acção, através de acções de consultoria especializada e individualizada nas Empresas, tendo em conta as necessidades detectadas em diagnóstico.

Metodologia QI_PME Fase II - Implementação Formação Avançada para Empresários e Gestores Seminário de Imersão Seminário de Diagnóstico Sextas 14h00-19h30 21h00-23h00 Sábados 9h00-13h00 Residencial Seminários Temáticos: Gestão Estratégica Gestão da Inovação Gestão Comercial e Marketing Gestão dos Recursos Humanos

Fase II - Implementação Metodologia QI_PME Fase II - Implementação Formação de Colaboradores Encaminhamento para CNO Sensibilização e encaminhamento dos colaboradores para os CNO para obtenção do 9º e/ou 12º ano de escolaridade. Formação presencial 50 horas, em média, por empresa Formação Intra ou Inter empresas Áreas previamente diagnosticadas

QI_PME Methodology Fase III - Avaliação Sessão de Encerramento Exercício de Benchmarking Avaliativo - 20 horas - O Exercício Avaliativo permite a análise dos resultados obtidos com a implementação do Programa QI_PME. Sessão de Encerramento Apresentação dos resultados e encerramento do projecto

Equipa QI_PME Equipa de Gestão e Equipa de Avaliação Coordenação e AIMinho POPH Equipa de Coordenação e Monitorização EXPOENTE EQUIPA DE IMPLEMENTAÇÃO Consultores de Benchmarking Consultores Balanços de Competências Consultores Especialistas Formadores

As Empresas Envolvidas 25 PME com menos de 100 trabalhadores, num total de 593 trabalhadores. 66% dos trabalhadores estiveram envolvidos em formação profissional.

As Empresas Envolvidas

As Empresas Envolvidas

As Empresas Envolvidas

As Empresas Envolvidas

Exercício de Benchmarking Balanço de Competências Projecto QI_PME Fase I – Diagnóstico Exercício de Benchmarking Balanço de Competências Plano de Acção Total de Horas 25 Exercícios 25 Balanços 25 Planos 1.750 Horas

Fase II – Implementação CONSULTORIA Horas Consultoria N.º de Empresas Total de Horas 80 horas 25 empresas 2.000 horas

Fase II – Implementação CONSULTORIA

Fase II – Implementação CONSULTORIA - Alguns resultados Gestão da Qualidade Empresas de menor dimensão tiveram o seu sistema de gestão da qualidade implementado prontas para pedir o Certificado ISO 9001:2008 As empresas maiores conseguiram implementar quase todo o processo. Recursos Humanos Implementação de sistema de avaliação de desempenho Marketing & Comunicação Redefinição da imagem da empresa (logótipo); novo website; newsletter; brochura,...

FORMAÇÃO DOS COLABORADORES Fase II – Implementação FORMAÇÃO DOS COLABORADORES Total horas de Formação N.º de Formandos Volume de Formação* 1.155 horas 555 formandos 9.550 horas * N.º de horas x Formandos

Fase II – Implementação Áreas de Formação dos Colaboradores Desenvolvimento Pessoal Liderança e Inteligência Emocional Espírito de Equipa e Motivação Comunicação Pessoal e Relacionamento Interpessoal Gestão de Conflitos, do Tempo e do Stress Profissional Gestão da Qualidade Análise e resolução de problemas Sensibilização para a Qualidade HACCP Auditoria interna da qualidade Língua Estrangeira Alemão Francês Inglês Espanhol

Fase II – Implementação Áreas de Formação dos Colaboradores Segurança e Saúde no Trabalho Primeiros socorros Combate a incêndios Sensibilização para a segurança e ambiente Regulamentação técnica para segurança contra incêndio em edifícios Comercial Formação comportamental na área comercial Técnicas de negociação e venda Informática para Utilizadores Microsoft Project Office Windows Diversas Soldadura e desenho técnico Confecção, corte e embalagem (têxtil) Finanças para não financeiros Novo Código do Trabalho

Fase II – Implementação FORMAÇÃO PARA EMPRESÁRIOS E GESTORES Sessão de Imersão 8 horas Seminário de Diagnóstico 12 horas Seminários Temáticos 48 horas

Fase II – Implementação Centros de Novas Oportunidades Encaminhamento para Centros de Novas Oportunidades N.º de Encaminhamentos Cerca de 100 colaboradores foram encaminhados para os CNO para completarem o 9º ou 12º ano de escolaridade

Fase III – Avaliação e Redifinçaõ do Plano de Acção Exercícios de Benchmarking Final Total de Horas 25 Exercícios 500 horas

Qualidade Global da Intervenção Breve Avaliação Qualidade Global da Intervenção O que disseram os empresários: A intervenção excedeu as expectativas – 91% Os objectivos foram atingidos – 95% Os serviços prestados pelos consultores foram excelentes – 91% Os serviços prestados pelos formadores foram excelentes – 100%

Principais dificuldades encontradas: Breve Avaliação Principais dificuldades encontradas: Encontrar empresas interessadas. Empresários e gestores realmente envolvidos no processo. Tempo disponível para os empresários e gestores participarem na sua formação. Participação dos colaboradores nas sessões de formação.

Merci!