COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas de Comunicação Escrita
Advertisements

REVISÃO Comunicação Social.
Processo de Comunicação
Comunicação Nome. Código. José Rafael R. Bertuga
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
Comunicação Empresarial O processo de Comunicação
Redação Publicitária I
LINGUAGEM, DISCURSO E TEXTO
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
PRINCIPAIS HABILIDADES DO PROFISSIONAL CONTÁBIL MODERNO
Comunicação.
Técnicas de comunicação e expressão
Linguagem É uma forma de interação, uma expressão do pensamento, sendo um instrumento de comunicação.
Texto verbal, não verbal e sincrético
Uso e normas da língua Linguagem
COMUNICAÇÃO.
Educação Visual e Tecnológica
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Teoria da Informação Profa. Lillian Alvares
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
COMUNICAçÃO.
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
PSICOLOGIA PARA ADM Aula COMUNICAÇÃO.
Ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém).
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
COMUNICAÇÃO VISUAL Origem e conceito de comunicação, o processo de comunicação visual. O Indício, o Ícone, Sinal e Símbolo como signos adotados na comunicação.
Acto de transmitir e receber mensagens pela utilização de sinais ou de símbolos Homem = ser social Língua oral e escrita = instrumento fundamental da comunicação.
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Comunicação A palavra comunicação significa “tornar comum”, trocar informações e compartilhar idéias. É a transferência e a compreensão de significados.
REVISÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
COMUNICAÇÃO GERENCIAL.
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
Educação Visual e Tecnológica
Linguagem e comunicação
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Comunicação Escola: Coopen Rio Verde – GO Aluno:Gabriel
PROCESSO COMUNICATIVO DIRIGIDO
1.3 Comunicação e indivíduo
A Comunicação e seus Conceitos
Comunicação.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Tema 16 – Comunicação O homem é um homo loquens, ou seja, um homem da linguagem. Ele constrói o seu mundo, suas relações, seu espaço por meio da linguagem.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Comunicação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
AULA BLOG AULA 01 – MÓD. I Português Instrumental
Comunicação e Redação Empresarial
Professora: Janine Fernandes
Conceitos Introdutórios
COMUNICAÇÃO Prof. Liciane Cechetto.
Socialização Processo, no qual o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos,suas normas e regras básicas de relacionamento,apropriando-se.
Elementos básicos da linguagem
Elementos da comunicação
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
A comunicação.
AULA SOBRE OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO Processo Emissor transmite uma mensagem a um receptor por meio de um canal. - Emissor:. Experimenta a necessidade de comunicar algo. Elabora.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
A COMUNICAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA NEGOCIAÇÃO. MODELO UNIDIRECIONAL CONSIDERA QUE O PAPEL PRINCIPAL DA COMUNICAÇÃO É A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS GERA.
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
Abril/2007 Material Elaborado por Vanessa Barros Fontes: Elementos do comportamento Organizacional – Bowdich & Buono – Ed. Pioneira, 1992 Fundamentos de.
Comunicação e Expressão PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 5.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL FEED-BACK
Língua e Linguagem Professora: Marlene Pires Martins.
Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL O PROCESSO COMUNICATIVO E SEUS ELEMENTOS

O QUE É COMUNICAR?

O QUE É COMUNICAR? Para a Semiótica, o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidos e reinterpretadas pelo receptor. A palavra comunicação deriva do latim communicare que significa tornar comum. Aplica-se à troca de informações sob a forma de uma mensagem.

Comunicação Constitui o processo interativo de emissão e recepção de uma mensagem.

Processo de Comunicação Emissor = Codifi cador – quem envia a mensagem Mensagem = Sinal - o texto, o comunicado Receptor = Decodifi cador – quem recebe mensagem Canal= Meio. Intérprete da mensagem ou sinal

Processo de Comunicação

- Codificar: transformar, num código conhecido, a intenção da comunicação ou elaborar um sistema de signos; - Descodificar: decifrar a mensagem, operação que depende do repertório (conjunto estruturado de informação) de cada pessoa; - Feedback: corresponde à informação que o emissor consegue obter e pela qual sabe se a sua mensagem foi captada pelo receptor.

Processo de Comunicação Empresarial Fonte (É a pessoa, grupo ou organização que deseja transmitir alguma idéia ou informação através de uma mensagem. A fonte dá início ao processo e a mensagem pode comunicar informações, atitudes, comportamentos, conhecimentos ou alguma emoção ao destinatário.) Transmissor (A mensagem é enviada através de um transmissor, que é o transportador da comunicação. É o meio ou aparelho usado para codificar a ideia ou significado através de uma forma de mensagem – como símbolos, sinais ou gestos.) Canal (É o meio escolhido através do qual a mensagem flui entre a fonte e o destino. É o espaço ou ambiente que medeia os elementos envolvidos no processo de comunicação.) Receptor (É o meio ou aparelho que decodifica ou interpreta a mensagem para oferecer um significado percebido.) Destino (É a pessoa, grupo ou organização que deve receber a mensagem e compartilhar do seu significado.) Ruído (É o termo que indica qualquer distúrbio indesejável dentro do processo de comunicação e que afeta a mensagem enviada pela fonte ao destino.)

Processo de Comunicação Empresarial

Fig. 2: Dicas para um bom feedback . Fonte: CHIAVENATO, 2004.

Linguagem verbal e não-verbal Linguagem verbal: compõe-se de palavras e frases, podendo ser na forma oral ou escrita. Linguagem não-verbal: compõe-se de signos diversos: placas, figuras, gestos, objetos, cores, tons de voz, postura corporal, luzes, desenhos, bandeiras etc. A fotografia, a mímica, a música, a pintura, a escultura, a dança, por exemplo, são meios de expressão em que não se usam palavras Linguagem mista: usa simultaneamente a linguagem verbal (palavra) e outro recurso não verbal.

Língua Um conjunto de signos convencionais e arbitrários (significantes + significados) que, atendendo a leis combinatórias específicas, se unem em frases e textos – orais e escritos – para atender às necessidades comunicativas dos membros de uma mesma comunidade. (idioma)

Ruídos da Comunicação

Fatores que atrapalham a comunicação na empresa?