ORIENTAÇÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DOS REGISTROS DE PREÇOS DO SEST/SENAT

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

Controladoria Geral do Estado de Alagoas
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
MUDANÇAS NAS COMPRAS PÚBLICAS EM RAZÃO DA LEI COMPLEMENTAR 123/2006 LEI COMPLEMENTAR Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 Determina um tratamento diferenciado,
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS uma ferramenta de gestão pública
O PROCESSO DE COMPRAS DE PRODUTOS
Compras Equipe: Ádria Michelle Aymê Mayara Camila Batista
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
UMA POLÍTICA DE INFORMÁTICA PARA O ESTADO DE GOIÁS
EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Pois é desta maneira que tem sido realizada as aquisições de insumos, principalmente.
Gerenciamento da Integração
INSTITUIÇÃO PRIVADA SEM FINALIDADE LUCRATIVA MISSÃO: APOIAR A UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA NA CONSECUÇÃO DE SEUS OBJETIVOS (ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO).
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO - SEPLAG Coordenadoria de Gestão de Compras - COGEC Célula de Estratégia de Compras DIRETRIZES.
CREDENCIAMENTO Caso de inexigibilidade de licitação, previsto nos arts. 61, 62 e 63 da Lei Est /05, em consonância com o art. 25, caput da Lei Federal.
CAPACITAÇÃO DO GESTOR SETORIAL SIAD
REGISTRO DE PREÇOS.
REGISTRO DE PREÇOS.
REGISTRO DE PREÇOS.
Soraya Quixadá Bezerra. Dispõe sobre o procedimento de cotação eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns de pequeno valor, e dá providências.
DEFINIÇÕES PREGÃO é a modalidade de licitação, do tipo menor preço, em que a disputa pelo fornecimento de bens ou pela prestação de serviços comuns é feita.
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS.
Programa de Gestão das Câmaras de Vereadores Programas do CIGA
Departamento de Material e Serviços Auxiliares Recebimento de pedidos.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
PMBOK 5ª Edição Capítulo 12
SETOR DE COMPRAS CEART/UDESC
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Liege Gomes Machado de Melo
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Sistema Gestão de Produtos Seguros
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
Departamento de Material e Serviços Auxiliares
Novo Contrato Lojista Afiliação e Credenciamento ao cartão Tricard
Módulo ÓRGÃOS & ENTIDADES. A segurança da informação é responsabilidade de todos e prioridade para o Estado de Minas Gerais. Na busca por um sistema mais.
Coordenação de Material e Patrimônio
AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR PARAFUSOS. SISTEMA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR PARAFUSOS (Pontualidade) Cumprimento do Prazo de Entrega constante no.
CONTRATO CORPORATIVO N.º 002/2012/SEGER GERENCIAMENTO DE OFICINAS
Administração Contratual
AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR EMPUNHADEIRAS. SISTEMA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR EMPUNHADEIRAS (Pontualidade) Cumprimento do Prazo de Entrega constante.
Visão Integrada do Cadastro de Fornecedores Carlos Magno, Guilherme Santana e Diego Rhennier DECF – Divisão de Cadastro de Fornecedores.
Registro de Preços.
Atividades e atos administrativos
Administração de Logística e Materiais
Controle de Preços dos Materiais Adquiridos
Ata de registro de preço. COMO INICIAMOS?  Demanda dos Gestores dos municípios consorciados para realização da Ata  Motivo: Demora nos processos.
Parte II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
E LABORAÇÃO DE TERMOS DE REFERÊNCIAS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO : PARÂMETROS E CRITÉRIOS José Antonio Machado do Nascimento.
Gestão do Suprimento Francisco Augusto Jarschel. Gestão do Suprimento - Conceito  Tem por objetivo tratar a obtenção de recursos a partir de fontes externas.
Processo de Aquisição de Sistemas de Inspeção e Verificação de Medidores de Energia Elétrica - Bancadas Maurício Evangelista da Silva Diretor Substituto.
GESTÃO DE PROJETOS Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Compras/Contratações
AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR ETIQUETAS. AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR ETIQUETAS (Pontualidade) SISTEMA DE AVALIAÇÃO Cumprimento do Prazo de Entrega constante no.
AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Departamento de Contabilidade e Finanças – DCF/PROPLAN.
Sistema Integrado de Gestão
CONTRATO DE EMPREITADA OU DE OBRAS DISCIPLINA:GESTÃO DE CONTRATOS
ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
Processo de Compras Edson Ribeiro Graduação: Processos Gerenciais-UCB
Dinâmica das Compras Públicas
George Pierre de Lima Souza Gerente Geral de Licitações e Compras TROCA DE EXPERIÊNCIAS E MELHORES PRÁTICAS: COMPRAS CORPORATIVAS UM PASSO EM BUSCA DA.
AQUISIÇÕES NA ESFERA PÚBLICA (COMPRAS). PRINCIPIO CENTRAL DOS GASTOS PÚBLICOS: -Por não se tratar de recurso próprio (privado), o recurso público precisam.
APRESENTAÇÃO DIRAD - SEAC ENCONTRO DA COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Benefícios dessa Ferramenta de Gestão Como Inserir o Registro.
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
 ELEMENTOS PRIMORDIAIS:  O QUE?  QUANDO?  COMO?
FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro GESTÃO DE PROJETOS.
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS DOS PROCESSOS DE COMPRA DIRETA E LICITAÇÃO Em conformidade com a CF, Lei 8.666/93, Lei /02, IN 05/13/UDESC Setor de Compras.
1. Objeto Art. 1º do Decreto nº 3.931/2001, na redação dada pelo Decreto nº 4.342/2002, e art. 1º do Decreto nº 7.892/2013: Contratação de serviços e aquisição.
Armazenamento de medicamentos
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DOS REGISTROS DE PREÇOS DO SEST/SENAT Departamento Executivo Superintendência de Gestão Coordenação de Pregão Eletrônico - COPE

Formalização de Processo de Compra Através de REGISTRO DE PREÇOS Pedido de Compra Despacho Comissão/ Dirigente Autorização de Adesão Cópia da Ata de RP PAMS PROCESSO SEST/SENAT Nº Com bloqueio orçamentário e assinaturas do requisitante e do Dirigente Impressa através de dowload no site do SEST/SENAT Autorização da DIEX e Consulta ao fornecedor Comissão de Licitação (CAPIT) Assist. Administrativo (PATE) e Autorização do Dirigente Emitido pela Unidade, assinado pelo Dirigente e enviado ao fornecedor. Emissor: Unidade Emissor: DEX Formalização de Processo de Compra Através de REGISTRO DE PREÇOS Documentos que compõem o processo de compra através de REGISTRO DE PREÇOS: As Unidades serão responsáveis pela formalização e guarda do processo de compra.

Principais Dúvidas: 1) A adesão antes da licitação Dar-se-á com a convocação das Unidades pelo DEX para levantamento de demanda. Neste caso, tendo a Unidade já participado da licitação inicial, não haverá a necessidade de solicitar adesão (Anexo II da IS 92/08) quando da necessidade de contratar o objeto do Registro de Preços, podendo fazê-lo diretamente com o fornecedor que tem o preço registrado. Deverá ser desconsiderado o documento (Autorização de Adesão) na formalização do processo de compra. 2) A adesão após a licitação Neste caso, a Unidade não participou da licitação inicial, mas tem o interesse em adquirir/contratar determinado produto com preço já registrado em ata. Poderá fazê-lo através do preenchimento e envio do Anexo II da IS 092/08, devendo aguardar autorização da DIEX e consulta ao fornecedor. As Atas de Registro de Preços disponíveis para adesão podem ser consultadas e/ou impressas no site www.sestsenat.org.br/cadastrofornecedores/atas. 3) Obrigatoriedade da contratação Não há obrigatoriedade de contratação desde que a Unidade constante da licitação não tenha a necessidade de adquirir/contratar o objeto licitado. 4) Controle do saldo As Unidades que participaram da licitação inicial para Registro de Preços serão responsáveis pelo controle do saldo do quantitativo demandado.

Principais Dúvidas: 5) Preferência do fornecedor/preço registrado O fornecedor que tem o preço registrado terá preferência na contratação pelas Unidades constantes da Ata de Registro de Preços. Todavia, caso as Unidades participantes da licitação não tenham interesse em utilizar a Ata de Registro de Preços, em virtude de preço menor ofertado no mercado, poderá realizar licitação/cotação específica, sendo assegurado ao beneficiário do registro a preferência de fornecimento em igualdade de condições. Deste modo, o fornecedor do preço registrado deverá participar da licitação/cotação específica. As Unidades deverão informar ao Órgão Gestor, DEX – Coordenação de Pregão Eletrônico – COPE, sobre a existência de preço menor ofertado no mercado para possível negociação com o fornecedor, visando a redução do preço registrado em ata. Caso haja êxito na negociação, a Coordenação de Pregão Eletrônico - COPE formalizará a redução do preço através de aditamento da ata do preço anterior registrado e informará às Unidades, publicando o aditamento da ata. 6) Aditamento da Ata de Registro de Preços Os quantitativos da Ata de Registro de Preços poderão ser aditados em até 25% conforme a necessidade das Unidades ou DEX, dentro do período de validade da Ata, devendo ser solicitado à Coordenação de Pregão Eletrônico – COPE para as devidas formalidades.

Principais Dúvidas: 7) Das Atas de Registro de Preços publicadas As Atas de Registro de Preços publicadas no site do SEST/SENAT (www.sestsenat.org.br/cadastrofornecedores/atas) são resultantes de licitações nas modalidades Pregão ou Concorrência, nas quais são observadas as especificações padrões da instituição, constando preços registrados de fornecedores habilitados quanto à documentação inerente aos processos de compra do SEST/SENAT. Além de estarem disponíveis para adesões, as Atas de Registro de Preços constituem importante documento de consulta de preços para possíveis aquisições/contratações pelas Unidades e pelo DEX. 8) Formalização do Processo de Compra A formalização física do processo de compra através do registro de preços consta da: Capa do processo; PAMS; cópia da Ata de Registro de Preços; Autorização de Adesão (quando necessário); Despachos da Comissão e Dirigente; e Pedido de Compra. Permanece a necessidade de exigência das certidões do fornecedor quando do pagamento. 9) Problemas no fornecimento Os problemas no fornecimento deverão ser comunicados formalmente à Coordenação de Pregão Eletrônico – COPE para as devidas providências. 10) Frete e impostos inclusos As licitações realizadas pelo DEX – Coordenação de Pregão Eletrônico – COPE exigem dos fornecedores a inclusão de frete e impostos no preço final do produto/serviço. Portanto, todos os preços registrados em ata já possuem frete e impostos inclusos.

Fluxograma – Adesão ao REGISTRO DE PREÇOS Existem duas formas para aderir ao Registro de Preços: Adesão antes da licitação > ocorre com a convocação das Unidades para identificarem demanda e participarem da licitação inicial. 2) Adesão após a licitação > ocorre com a solicitação de adesão à Ata de Registro de Preços. Fluxograma – Adesão ao REGISTRO DE PREÇOS

Modelos de Documentos para Formalização de Processo de Compra Através de REGISTRO DE PREÇOS Pedido de Aquisição Material e/ou Serviço - PAMS

Modelos de Documentos para Formalização de Processo de Compra Através de REGISTRO DE PREÇOS Despacho da Comissão de Licitação (CAPIT) e Dirigente

Modelos de Documentos para Formalização de Processo de Compra Através de REGISTRO DE PREÇOS Despacho do(a) Assistente Administrativo (PATE) e Dirigente

Modelos de Documentos para Formalização de Processo de Compra Através de REGISTRO DE PREÇOS Pedido de Compra