Cenários do Sistema Nacional de avaliação da educação superior - Sinaes Brasília, maio de 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
FACULDADE METROPOLITANA
Fórum Nacional de Gestores de Instituições de Educação de Engenharia
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES/INEP.
O ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação do Sinaes
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
O Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior-SINAES do Brasil
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP.
Legislação para EAD Discutindo os Requisitos Legais dos Instrumentos de Avaliação de Cursos CRISTIANE ALPERSTEDT.
Faculdade Brasileira de Educação e Cultura
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Fundamentos Legais da Avaliação
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
APRESENTAÇÃO DO NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
Diretoria de Avaliação da Educação Superior/DAES/INEP
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARTICULAR
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA
III ENCONTRO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL:O REPENSAR NA ACADEMIA
CPA A Comissão Própria de Avaliação está prevista na Lei nº , de
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
INEP Florianópolis Maio/2008. INEP Iguatemy Mª de Lucena Martins DAES/INEP/MEC.
Prof. Dr. David Lopes Neto
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Pró-Reitoria de Planejamento
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
PAINEL REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ONDE ESTAMOS, PARA ONDE VAMOS. PALESTRANTE: Jorge Rodrigo Araújo Messias DEBATEDORES:
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
“A A VALIAÇÃO E XTERNA DA E DUCAÇÃO S UPERIOR A D ISTÂNCIA ” S UZANA S CHWERZ F UNGHETTO Coordenadora – CGACGIES/DAES/INEP Rio de Janeiro | 09/Junho/2015.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
AVALIAÇÃO, GESTÃO E QUALIDADE
Coordenação-Geral de Credenciamento das Instituições de Educação Superior CGCIES/DIREG/SERES/MEC Rafael Arruda Furtado.
Avaliação e Perspectivas dos Cursos de Graduação do IFPA.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES SEMINÁRIOS NACIONAIS DO ENADE BRASÍLIA, JUNHO DE PROVA DO ENADE DE NOVEMBRO DE.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de nível médio e superiores Brasília/Belém | Maio 2016.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Transcrição da apresentação:

Cenários do Sistema Nacional de avaliação da educação superior - Sinaes Brasília, maio de 2013.

A Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 instituiu o SINAES. SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior A Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 instituiu o SINAES. SINAES

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Melhoria da qualidade da Educação Superior; Orientação da expansão da oferta; Aumento da eficácia institucional; Aumento da efetividade acadêmica e social; Aprofundamento dos compromissos e responsabilidade social das IES. Finalidades

Processo Nacional de Avaliação Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Instituições de Educação Superior OBJETIVO Cursos de Graduação assegurar Desempenho acadêmico de seus ALUNOS Processo Nacional de Avaliação

Participação dos docentes Participação dos discentes Informação Qualidade Expansão Inovação Processos Participação dos docentes Participação dos discentes Informação

Qualidade... Como articular os princípios da avaliação da educação superior com a finalidade regulatória do Estado????

Expansão... Como ampliar a oferta e atender a demanda de formação acadêmica para uma sociedade em constante transformação???

Inovação... Efetivar mudanças nos instrumentos e procedimentos avaliativos para acompanhar o dinamismo da sociedade e os movimentos da política educacional brasileira, sem descaracterizar os princípios do Sinaes.

Processos... Como garantir a participação de docentes em processos de construção de instrumentos e consonância com as diretrizes de formação acadêmica e profissional???

Participação dos docentes ... BASis – Banco de Avaliadores do Sinaes CERES – Cadastro Nacional de Elaboradores e Revisores de Itens Comissões Assessoras de Área Atuar durante o Ciclo Avaliativo (três anos): Diretrizes da prova Capacitação e elaboração de itens de prova (BNI) Acompanhar os indicadores de qualidade dos cursos Orientação da avaliação in loco

Participação dos discentes... Garantir a conscientização dos discentes na avaliação e comprometimento com a qualidade do curso. Enade Participação no sistema de Inscrição e Solicitação de dispensa na IES e no INEP

Informação... Fomentar um sistema de informação que permita acompanhar o desenvolvimento do projeto pedagógico das IES e dos cursos de graduação.

Formação... Formar docentes da educação superior para construção e aplicação de instrumentos de avaliação.

Concepção de Avaliação aprendizagem/ diagnóstico/ações Formativa prática evolutiva/ sistêmica/ integrada Processual produz autoconhecimento, construção e reconstrução para uma cultura de avaliação com permanente atitude de tomada de consciência sobre sua missão e finalidades acadêmica e social Emancipatória

Banco Nacional de Itens da Educação Superior - BNI ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes O BNI tem por objetivo armazenar itens de qualidade técnica que permitam a montagem de instrumentos de avaliação capazes de estimar com maior precisão: o desenvolvimento de competências e habilidades específicas para os diferentes perfis profissionais, e a proficiência dos estudantes com relação aos respectivos conteúdos de seus cursos de graduação. Banco Nacional de Itens da Educação Superior - BNI

SINAES 2.365 Instituições de Educação Superior – avaliadas nas dez dimensões do Sinaes Autoavaliação pelas IES 30.420 Cursos – avaliados nas dimensões do Sinaes: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. 6.739.689 Estudantes – avalia o curso por meio do ENADE que verifica o processo de aprendizagem do estudante em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais

Sinaes 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2.013 2.165 2.270 2.281 2.252 2.314 2.378 2.365 Fonte: Censo da Educação Superior/DEED (Brasil, Inep,) Essa tendência histórica de expansão da educação superior, cresce a responsabilidade do Estado no desenvolvimento de um sistema de avaliação que garanta padrões de qualidade com a exigência necessária ao desenvolvimento da educação.

2003 - Comissão Especial da Avaliação da Educação Superior (CEA) - analisar, oferecer subsídios, fazer recomendações, propor critérios e estratégias para a reformulação dos processos e políticas de avaliação da Educação Superior e elaborar a revisão crítica dos seus instrumentos, metodologias e critérios utilizados. 2004 – implementação do Sinaes 2007 – criação do sistema e-MEC - fluxo dos processos de regulação e avaliação 2008 - aplicação do CPC - para fins dos processos de renovação de reconhecimento no ciclo avaliativo do SINAES. 2008 - institui o IGC - autonomia às IES para autorização de cursos 2009 – o Enade passa a ser censitário. Sinaes – alguns marcos

2010 - definição das áreas no Ciclo Avaliativo - ano I, II e III 2010 – abertura do BASis para novos avaliadores 2010 - criação do BNI da educação superior. 2011 – o Enade passa a considerar o Enem como resultado válido para os estudantes ingressantes dos cursos avaliados. 2011 – muda a sistemática de dispensa do Enade. 2011 - revisão do instrumento de avaliação de cursos 2012 – capacitação dos avaliadores na plataforma moodle 2012 – avaliação dos avaliadores e autoavaliação da Comissão 2012 – visão para dirigentes sobre os docentes/avaliadores de sua IES 2012 –Enade para concluintes que formam até julho de 2013

2012 - reconstrução do CPC (inclusão do Enem) 2012 – definição de metodologia para avaliação dos cursos a distancia 2012/2013 – revisão do instrumento de avaliação institucional 2013 – construção de novos indicadores de qualidade (GEIES) 2013 – capacitação de avaliadores em temas e áreas específicas (Odontologia, acessibilidade...)

Indicadores de Qualidade Portaria nº40, art. 33-B, I e II Cursos de graduação o Conceito Preliminar de Curso (CPC) instituído pela Portaria nº 4, de 2008 Instituições de Educação Superior o Índice Geral de Cursos (IGC) instituído pela Portaria nº 12, de 2008 Desempenho de estudantes o conceito obtido a partir dos resultados do ENADE

Pesos dos Componentes do CPC 2011 Desempenhos - 55% Insumos – 45% NC NIDD NF NO NPD NPM NPR 20% 35% 7,5% 15%

Enade 2008 e 2011 Geral Total 2008 (Un. Calc.): 7.329

CPC - 2008 e 2011 Geral Total 2008 (Un. Calc.): 7.329

IGC 2008 e 2011 Geral Total 2008 (IES): 2.128 Total 2011 (IES): 2.136

Autorização de Cursos Presenciais e EaD

Reconhecimento de Cursos Presenciais e EaD

Renovação de reconhecimento de Cursos Presenciais e EaD

Avaliações finalizadas 2010-2011-2012 Por Ato e Conceito

Avaliações 2010 por ato e conceito   Conceito total SC 1 2 3 4 5 Autorização 15 256 500 130 904 Autorização em EAD 8 22 33 Reconhecimento de curso 181 17 556 776 106 1638 Renovação de Reconhecimento 7 58 377 112 9 563 Reavaliação de curso 31 Credenciamento 6 74 45 134 Credenciamento em EAD 18 42 78 Recredenciamento 61 521 126 719 215 11 158 1810 1623 283 4100

Avaliações 2011 por ato e conceito   Conceito total SC 1 2 3 4 5 Autorização 131 183  31 350 Autorização de Curso EAD 7 Credenciamento 6 40 25 75 Credenciamento EAD 12 19 16 47 Credenc. Lato Sensu EAD Reavaliação de Curso 12  Reconhecimento de Curso 56 1194 1693 223 147 3320 Reconhecimento EAD 14 23 Recredenciamento 29 317 63 416 Renovação de Reconh. 52 620 240 43 955 Total Geral 57 1286 2817 774 225 5166

Avaliações 2012 por ato e conceito   Conceito total SC 1 2 3 4 5 Aditamento - Mudança de Endereço de Curso 8 Autorização 17 369 236 12 634 Autorização em EAD 19 25 9 56 Reconhecimento de curso 11 7 27 909 1047 100 2101 Reconhecimento de Curso EAD 85 161 280 Renovação de Reconhecimento 26 619 544 47 1238 Aditamento de Criação de Campus fora de Sede Credenciamento 23 29 Credenciamento em EAD 21 67 38 126 Recredenciamento 57 80 Recredenciamento EAD 6 2111 2109 235 4560

Média de indicadores de cursos (amostra)

Moda de indicadores da dimensão 3

Processos de Instituições Comunitárias no INEP (até 21 de maio de 2013) Total de 1.733 processos Situação do processo Quantidade Avaliações finalizadas 1.257 Avaliações em andamento 476 Total Geral 1.733

Avaliações finalizadas por tipo de processo Tipo do processo Quantidade Curso 1.143 Instituição 114 Total Geral 1.257

Avaliações finalizadas por ato regulatório quantidade Autorização 27 Autorização de Curso EAD 8 Reavaliação de Curso 3 Reconhecimento de Curso 630 Reconhecimento de Curso EAD 96 Renovação de Reconhecimento de Curso 379 Credenciamento EAD 16 Recredenciamento 53 Recredenciamento EAD 45 Total Geral 1.257 Avaliações finalizadas por ato regulatório

Avaliações finalizadas por organização acadêmica quantidade Centro Universitário 308 Faculdade 67 Universidade 882 Total Geral 1.257 Avaliações finalizadas por organização acadêmica

Avaliações finalizadas por conceito Quantidade Sem conceito 32 1 4 2 42 3 396 662 5 121 Total Geral 1.257

Avaliações em andamento por tipo de processo Tipo do processo Quantidade Curso 397 Instituição 79 Total Geral 476

Avaliações em andamento por ato regulatório Quantidade Autorização 35 Autorização de Curso EAD 13 Reconhecimento de Curso 125 Reconhecimento de Curso EAD 110 Renovação de Reconhecimento de Curso 114 Credenciamento EAD 2 Recredenciamento Recredenciamento EAD 64 Total Geral 476

Alteração do Instrumento Institucional CONCEPÇÃO INOVADORA Instrumento Matricial – busca atender a diversidade do sistema de educação superior e respeitar a identidade da IES. Art 2º Lei 10.861/2004. Caráter Inovador - criação dos eixos (Planejamento e Avaliação Institucional e Desenvolvimento Institucional). Reforça e promove o processo de avaliação interna.

Proposta de Alteração do Instrumento Institucional CONCEPÇÃO INOVADORA Subsidia os Atos de Credenciamento e Recredenciamento de IES. Orienta a transformação de Organização Acadêmica na Modalidade Presencial. Após reunião no CNE, a Comissão de Instrumentos decidiu aguardar o novo Marco Regulatório de EAD.

COMPOSIÇÃO DO INSTRUMENTO EM EIXOS DIMENSÕES ATENDIDAS Eixo 1 Planejamento e Avaliação Institucional Atende a Dimensão 8 e inclui o Relato Institucional Eixo 2 Desenvolvimento Institucional Atende as Dimensões 1 e 3 Eixo 3 Políticas Acadêmicas Atende as Dimensões 2, 4 e 9 Eixo 4 Políticas de Gestão Atende as Dimensões 5, 6 e 10 Eixo 5 Infraestrutura Atende a Dimensão 7 COMPOSIÇÃO DO INSTRUMENTO EM EIXOS

CONCEPÇÃO INOVADORA DO INSTRUMENTO Importância do Relato Institucional compromete a IES na sua Autoavaliação, reforçando as ações da CPA e o planejamento e execução das ações propostas no PDI. Processos de Autoavaliação como subsidio para tomada de decisão da gestão institucional. Inclusão de indicadores novos como indutores: Internacionalização (indicador 2.7) Egressos ( indicadores 3.11 e 3.12) Inovação tecnológica e propriedade intelectual (indicador 3.13)

REQUISITOS LEGAIS E NORMATIVOS ORIENTAÇÕES REGULATÓRIAS DO CNE Políticas de educação ambiental (Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e Decreto Nº 4.281 de 25 de junho de 2002) DCNs para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena (Resolução CNE/CP n° 01 de 17 de junho de 2004 e Lei n° 11645) Acessibilidade Decreto 5.296/2004 Diretrizes Inclusão de Diretrizes Nacionais para Educação e Direitos Humanos

Consolidação do SINAES A consolidação do Sinaes ocorrerá quando todas as informações e análises qualitativas da avaliação referentes aos três pilares (estudantes, cursos e IES), forem utilizadas como vetores para mudanças internas em cada IES.

Desafios para a Qualidade da Avaliação Dinamizar o processo de avaliação, integrando instrumentos, espaços e momentos Acompanhar o desenvolvimento do Ciclo Avaliativo do SINAES Garantir o processo de avaliação de IES e de cursos de graduação com um referencial que assegure o padrão mínimo de qualidade em todos os cursos de graduação

Diretoria de Avaliação da Educação Superior Claudia.griboski@inep.gov.br