III Encontro de Boas Práticas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Área do conhecimento: Biologia
Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem Aline De Bona e Marcus Basso
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Atendimento Educacional Especializado
Universidade sem Fronteiras
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
ABRANGÊNCIA 212 municípios do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, pertencentes à região de 12 SRE’s: Almenara, Araçuaí, Curvelo, Diamantina,
Nelma Cristina de Carvalho
Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
Resumo do Levantamento da Monitoria / CTRN
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Gestão Tecnológica: link entre mídias e plano de aula
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
DIVULGANDO A PESQUISA.
Projeto EJA & Inclusão Digital
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
III Encontro de Boas Práticas
Resumo do Levantamento da Monitoria / CTRN
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
III Encontro de Boas Práticas
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
III Encontro de Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
Caracterização da Instituição
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
III Encontro de Boas Práticas
REGISTROS.
III Encontro de Boas Práticas
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Coordenadora de Formação e Acompanhamento
PROJETO PAPA – LÉGUAS: VAMOS ACELERAR JUNTOS?
SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE QUIXADÁ
Novas Tecnologias no EJA,
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
Bruno Ferreira Wiki. O que é? É um website que permite que um grupo crie e edite os seus conteúdos. Não são necessários conhecimentos avançados.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
Coordenadora de Formação e Acompanhamento
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
3ª Coordenadoria Regional de Educação
RELATO DE TRABALHO PARA A II MOSTRA VIRTUAL DE INCLUSÃO DIGITAL
Professor(es) Apresentador(es):
O uso das tecnologias na escola
Termo de Terminalidade
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

III Encontro de Boas Práticas Reforço Escolar aos Alunos Inserir aqui foto da escola, ou foto referente ao projeto. Preferencialmente uma foto relacionada ao projeto E.E. Nidelse Martins De Almeida Projeto: Reforço na sala de informática

OBJETIVOS Alcançar melhores índices de alfabetização, uma vez que alunos do 4º ano/série ainda não estão silábicos alfabéticos. Público Alvo: Alunos da 4ª série PIC e alunos do 4º ano

JUSTIFICATIVA Necessidade de um trabalho mais atrativo e dinâmico (características da turma) Trabalhar a auto estima, questões sociais e a inserção na era digital.

RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS Sala de informática - bem equipada (equipamento reserva, internet e softwares educativos ) Professor alfabetizador com noções básicas de informática (objetivo: fazer um link com as habilidades e as competências propostas para a série). Horário de atendimento aos alunos: mesmo horário das aulas regulares (preferencialmente no primeiro horário).

PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 1º passo: Estudar a capacidade de atendimento e a disponibilidade e funcionamento da sala de informática. 2º passo: Selecionar e capacitar um professor com conhecimentos básicos em informática 3º passo: Avaliação Diagnóstica dos Alunos: levantamento dos alunos que estão com dificuldades de aprendizado. 4º passo: Seleção dos alunos com defasagem na alfabetização (tendo como parâmetro a sua sala regular e as habilidades propostas pela SEE)

PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 5º passo: Classificar as turmas de acordo com os níveis de alfabetização 6º passo: Selecionar as turmas com características próximas formando turmas de até 14 alunos (garantir um aluno por computador). 7º passo: Apresentar aos alunos a proposta de reforço informatizado (valorizar e incentivar a participação). 8º passo: Trabalhar os “conteúdos” de forma significativa, procurando relacionar os tópicos desenvolvidos com o contexto socio-cultural dos alunos.

DESAFIOS ENCONTRADOS Trabalhar com a inclusão (dificuldades que vão além das questões de “aprendizagem”) Baixa auto estima dos alunos pelas dificuldades de aprendizagem

SOLUÇÕES DESENCADEADAS A inclusão é uma questão abordada no desenvolvimento de várias atividades deste projeto. O aluno que participa deste Projeto passou a ser visto como “escolhido” (aluno se sente privilegiado).

RESULTADOS Resultados Qualitativos: Maior interesse em sala de aula, menos ausências, alunos mais participativos. Resultados Quantitativos : De 32 alunos não alfabetizados na 4ª série no 1º bimestre ( dados enviados no mapa para a CENP) , reduzimos para 12 alunos no 2º bimestre. Reduzimos de 54 para 42 os alunos com aproveitamento insuficiente em Matemática. Reduzimos de 30 para 19 em Língua Portuguesa.

MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE - 2º BIMESTRE 4ª SÉRIE - 1º BIMESTRE

As fotos poderão ser distribuídas ao longo da apresentação ou inseridas aqui.

PARA REPLICAR EM SUA ESCOLA Entre em contato: Nome: Cristiane P. Maia Cargo:Professora Email: crisp_maia@yahoo.com.br Telefone: 8332-0954 Nome:Maria Helena Guetti Cargo:Diretora Email: helenaguetti@hotmail.com Nome:Cibeli de Melo Castanho Borges Facilitadora de Parceria Email: cibelicastanho@gmail.com

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Leituras complementares sobre o tema escolhido GALVÃO FILHO, T.; DAMASCENO, L. L. "Tecnologias assistivas para autonomia do aluno com necessidades educacionais especiais". Inclusão – Revista da Educação Especial, Brasília, ano 2, n. 2, p. 25-32, jul. 2006.) Léa da Cruz Fagundes- Revista Nova Escola (Psicóloga com mestrado e doutorado com ênfase em informática e conferencista internacional requisitada, Léa Fagundes preside atualmente a Fundação Pensamento Digital, organização não governamental que dissemina a computação entre populações carentes)

"A educação não se reduz à técnica, mas não se faz educação sem ela, utilizar computadores na educação, em lugar de reduzir, pode expandir a capacidade critica e criativa de nossos meninos e meninas. Depende de quem o usar, a favor de que e de quem, e para quê. O homem concreto deve se instrumentalizar com os recursos da ciência e da tecnologia para melhor lutar pela causa de sua humanização e de sua libertação." PAULO FREIRE