Orientador: Pablo Viana Stolz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Assistência ao Pré-natal, Puerpério e Saúde Bucal.
Universidade aberta do sus Ufpel – Universidade Federal de Pelotas Departamento de medicina social Especialização em saúde.
ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Aluna: Letícia Oliveira Capelli
Trabalho de Conclusão de Curso
Marcio Chazan Orientador Adauto Martins Soares Filho
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNA-SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Orientadora: Renata Lima Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
Holean Francisco Rodrigues Costa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNASUS
Manoel Messias Santos Alves
PRISCILA ALMEIDA FAGUNDES Orientadora: Gisela Cataldi Flores
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNASUS EaD – UFPel
Mariluz del Carmen Rosendo Meléndez Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Taissa Morellato Basso
Aluna: Bruna Lopes Gomes Orientadora: Christiane Luiza Santos
Julio Alberto Rodriguez Seijas Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Orientadora: Daniela Nunes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8. Melhoria da atenção à saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTANCIA TURMA 9. Melhoria da atenção ao.
UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - RS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Modalidade à distância MELHORIA.
Orientando: Marcos Rodrigues Orientadora: Suele Manjourany Silva Duro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas
Universidade aberta do sus – unasus universidade federal de pelotas especialização em saúde da família modalidade a distância turma 6 Qualificação da Atenção.
Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.
Especializanda: Prisca Saray Nunez Millan
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Aluna: Gabriela Vieira Soares
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria na atenção ao Pré-Natal e Puerpério da Unidade de Saúde da Família-
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Jennifer Williams Olivera Orientadora: Maria Emília Nunes Bueno
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD TURMA.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Orientadora: Danieli B. da Silva
Especialização em Saúde da Família
Uana Shele Teles Cavalcante Orientador: Ailton Gomes Brant
Qualificação da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade General Câmara, General Câmara/RS HANOY MADERA MADERA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
Aluna: Nívia Patrícia Nunes da Silva
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério da ESF Gramado Xavier,
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MODALIDADE À DISTÂNCIA – TURMA 6
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07 Qualificação das Ações.
ESPECIALIZANDA : Regla REGINA diaz FERRER
Alay Cardoso Álvarez Orientadora: Andressa de Andrade Pelotas, 2015
UNIVERSIDADE Federal de pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS programa de pós-graduação em saúde da família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Aluno: Diutman Palacios Salas Orientadora: Carla Ribeiro Ciochetto
Transcrição da apresentação:

Orientador: Pablo Viana Stolz UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - RS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Modalidade à distância MELHORIA NA ATENÇÃO PRÉ- NATAL E PUERPERAL NA ESF GUARÁ, PORTEIRINHA/MG Aluna: Fabíola de Cássia Silva França   Orientador: Pablo Viana Stolz

Introdução Cidade do norte de MG; Localizada há 580 km da capital BH Caracterização do município de Porteirinha/MG Cidade do norte de MG; Localizada há 580 km da capital BH População 37.627 habitantes Possui um hospital filantrópico Possui uma UBS tradicional e 13 UBS/ESF Possui um laboratório público Possui uma equipe NASF, um CEO e um CAPS

Introdução Situada na zona urbana Caracterização da UBS Vila Guará Situada na zona urbana Atende a população mista (urbana e rural) UBS estruturada Possui equipe completa Possui equipe de SB População cadastrada: 3.118 habitantes

Introdução Equipe nova – início em 2013 Situação da UBS antes da intervenção Equipe nova – início em 2013 Registros desatualizados e desorganizados Consulta pré-natal quinzenalmente, apenas pelo profissional médico Gestantes sem cadastro no sisprenatal Ausência de ficha-espelho/vacinação Agendamento por ordem de chegada Ausência de atendimento odontológico da gestante.

Objetivo geral Melhorar a atenção ao pré-natal e puerpério da UBS Vila Guará, no Município de Porteirinha -MG.

Objetivos, metas e resultados

Objetivo:Ampliar a cobertura do pré-natal Meta 1.1. Ampliar a cobertura das gestantes residentes na área de abrangência que frequentam o programa de pré-natal na unidade de saúde para 100%.

Meta 1.2. Garantir a captação de 100% das gestantes residentes na área de abrangência da unidade de saúde no primeiro trimestre de gestação.

Meta 1.3. Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica, com plano de tratamento, para 100% das gestantes cadastradas.

Meta 1.4. Realizar primeira consulta odontológica em 100% das gestantes classificadas como alto risco

Objetivo: Melhorar a adesão ao pré-natal Meta 2.1. Realizar busca ativa de 100% das gestantes faltosas às consultas de pré-natal.

Objetivo: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade Meta 3.1. Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes durante o pré-natal.

Meta 3.2. Realizar pelo menos um exame de mamas em 100% das gestantes durante o pré-natal.

Meta 3.3. Garantir a 100% das gestantes a prescrição de suplementação de sulfato ferroso e ácido fólico conforme protocolo.

Meta 3.4. Garantir a 100% das gestantes a solicitação de ABO-Rh, na primeira consulta.

Meta 3.5. Garantir a 100% das gestantes a solicitação de hemoglobina/hematócrito em dia (um na primeira consulta e outro próximo à 30ª semana de gestação).

Meta 3.6. Garantir a 100% das gestantes a solicitação de glicemia de jejum em dia (um na primeira consulta e outro próximo à 30ª semana de gestação).

Meta 3.7. Garantir a 100% das gestantes a solicitação de VDRL em dia (um na primeira consulta e outro próximo à 30ª semana de gestação).

Meta 3.8. Garantir a 100% das gestantes a solicitação de exame de Urina tipo 1 com urocultura e antibiograma em dia (um na primeira consulta e outro próximo à 30ª semana de gestação).

Meta 3.9. Garantir a 100% das gestantes solicitação de testagem anti-HIV em dia (um na primeira consulta e outro próximo à 30ª semana de gestação).

Meta 3.10. Garantir a 100% das gestantes a solicitação de sorologia para hepatite B (HBsAg), na primeira consulta.

Meta 3.11. Garantir a 100% das gestantes a solicitação de sorologia para toxoplasmose (IgG e IgM), na primeira consulta (se disponível).

Meta 3.12. Garantir que 100% das gestantes completem o esquema da vacina anti-tetânica.

Meta 3.13. Garantir que 100% das gestantes completem o esquema da vacina de Hepatite B.

Meta 3.14. Realizar avaliação de saúde bucal em 100% das gestantes durante o pré-natal.

Meta 3.15. Realizar exame de puerpério em 100% das gestantes entre o 30º e 42º dia do pós-parto.

Meta 3.16. Concluir o tratamento dentário em 100% das gestantes com primeira consulta odontológica.

Objetivo: Melhorar registro das informações Meta 4.1. Manter registro na ficha espelho de pré-natal/vacinação em 100% das gestantes

Objetivo: Promover a Saúde no pré-natal Meta 5.1. Garantir a 100% das gestantes orientação nutricional durante a gestação.

Meta 5.2. Promover o aleitamento materno junto a 100% das gestantes.

Meta 5.3. Orientar 100% das gestantes sobre os cuidados com o recém-nascido (teste do pezinho, decúbito dorsal para dormir).

Meta 5.4. Orientar 100% das gestantes sobre anticoncepção após o parto.

Meta 5.5. Orientar 100% das gestantes sobre os riscos do tabagismo e do uso de álcool e drogas na gestação.

Meta 5.6. Dar orientações para 100% das gestantes e puérperas com primeira consulta em relação a sua higiene bucal.

Objetivo: Mapear as gestantes de risco Meta 6.1. Avaliar risco gestacional em 100% das gestantes.

Resultados Melhora nos registros Cadastro das gestantes no sisprenatal Implantação da ficha espelho Melhora na adesão ao pré-natal Implantamos a consulta odontológica Melhoramos a busca ativa das faltosas Melhoramos a qualidade do pré-natal Ampliamos as orientações às gestantes e comunidade Mapeamos as gestantes de risco

Discussão Capacitação Redefinição das atribuições Importância da intervenção para a equipe Capacitação Redefinição das atribuições Melhora no relacionamento com os usuários

Discussão Melhora nos registros/Organização do serviço Importância da intervenção para o serviço Melhora nos registros/Organização do serviço Agendamento mais humanizado Melhora na qualidade do pré-natal Agenda compartilhada entre médico- enfermeira-odontóloga

Discussão Melhora no acolhimento Satisfação no atendimento Importância da intervenção para a comunidade Melhora no acolhimento Satisfação no atendimento Conhecimento da rotina da UBS e serviços oferecidos

Discussão Já incorporado Precisamos: Incorporação da intervenção à rotina do serviço Já incorporado Precisamos: Ampliar as orientações à comunidade Manter as reuniões do grupo gestantes Envolver a gestão na solução dos problemas

Reflexão crítica sobre meu processo pessoal de aprendizagem Superação das expectativas Aprimoramento da prática profissional Conhecimentos renovados e ampliados Realização de um desejo profissional Dificuldades - Estímulo para continuar Construção de TCC por etapas, à partir da vivência

Obrigada