“Cada embarque é uma nova emoção”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CE_02_O que e para onde exportar?
Advertisements

Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Comério Exterior Sistema Financeiro Turismo
Internacionalização de PMEs
CEFETES Há 96 anos educando para a vida. Disciplina: Comércio Internacional Prof. Leonardo Ribeiro Período 2007/1 – Turma N39 Apresentação Inicial Horário:
Road Show de Comércio Exterior
ESTRUTURA BRASILEIRA DE COMÉRCIO EXTERIOR
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Expansão Geográfica Mkt Internacional Marketing Internacional
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
CE_10_Comércio Exterior Séc. XXI
6. A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
SINATRADER Atuante desde 2001, pretende neste ano superar metas e atingir o sucesso, contribuindo para o comércio exterior Brasileiro de forma efetiva.
Sociedade da Informação no Brasil
Soluções Inteligentes em Comércio Internacional
Componentes 8º Ano D Arthur Nº2 Fernando Nº8
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR
Prof. Angello Reggio Neto
BALCÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
Prof. Angello Reggio Neto
ATO 1 Nove meses de pesquisas. Trinta oito entrevistas. Quatro painéis temáticos. Dezenas de estudos revistos.
Brasil 巴西——机遇之国 Roberto Castelo Branco Um Cenário de Oportunidades
caso Excelsior: Administrando uma Indústria Têxtil em Expansão
Tendências da Economia Mundial: Desafios e Oportunidades
INCOTERMS Termos do Comércio Internacional
Apoio aos Negócios e Financiamentos Gerente de Negócios Internacionais
Aula 11 – 3º e 4º Log 14/10/14 Prof. Foster
/ Fevereiro de 2015 Projeto de Inteligência Comercial Internacional.
Objetiva a viabilização do processo de globalização dos negócios.
Fernanda Aparecida no 6 Stephanie Padilha no 19 Victoria Gomes no 21
A 1ª questão que uma empresa em expansão deve enfrentar é se exporta ou produz localmente. Ex.: mercados emergentes x países ricos. Fatores a serem considerados.
A Pequena Empresa e as Exportações de Serviços: O Presente e o Futuro – Algumas Considerações Jorge Arbache UnB ENAServ 2015 São Paulo, 8 de abril de 2015.
Inovação Tecnológica, Exportação e Emprego no Brasil Março de 2006 IEA-USP Glauco Arbix Professor da USP Presidente do IPEA.
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
Mercado Mundial de Álcool e Flex Fuel Roberto Giannetti da Fonseca Fevereiro de 2004.
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
Capítulo 19 O Mercado Global.
Estratégias de internacionalização
DESAFIOS DO CRESCIMENTO DIFICULDADE PME 1. Impostos Altos. Carga tributária alcança 36% do PIB 2. Falta de crédito. Bancos exigem garantias que eles não.
Planejamento: Produzindo Valor Estratégico Gestão Internacional.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SP 22 de outubro de 2009.
INTERNACIONALIZAÇÃO. A INTERNACIONALIZAÇÃO A internacionalização implica em expandir as atividades da empresa para além das fronteiras nacionais. É uma.
Administração Mercadológica IV
Planejamento e Avaliação de Projetos para Exportação
MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração.
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
NEGÓCIOS NA INTERNET O mercado eletrônico obtido através de aplicação intensiva de tecnologia de informação do mercado tradicional, é considerado uma.
5 – FONTES DE PESQUISA EM COMEX
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE EXPORTADORA
Globalização e Gestão com Pessoas
ELEMENTOS DE LOGÍSTICA INTERNACIONAL LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Manual de Economia e Negócios Internacionais
COMÉRCIO INTERNACIONAL
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO 1- O que é trade marketing? Somando a diversificação das mídias, a especialização dos canais de vendas e a dificuldade.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Prof. Dra. Evelyn Santinon  Luna (2000) conceitua o comércio internacional como o fluxo do intercâmbio de bens e serviços entre paises ou empresas.
A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um Serviço Social Autônomo vinculado ao Ministério de Desenvolvimento,
“O ideal ainda é a alma de todas as realizações” Getúlio Vargas.
Original LogísticaFundap. Trading, Network e Expertise A Original Internacional, junto à Original Logística, soma um pacote de serviços e soluções integradas.
PERSPECTIVAS E OS GARGALOS DAS EXPORTAÇÕES DE MANUFATURADOS 29 de Abril de 2011.
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,
1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama.
Transcrição da apresentação:

“Cada embarque é uma nova emoção” Comércio Exterior – Suporte Logístico Fontes: Logística Internacional – Nelson Ludovico e Sites especializados no assunto “Cada embarque é uma nova emoção” Nelson Ludovico

Comércio Exterior – Suporte Logístico Será que o Brasil aprendeu ou está aprendendo que não se pode crescer com sua economia desvinculada da economia mundial? Na análise das vendas do Brasil para o comércio exterior nos últimos anos, pode-se observar que as exportações contribuíram para a economia do país. Porém nem tanto como poderia ter sido, principalmente pelas já conhecidas questões como: taxa de câmbio, juros e gargalo logístico.

Comércio Exterior – Suporte Logístico Exportações brasileiras Quadro 1 Ano Brasil US$ bi Mundo US$ bi % participação 2008 179,9 15742,0 1,26* 2009 153,0 12146,0 2010 202,0 15237,0 1,33 2011 256,0 18000,0 1,44

Comércio Exterior – Suporte Logístico Quais seriam os gargalos logísticos que dificultam o crescimento e a produtividade das exportações? Resposta:

Comércio Exterior – Suporte Logístico Se o país e as empresas quiserem crescer, precisam priorizar urgentemente o mercado externo, trazendo resultados para o país como também para a sociedade. E como estão as empresas brasileiras em termos de seu porte na economia x a participação nas exportações?

Comércio Exterior – Suporte Logístico Quadro 2 Estratégia dos países como China, Índia, Coréia do Sul e México? Porte das empresas Participação nas exportações Grandes empresas 85% Médias empresas 8% Pequenas e Micro empresas 2,5% Posição no ranking mundial entre 22ª e 23ª nação exportadora

Comércio Exterior – Suporte Logístico Brasil  Nossa realidade: As empresas brasileiras enfrentam dificuldades com impostos, juros, infraestrutura, logística e burocracia. Esperar que questões como essas sejam resolvidas para se acessar o mercado externo e avançar mais fortemente com as exportações é a escolha mais indicada que as empresas devem fazer?

Comércio Exterior – Suporte Logístico Resposta: Não. O que se deve fazer é prosseguir com os objetivos de explorar as oportunidades de negócio, buscando da melhor forma possível desenvolver a criatividade para driblar as dificuldades.

Comércio Exterior – Suporte Logístico Orientações no site do SEBRAE http://www.sebrae.com.br/customizado/negocios-internacionais/exportar-e-importar/como-exportar

Comércio Exterior – Suporte Logístico Fonte:www.sebrae.com.br/customizado/negocios-internacionais II Exportar e importar - Estatísticas Identifique os mercados - Qualifique-se Prepare-se para o mercado - Publicações Como exportar - Mercados estratégicos Como importar - Links Comércio exterior barreiras comerciais e legisl. Acesso a serviços financeiros instituições e organizações Seguros e garantias Oportunidades, parceiros

Comércio Exterior – Suporte Logístico As empresas ao decidirem romper fronteiras nacionais em busca de novos mercados, enfrentam maiores complexidades em relação às questões aduaneiras, cambiais, fiscais, de transporte, seguro, moedas, entre outras.

Comércio Exterior – Suporte Logístico A modernização do Brasil está correlacionada com o desenvolvimento de PMEs (pequenas e médias empresas) Face as necessidades de crescimento econômico as PMEs, necessitam desenvolver condições de tornarem-se exportadoras.

Comércio Exterior – Suporte Logístico Que mudanças a exportação poderá trazer para as condições mercadológicas da empresa? nas escalas de operações novos mercados que diferem do mercado interno padrões comerciais Estrutura dos canais de distribuição

Comércio Exterior – Suporte Logístico Pontos importantes à considerar: especificidade das legislações diferenças culturais e linguísticas (comunicação) Agentes comerciais* (interlocutores) Que representam diariamente seus interlocutores nos próprios países, só recebendo comissões sobre os negócios realizados com êxito

Comércio Exterior – Suporte Logístico Comércio exterior - Globalização Exportação de produtos Empresa brasileira Países do 1º Mundo Modificações de melhoria dos produtos, normas de segurança, exigência dos consumidores, observar hábitos, costumes e gostos do país Necessidades a serem atendidas Esforço de engenharia, logística, introdução de novas MPs entre outros insumos, criando-se um produto tipo exportação

Comércio Exterior – Suporte Logístico Jdjd