Missão e Visão 2020 Missão Visão 2020

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Transcrição da apresentação:

Os caminhos da Gestão no Abastecimento Refinaria Presidente Getúlio Vargas – REPAR

Missão e Visão 2020 Missão Visão 2020 Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua. Visão 2020 Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse. E S T R A É G I ORGANIZAÇÃO VISÃO 2020 MISSÃO

Atributos da Visão 2020 Forte presença internacional; É G I ORGANIZAÇÃO VISÃO 2020 MISSÃO Forte presença internacional; Referência mundial em biocombustíveis; Excelência operacional, em gestão, recursos humanos e tecnologia; Rentabilidade; Referência em responsabilidade social e ambiental; Comprometimento com o desenvolvimento sustentável.

Áreas de Negócio

Área de Negócios do Abastecimento Responsável pelo abastecimento do mercado nacional de petróleo e derivados; Realiza operações comerciais (Brasil e exterior); Força de trabalho*: Empregados Próprios: 12.015; Empregados Contratados: 10.690. Participações em Prêmios Nacionais de Excelência em Gestão: PQGF – Prêmio Nacional da Gestão Pública: 2005 (prata); PQGF - Prêmio Nacional da Gestão Pública: 2006 (ouro); PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade: 2007 (Vencedora). *Fonte: Relatório de Gestão 2010

Área de Negócios do Abastecimento - Principais produtos e clientes

Área de Negócios do Abastecimento - Estrutura REPAR – REFINARIA PRES. GETÚLIO VARGAS - LOCALIZAÇÃO: Araucária – Paraná – Brasil - ÁREA TOTAL: 10 milhões de m² - PRODUÇÃO: 31000 m³ por dia - FORÇA DE TRABALHO: Próprios: 998 Contratados: 1040 12% da produção nacional

A fim de acompanhar as mudanças no cenário da Petrobras nos últimos 10 anos e contribuir para o alcance da visão 2020... “Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos nossos públicos de interesse” TACC – Taxa anual de crescimento que considera o PIB e a demanda do setor energético brasileiro PN – Plano de Negócios 7

3 ...o Abastecimento tem correspondido com aumento de volume das operações e da capacidade de refino para atendimento da demanda Evolução histórica da produção de petróleo e da capacidade de refino da Petrobras 124% Produção em % do refino 132% 110% 13% Mil bpd 1980 2009 2014e 2020e Produção Carga fresca processada Demanda de Derivados 1. Dados referentes a Petrobras 2. Produção de Óleo Condensado e LGN da Petrobras no Brasil 3. Refino internacional: Okinawa 100kbpd, Pasadena 100kbpd , sem considerar o refino de 81kbpd na Argentina (sistema fechado) 4. Valor de refino doméstico para 2009 (1.942kbpd). Fonte: Revista Brasil Energia - Petrobras 50 anos (série de 1980 a 1999) e Relatório ao Mercado Financeiro do Site de Relações com Investidores da Petrobras (série de 2000 a 2008); Petrobras Estratégia; E&P; ABAST 8 8

Para tanto, precisa expandir seu negócio de Downstream COMPROMETIMENTO COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Crescimento Integrado Ampliar a atuação nos mercados-alvo de petróleo, derivados, petroquímico, gás e energia, biocombustíveis e distribuição, sendo referência mundial como uma empresa integrada de energia Estratégia Corporativa Segmentos de Negócios Crescer produção e reservas de petróleo e gás, de forma sustentável, e ser reconhecida pela excelência na atuação de E&P, posicionando a Companhia entre as cinco maiores produtoras de petróleo do mundo Expandir o refino brasileiro, assegurando o abastecimento nacional e a liderança na distribuição, desenvolvendo mercados de exportação de derivados, com ênfase na Bacia do Atlântico. Consolidar a liderança no mercado brasileiro de gás natural, com atuação internacional, e ampliar os negócios de energia elétrica e gás-química, com ênfase em fertilizantes Atuar em petroquímica de forma integrada com os demais negócios do Sistema PETROBRAS. Atuar no Brasil e no exterior no segmento de biocombustíveis de forma integrada no Sistema PETROBRAS, com sustentabilidade. Excelência operacional, em gestão, em eficiência energética, recursos humanos e tecnologia. E&P Abastecimento Gás, Energia e Gás Química Petroquímica Biocombustíveis Distribuição Rentabilidade Responsabilidade Social e Ambiental 9

Paralelamente, a Gestão da Cia e do ABAST têm evoluído na tendência de gestão integrada Produção mil bpd Prêmio Nacional da Qualidade 5.730 5.000 4.000 3.000 2.000 800 600 400 200 Sistema de Gestão da Qualidade de produtos Formação do grupo de Cadeia de Valor Aprovação da Cadeia de Valor pela DE Programa de Certificação de Sistemas de Gestão de SMS Novo ABAST e integração da gestão em 15 sites Gestão do negócio suportada por processos integrados, governados e alinhados ao direcionamento estratégico Qualificação Técnica de Fornecedores e Prestadores de Serviços Avaliação interna da Gestão Criação das Comissões de Processo Partida do SAP/R3 Metodologia Corporativa de Gestão de Processos SGI SINERGIA 80 90 00 01 02 04 06 07 08 09 2020 Requisitos contratuais de Garantia da Qualidade SOX – Mapeamento de Processos, Riscos e Controles Programa de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade Avaliação interna da Gestão pelo AQG – Avaliação da Qualidade da Gestão Criação do Setor de Qualificação e Certificação de Pessoal, do Serviço de Engenharia Iniciativas de desenho de processos em diversas Áreas Criação da Comissão de Integração de Processos Programa de GQT

A adoção do Modelo de Gestão do Abastecimento para suportar os desafios de nossa Estratégia … 7. 6. Manter o foco no Cliente e no Mercado, como estratégia principal para a conquista e retenção de clientes, por meio do conhecimento de suas necessidades atuais e futuras. 8. Governança e Estrutura Organizacional Conjunto de regras e procedimentos entre os acionistas, cotistas, Assembléia Geral, Conselho de Administração e Diretoria Executiva, Auditoria Independente, Conselho fiscal e demais públicos de interesse com a finalidade de aprimorar o desempenho e o processo decisório para a sustentabilidade da organização. Pág: 11 11

... que é baseado em normas e critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade... Norma ABNT ISO 9001:2008 (Sistemas de Gestão da Qualidade) Norma ABNT ISO 14001:2004 (Sistemas de Gestão Ambiental) OHSAS 18001:2007 (Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança) Modelo de Excelência em Gestão - MEG® 12

... provê valores que reforçam a liderança e a integração... Liderança e constância de propósitos Pensamento sistêmico Orientação por processos e informações Valorização das pessoas Responsabilidade social Aprendizado organizacional Cultura de inovação Desenvolvimento de parcerias Visão de futuro Geração de Valor Conhecimento sobre o cliente e o mercado Fonte: FNQ 13

...que são traduzidos em programas e práticas de Excelência contínuas e disseminadas Instituído em 2006 com o objetivo de integrar as ações de alto impacto para a função Segurança, Meio Ambiente e Saúde no Abastecimento. Liderança em SMS Processo anual de abrangência nacional (sede, regionais e as 12 UOs) que é o principal meio de refinamento do Modelo de Gestão multisite. Iniciado em 2005 é desempenhada por profissionais de todas as áreas. Avaliação Interna da Gestão Implementado em 2006, promove a adoção de práticas voltadas para a segurança no trabalho, responsabilidade social e ambiental, saúde das pessoas e qualidade de serviços e produtos junto aos fornecedores de serviços críticos e principais clientes de combustível. Programa Parceria Responsável Iniciado em 2008, busca o alinhamento dos conjuntos de iniciativas estratégicas e de portfolio de projetos do segmento RTC - Refino, Transporte e Comercialização, a fim de alavancar oportunidades de melhoria no processo de planejamento do segmento. Planejamento Integrado RTC Em 2007, de forma pioneira, evoluiu os controles sobre os gastos e transformou a maneira de como fazer planejamento orçamentário. Buscando otimização pelo entendimento dos processos, proporciona a visão de futuro de necessidade de recursos, propondo melhorias. Excelência em Custos Iniciado em 2005, baseado nos processos, identifica as lacunas de conhecimentos e as necessidades de desenvolvimento/adequação atuais e as que serão requeridas para os desafios do futuro. Gestão por Competências Iniciado após o primeiro ciclo de Avaliação Interna da Gestão (2005), contempla hoje as práticas de Rodízio Técnico, Encontros Técnicos, Rodízio Gerencial, Programa Mestres e Doutores, Programa Potenciais Líderes. Gestão de Ativos Intangíveis A partir do levantamento das soluções de TIC em 2005 implementou o Comitê Gestor da Integração da Informação e um processo decisório multicritério para priorização de iniciativas de desenvolvimento de sistemas e bases de informação. Gestão de Portfólio de Sistemas Desde 2005, define e estrutura os canais de relacionamento com o cliente, orientando sobre sua aplicação de modo a facilitar o acesso do cliente à Petrobras, bem como divulgar a imagem, os produtos e os valores da companhia; melhorar e sistematizar a captação de dados e o conhecimento sobre os clientes; Modelo de Relacionamento de Clientes

Gestão do Abastecimento 12 mil empregados 12 complexas Unidades de Operações Múltiplos produtos e processos Planejamento Centralizado e Integrado Certificação única de todos sites

Desafios atuais da Gestão Manutenção e elevação dos atuais níveis de confiabilidade das refinarias; Operação dos ativos com ampla observância aos requisitos de SMES; Preparação para o crescimento da companhia (Pré-sal); Capacitação das pessoas e dos líderes; Transmissão do conhecimento; Ampliação do parque de refino (qualidade dos derivados e modernização do hardware); Adequação das unidades atuais; Implementação das novas Refinarias (RNEST, Premium I, Premium II, COMPERJ).

Muito Obrigado!