III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

Portal do Professor SEED/MEC
Apresentando.
1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Vera Lúcia M. de O. e Paiva (UFMG) Apresentacao por Milena Mendes.
Contexto de Educação a Distância
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
Ferramentas de Mediação no Moodle
Um curso utilizando o moodle: Mecânica Rotacional
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
QUEM SOMOS. QUEM SOMOS VISÃO 360 GRAUS Integração e unificação da comunicação. Website Hotsite Redes Sociais Mobile FOCO NOS RESULTADOS.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
O AVA precisa ser uma obra aberta, onde a imersão, a navegação, a exploração e a conversação possam fluir na lógica da completação Um AVA é uma organização.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Generalidades sobre e-learning
CURRICULO +.
CIDADE DIGITAL.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Informações sobre o Teleduc
Tendências em Educação a Distância e Soluções Digitais para o Ensino Presencial e/ou a Distância
Treinamento para Professores
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Moodle para Professores e Iniciantes Web Conference e curso on line.
Formação de Tutores a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
© Paulo Lima – Internet: / 1 CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação V Ciclo.
Projeto VITRUSP CTI-CEPA - USP Diagrama de informações para a criação de um ambiente virtual de aprendizagem utilizando outras ferramentas de apoio ao.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
1 O Monitoria Somos um grupo de profissionais cujo objetivo é promover o ensino a distância em nossa nação. Estamos inseridos no contexto da economia do.
Skype: urcampvirtual.ead         Endereço: Tupy Silveira, 2086  Telefone: Ramal: 263.
Soluções para universidades corporativas
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc Renato M.E. Sabbatini UNICAMP.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo Tecnologias X Questões Pedagógicas: Hierarquização nas Relações - Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Tecnologias Informacionais e Relacionais na Construção do Conhecimento Prof. Flávio Brito

Palestrante Coordenador do Setor Plataforma de Ensino a Distância, Analista de Sistemas e Banco de Dados do Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro (CECIERJ) e Professor Universitário Especialista em Mediação Pedagógica em EAD pela PUC-RIO. Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ e Bacharel em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas / ENCE

Agenda Conceitos Potencial dos ADA em facilitar a implementação de uma proposta pedagógica nos cursos Dificuldades encontradas em outros ADA Plataforma de Ensino a Distância Plataforma CEDERJ Desafios Problemas Pedagógicos Enfrentados

ADA ADA – Ambiente Digital de Ensino a Distância LMS LCMS AVA – Ambiente Virtual de Ensino a Distância Learning Management System Learning Content Management System

LMS ADA – Ambiente Digital de Ensino a Distância Inclui: Gestão do Ambiente de Ensino a Distância Sala de Aula Autoria Publicação Comunicação Colaboração Avaliação e Gestão do Aprendizado Relatórios e Métricas Segurança

LCMS ADA – Ambiente Digital de Ensino a Distância Inclui: Criação de Conteúdos Armazenagem Entrega personalizada

Potencial dos ADA em facilitar a implementação de uma proposta pedagógica nos cursos Curso 24x7 Estrutura e conteúdos padronizados dos cursos Melhoria do processo de ensino / aprendizagem Facilidade de se implantar ferramentas de acompanhamento e monitoramento – menos intrusivos Possibilidade de adaptação dinâmica de conteúdos de acordo com o perfil do aluno Maior capilaridade Centralidade no aluno Facilidade de acesso – lugar e horário Custos menores Desenvolvimento do auto-estudo e auto-aprendizagem Disponibilização dos conteúdos 100% do tempo

Dificuldades encontradas em outros ADA Foco na ferramenta Sistema não se adapta ao curso Ferramentas não específicas para atividades específicas Interface pobre ao invés de interface acessível Agrupamentos e visualizações de cursos, disciplinas e conteúdos para cursos com características diferentes Acompanhamento restrito do aluno Manutenção complexa Riscos de Atualização após customização Equipe de desenvolvimento pouco focada nas necessidades de cada instituição cliente Bugs sem acerto com mais de 6 meses Pouca robustez e segurança Falta de escalabilidade - poucos cases de alta escalabilidade Não focam na mediação e no aluno Longe da Web 2.0 Longe da Acessibilidade – W3C

Problemas enfrentados pelo CEDERJ & escolhas tecnológicas Antes de 2006 Produto de terceiros absorvido pela Fundação ASP & SQL Server Manutenção permanente Baixa evolução Baixa confiabilidade Resultado Baixa confiabilidade do público e do sistema Utilizada para download de pdf 2500 acessos dia 2007 Produto 100% CECIERJ Java & PostgreSQL Menor manutenção Alta evolução 2009 45.000 acessos dia 99,9% no ar Convencimento da mudança de ares Quebra do paradigma do curso baseado em pdf Processo de Aculturamento Resistências a mudanças Mudança no processo sem conflitos acadêmicos – estratégia do coelho na cartola

Exemplos de ADA Plataforma CEDERJ (LMS + LCMS) E-proinfo (LMS) Moodle (LMS)

Moodle

E-Proinfo

Plataforma CEDERJ Totalmente desenvolvida com recursos do Governo do Estado do Rio de Janeiro Facilidade de acesso em nossa língua Suporte local institucional 100% Acessível Digitalmente Produto 100% nacional e gratuito Desenvolvimento de acordo com as necessidades dos cursos e não a remodelagem para atender a ferramenta Arquitetura da Informação com base na Web 2.0

Produção e Distribuição de Conteúdos Arquitetura Plataforma CEDERJ Núcleo Java PostgreSQL Vídeo Streaming Produção e Distribuição de Conteúdos

Ambiente

Filosofia e Facilidades Ambiente Integrado Vídeo Áudio Imagens Links Alta Interatividade Acessibilidade Perfis Dinâmicos Conteúdos & Visibilidade Vídeos Imagens

Ferramentas de Comunicação e Mediação – Integração e Web 2.0 Murais E-mail Avisos Fórum Blog Sala de Conferência Gerenciador de Arquivo

Acessibilidade W3C – AAA Automatização da acessibilização do Conteúdo

Ferramentas de Comunicação e Mediação – E-mail

Ferramentas de Comunicação e Mediação - Avisos Avisos na Sala de Disciplina Foco no espaço de ensino e aprendizagem Garante o retorno do aluno a disciplina Permite seleção dos Pólos ou Turmas associados Visualização de até as 4 últimas marcadas como novas

Ferramentas de Comunicação e Mediação - Fóruns Integrado com Vídeo e Áudio – Internos e Externos Platatube, Youtube,Vimeo, Google Vídeo etc Fóruns & Tópicos – Filosofia diferenciada Fórum é o coletivo de Tópicos de Discussão relacionados Busca por Participantes ou Polos / Turma Permite Citações ao invés de árvores – garante clareza e acompanhamento das discussões em bloco Permite exportação das discussões em arquivos PDF para análise off-line Permite lista compactada para acessos discados Identificação do usuário por metadados

Ferramentas de Comunicação e Mediação - Blogs

Ferramentas de Comunicação e Mediação – Sala de Conferência Permite a integração com objetos multimídia Permite a integração com canais de transmissão ao vivo – platatube e outros Permite a visualização dos usuários on-line

Ferramentas de Comunicação e Mediação – Sala de Conferência Permite que professores, tutores e alunos se encontrem ao mesmo tempo assistindo vídeos, animações em um chat. Integrada ao Youtube e Gooble Vídeos entre outros. Altamente interativa.

Ferramentas de Comunicação e Mediação – Vídeo Ao Vivo A Plataforma possui a capacidade de transmissão de vídeos ao vivo pela Internet.

Gerenciador de Arquivos Objetivo - Enviar e Selecionar Arquivos na Plataforma – Completamente integrado a filosofia Web 2.0

Ferramentas de Comunicação e Mediação – Atividades Trata-se de uma ferramenta associada a disciplina. Onde o aluno faz a sua atividade individualmente, como em uma prova on-line, Portanto, ela está localizada no menu Ferramentas da Disciplina.

Ferramentas de Comunicação e Mediação – Atividades Atividades – Número de atividades respondidas e corrigidas Novas – São atividades ainda sem correção

Ferramentas de Comunicação e Mediação – Atividades - Proposta Exemplo: Movimentos Sociais

Acompanhamento & Monitoramento Estatístico Sistema de Construção de Mapas e Monitoramento Estatístico em Tempo Real Utilizando o Conceito de Zonas Quentes Escola Exemplo 2 Colégio Estadual Bangu Estrada do Engenho, 442 - Bangu, Rio de Janeiro, 21840-000 (0xx)21 2401-5513 Total de Alunos: 1500 Alunos Presentes a pelo menos uma apresentação: 830 Alunos que frequentam a Plataforma: 1450 Monitor: Leandro de Paula e Silva Diretor: Andréa Peixoto Presenças por Data (clique aqui)

Ferramentas de Comunicação e Mediação – Lançamento de Presenças

Ferramentas de Comunicação e Mediação – Lista de Presença

Ferramenta de Avaliação - Questionários

Ferramentas de Comunicação e Mediação – Avaliações e Questionários

Ferramenta de Avaliação – Questionários - Repostas

Enfoques pedagógicos com a Plataforma CEDERJ Propicia alta interatividade Foco na medicação pedagógica ao invés da simples interatividade Estrutura avaliativa Estrutura colaborativa Estrutura adaptativa a serviço do curso Acompanhamento do aluno no curso – Feedback imediato

Desafios Desenvolver uma ferramenta que atenda aos alunos surdos Domínio do Conteúdo Domínio da Tecnologia Gestão Coordenadores e Tutores com Visão EAD vs Tradicional - Conflitos

prof.flaviobrito@gmail.com brito@cederj.rj.gov.br (21) 7127-2427 Obrigado prof.flaviobrito@gmail.com brito@cederj.rj.gov.br (21) 7127-2427