Ensino Dinâmico para Adultos ANDRAGOGIA Ensino Dinâmico para Adultos Pr. Sinesio Carlos dos Santos Baseado no Livro Andragogia em Ação, Zezina Soares Bellan
Visão geral A maior parte dos professores da Escola Bíblica, não foi devidamente preparada para o exercício da atividade educacional. Adultos Facilitador Aprendem Conteúdo Planejamento Métodos Recursos Técnicas
Visão geral As conseqüências deste fato são inúmeras, mas destaquemos as seguintes… Adultos Facilitador Aprendem Conteúdo Planejamento Métodos Recursos Técnicas
Visão geral Professores insatisfeitos Adultos Facilitador Aprendem Conteúdo Planejamento Métodos Recursos Técnicas
Visão geral Alunos insatisfeitos Adultos Facilitador Aprendem Conteúdo Planejamento Métodos Recursos Técnicas
Visão geral Escolas pouco frequentadas Adultos Facilitador Aprendem Conteúdo Planejamento Métodos Recursos Técnicas
Definindo “Andragogia é a ciência da educação de adultos.” Malcolm Knowles
Pedagogia ou Andragogia ANDROS Agogus PAIDOS Homem maduro Conduzir Criança Andragogia Pedagogia
Programação Características do aluno adulto A forma como o adulto aprende Professor ou Facilitador? Conteúdo e Objetivo: Entendendo para evitar problemas Métodos e Técnicas de Ensino Recursos Audiovisuais Vendo o que todos vêem de uma forma totalmente diferente
O Aluno Adulto Algumas definições
Ari Batista de Oliveira, Mestre em Andragogia Adulto é aquele indivíduo que, além de ocupar o status definido pela sociedade, tem capacidade reprodutiva, é psiquicamente independente, é capaz de responder por seus direitos e deveres no convívio social.
Zezina Soares Bellan, Pedagoga e Professora Adulto é aquela pessoa madura o suficiente para assumir as responsabilidades por seus atos diante da sociedade. Ele tem plena consciência de suas ações e pode tomar decisões responsáveis em sua vida.
Características do aluno adulto Aprendizado direcionado pelos interesses pessoais Desejo de aplicar imediatamente o que aprende Preferência pelo aprendizado voltado a solução de problemas e desafios Motivação interna intensa
A forma como o adulto aprende Adultos aprendem de forma diferente das crianças A aprendizagem somente poderá ser efetivada se aplicarmos teorias e técnicas adequadas
A forma como o adulto aprende As necessidades específicas dos ADULTOS exigem dos professores: PLANEJAMENTO
A forma como o adulto aprende Entendo os Processos A forma como o adulto aprende Uma aula compreende dois processos distintos, intrinsecamente ligados entre si...
A forma como o adulto aprende Ensino Transmissão de conhecimento Mt. 28.20
A forma como o adulto aprende Aprendizagem Tomar posse do Conhecimento
A forma como o adulto aprende Aprender... ... é o processo de mudança comportamental, resultante da aquisição de três coisas...
A forma como o adulto aprende ONHECIMENTO H ABILIDADE A TITUDE
Professor ou Facilitador ? Professor ou Facilitador
Quebrando paradigmas ALUNOS ADULTOS NÃO PRECISAM DO CHAMADO “PROFESSOR GARÇON”. O QUE É O “PROFESSOR GARÇON”?
Papel do Facilitador? O papel do facilitador é apresentar informações através de técnicas de ensino e criar um ambiente adequado para a aprendizagem
O que é preciso para que eu me torne um FACILITADOR?
Preciso… COMUNICAR-ME COM EFICIÊNCIA
Preciso… Promover o entusiasmo
Preciso… Demonstrar a importância prática do ensino
Preciso… Demonstrar como o ensino aplicado fará a diferença na vida do aluno
Preciso… Dominar a aplicação das atividades em grupos
Preciso… Demonstrar com exemplos práticos, como o ensino muda a vida
Preciso… Transmitir força e esperança
Resumindo… Ser facilitador exige muito mais do que ser o antigo professor
Princípios que devo observar como um FACILITADOR
Meu aluno possui experiência de vida Aproveite a experiência acumulada dos alunos
Meu aluno enfrenta situações reais Proponha problemas, novos conhecimentos embasados no dia-a-dia dos alunos
Meu aluno quer saber o porquê do assunto Justifique a necessidade e utilidade de cada conhecimento
Meu aluno é responsável pelo seu aprendizado Envolva-os no planejamento e na responsabilidade do aprendizado
Meu aluno tem motivação intensa Desperte a motivação interna para o aprendizado
Prioridades que devem ser observadas pelo FACILITADOR
Ambiente da Aula Agradável. Informal. Adultos não gostam de sentir embaraçados diante dos demais
Conhecer os alunos Identifique a necessidade dos alunos
Aulas Planejadas Estabeleça objetivos e planeje cada tarefa
Planejamento participativo Discuta com os alunos métodos que serão utilizados na educação
Aferindo o processo Faça avaliações que permitam observar resultados: seus e dos alunos
Apresentação Pessoal Roupas e sapatos Cabelos Óculos Outros acessórios
Conteúdo e Objetivo: Entendendo para evitar problemas
Conteúdo e Objetivo: Entendendo para evitar problemas Conteúdo e Objetivo são coisas bem diferentes na Educação
Definindo Objetivo O Objetivo esclarece porque ensinar ou qual capacidade deverá ser desenvolvida durante o processo educacional
Definindo Conteúdo O Conteúdo mostra qual assunto será estudado. É a matéria em si: os temas abordados, os tópicos destacados, a texto.
Objetivos Educacionais Objetivos educacionais são muito importantes Determinam para onde devemos caminhar Determinam se estamos tendo sucesso como educadores Deve ser a afirmação dos resultados esperados no final do processo ensino-aprendizagem
Objetivos Educacionais DEVEM SER ESCRITOS PARA: COMUNICAR ENVOLVER ALUNOS NA APRENDIZAGEM ORIENTAR O EDUCADOR
Escrevendo Objetivos Educacionais OBJETIVOS GERAIS Ao final do curso, o meu aluno será capaz de … OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ao final da aula, meu aluno será capaz de …
APLICANDO OS NÍVEIS DO DOMÍNIO COGNITIVO NA ELABORAÇÃO DE NOSSAS AULAS TAXIONOMIA APLICANDO OS NÍVEIS DO DOMÍNIO COGNITIVO NA ELABORAÇÃO DE NOSSAS AULAS Conhecimento Compreensão Aplicação Análise Síntese Avaliação
Métodos e Técnicas de Ensino
Métodos de Ensino Métodos de ensino são modos de conduzir ou ministrar a aula ou o ensino, é o caminho para atingir o OBJETIVO. O bom professor não deve saber somente o que ensinar, mas como ensinar.
Alguns Métodos de Ensino ORAL VISUAL ORAL E VISUAL
Técnicas de Ensino É um recurso particular que o professor usa para realizar uma parte da aprendizagem a que o método se propõe
Níveis de Domínio Cognitivo CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO Texto Filmes Diagramas Eventos
Níveis de Domínio Cognitivo CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO Tabelas Desenhos Curso Debates
Níveis de Domínio Cognitivo CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO Exemplos Ilustrações Construções Exposições
Níveis de Domínio Cognitivo CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO Questionários Gráficos Relatórios Mapas
Níveis de Domínio Cognitivo CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO Artigos Dramatizações Poesias Fábulas
Níveis de Domínio Cognitivo CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO Debates Auto-Avaliação Provas Redações
Recursos Audiovisuais Use com criatividade os recursos audiovisuais disponíveis, planeje bem a sua aula: é possível revolucionarmos as nossas aulas se nos aplicarmos na prática de novos métodos, técnicas.
Recursos Audiovisuais Todo aprendizado é um processo associativo. O cérebro usa os estímulos sensoriais para promover a associação das informações recebidas gerando APRENDIZAGEM
Aprendizagem por meio dos sentidos PALADAR 1% TATO 1,5% OLFATO 3,5% AUDIÇÃO 11% VISÃO 80%
Métodos ORAL 10% VISUAL 20% ORAL E VISUAL 65%
ALÉM DESTES, PODEMOS CRIAR NOSSOS PRÓPRIOS RECURSOS AUDIOVISUAIS Alguns Recursos Retroprojetor Flip Chart Lousa ou Quadro Branco Projetores Apostila Microfone Televisão Vídeo/DVD Equipamentos Voz ALÉM DESTES, PODEMOS CRIAR NOSSOS PRÓPRIOS RECURSOS AUDIOVISUAIS
Vendo o que todos vêem de uma forma totalmente diferente Do que estamos falando?
Resumo Finalizando, pensemos então: Quais são os passos para o sucesso no ensino dos ADULTOS?
Passos para o sucesso 1. Estude seus alunos 2. Defina os objetivos de sua aula 3. Selecione o conteúdo 4. Selecione a técnica de ensino 5. Escolha os recursos audiovisuais 6. Determine o tempo da aula 7. Revise a idéia central 8. Faça a conclusão 9. Desenvolva a introdução