Ensino Dinâmico para Adultos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
ESTUDANTES ADULTOS RETÊM APENAS 10% DO QUE OUVEM, APÓS 72 HORAS
O Aluno a Distância.
Aprender ao Longo da Vida
Laboratório de Ensino de Química 1
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Currículo por Competências e Habilidades.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
Capacitação dos professores
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Webquest.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
O aluno elaborando conceitos

Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
NOSSO DESAFIO Desde o Mundo Bíblico Para o Mundo de Hoje
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A aula expositiva Objetivo: Preparar plano de aula expositiva
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Introdução à Didática 6a Aula Prof.: Pr. Kenneth Eagleton
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
Docência do Ensino Superior
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
Por que o jornal na escola?
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O computador como Meio e como Fim...
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Método de Ensino.
DIDÁTICA GERAL. O QUE? (conteúdo) I A QUEM?_POR QUÊ?_ COMO? (perfil) (objetivos) (métodos e técnicas) I QUE RESULTADOS? (avaliação)
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Ensino Dinâmico para Adultos ANDRAGOGIA Ensino Dinâmico para Adultos Pr. Sinesio Carlos dos Santos Baseado no Livro Andragogia em Ação, Zezina Soares Bellan

Visão geral A maior parte dos professores da Escola Bíblica, não foi devidamente preparada para o exercício da atividade educacional. Adultos Facilitador Aprendem Conteúdo Planejamento Métodos Recursos Técnicas

Visão geral As conseqüências deste fato são inúmeras, mas destaquemos as seguintes… Adultos Facilitador Aprendem Conteúdo Planejamento Métodos Recursos Técnicas

Visão geral Professores insatisfeitos Adultos Facilitador Aprendem Conteúdo Planejamento Métodos Recursos Técnicas

Visão geral Alunos insatisfeitos Adultos Facilitador Aprendem Conteúdo Planejamento Métodos Recursos Técnicas

Visão geral Escolas pouco frequentadas Adultos Facilitador Aprendem Conteúdo Planejamento Métodos Recursos Técnicas

Definindo “Andragogia é a ciência da educação de adultos.” Malcolm Knowles

Pedagogia ou Andragogia ANDROS Agogus PAIDOS Homem maduro Conduzir Criança Andragogia Pedagogia

Programação Características do aluno adulto A forma como o adulto aprende Professor ou Facilitador? Conteúdo e Objetivo: Entendendo para evitar problemas Métodos e Técnicas de Ensino Recursos Audiovisuais Vendo o que todos vêem de uma forma totalmente diferente

O Aluno Adulto Algumas definições

Ari Batista de Oliveira, Mestre em Andragogia Adulto é aquele indivíduo que, além de ocupar o status definido pela sociedade, tem capacidade reprodutiva, é psiquicamente independente, é capaz de responder por seus direitos e deveres no convívio social.

Zezina Soares Bellan, Pedagoga e Professora Adulto é aquela pessoa madura o suficiente para assumir as responsabilidades por seus atos diante da sociedade. Ele tem plena consciência de suas ações e pode tomar decisões responsáveis em sua vida.

Características do aluno adulto Aprendizado direcionado pelos interesses pessoais Desejo de aplicar imediatamente o que aprende Preferência pelo aprendizado voltado a solução de problemas e desafios Motivação interna intensa

A forma como o adulto aprende Adultos aprendem de forma diferente das crianças A aprendizagem somente poderá ser efetivada se aplicarmos teorias e técnicas adequadas

A forma como o adulto aprende As necessidades específicas dos ADULTOS exigem dos professores: PLANEJAMENTO

A forma como o adulto aprende Entendo os Processos A forma como o adulto aprende Uma aula compreende dois processos distintos, intrinsecamente ligados entre si...

A forma como o adulto aprende Ensino Transmissão de conhecimento Mt. 28.20

A forma como o adulto aprende Aprendizagem Tomar posse do Conhecimento

A forma como o adulto aprende Aprender... ... é o processo de mudança comportamental, resultante da aquisição de três coisas...

A forma como o adulto aprende ONHECIMENTO H ABILIDADE A TITUDE

Professor ou Facilitador ? Professor ou Facilitador

Quebrando paradigmas ALUNOS ADULTOS NÃO PRECISAM DO CHAMADO “PROFESSOR GARÇON”. O QUE É O “PROFESSOR GARÇON”?

Papel do Facilitador? O papel do facilitador é apresentar informações através de técnicas de ensino e criar um ambiente adequado para a aprendizagem

O que é preciso para que eu me torne um FACILITADOR?

Preciso… COMUNICAR-ME COM EFICIÊNCIA

Preciso… Promover o entusiasmo

Preciso… Demonstrar a importância prática do ensino

Preciso… Demonstrar como o ensino aplicado fará a diferença na vida do aluno

Preciso… Dominar a aplicação das atividades em grupos

Preciso… Demonstrar com exemplos práticos, como o ensino muda a vida

Preciso… Transmitir força e esperança

Resumindo… Ser facilitador exige muito mais do que ser o antigo professor

Princípios que devo observar como um FACILITADOR

Meu aluno possui experiência de vida Aproveite a experiência acumulada dos alunos

Meu aluno enfrenta situações reais Proponha problemas, novos conhecimentos embasados no dia-a-dia dos alunos

Meu aluno quer saber o porquê do assunto Justifique a necessidade e utilidade de cada conhecimento

Meu aluno é responsável pelo seu aprendizado Envolva-os no planejamento e na responsabilidade do aprendizado

Meu aluno tem motivação intensa Desperte a motivação interna para o aprendizado

Prioridades que devem ser observadas pelo FACILITADOR

Ambiente da Aula Agradável. Informal. Adultos não gostam de sentir embaraçados diante dos demais

Conhecer os alunos Identifique a necessidade dos alunos

Aulas Planejadas Estabeleça objetivos e planeje cada tarefa

Planejamento participativo Discuta com os alunos métodos que serão utilizados na educação

Aferindo o processo Faça avaliações que permitam observar resultados: seus e dos alunos

Apresentação Pessoal Roupas e sapatos Cabelos Óculos Outros acessórios

Conteúdo e Objetivo: Entendendo para evitar problemas

Conteúdo e Objetivo: Entendendo para evitar problemas Conteúdo e Objetivo são coisas bem diferentes na Educação

Definindo Objetivo O Objetivo esclarece porque ensinar ou qual capacidade deverá ser desenvolvida durante o processo educacional

Definindo Conteúdo O Conteúdo mostra qual assunto será estudado. É a matéria em si: os temas abordados, os tópicos destacados, a texto.

Objetivos Educacionais Objetivos educacionais são muito importantes Determinam para onde devemos caminhar Determinam se estamos tendo sucesso como educadores Deve ser a afirmação dos resultados esperados no final do processo ensino-aprendizagem

Objetivos Educacionais DEVEM SER ESCRITOS PARA: COMUNICAR ENVOLVER ALUNOS NA APRENDIZAGEM ORIENTAR O EDUCADOR

Escrevendo Objetivos Educacionais OBJETIVOS GERAIS Ao final do curso, o meu aluno será capaz de … OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ao final da aula, meu aluno será capaz de …

APLICANDO OS NÍVEIS DO DOMÍNIO COGNITIVO NA ELABORAÇÃO DE NOSSAS AULAS TAXIONOMIA APLICANDO OS NÍVEIS DO DOMÍNIO COGNITIVO NA ELABORAÇÃO DE NOSSAS AULAS Conhecimento Compreensão Aplicação Análise Síntese Avaliação

Métodos e Técnicas de Ensino

Métodos de Ensino Métodos de ensino são modos de conduzir ou ministrar a aula ou o ensino, é o caminho para atingir o OBJETIVO. O bom professor não deve saber somente o que ensinar, mas como ensinar.

Alguns Métodos de Ensino ORAL VISUAL ORAL E VISUAL

Técnicas de Ensino É um recurso particular que o professor usa para realizar uma parte da aprendizagem a que o método se propõe

Níveis de Domínio Cognitivo CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO Texto Filmes Diagramas Eventos

Níveis de Domínio Cognitivo CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO Tabelas Desenhos Curso Debates

Níveis de Domínio Cognitivo CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO Exemplos Ilustrações Construções Exposições

Níveis de Domínio Cognitivo CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO Questionários Gráficos Relatórios Mapas

Níveis de Domínio Cognitivo CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO Artigos Dramatizações Poesias Fábulas

Níveis de Domínio Cognitivo CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO Debates Auto-Avaliação Provas Redações

Recursos Audiovisuais Use com criatividade os recursos audiovisuais disponíveis, planeje bem a sua aula: é possível revolucionarmos as nossas aulas se nos aplicarmos na prática de novos métodos, técnicas.

Recursos Audiovisuais Todo aprendizado é um processo associativo. O cérebro usa os estímulos sensoriais para promover a associação das informações recebidas gerando APRENDIZAGEM

Aprendizagem por meio dos sentidos PALADAR 1% TATO 1,5% OLFATO 3,5% AUDIÇÃO 11% VISÃO 80%

Métodos ORAL 10% VISUAL 20% ORAL E VISUAL 65%

ALÉM DESTES, PODEMOS CRIAR NOSSOS PRÓPRIOS RECURSOS AUDIOVISUAIS Alguns Recursos Retroprojetor Flip Chart Lousa ou Quadro Branco Projetores Apostila Microfone Televisão Vídeo/DVD Equipamentos Voz ALÉM DESTES, PODEMOS CRIAR NOSSOS PRÓPRIOS RECURSOS AUDIOVISUAIS

Vendo o que todos vêem de uma forma totalmente diferente Do que estamos falando?

Resumo Finalizando, pensemos então: Quais são os passos para o sucesso no ensino dos ADULTOS?

Passos para o sucesso 1. Estude seus alunos 2. Defina os objetivos de sua aula 3. Selecione o conteúdo 4. Selecione a técnica de ensino 5. Escolha os recursos audiovisuais 6. Determine o tempo da aula 7. Revise a idéia central 8. Faça a conclusão 9. Desenvolva a introdução