O PAPEL ESTRATÉGICO DO GESTOR DE COMPRAS. O PAPEL ESTRATÉGICO DO GESTOR DE COMPRAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os sete pecados capitais cometidos na venda de projetos de T&D - CBTD
Advertisements

Comportamento do Consumidor Online
COMO ATRAIR E MANTER CLIENTES NO SETOR VIDREIRO
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina!”
Comportamento do Consumidor. Por que entender o comportamento do consumidor ? Processo decisório e o comportamento de compra dos consumidores Questões.
1 - O PAPEL DE VENDAS NO MIX DE MARKETING
O que é gestão financeira
CONCORRÊNCIA.
MANIFESTO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
Conhecendo o meu negócio para criar uma estratégia de Marketing
Comunicação Integrada de Marketing
MBA EM GESTÃO Fundamentos de Marketing: produtos de sucesso
Como lidar com a concorrência
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
Uma apresentação para.
Segmentação de mercado
Elaborando Um Plano de Negócios
MARKETING CONTEMPORANEO
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Comportamento do Consumidor
Varejo Prof. Vitor Pires
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
FATORES CHAVE DE SUCESSO NOS NEGÓCIOS
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
Branca e Henrique UNIDADE 5 - Projeção de vendas Módulo I – MERCADO UNIDADE 5 - Projeção de vendas Nesta unidade, você descobrirá a importância.
Leblon Fitness Networking
CRM Customer Relationship Management
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
CAPÍTULO 8 A FORMAÇÃO DE PREÇOS.
Desde 1985 venho dizendo às empresas que não basta que seus vendedores conheçam bem os seus produtos e serviços. Com muitos concorrentes, qualidade semelhante.
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
Estratégias Competitivas de Marketing
A arte de Liderar.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
- Minister (subordinação ou obediência)
Disciplina: Marketing Aula 1
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Introdução O dia da mentira na Intel
GOVERNANÇA E GESTÃO DE TI NA PMMA
O SUCESSO É PRA TODO MUNDO. SERÁ?. 2 MILHÕES DE CURTIDAS NA FANPAGE + de ALTO ENGAJA MENTO MÉDIA DE 3 MIL COMPARTILH AMENTOS MÉDIA DE 3 MIL CURTIDA S.
Administração do Negócio
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina!” Cora Coralina.
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial
A Excelência na Gestão do Negócio Como Alcançar Suas Metas e Obter Resultados?
Homem X Comunicação.
Como vender mais e melhor PALESTRANTE:Luiz Alberto Vidal SEBRAE.
Rua Álvares Cabral, 163 Campo do Galvão. Guaratinguetá/SP CEP Apresentação dos Produtos e Serviços.
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR) É a iniciativa das indústrias para agregar valor ao consumidor mantendo também a lucratividade. Ela está baseada em estratégias.
Vendas e Serviços 7/8/2003 Miguel Monteiro
Categorias É um grupo distinto e GERENCIÁVEL de produtos / serviços que os consumidores percebem ser inter-relacionados e / ou substituíveis na satisfação.
ATENDIMENTO AO CLIENTE
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO
Marketing de Relacionamento
Estratégias de Promoção
Gestão Estratégica de Negócios
Conheça nossa turma que irá acompanhar você durante todas as atividades:
Educação Financeira para crianças e Jovens
CAPÍTULO 6 A INSERÇÃO DA PEQUENA EMPRESA NO MERCADO ECONÔMICO.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
BEM VINDOS UNIDADE PINK FAMILY & CONVIDADOS.
Marketing de Relacionamento e CRM Augusto, Graziela e Katiane.
ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário
T RABALHO DE C ONTABILIDADE Gestão de Compras. G RUPO : Camila Gleides Max Nadia Polyana Thais.
DEZ DICAS DE ATENDIMENTO
Transcrição da apresentação:

O PAPEL ESTRATÉGICO DO GESTOR DE COMPRAS

COMPRAS NO VAREJO É ONDE O SUCESSO OU O INSUCESSO COMEÇAM!

OU SEJA ?!?! DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA Vem do grego stratègós (stratos “exército” e ago “liderança ou comando”) Tendo inicialmente o significado como “A ARTE DO GENERAL” OU SEJA ?!?! Este papel é de quem dirige, de quem gerencia, do líder... NÃO PERTENCE SOMENTE AO MARKETING...

JÁ QUE ESTAMOS FALANDO DE GUERRA !!! COM QUANTOS “ADVERSÁRIOS” VOCÊ ESTÁ “GUERRILHANDO” NESTE EXATO MOMENTO? E JÁ PAROU PARA SE PERGUNTAR O PORQUE ? QUAL O PRINCIPAL MOTIVO ?

GUERRA, NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES O RESULTADO NÃO É DOS MAIS SATISFATÓRIOS !!!

PRINCIPALMENTE QUANDO NÃO SE TEM BEM DEFINIDO UMA ESTRATÉGIA E UM PLANO DE AÇÃO.

ESTRATÉGIA EM COMBATE SEM E COMO TRANSFORMAR UMA ESTRATÉGIA EM COMBATE SEM PERDER EXÉRCITOS? INTELIGÊNCIA! VENDA? CLIENTES? MARGEM?

ENTENDER DA INFORMAÇÂO DEFINIÇÃO DE INTELIGÊNGIA Vem do latim intellectus (inteligir, entender e compreender ) OU SEJA ?!?! ENTENDER DA INFORMAÇÂO

“VISÃO SEM AÇÃO É UM SONHO” “AÇÃO SEM VISÃO É UM PESADELO” Provérbio Chinês

FEELING

O TEMPO DE ACHAR QUE O FEELING RESOLVE JÁ PASSOU, TEMOS QUE NOS BASEAR EM NÚMEROS E PESQUISAS COM CLIENTES.

COMPRAR VENDER ENTENDER AGIR

PREVISÃO

é algo muito difícil de fazer, principalmente se for para o futuro” “Afinal, previsão é algo muito difícil de fazer, principalmente se for para o futuro” Flavio Corrêa - Faveco

TEMPO : CHOVEU A PREVISÃO CAIU INFLAÇÃO: A PREVISÃO CAIU TRANSITO: A PREVISÃO CAIU TODA PREVISÃO É BASEADA EM UM HISTÓRICO!! MAS COMO LEMOS ESTE HISTÓRICO ?

PARA O SUCESSO DE SUA COMPRA E VENDA? AUMENTAR VENDAS ? AUMENTAR MARGEM ? “QUEM TUDO QUER NADA TEM” OU TEM TUDO?? QUAL O MELHOR CAMINHO PARA O SUCESSO DE SUA COMPRA E VENDA?

COMO OS 4 P´s PODEM AJUDAR NA ESTRATÉGIA COMERCIAL

PRODUTO: AVALIAÇÃO DO SORTIMENTO; 80 = 20 } DOS MEUS 20% DOS PRODUTOS QUE RESPONDEM POR 80% DA VENDA NÃO PODEM FALTAR NA LOJA; ESTE TIPO DE FALTA NÃO É ACEITA PELO CLIENTE, ELE VAI PARA SEU CONCORRENTE E SE ENCONTRAR LÁ !!!

PRODUTO: MAS DOS 80% RESTANTES, ESTA A DIFERENÇA COMPETITIVA QUE NÃO PODE FALTAR EM LOJA... MUITAS VEZES ELE PODE ATÉ PAGAR UM POUCO MAIS NOS 20% SE SUAS PEQUENAS INDULGÊNCIAS FOREM ATENDIDAS;

PREÇO: PRODUTOS ALTAMENTE IDENTIFICÁVEIS DEVERÃO SER PESQUISADOS CONSTANTEMENTE, POIS ESTES O CLIENTE TEM O PREÇO NA MEMORIA;

PREÇO: MAS DEPENDER DESTES PRODUTOS UNICAMENTE, NÃO PAGA A CONTA... PROMOÇÕES CASADAS COMO LEVE TRÊS PAGUE DOIS, DIMINUI A PERDA E ATRAI O CLIENTE... MAS ATRAIR CLIENTES PARA COMPRA VAI ALÉM !!! PRODUTOS PRÓXIMOS CORRELATOS (CROSS MERCHANDISING), FACILITA A COMPRA DA INDULGÊNCIA E AUMENTA A VENDA E A MARGEM;

PRAÇA: MUITAS VEZES BUSCAMOS ATRAIR OS CLIENTE QUE ESTÃO A MAIS DE 5 KM DE NOSSA LOJA (GERALMENTE NO CONCORRENTE)... E MUITAS VEZES BAIXAMOS OS PREÇOS PARA ATRAÍ-LOS!

TERCIÁRIA SECUNDÁRIA PRIMÁRIA

GUERRA GEOGRÁFICA CAMPO ATUANTE CONCORRÊNCIA CAMPO LIVRE CAMPO LIVRE GUERRA GEOGRÁFICA CAMPO LIVRE CUTUCADA CAMPO ATUANTE CAMPO LIVRE

PROMOÇÃO: NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES AS PROMOÇOS SÃO ESPELHOS, COM OS MESMOS PRODUTOS E PREÇOS SIMILARES; MOSTRE COISAS NOVAS E DIFERENTES DA CONCORRÊNCIA!

SERÁ QUE GUERRA DE PREÇOS É A MELHOR SÁIDA PARA ATRAIR E MANTER O CLIEN TE???

ESTRATÉGIA A estratégia se inicia com levantamento de informações a partir de venda e comportamento de compra; Não basta somente entender a região em que a loja ocupa uma posição, mas sim o mix de produtos e comportamento de venda x expectativas de consumo.

CONCORRENTES, É NECESSÁRIO MAIS DO QUE PRODUTOS IGUAIS QUEBRAR BARREIRAS NA COMPETIÇÃO COM CONCORRENTES, É NECESSÁRIO MAIS DO QUE PRODUTOS IGUAIS COM PREÇOS SIMILARES.... É NECESSÁRIO CRIATIVIDADE

Para quem eu compro ? Qual é o publico que entra em minha loja ? Que tipo de produto ele espera encontrar ? O que realmente faz a diferença para o meu cliente ?

DEFINA A CLASSE SOCIAL QUE VOCÊ QUER ATENDER

O QUE e COMO vender pra ele. Identificar a maneira que o cliente compra em sua loja, facilitará o entendimento de O QUE e COMO vender pra ele.

COMPRE O QUE SEU CLIENTE ESPERA ENCONTRAR NA LOJA E COMPLEMENTE 20% DE PRODUTOS QUE POSSAM SURPREENDE-LOS

Quando se sabe o que quer e onde ir, o sucesso de sua estratégia se torna mais certeira.

A estratégia deve ser compartilhada e discutida com o time; Após a definição dos itens indispensáveis ao seu negócio, além dos indispensáveis, deve ser discutido a ação, e isto inclui todas as áreas: Comercial, Operações, Marketing, Financeiro, Prevenção, RH, etc...

Para isso é necessário informações corretas; Um bom sistema de informação norteia a boa compra.

Cuidado com as oportunidades! Excesso de estoque gera produto ocupando prateleira e mesmo com rebaixa de preço, muitas vezes não vende...

SENDO PRATICO

QUAL CLIENTE REALMENTE FAZ A DIFERENÇA EM SUA LOJA ? EM SUA VENDA ? EM SUA MARGEM ?

BUSQUE INFORMAÇÕES

AVALIE SEUS DIFERENCIAIS COMPETITIVOS

PLANEJE

DISCUTA

IMPLEMENTE

AVALIE

CORRIJA SE NECESSÁRIO

SEMANALMENTE VOLTE AO PRINCÍPIO, DISCUTINDO COM A EQUIPE RESULTADO PRÓXIMOS PASSOS SEMANALMENTE

SEU CONCORRENTE TEM A ESTRATÉGIA DELE CRIE A SUA

OBRIGADO jfernandes@roldao.com.br jeffersonsfernandes@icloud.com 7803-8286 9 9919-7336