O PAPEL ESTRATÉGICO DO GESTOR DE COMPRAS
COMPRAS NO VAREJO É ONDE O SUCESSO OU O INSUCESSO COMEÇAM!
OU SEJA ?!?! DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA Vem do grego stratègós (stratos “exército” e ago “liderança ou comando”) Tendo inicialmente o significado como “A ARTE DO GENERAL” OU SEJA ?!?! Este papel é de quem dirige, de quem gerencia, do líder... NÃO PERTENCE SOMENTE AO MARKETING...
JÁ QUE ESTAMOS FALANDO DE GUERRA !!! COM QUANTOS “ADVERSÁRIOS” VOCÊ ESTÁ “GUERRILHANDO” NESTE EXATO MOMENTO? E JÁ PAROU PARA SE PERGUNTAR O PORQUE ? QUAL O PRINCIPAL MOTIVO ?
GUERRA, NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES O RESULTADO NÃO É DOS MAIS SATISFATÓRIOS !!!
PRINCIPALMENTE QUANDO NÃO SE TEM BEM DEFINIDO UMA ESTRATÉGIA E UM PLANO DE AÇÃO.
ESTRATÉGIA EM COMBATE SEM E COMO TRANSFORMAR UMA ESTRATÉGIA EM COMBATE SEM PERDER EXÉRCITOS? INTELIGÊNCIA! VENDA? CLIENTES? MARGEM?
ENTENDER DA INFORMAÇÂO DEFINIÇÃO DE INTELIGÊNGIA Vem do latim intellectus (inteligir, entender e compreender ) OU SEJA ?!?! ENTENDER DA INFORMAÇÂO
“VISÃO SEM AÇÃO É UM SONHO” “AÇÃO SEM VISÃO É UM PESADELO” Provérbio Chinês
FEELING
O TEMPO DE ACHAR QUE O FEELING RESOLVE JÁ PASSOU, TEMOS QUE NOS BASEAR EM NÚMEROS E PESQUISAS COM CLIENTES.
COMPRAR VENDER ENTENDER AGIR
PREVISÃO
é algo muito difícil de fazer, principalmente se for para o futuro” “Afinal, previsão é algo muito difícil de fazer, principalmente se for para o futuro” Flavio Corrêa - Faveco
TEMPO : CHOVEU A PREVISÃO CAIU INFLAÇÃO: A PREVISÃO CAIU TRANSITO: A PREVISÃO CAIU TODA PREVISÃO É BASEADA EM UM HISTÓRICO!! MAS COMO LEMOS ESTE HISTÓRICO ?
PARA O SUCESSO DE SUA COMPRA E VENDA? AUMENTAR VENDAS ? AUMENTAR MARGEM ? “QUEM TUDO QUER NADA TEM” OU TEM TUDO?? QUAL O MELHOR CAMINHO PARA O SUCESSO DE SUA COMPRA E VENDA?
COMO OS 4 P´s PODEM AJUDAR NA ESTRATÉGIA COMERCIAL
PRODUTO: AVALIAÇÃO DO SORTIMENTO; 80 = 20 } DOS MEUS 20% DOS PRODUTOS QUE RESPONDEM POR 80% DA VENDA NÃO PODEM FALTAR NA LOJA; ESTE TIPO DE FALTA NÃO É ACEITA PELO CLIENTE, ELE VAI PARA SEU CONCORRENTE E SE ENCONTRAR LÁ !!!
PRODUTO: MAS DOS 80% RESTANTES, ESTA A DIFERENÇA COMPETITIVA QUE NÃO PODE FALTAR EM LOJA... MUITAS VEZES ELE PODE ATÉ PAGAR UM POUCO MAIS NOS 20% SE SUAS PEQUENAS INDULGÊNCIAS FOREM ATENDIDAS;
PREÇO: PRODUTOS ALTAMENTE IDENTIFICÁVEIS DEVERÃO SER PESQUISADOS CONSTANTEMENTE, POIS ESTES O CLIENTE TEM O PREÇO NA MEMORIA;
PREÇO: MAS DEPENDER DESTES PRODUTOS UNICAMENTE, NÃO PAGA A CONTA... PROMOÇÕES CASADAS COMO LEVE TRÊS PAGUE DOIS, DIMINUI A PERDA E ATRAI O CLIENTE... MAS ATRAIR CLIENTES PARA COMPRA VAI ALÉM !!! PRODUTOS PRÓXIMOS CORRELATOS (CROSS MERCHANDISING), FACILITA A COMPRA DA INDULGÊNCIA E AUMENTA A VENDA E A MARGEM;
PRAÇA: MUITAS VEZES BUSCAMOS ATRAIR OS CLIENTE QUE ESTÃO A MAIS DE 5 KM DE NOSSA LOJA (GERALMENTE NO CONCORRENTE)... E MUITAS VEZES BAIXAMOS OS PREÇOS PARA ATRAÍ-LOS!
TERCIÁRIA SECUNDÁRIA PRIMÁRIA
GUERRA GEOGRÁFICA CAMPO ATUANTE CONCORRÊNCIA CAMPO LIVRE CAMPO LIVRE GUERRA GEOGRÁFICA CAMPO LIVRE CUTUCADA CAMPO ATUANTE CAMPO LIVRE
PROMOÇÃO: NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES AS PROMOÇOS SÃO ESPELHOS, COM OS MESMOS PRODUTOS E PREÇOS SIMILARES; MOSTRE COISAS NOVAS E DIFERENTES DA CONCORRÊNCIA!
SERÁ QUE GUERRA DE PREÇOS É A MELHOR SÁIDA PARA ATRAIR E MANTER O CLIEN TE???
ESTRATÉGIA A estratégia se inicia com levantamento de informações a partir de venda e comportamento de compra; Não basta somente entender a região em que a loja ocupa uma posição, mas sim o mix de produtos e comportamento de venda x expectativas de consumo.
CONCORRENTES, É NECESSÁRIO MAIS DO QUE PRODUTOS IGUAIS QUEBRAR BARREIRAS NA COMPETIÇÃO COM CONCORRENTES, É NECESSÁRIO MAIS DO QUE PRODUTOS IGUAIS COM PREÇOS SIMILARES.... É NECESSÁRIO CRIATIVIDADE
Para quem eu compro ? Qual é o publico que entra em minha loja ? Que tipo de produto ele espera encontrar ? O que realmente faz a diferença para o meu cliente ?
DEFINA A CLASSE SOCIAL QUE VOCÊ QUER ATENDER
O QUE e COMO vender pra ele. Identificar a maneira que o cliente compra em sua loja, facilitará o entendimento de O QUE e COMO vender pra ele.
COMPRE O QUE SEU CLIENTE ESPERA ENCONTRAR NA LOJA E COMPLEMENTE 20% DE PRODUTOS QUE POSSAM SURPREENDE-LOS
Quando se sabe o que quer e onde ir, o sucesso de sua estratégia se torna mais certeira.
A estratégia deve ser compartilhada e discutida com o time; Após a definição dos itens indispensáveis ao seu negócio, além dos indispensáveis, deve ser discutido a ação, e isto inclui todas as áreas: Comercial, Operações, Marketing, Financeiro, Prevenção, RH, etc...
Para isso é necessário informações corretas; Um bom sistema de informação norteia a boa compra.
Cuidado com as oportunidades! Excesso de estoque gera produto ocupando prateleira e mesmo com rebaixa de preço, muitas vezes não vende...
SENDO PRATICO
QUAL CLIENTE REALMENTE FAZ A DIFERENÇA EM SUA LOJA ? EM SUA VENDA ? EM SUA MARGEM ?
BUSQUE INFORMAÇÕES
AVALIE SEUS DIFERENCIAIS COMPETITIVOS
PLANEJE
DISCUTA
IMPLEMENTE
AVALIE
CORRIJA SE NECESSÁRIO
SEMANALMENTE VOLTE AO PRINCÍPIO, DISCUTINDO COM A EQUIPE RESULTADO PRÓXIMOS PASSOS SEMANALMENTE
SEU CONCORRENTE TEM A ESTRATÉGIA DELE CRIE A SUA
OBRIGADO jfernandes@roldao.com.br jeffersonsfernandes@icloud.com 7803-8286 9 9919-7336