Perspectivas da área de TI / sumário do mercado e necessidades dos profissionais de TI Mar / 2007
CENÁRIO DE FUTURO Toda e qualquer empresa terá de repensar as funções de TI. A afirmação tem como base uma pesquisa do Gartner Group, segundo a qual até 2011, 75% das organizações de TI mudarão suas funções. O levantamento, realizado com 35 mil clientes do Gartner aponta ainda que as equipes serão 20% menores de TI e usarão 40% menos soluções internas de tecnologia. Segundo Ione de Almeida Coco, VP dos Programas Executivos do Gartner na América Latina (instituto que fornece pesquisas e análises sobre o ramo da tecnologia da informação em escala mundial), no Brasil já vemos que as empresas estão constantemente revisando suas funções de TI. A cada 18 meses há um grande ajuste das áreas de TI para adequação aos novos cenários e pressões de mercado.
MERCADO DE TI EM NÚMEROS O mercado global de outsourcing de serviços de TI totalizou: US$ trilhões em 2004 (perspectiva de crescer a 3% a.a. até 2008). A expectativa para 2007 é que o mercado brasileiro de TI cresça 14,5%, Atingindo a cifra de US$ 18,6 bilhões, o que corresponde a aproximadamente a 2,5% do PIB (2006).
CAGR 1) Gastos totais com serviços de TI (in-house e outsourced) Gastos com serviços de TI outsourced e off-shore Potencial mundial da demanda de serviços de TI Gastos totais com serviço de TI outsourced 2007 Evolução do mercado global de serviços de TI (US$ Bi) 3% 6% 40% Nota:1) Compounded annual growth rate = taxa anual de crescimento composta Fonte:Gartner; análise A.T. Kearney
MERCADO GLOBAL DE SERVIÇOS DE TI África e Oriente Médio América Latina América do Norte Ásia e Oceania Europa Nota: Percentuais referem-se à parcela que cada região representa do total de cada elo da cadeia de valor Fonte: Gartner; análise A.T. Kearney Total mundo 270 bn/ano (44%) 19 bn/ano (3%) 198 bn/ano (34%) 8 bn/ano (1%) 112 bn/ano (18%) 607 bn/ano HardwareInfra-estrutura Aplicativos Processos de negócios (BPO) 41%44%41%55% 4%3% 2% 35%33%34%28% 1% 2% 19% 21%13% 14%29%39%18%
A estratégia de negócios é traduzida em processos de negócio influenciados por TI. Esses processos de negócio podem ser alvo de iniciativas de business process outsourcing (BPO) Os aplicativos capturam as regras e a lógica de negócios e exercem funções específicas Os softwares de infra-estrutura servem como o alicerce da estrutura de TI exercendo funções comuns a todos os aplicativos e ambientes computacionais O hardware compõe a infra-estrutura física que armazena e executa os softwares de infra-estrutura e os aplicativos Definição dos elos da cadeia de valor Processos de negócio influenciados por TI Infra-estrutura Estratégia do negócio Aplicativos Hardware Escala de valor de serviços de tecnologia da informação TI Marke- ting Opera- ções...
CENÁRIO MUNDIAL Salários anuais de programadores (US$ anuais ) Salários anuais de gerentes (US$ anuais ) Fonte:Economist Intelligence Unit, A.T. Kearney cost database, orgãos governamentais estatísticos, associações setoriais, pesquisas salariais; Nota:Remuneração total inclui salário base, bônus e benefícios Índia Filipinas Malásia Brasil China México Polônia República Tcheca Cingapura Canadá Índia Filipinas China Malásia Brasil México Polônia República Tcheca Cingapura Canadá
CENÁRIO MUNDIAL China Índia Brasil Filipinas México Polônia Canadá Malásia República Tcheca Cingapura Matriculados em Cursos Superiores milhares (2003) % da pop. matriculada 3% 5% 11% Fonte:U.S. Census Bureau, World Bank/UNESCO education statistics
CENÁRIO MUNDIAL China Índia Brasil Filipinas México Polônia Canadá Malásia República Tcheca Cingapura Matriculados em Cursos Superiores milhares (2003) % da pop. matriculada 3% 5% 11% Fonte:U.S. Census Bureau, World Bank/UNESCO education statistics
CENÁRIO DE FUTURO A área de tecnologia da informação sofrerá mudanças profundas nos próximos anos. Além de ter maior integração com a estratégia de negócios da organização, o profissional de TI exercerá funções menos técnicas e mais direcionadas ao relacionamento com os parceiros externos, já que o outsourcing tende a tomar cada vez mais espaço.
CENÁRIO NACIONAL EmpresaOrigem Total de vendas anuais (US$) Vendas anuais de serviços de TI no Brasil 1) (US$) IBMEUA HPEUA AccentureEUA UnisysEUA EDSEUA PolitecBrasil OracleEUA CPMBrasil Diebold Procomp EUA DBABrasil StefaniniBrasil AtosOriginFrança ) ) GetronicsHolanda ) ) DatasulBrasil G&PBrasil ) MicrosigaBrasil ItautecBrasil As 5 maiores fornecedores de serviços de TI são multinacionais de origem americana As operações das MNCs ainda são pouco relevantes se comparadas com outros hubs mais maduros A maior delas é praticamente 2 vezes maior que a segunda Entre as 15 maiores, o Brasil conta com 6 representantes de origem nacional Entre as maiores pode- se incluir o SERPRO, empresa pública de prestação de serviços de TI para o governo. Em 2003 apresentou faturamento superior à US$ 200 MM
Participação mundial (market share) 7% Faturamento (US$ Bi) Número de funcionários (milhares) Footprint Preço/ lucro (P/L) IBMEDSAccentureInfosysWiproTataCSC 4%2% 0,3%0,2% ,30, ) Países 5 Continentes 15x54x2)17x16x21x4)43x48x Notas:1) Valor estimado 2) Valor elevado em função de lucros muito baixos 3) Considera a Tata Consultancy Services e a Tata Infotech 4) Considera somente a Tata Infotech Fontes:Onesource, Bloomberg, Yahoo Finance e website das companhias; análise A.T. Kearney 44 Países 5 Continentes 48 Países 5 Continentes 27 Países 5 Continentes 33 Países3) 5 Continentes 35 Países 5 Continentes 17 Países 4 Continentes CENÁRIO INTERNACIONAL
CENÁRIO NACIONAL EmpresaOrigem Total de vendas anuais (US$) Vendas anuais de serviços de TI no Brasil 1) (US$) IBMEUA HPEUA AccentureEUA UnisysEUA EDSEUA PolitecBrasil OracleEUA CPMBrasil Diebold Procomp EUA DBABrasil StefaniniBrasil AtosOriginFrança ) ) GetronicsHolanda ) ) DatasulBrasil G&PBrasil ) MicrosigaBrasil ItautecBrasil As 5 maiores fornecedores de serviços de TI são multinacionais de origem americana As operações das MNCs ainda são pouco relevantes se comparadas com outros hubs mais maduros A maior delas é praticamente 2 vezes maior que a segunda Entre as 15 maiores, o Brasil conta com 6 representantes de origem nacional Entre as maiores pode- se incluir o SERPRO, empresa pública de prestação de serviços de TI para o governo. Em 2003 apresentou faturamento superior à US$ 200 MM
MERCADO DE TI O mercado de TI está aquecido em quatro setores: - desenvolvimento para a web (java / dot net /flash), que são ferramentas de desenvolvimento da internet; - área de segurança (análise de banco de dados e das operações internas da empresa para bloquear acessos indesejados); - processos (customização e modelagem dos negócios da empresa); - gestão de projetos;
MERCADO DE TI O mercado de TI carente em três aspectos: - Gestão de Projetos (expertise em certificações); - Gestão de Relacionamento (quem faz a ponte entre usuário e fornecedor e vice-versa, priorizando as áreas de negócios); - Gestão de Contrato de TI (relacionamento com fornecedores de tecnologia).
COMPETÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DE TI Visão de Tecnológica e de Negócios; Boa comunicação; Equilíbrio emocional; Visão de processos e global / abrangente; Atualização e aprendizado contínuo; Idiomas estrangeiros; Visão do cliente; Certificações (MS / PMI / ITIL / Cobit / etc…) Trabalho em equipe;