ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portal ei-JOVEM.
Advertisements

ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
Profª. Ms. Zilda Mendonça
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
CRITÉRIO DAS ESTRELINHAS94º º A NOSSA 2ª MUDANÇA (LIDERANÇA BASEADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)
OS FATOS... CONTAM QUE TUDO MUDOU! O MUNDO MUDOU!
Telemarketing.
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
Enfª Eliane Velame Santos
ATENDIMENTO AO CLIENTE:
ÉTICA PROFISSIONAL.
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
- REPRODUÇÃO AUTORIZADA -
POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL
NÃO CONSEQÜENCIALISMO
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Um foco na Ética.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
ÉTICA.
RECURSOS HUMANOS II PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
Gestão do desempenho de pessoas
AULA 7 – Capacitação Profissional
Capacitação Profissional
Curso Técnico em Informática
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
ETEC – BARUERI ÉTICA, MORAL E DIREITO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E OS CRITÉRIOS DE IMAGEM PESSOAL ORGANIZACIONAL.
maneira de pensar e agir, atitude.
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Introdução ao Secretariado Aula 3
REQUISITOS EXIGIDOS DOS QUE INTERAGEM COM OS CLIENTES
Trabalhando com Grupos
Estatística de Resposta T.1
MERCADO DE TRABALHO.
Secretariado.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ÉTICA PROFISSIONAL.
ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
Senso e consciência moral
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Código de Ética dos TILS
MARKETING CONTÁBIL E O PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
PEDAGOGIA EMPRESARIAL ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO MARKETING PESSOAL EMPREGABILIDADE 7º PERÍODO ADMINISTRAÇÃO AULA 17.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Qual é a Moral da Ética? Ética e Moral.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Ética e Contabilidade.
Um foco na Ética.
VOCÊ SERIA SEU PRÓPRIO CLIENTE?
Ética Profissional.
A TEORIA ÉTICA UTILITARISTA DE MILL
Bom dia.
Entre o bem e o mal.
PALESTRA INSTITUCIONAL SOBRE ÉTICA PROFISSIONAL PARA ESTUDANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA
A Liderança transformacional
Ética.
Competências básicas para o sucesso profissional..
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
MINISTÉRIO DE ESTADO DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO REGIONAL NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL CGU-R/MS TEREZINHA ALLE DOS SANTOS.
A PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 2 – Atributos e competência dos auditores Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da.
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
ATENDIMENTO AO CLIENTE
Excelência no atendimento
Os constituintes do campo ético
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Prof. Juliana da S. Bello. Noções de Ética Profissional.
Transcrição da apresentação:

ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL Luciana Maria Ponte Machado de Carvalho Gestão de Pessoas ANBEAS

Noções de Ética Profissional

Conceito Ética profissional Conjunto dos princípios morais fundamentais do certo ou errado, é a maneira pela qual o ser humano se conduz no desempenho de suas funções, obedecendo os princípios que regem a moral, o respeito, o conhecimento, o sigilo profissional, o relacionamento e a caridade humana.

MORAL → diz respeito às atividades humanas do ponto de vista do bem /do mal, do certo/errado, do correto/incorreto; → refere-se à capacidade e ao livre arbítrio. Ao orientar-se conforme regras de condutas em relação aos outros.

Conduta Ética “para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício” (CHAUÍ, 1997, p. 337).

Qualidade das Pessoas Reflexão Conta-se que num país, há muito tempo, um rei, pressentindo seu fim, chamou seus súditos para lhe responderem 3 perguntas, prometendo grandes honrarias àquele que desse respostas perfeitas: - Qual é o lugar mais importante do mundo? - Qual é a tarefa mais importante do mundo? - Qual é o homem mais importante do mundo?

Qualidade das Pessoas Doutores e ignorantes, ricos e pobres responderam às 3 perguntas, mas nenhuma satisfez o rei. Por fim, faltava ouvir o velho sábio, que não respondera por que não lhe interessavam as honrarias. Os emissários do rei foram enviados para que obtivessem as suas respostas, e ele as deu:

E ele respondeu: 1- O lugar mais importante do mundo é onde você está, porque ali está seu ser, de modo que ali você pode viver a sua vida plenamente, com todas as suas potências; 2- A tarefa mais importante do mundo é a que você deve fazer. E repensou: a que você deve, e não a que quer. 3- O homem mais importante do mundo é aquele que precisa de você, porque é ele que dá a ocasião de exercitar a virtude mais bela: a caridade”

Enquanto profissional Diante de tais considerações, o profissional: 1. Sabe qual a sua função? 2. Tem consciência de quais competências lhe são exigidas? 3. Sabe como deve agir no exercício de sua função?

O Profissional deve: - Cuidar de sua apresentação pessoal; - Comunicar-se corretamente; - Aprender ouvir os outros; - Melhorar o vocabulário; - Nunca insultar ou gritar; - Evitar violência; - Oferecer informações; - Praticar a Ética Profissional.

Princípios da Ética Profissional Honestidade enquanto ser humano e profissional; Perseverança na busca de seus objetivos e metas; Conhecimento Geral e Profissional para oferecer segurança na execução das atividades profissionais; Responsabilidade na execução de qualquer tarefa; Iniciativa para buscar solucionar as questões apresentadas;

Princípios da Ética Profissional Imparcialidade na execução do trabalho e na apresentação de resultados e sugestões; Atualização constante e contínua; Trabalho em Grupo de modo que seja construído um espírito de equipe; Eficîência em fazer um trabalho correto, sem erros e de boa qualidade; Eficácia é fazer um trabalho que atinja totalmente um resultado esperado;

Princípios da Ética Profissional Ambição na busca de crescimento pessoal e profissional; Controle emocional nos relacionamentos pessoal e profissional para que ocorra a administração de conflitos; Relacionamento Interpessoal baseado na compreensão, ajuda mútua, respeito e consideração; Postura Profissional privilegiando as boas maneiras, a boa educação, a comunicação adequada, os bons hábitos e a boa aparência.

Ao Comunicar-se o profissional deve: - Chamar o outro pelo nome; - Usar linguagem clara que facilite a compreensão; - Falar pausadamente e em tom normal; - Perguntar objetivamente e com clareza; - Ouvir as respostas com atenção e sem fazer interrupções;

Ao Comunicar-se o profissional deve: - Sintetizar o que ouviu; - Dar respostas adequadas às perguntas do interlocutor; - Olhar nos olhos, braços soltos, movimentos leves com as mãos; - Ao lidar com público, manter um sorriso cordial.

ÉTICA PROFISSIONAL e MERCADO DE TRABALHO O avanço tecnológico, o crescimento vertiginoso da informação e dos meios de comunicação, a cibernética têm construído novas percepções e novos espaços para atuação profissional.

ÉTICA PROFISSIONAL e MERCADO DE TRABALHO Afinal... O profissional precisa mudar a sua postura diante da organização e passar de ação passiva para uma ação pró-ativa.

ÉTICA PROFISSIONAL e MERCADO DE TRABALHO Chamar para si as responsabilidades, de uma a profissão pautada no respeito, no conhecimento, no sigilo profissional, no relacionamento interpessoal e interprofissional e na caridade humana.

Seja muito: FELIZ !!!! E não esqueça: Sorria... Tenha um Sempre!!! ótimo dia... E não esqueça: Sorria... Sempre!!! Seja muito: FELIZ !!!!