BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Fórum Nacional de Ensino Técnico
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Vera Lúcia Regina Maria
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Aprender ao Longo da Vida
FISIOTERAPEUTA A Fisioterapia é uma ciência da área da saúde voltada para o entendimento da funcionalidade humana. Ela estuda, diagnostica, previne e.
Perfil do Profissional de Segurança da informação.
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Fisioterapia Intensiva Aspectos éticos para o presente
Leonardo Azevedo Fisioterapeuta
Missão “Qualificar e Habilitar cidadãos na área da saúde, assumindo uma conduta dinâmica, crítica, ética e autônoma, tornando-os agentes transformadores.
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
- Um novo tempo de Competitividade -
Glauce-Mônica Vilela Souza
A EVOLUÇÃO DE RH Analisando a evolução da função RH no decorrer dos anos, é possível observar seu processo de emancipação acompanhando, lado a lado, pela.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Educação Física Perfil do Egresso Objetivos do Curso Objetivo Geral
FACULDADE DE CIENCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE DE JUIZ DE FORA/MG
Política Nacional de Saúde do Idoso
ONG – AME Associação Missão.
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Atenção Básica em Saúde
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
Angelo Augusto Paula do Nascimento
MERCADO DE TRABALHO.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Nutrição AV. MARIA QUITÉRIA, 2116 CENTRO – FEIRA DE SANTANA – BAHIA – TEL.:
PORTIFÓLIO FISIOTERAPIA
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Faculdade São Paulo - FSP Apresentação: Dr. Maykon Fabiano de Almeida, Biomédico graduado pela Faculdade São Lucas, e especialista pela Sociedade.
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Metodologia Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Faculdade de Fisioterapia PRÁTICAS FISIOTERAPEUTICAS NA ATENÇÃO BÁSICA FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA: A FISIOTERAPIA E O FISIOTERAPEUTA Profºs ARTHUR.
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Mercado de Trabalho.
I Jornada Interdisciplinar da Liga Acadêmica de Oncologia
FISIOTERAPIA.
ATENDIMENTO DOMICILIAR
DISCIPLINA PROFESSORA
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Saúde do Trabalhador: Fisioterapia do Trabalho, Ergonomia e Ginástica Laboral Celine.
Introdução à Fisioterapia Preventiva
Competências básicas para o sucesso profissional..
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Capacitação Profissional e inserção da pessoa com deficiência no mercado de Trabalho: desafios e possibilidades Cristina Seibert Agente de Treinamento.
A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – UMA PERSPECTIVA CONTEXTUALIZADA GRISPUN, Mirian P.S. Zippin (org.) A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez,
Transcrição da apresentação:

BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

Cenário da Fisioterapia Modelo de saúde que baseava-se no tratamento específico das doenças; Evoluindo seus métodos, suas técnicas, suas formas de atenção à saúde e desde então vem crescendo aos "olhos" da sociedade; A prevenção, a cura e a reabilitação funcional de distúrbios; “Popularidade" da profissão em alta; Contemporaneidade.

CENÁRIO DA FISIOTERAPIA As transformações sociais que vêm ocorrendo, provocam mudanças profundas no mundo do trabalho; Novas exigências em relação ao desempenho dos profissionais; As palavras de comando na nova economia são: informação, conhecimento, comunicação, talentos, capital humano.

O QUE É FISIOTERAPIA? É a ciência que estuda, previne e trata os distúrbios do movimento e conseqüentemente a sua função nos órgãos e sistemas do corpo humano, causados por doenças genéticas, adquiridas ou traumas. Fundamenta seus estudos na biologia, nas ciências morfológicas e fisiológicas, nas patologias de órgãos e sistemas, na bioquímica, na biofísica, na biomecânica e na cinesiologia.

O QUE FAZ O FISIOTERAPEUTA? Previne aparecimento de doenças, através da promoção de saúde e de orientações individuais ou grupais (agente da prevenção); Realiza consulta fisioterapêutica, formulando o diagnóstico cinesiológico funcional; Realiza o tratamento fisioterapêutico.

MERCADO DE TRABALHO As mudanças que vêm ocorrendo no mercado de trabalho transformaram radicalmente o conceito de “Competência Profissional”. Mais que um diploma e o conhecimento é preciso buscar a CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL e estar aberto para novas opções de trabalho.

• Ter uma sólida formação geral; • Boa educação profissional. ATITUDES Para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, o profissional precisa cumprir duas exigências fundamentais: • Ter uma sólida formação geral; • Boa educação profissional.

O PROFISSIONAL DO PASSADO O PROFISSIONAL DE HOJE Aprendiam quando alguém lhes ensinava   Procuram deliberadamente aprender   Achavam que o aprendizado ocorria principalmente na sala de aula   Reconhecem o poder do aprendizado decorrente da experiência de trabalho   Responsabilizavam o chefe pela carreira Sentem-se responsáveis pela sua própria carreira   Não eram considerados responsáveis pelo próprio desenvolvimento   Assumem a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento   Acreditavam que sua educação estava completa ou só precisava de pequenas reciclagens   Encaram a educação como uma atividade permanente para a vida toda   Não percebiam a ligação entre o que aprendiam e os resultados profissionais   Percebem como o aprendizado afeta os negócios   Deixavam o aprendizado a cargo da instituição   Decidem intencionalmente o que aprender  

EMPREGABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO Mais do que a escolha do curso, ninguém deve perder de vista é a necessidade de estudar muito. Não existem profissões do Futuro. Existem mercados Promissores para profissionais competentes

EMPREGABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO Mais do que a escolha do curso, ninguém deve perder de vista é a necessidade de estudar muito Somente quem estuda com afinco consegue acompanhar esse ritmo A formação generalista é muito importante.

PERFIL DO PROFISSIONAL NA ERA DO CONHECIMENTO Autoconfiança e pro atividade Curiosidade Criatividade Otimismo Flexibilidade Liderança Boa comunicação Cultura geral Domínio de informática e idioma Comunicação

Dispõe sobre o Símbolo Oficial da Fisioterapia. DECRETO LEI N. 938 - DE 13 DE OUTUBRO DE 1969 Jornada de 30 horas semanais de trabalho, de acordo com a Lei nº 8.856/94. RESOLUÇÃO nº 232, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2002 (D.O.U. Nº 40, DE 28/02/02, SEÇÃO I, PÁGINAS 194/195) Dispõe sobre o Símbolo Oficial da Fisioterapia. Serpente há milênios, está associada à sabedoria, a transmissão e a utilização do conhecimento apreendido de forma sábia. O raio é utilizado desde a antiguidade para transmitir e identificar de forma consciente, os valores e práticas corretas de vida.

ASPECTOS INERENTES Á ATUAÇÃO O conhecimento está ligado ao “ saber fazer “, as habilidades, ao “poder fazer” e as atitudes, ao “querer fazer”.

ÁREAS DE ATUAÇÃO Acupuntura GENERALISTA ESPECIALISTA ESPECIALIZAÇÕES Acupuntura Fisioterapia Dermato-Funcional Fisioterapia Esportiva Fisioterapia do Trabalho Fisioterapia Neuro-Funcional Fisioterapia Onco-Funcional Fisioterapia Respiratória Fisioterapia em Terapia Intensiva Fisioterapia Traumato-Ortopédica Osteopatia e Quiropraxia Fisioterapia Urogineco-Funcional Fisioterapia em Saúde Coletiva

ATUAÇÃO FISIOTERAPIA CLUBES DE FUTEBOL CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA SAÚDE PÚBLICA (NASF, UBS e PSF)‏ HOSPITAIS (Enfermarias, UTI’s adulta e neonatal)‏ ACADEMIAS E CONSULTÓRIOS FISIOTERAPIA CLUBES DE FUTEBOL ATENDIMENTOS DOMICILIARES (HOME CARE)‏ FACULDADES PÚBLICAS E PRIVADAS

“QUANDO O QUERER É COMPLETO, O TRABALHO SE TORNA UM LAZER” (SANTO AGOSTINHO). OBRIGADO!