Formação contínua em Matemática para professores do 2º Ciclo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCURSO DE PROTÓTIPOS
Advertisements

FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1º encontro de formação – 23/03/2010
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
DA FAMÍLIA PARA A ESCOLA
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Carlos Valentim Escola Secundária C/ 2º e 3º Ciclos de Carcavelos Carcavelos - Lisboa 7ºAno – C. Físico-Químicas Team Carcavelos 5+3.
Relatório Disciplina – Educação Tecnológica Escola EB 2,3 de Lamaçães – Rua D.Egídio Guimarães, localidade de Braga Escalão – Apogeu Professor – Artur.
Projecto A Turma em Números
APRENDENDO GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL COM AS TECNOLOGIAS
Didáctica da Matemática
2 - A comunidade matemática e as suas práticas discursivas
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
António de Jesus de Assunção
Disciplina: Matemática
A minha primeira vez… com o GSP
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Regras Operatórias das Potências
“O ENSINO DA GEOMETRIA NO 1º CICLO”
ENERGIA COM VIDA.
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
JOGO DO 24.
O ensino da geometria no 1º ciclo
Acção de Formação Contínua em Matemática para Professores do 2º Ciclo
SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE
Sol de Canelas José Joaquim Santos
2ª Etapa Minha escola é noticia
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
Semana 12 Proporcionalidade e suas aplicações Objetivos:
Tarefa 1 - análise SWOT da situação real
ENCONTRO DE COORDENADORES DE TURNO E AUXILIARES DE DISCIPLINA 3 e 4 setembro 2007 Expectativas.
ATLANTE – enfrentar o desafio das drogas, isto é, viver sem drogas.
Clube da Floresta “ Os Rebordãos” CADERNO DE MEMÓRIAS
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO CEFTeam Alunos: Afonso Correia; André Guerreiro; Braulio Martins; Cristiano Coelho; David.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros.
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA Ano Lectivo 2009/2010
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN AUTOSOLARES DO TORTOSENDO 5.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES
Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Gonçalo Nunes
Perguntas de Modelação
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO LemosMobile Alunos: André Santos, Bruno Almeida, João Marques, Jorge Garcia, Pedro Matos,
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
António André/ Marta Oliveira E. Básica e Secundária da Madalena do Pico Madalena do Pico - Açores Programa OPI/ 5º ano- Ciências Naturais-Mat. e L. Portuguesa.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Traquinas Rosa Maria Silva (Professora) Nota: O presente documento consiste na segunda.
Metodologia do Trabalho de Grupo
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
Projecto Escola da Energia CONCURSO DE PROTÓTIPOS RELATÓRIO FINAL
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Investigar, ensinar e aprender
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
1 Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010 Escola Superior de Educação de Viseu.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Tu_Barões do Sol PROFESSORES: Maria Cláudia Pereira (Ciências da Natureza e Matemática),
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN, MAT OS SOLARES 20.
Quando foi criado? Foi criado em 2012 na E.E “ Paulo Virgínio” para estimular o estudo de matemática, começamos com 27 alunos e 4 monitores. Justificativa:
* construindo o êxito em matemática *
Trabalho realizado por:
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
Projeto Espiral Desenvolvido no âmbito do Projeto EMA Fundação Calouste Gulbenkian Coordenadora: Margarida Oliveira.
Abertura do evento contou com a presença
Autores: Fátima F. Reçonha Marques Helena M. F. S. Estima Mário A. C. Marques Maio 2006 Disciplina: Matemática Tema: Equações Ano de Escolaridade: 7º ano.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO 1º CICLO – ESE DE CASTELO BRANCO PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Formação contínua em Matemática para professores do 2º Ciclo Trabalho realizado por: Ana Isabel Serrão Joaquim Casa Branca Maria da Conceição Reis Maria Leonor Marques

Tarefas apresentadas aos alunos: “Enfeites de Natal com sólidos geométricos” “Uma cerca para o Faísca” “Brincando com Potências – números especiais” “Divisão na Vida e na Matemática”

“Enfeites de Natal com sólidos geométricos”

nos objectos da vida real A Matemática nos objectos da vida real

“Uma cerca para o Faísca”

Mantendo o perímetro, a área do rectângulo aumenta à medida que os valores do comprimento e da largura se aproximam

“Brincando com Potências – números especiais”

Aplicações das potências para encontrar regularidades e padrões numéricos

“Divisão na Vida e na Matemática”

Clarificar o conceito de divisão como partilha

Conclusão: No âmbito deste trabalho tivemos oportunidade de:

epensar metodologias;

sar materiais manipuláveis que ajudaram os alunos a ligar os conceitos mais abstractos ao real;

rocar experiências entre colegas da mesma escola e de escolas diferentes;

eflectir sobre a nossa prática lectiva;

omentar o trabalho em grupo entre os alunos.

O grupo de professores de Matemática, do 2º ciclo desta Escola tem realizado um trabalho colectivo extremamente importante, pelas mais valias que tem permitido obter, na actuação enquanto professores. A colaboração estreita que tem havido na preparação e condução de experiências, tem permitido capitalizar energias, multiplicar perspectivas e enriquecer a reflexão e a prática lectiva.