EDUCANDO FILHOS MAIS SEGUROS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. UNIDADE DE XAXIM
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Avaliando os Estilos de Paternidade.
Relação professor/aluno
NORMALIDADE E SAÚDE MENTAL
A busca do ajustamento e da produtividade
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
O desenvolvimento emocional e a família Constituição de identidade individual, familiar e social.
A Rejeição nas Organizações
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Psicologia e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
AULA: Estresse e Enfrentamento (Coping).
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
Alteridade.
O processo saúde-doença e a família
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Quanto Custa Ser um Líder Cristão?
Comportamento Organizacional
CP - Capital psicológico
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
Drogas na adolescência
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
FOMENTO (ESTÍMULO) DE UM AMBIENTE DE TRABALHO PRODUTIVO
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Sejam todos bem-vindos!!
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
O próprio Deus nos chama à liderança.
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Amor e Sexualidade.
EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Educação Sexual na Adolescência
Rakell Aguiar Diretora de Vendas Independente Unidade Magníficas.
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Competência Interpessoal
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Solidificando seus relacionamentos
AUTO-ESTIMA.
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Família Espaço de Reflexão e partilha… Semana da família – JI e E.B.1 da Azenha.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Autoconceito e auto-estima
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS.
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
O Feed – back na Comunicação. Feedback É um termo que usamos para falar de comunicação e aprendizagem interpessoal e que consiste no conhecimento do meu.
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
Aspectos clínico e comportamental dos fatores de risco à saúde
Comportamento Organizacional
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
GISELE BALDRATI PSICOLOGA CRP 08/03264 SEXUALIDADE na ESCOLA.
Transcrição da apresentação:

EDUCANDO FILHOS MAIS SEGUROS AUTO-ESTIMA: EDUCANDO FILHOS MAIS SEGUROS

O que é Auto-estima ? Avaliação que a pessoa faz de si mesma. Expressa uma atitude de aprovação ou repulsa e até que ponto ela se considera capaz, significativa e valiosa. É uma experiência subjetiva que pode ser acessível às pessoas através de relatos verbais e comportamentos observáveis.

ATRIBUTOS MAIS CONHECIDOS DE UMA PESSOA COM ALTA AUTO-ESTIMA Manter uma imagem bastante constante e positiva das próprias capacidades Ser criativo Ter facilidade para assumir papéis ativos em grupos sociais Expressar as próprias visões Tender a um bom desempenho acadêmico

ATRIBUTOS MAIS CONHECIDOS DE UMA PESSOA COM ALTA AUTO-ESTIMA Preocupar-se pouco com medos e ambivalências Orientar-se mais direta e realisticamente às metas pessoais Demonstrar confiança e otimismo nos próprios atributos Ser pouco sensível às críticas

ATRIBUTOS MAIS CONHECIDOS DE UMA PESSOA COM BAIXA AUTO-ESTIMA Apresenta sentimentos de isolamento e ansiedade Grande sensibilidade às críticas Dificuldade de afirmar as próprias opiniões e necessidades Desistir com facilidade evitando desafios Ter reduzida a clareza e o entendimento de si próprio Evitação de situações de risco e de exposições de si próprio

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A AUTO-ESTIMA Ela contribui de maneira essencial para a vida da pessoa e para a sua saúde. É indispensável para um desenvolvimento normal e saudável. A auto-estima é o “sistema imunológico” da consciência.Fornece resistência, força e capacidade de regeneração.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A AUTO-ESTIMA Quando é baixa a auto-estima, a resistência diante da vida e suas adversidades diminui. Uma pessoa com baixa auto-estima tende a ser mais influenciada pelo desejo de evitara dor do que de vivenciar o prazer. Uma auto-estima elevada busca o estímulo de metas desafiadoras. Atingir objetivos exigentes alimenta uma boa auto-estima.

MAS ATENÇÃO, AUTO-ESTIMA NÃO É ! Narcisismo Esnobismo Egocentrismo Hedonismo Sentimento de superioridade Outras conotações de caráter individualista

O DESENVOLVIMENTO DA AUTO-ESTIMA NA CRIANÇA E NO ADOLESCENTE Fatores determinantes para o desenvolvimento da auto-estima na criança : a)O valor que a criança percebe dos outros em relação a si expresso em afetos, elogios e atenção. b) A experiência da criança com sucessos ou fracassos c) A forma de reagir às críticas

A dominação de crianças, a ridicularização, a humilhação, a rejeição e a punição severa tendem a resultar em baixa auto-estima. Crianças ignoradas, rejeitadas e humilhadas tendem a se perceber como sujeitos merecedores de desrespeito. CRIANÇAS NÃO NASCEM PREOCUPADAS EM SEREM BOAS OU MÁS, ESPERTAS OU ESTÚPIDAS, AMÁVEIS OU NÃO. ELAS DESENVOLVEM ESSAS IDÉIAS BASEADAS FORTEMENTE NA FORMA COMO SÃO TRATADAS POR PESSOAS SIGNIFICATIVAS: OS PAIS, OS PROFESSORES E AMIGOS.

Adolescentes com auto-estima mais alta possuem interação social positiva no ambiente familiar. Uma interação familiar de qualidade combinando afeto, limite, reforço, diálogo,modelo contribui consideravelmente para o desenvolvimento de uma maior auto-estima nos adolescentes e crianças. A auto-estima pode ser profundamente abalada na adolescência, principalmente quando a estrutura emocional do sujeito é mais frágil, tornando mais difícil lidar com as mudanças.

ALGUMAS CONDIÇÕES FAMILIARES QUE PODEM CONTRIBUIR PARA UMA BAIXA AUTO-ESTIMA Perceber a família como conflituosa Viver em a ambiente familiar empobrecido física, emocional e intelectualmente Ter pais que tendem a depreciar os filhos, encarando-os como um fardo e lhes dando um tratamento desatento e negligente Viver em uma família em que não há o estabelecimento de diretrizes Viver um uma família que possui um sistema de punição baseado na força e na perda de amor.

COMO A AUTO-ESTIMA DOS PAIS AFETA A AUTO-ESTIMA DOS FILHOS Os filhos sempre procuram nos pais sugestões de como se comportar. A reação emocional dos pais mesmo que não expressem, influencia os filhos. Os pais com baixa auto-estima são frequentemente ansiosos. A ansiedade deturpa a comunicação. Os pais com baixa auto-estima tendem a “viver” através dos filhos. Os pais com baixa auto-estima sentem-se ameaçados pelo forte senso de auto-estima dos filhos, em especial quando os filhos buscam independência e autonomia

COMO A AUTO-ESTIMA DOS PAIS AFETA A AUTO-ESTIMA DOS FILHOS Os pais com baixa auto-estima têm dificuldade para elogiar de maneira realista e precisa. Tendem a não elogiar, elogiar muito pouco ou elogiar em excesso. Os pais com baixa auto-estima tendem a transmitir aos filhos mensagens confusas sobre o sucesso. (“Continue tentando, mas não espere vencer!”) Quando os pais têm pouca auto-estima, tendem a ver um problema ou um problema em potencial em tudo.

A auto-estima dos meus filhos será a mesma durante toda a vida? A auto-estima tem um “estabilidade instável” Ela é caracterizada por um processo dinâmico e contínuo, sendo estabelecida e estruturada desde a infância, mas podendo se modificar (talvez não de forma radical) ao longo da vida. Depende da capacidade de transformação do indivíduo e das circunstâncias por ele enfrentadas.

PROPOSTAS PARA A PROMOÇÃO DA AUTO-ESTIMA Ela é algo que se constrói no dia-a-dia, na intimidade das relações. Respeito pelas diferenças individuais Demonstrar ter uma forte convicção de que confia no potencial e na capacidade do seu filho Ajudá-lo a perceber a própria capacidade e o potencial a ser explorado Aceitação dos limites individuais Desenvolvimento de atividades lúdicas(música, esporte, poesia, teatro etc) Não bastam alguns elogios para obter a elevação da auto-estima

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS CLEMES, H. & BEAN, R. Crianças Seguras: Como Aumentar a Auto-estima das Crianças. São Paulo: Editora Gente, 1995. ASSIS,S.G. & AVANCI, J.Q. Labirinto de Espelhos: Formação da Auto-estima na Infância e na Adolescência. Rio de Janeiro: Editora Fio Cruz, 2004. SANÁBIO,R.G.,Adolescência e Auto-estima: Um Desafio para a Educação em Saúde. Dissertação de Mestrado. Universidade de Fortaleza. Fortaleza. Ceará. Brasil

Obrigada !