CRISTINA ALICE MELO FERREIRA ROMILDA CAPBODEVILA SAITO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem Aline De Bona e Marcus Basso
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Construção do Conceito Matemático do Sorobã.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
O olhar psicopedagógico sobre os conteúdos escolares
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Psicopedagogia Clínica Institucional
A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Docente: Edson Alencar Silva
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  A base do aprendizado da criança é a sociointeração. Quando ela é exposta em contato com outras crianças,
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
Rosemeyre Floriano Carvalho Duarte Vanessa Mendes Cardoso Da Silva
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
SILVANA BERBEL FERNANDES
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries.
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Psicopedagogo clínico
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
ABORDAGENS COMPARATIVAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Professor Dr. Renato Vaz
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

CRISTINA ALICE MELO FERREIRA ROMILDA CAPBODEVILA SAITO TELEAULAS: BALSAS-MA TUTORA: Sílvia Alencar dos Santos CRISTINA ALICE MELO FERREIRA ROMILDA CAPBODEVILA SAITO BALSAS-MA 2007

OFICINA PSICOPEDAGÓGICAS COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

JUSTIFICATIVA A auto-estima é um fator de grande influência na aprendizagem do ser humano, independente de seu nível escolar. Crianças com dificuldade de aprendizado apresentam baixo nível de auto-estima. Através de participação em oficinas psicopedagógicas a criança é capaz de recuperar sua auto-estima e consequentemente, melhorar seu processo de aprendizagem.

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL OBJETIVO ESPECÍFICO Pesquisar abrangentemente a auto-estima, o modo correto de desenvolvê-la através de oficinas psicopedagógicas, bem como sua influência e contribuição no desenvolvimento da aprendizagem escolar. OBJETIVO ESPECÍFICO Evidenciar a influência da auto-estima sobre o aprendizado de crianças que demonstram dificuldades de aprendizagem; Despertar o prazer da aprendizagem nas crianças através da oficina psicopedagógica, superando as dificuldades de aprendizagem. Examinar a contribuição da auto-estima para o rendimento do aluno em sala de aula. Compreender a importância da auto-estima, como auxílio para crianças com dificuldades de aprendizagem; Reconhecer a importância da oficina psicopedagógica como recurso preventivo e terapêutico, facilitador da aprendizagem;

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DIAGNÓSTICO DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM - Com o diagnóstico psicopedagógico é permitido um trabalho amplo que abrange desde a intervenção específica e individual, no que se refere aos alunos com problemas, até a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem como tal. A queixa Entrevista com a família Entrevista com a escola Entrevista com o sujeito (aluno) E.O.C.A. (entrevista operativa centrada na aprendizagem) Provas projetivas Provas operatórias Observação lúdica

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA QUE É PSICOPEDAGOGIA - a psicopedagogia objetiva o reconhecimento das capacidades da criança visando retirar o obstáculo que a impede de aprender e demonstra que não há uma relação causa-efeito sobre os fatores que obstacularizam a aprendizagem, mas, sim, há um contexto que envolve o ser aprendente e o “objeto” a ser analisado e compreendido.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O QUE É OFICINA PSICOPEDAGÓGICA - Oficina psicopedagógica é um espaço de trabalho, onde aprendente e ensinante estabelecem um vínculo afetivo especial a uma relação dinâmica onde o conhecimento será construído, compartilhado, vivenciado, significado, mediado. A aprendizagem ocorrerá de modo significativo e os afetos são expressos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA CONTRIBUIÇÃO DAS OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO DO AUTO-ESTIMA - É possível perceber o quanto a auto-estima é uma necessidade presente na vida do ser humano, e o quanto ela influi no modo como a criança age em relação a aprendizagem.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS E ATIVIDADES LÚDICAS - É através das atividades lúdicas dentro das oficinas psicopedagógicas que o aluno se expressa com mais naturalidade, liberando sua auto-estima e conseguindo realizar o que para ele parece impossível, principalmente relacionado ao aprendizado escolar. O jogo como recurso pedagógico

METODOLOGIA Os métodos a serem empregados são: Pesquisas bibliográficas; Entrevistas com professores, direção da escolar e pais; Contato com outros profissionais da área; Fichamento das obras pesquisadas; Acompanhamento na Oficina Psicopedagógica da Escola.

CONCLUSÃO DO TRABALHO É necessário que o professor domine a teoria e acredite nela e em seu trabalho, a teoria é fundamental, pois fornece diretrizes, mas não resolve todos os problemas. É importante que o professor tenha consciência que, mesmo embasado numa teoria adequada, ele encontrará crianças que enfrentarão grandes dificuldades, evoluirão devagar e terão necessidade de estender o trabalho dentro da oficina. É necessário levar em conta ainda que a oficina psicopedagógica exige um esforço grande da criança e que, portanto, ela precisa de muito apoio. Não são apenas os aspectos cognitivos que estão em jogo, mas também os aspectos emocionais (ansiedade, frustrações e as angústias), que podem retardar ou bloquear o desenvolvimento.

AUTORES PESQUISADOS ABATA, Russell. Auto-Estima: Chave Para a Felicidade: 5ª Ed. São Paulo: Ed. Verus, 2000. ALEXIS, Leontiev. Psicologia e Pedagogia: Bases Psicológicas da Aprendizagem: 2ª Ed. São Paulo: Ed. Centauro. 2003. APOSTILAS de Psicomotora da Universidade Cândido Mendes. Coordenação Geral: Professor Fernando Arduini APOSTILA da Facinter. Fundamentos biopsicossociais do desenvolvimento humano. Paulo Ross. Editora BPEX, Curitiba, 2003. APOSTILAS de Psicologia do desenvolvimento Universidade Cândido Mendes, Coordenação Geral: Prof. Fernando Arduini. BASSEDAS, Eulália, et. Al. Intervenção Educativa e Diagnóstico Psicopedagógica. Ed. Artmed, Porto Alegre, 1996.

BORGES, Célio José. Educação Física para o Pré-escolar. Ed BORGES, Célio José. Educação Física para o Pré-escolar. Ed. Sprint, Rio de janeiro, 1987. COSTA, Auredite Cardoso Psicopedagogia e Psicomotricidade, pontos de intersecção nas dificuldades de aprendizagem. Ed. Vozes, Petrópolis, 2005. CURY, Augusto. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes: A educação de nossos sonhos: formando jovens felizes e inteligentes. Rio de Janeiro:Ed. Sextante, 2003. DOHME, Vânia. Atividades Lúdicas na Educação. 2ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2004. FEIL, Iselda Terezinha Sausen Alfabetização – Um desafio novo para um novo tempo. Ed. Vozes, Petrópolis, 1984. FERREIRA, Carlos Alberto Neto. Motricidade e jogo na Infância. Ed. Sprint, Rio de Janeiro, 1995. FORENSE, Jean Piaget. Seis estudos de Psicologia. Universitário, Rio de Janeiro, 1984.