Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Matemática para todos Educação Básica
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Sítio dos miúdos
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Edna Maria Barbosa Arrebola
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Informática na Educação Especial
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
“Ver para Dizer Ciência”
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
Metas de Aprendizagem na área das TIC
Análise de um recurso disponível na WEB Trabalho Realizado Por:
ok&id=44551 “Ensino e aprendizagem com TIC na Educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico” INTEGRAÇÃO.
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Plano Plano de Pesquisa.
Maria Goreti Fernandes PATIC’07 Projectos e Aprendizagens com as TIC
Questionário Diagnóstico
Questionário Diagnóstico
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Educação e Tecnologias
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação GEPFICA-Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização Pacto Nacional.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
LEITURA-A-PAR Projecto: Leitura-a-par Passos seguidos (metodologia):
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
1- URL da experiência e parágrafo descritivo; Actividade de grupo (Act3) Análise e reflexão de relatos de experiências 1 Gisélia Fernandes, Manuela Sousa/
“Ensino e aprendizagem com TIC na Educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico” actividade 6 - Trabalho de GRUPO Exploração e análise pedagógica.
mathsisfun Aceder de 2 formas aos conteúdos Por anos de escolaridade, incluindo o jardim de infância por temas : geometria, puzzles,números.
A CTIVIDADE 4 - T RABALHO I NDIVIDUAL - R ELATO, A NÁLISE E R EFLEXÃO DE E XPERIÊNCIAS COM TIC Trabalho Realizado Por: Nuno M.C. Martins E NSINO E APRENDIZAGEM.
Questionário Diagnóstico Ensino e Aprendizagem com as TIC no Pré-escolar e no 1º CEB Turma 4 Quarteira (17) Formadora: Cristina Filhó.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Actividades realizadas
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
ATLANTE – enfrentar o desafio das drogas, isto é, viver sem drogas.
Ensino Pré-Escolar Trabalho Realizado por: Andreia Fonseca, LEFQ
Análise de uma ferramenta ou recurso
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
P.A.M. 1º Ciclo 9 de Fevereiro de Principais Objectivos Promover o gosto de Matemática Utilizar recursos diferentes dos habituais em sala de aula.
Relatório de Proposta de Projeto
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Planejamento da Rotina Semanal
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
Estratégia: Perguntas Esclarecedoras
PCN no Ensino Médio Têm como fundamentos filosóficos a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade.
PROJETO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Lucimara Aparecida da Silva.
O universo do cinema mudo no teatro
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Albertina Pereira naWeb Metas de Aprendizagem Domínios e Subdomínios Pré – Escolar.
Softwares Educacionais. Oque é um software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo.
Primeiro capitulo – Gerações Crianças (geração dos computadores)  ---  Adultos (destruidores de lares ) Tecnologias - "Fluência Tecnológica" (o conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva Ferramenta explorada: mailto:http://myths.e2bn.org/story_creator/ "ENSINO E APRENDIZAGEM COM TIC NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO"

Análise do ponto de vista da sua integração pedagógica Permite: a criação de histórias, de forma interactiva, nomeadamente de: Cenários; Personagens; Objectos; Como trabalho final partilhar as histórias criadas. "ENSINO E APRENDIZAGEM COM TIC NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO"

Possível cenário de utilização como começar - Ser utilizada como estratégia para a motivar crianças que demonstram algum desinteresse pelas actividades escolares, permitindo-lhes desenvolver a criatividade e o raciocínio. (neste caso concreto foi o que aconteceu para poder produzir esta reflexão, trabalhei com alunos de etnia cigana em situação de apoio educativo) que desafios propor - Criação de várias histórias e recrear situações já vividas ou imaginadas que ajuda proporcionar aos alunos - na exploração da ferramenta e suas opcionalidades; cuidados a ter do ponto de vista da ética e segurança - Acesso a computadores que limitam o acesso a várias ferramentas; "ENSINO E APRENDIZAGEM COM TIC NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO"

Vantagens para o processo de ensino e aprendizagem Promover a utilização e importância das TIC; Desenvolver a expressão e a comunicação; Desenvolver a criatividade; Incentivar a escrita; Promover a auto-estima. "ENSINO E APRENDIZAGEM COM TIC NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO"

Produtos a obter - Colecções de histórias produzidas e criar um livro de histórias da turma. "ENSINO E APRENDIZAGEM COM TIC NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO"

Avaliação dos alunos e da actividade Compreensão e interpretação das histórias criadas por todos os alunos; Receptividade e entrega por parte dos alunos; Auto-avaliação a ser feita em grelha; Avaliação do que mais gostaram e do que menos gostaram na actividade. Sugestões de alterações. Convidar os encarregados de educação a comentarem a produção dos seus educandos; "ENSINO E APRENDIZAGEM COM TIC NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO"