GLOBALIZAÇÃO – Produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho elaborado por: Gertrudes, Ana, Vanessa e Adrian.
Advertisements

Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
Empreendimentos Internacionais - V
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA
Negócios Internacionais
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
Acções de Preparação Técnica da Rede de Competências - 1.ª Sessão - SISCOOP (IAPMEI) | Lisboa: 24 de Novembro de 2003 Coimbra: 26 de Novembro de 2003.
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
Repensando a Logística
COMPETITIVIDADE GLOBAL
16. A COMPETITIVIDADE DE PORTUGAL
CAPÍTULO 8 IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA: CRIANDO CAPACIDADES MULTIDIMENSIONAIS.
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Movimentos Internacionais de Fatores
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Fontes de Inovação na Empresa
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Comércio Internacional
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
Maria Olívia de Souza Ramos
Logística e Gerenciamento da
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
Repensando a Logística
Estratégias do agronegócio
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
E-Business a Nova Economia
MINISTRO GUIDO MANTEGA
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
TENDÊNCIAS NA SIDERURGIA E PERFIL PROFISSIONAL
Globalização O capitalismo é cada vez mais informacional e global.
GLOBALIZAÇÃO – Financeira
Crescimento da Produtividade Todos sabemos que este é o caminho para conseguir uma melhora no desenvolvimento econômico, porem não sabemos como alcança-lá;
III Colóquio Internacional sobre Seguros e Fundos de Pensões AS POLÍTICAS DE INVESTIMENTOS DAS EMPRESAS DE SEGUROS E DOS FUNDOS DE PENSÕES Gabriel Bernardino.
Benefícios da participação em CGV
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
Planejamento Estratégico
Estratégia Organizacional
CONFERÊNCIA ANUAL AIP/AJEco - QUE FUTURO PARA A INDÚSTRIA PORTUGUESA - IBEROMOLDES Henrique Neto.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Empresas Multinacionais
Seminário Avançado - Eletiva A
Seminário Avançado - Eletiva A
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
TRANSNACIONALIZAÇÃO – Produção
MATRIZ BCG.
Estratégia Organizacional
CRISE INTERNACIONAL NOS ANOS 1970
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Administração Mercadológica IV
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Economia Curso de Especialização Comércio Exterior ECO 720 ECO-725: Competitividade Internacional AULA 6.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
O mundo dividido na era da Globalização
A ECONOMIA GLOBALIZADA
CAP. 9 – MEIOS DE TRANSPORTE E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
UNIDADE LECTIVA 6 – Processos de reprodução e mudança nas sociedades actuais 6.1. Fenómeno da globalização GLOBALIZAÇÃO Estreitamento das relações e das.
Trabalho realizado por: Bernardo Ribeiro Bruna Coelho 9ºC 1.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
RECUPERAÇÃO ANUAL A GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA 2º BIMESTRE Desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte. Uma das consequências Aumento dos FLUXOS.
Novas dinâmicas espaciais A Recomposição da paisagem internacional A Política de blocos durou até 1989, ano em que se dá a queda do Muro de Berlim, dos.
Transcrição da apresentação:

GLOBALIZAÇÃO – Produção

Globalização da produção Recordar O papel das Empresas Transnacionais (ETN) na globalização da economia; Produtos globais; Deslocalização e Deslocação das empresas

Globalização Financeira Várias Globalizações? Ou uma Globalização? Transnacionalização da Produção Globalização Financeira Globalização Cultural Outras Globalizações Saúde …

As ETN dispõem de elevada capacidade de obter economias de escala na fabricação e no desenvolvimento de inovações. A sua implementação em múltiplos Estados permite-lhes sobrepor-se aos Estados nacionais na optimização dos recursos e na redução dos riscos. Então, quais as vantagens e a razão de tanta concorrência entre os Estados para atraírem Investimento Directo Estrangeiro? E as Pequenas e Médias Empresas? Estarão condenadas a desaparecer?

Globalização da Produção Mecanismos de transmissão Processo de demonstração/imitação; Exportações; Mobilidade do factor trabalho; Concorrência; Backward e forward linkages; Concluindo, as empresas nacionais devem… …possuir capacidade para “absorver” a nova tecnologia das ETN. …localizar-se junto das ETN

Globalização da Produção Vantagens do IDE • dá acesso a exportações e abre as portas ao comércio internacional, pelo que permite aos países anfitriões um desenvolvimento induzido; • permite gerar emprego e dinamizar actividades produtivas; • ajuda os países receptores na criação de capital; • induz as empresas dos países receptores na adopção de tecnologias sofisticadas e de capacidades tecnológicas e de gestão; • possibilita a redução do défice comercial nacional; • faculta a redução do desfasamento tecnológico.

Globalização da Produção Desvantagens do IDE A transnacional organiza-se, tendo por base a concorrência mundial e a liberdade de mover os recursos, de acordo com os seus interesses, fazendo deslocar de uns países para os outros as filiais, mesmo contra os interesses dos Estado onde, até então, estavam instaladas. Todos estes procedimentos têm sido facilitados pela desregulamentação e liberalização dos espaços nacionais, associados à perda de poder do Estado-Nação.

Globalização da Produção Desvantagens do IDE • o pagamento de dividendos, royalties e juros de empréstimos; • a manipulação dos lucros através dos preços de transferência; • o elevado pagamento exigido pela tecnologia transferida; • a tecnologia utilizada não ser apropriada aos recursos locais (tecnologias obsoletas ou muito sofisticadas); • a limitação do capital envolvido que, em muitos casos, não envolve divisas, mas recursos a empréstimos locais; • a destruição das tecnologias locais; • a transferência de tecnologias estáticas, e não dinâmicas, i.e. não renováveis no final do ciclo de vida do produto; • a falta de ligação industrial, tanto a montante, como a jusante do investimento feito.

Globalização da Produção Definição de PME Definição de PME: Recomendação 2003/361/CE

Globalização da Produção Vantagens das PME´s Flexibilidade administrativa e operacional; Capacidade de decisões rápidas; Mais facilidade em identificar segmentos do mercado adequados ou entrar em novos nichos; Especialização na produção de um item ou serviço especial; As transnacionais produtoras de bens produzem as diferentes componentes do mesmo bem, através da cadeia produtiva que integra componentes de diversas origens territoriais, porventura inseridas na mesma transnacional ou provenientes de outras entidades empresariais subcontratadas. As empresas transnacionais conservam sob o seu comando directo as fases produtivas geradoras de maior valor acrescentado As PME´s têm maior capacidade de se adaptarem às mudanças do mercado. Desta forma, sobrevivem num ambiente que, à partida as excluiria de participarem directamente no comércio externo.

As vantagens das PME´s são apropriadas pelas ETN’s Este procedimento de fraccionamento do processo produtivo e de dispersão geográfica, obtendo as empresas transnacionais as componentes do processo produtivo nos mais variados países, permite reduzir custos e dominar o mercado. Comércio internacional cativo ou fechado, comércio internacional entre filiais de uma mesma transnacional.

Como podemos concluir, as ETN’s e as PME´s não se auto-excluem, mas podem servir-se mutuamente das vantagens que cada uma pode oferecer à outra e, assim, contribuírem para o desenvolvimento, quer do país receptor, quer do país originário do IDE. Porém, os investimentos directos realizados pelas empresas multinacionais, exige elevados montantes financeiros. Então, como é que estes podem ser mobilizados?