BIBLIOTECA ITINERANTE

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Transcrição da apresentação:

BIBLIOTECA ITINERANTE PROJECTO O “BAÚ” ITINERANTE

“Os livros, penso que são Como portas encantadas, Que levam a lindas terras, Onde moram anões e fadas.” “Lugares longe e tão belos Aonde eu não podia ir, Mas, agora, com esta porta, É só ter cuidado e …abrir.” Livro Mágico – Adelaide Love

Porquê o Projecto Biblioteca Itinerante; A Biblioteca Escolar tem como função ou objectivo: “Oferecer oportunidades de vivências destinadas à produção e uso da informação voltada ao conhecimento, à compreensão, imaginação e ao entretenimento”; “Organizar actividades que incentivem a tomada de consciência cultural e social, bem como de sensibilidade”; “Promover leitura, recursos e serviços da Biblioteca Escolar junto à comunidade escolar”;

À Biblioteca Escolar cumpre exercer todas estas funções a nós Educadores e Professores cumpre fazer com que a B.E e as suas funções sejam oferecidas igualmente a todos os membros da comunidade escolar Mas infelizmente na nossa Comunidade Escolar a Biblioteca encontra-se para muitos Jardins de Infância inacessível devido à distância a que dela se encontram o que faz com que as crianças dos J.I. não tenham facilidade para poder usufruir de uma B.E. Assim para que todos as crianças dos J.I. tenham a possibilidade de usufruir de uma Biblioteca Escolar oferecemos-lhe a oportunidade construindo uma Biblioteca Escolar Itinerante.

Finalidade: O Projecto Biblioteca Itinerante ou “Baú Itinerante” tem como finalidade; Incentivar a cooperação entre Jardins de Infância, Encarregados de Educação e as Bibliotecas Escolares do Agrupamento, no sentido de proporcionar o acesso, tão alargado, quanto possível dos recursos de informação aos Jardins de Infância num quadro de gestão eficiente e eficaz dos recursos disponíveis, assim como promover a articulação de actividades conjuntas que possam induzir o recurso ao livro e a outros meios de enriquecimento do percurso escolar fomentando o gosto pela leitura, criando hábitos e rotinas.

Objectivos da Biblioteca Itinerante: Instituir a criação de um grupo de trabalho de acompanhamento a este processo de cooperação, quer no âmbito da Itinerância dos recursos, quer da planificação/organização de actividades conjuntas e articuladas para uma utilização dinâmica dos recursos. Reger o funcionamento do serviço de Itinerância de conjuntos documentais destinados a assegurar aos J.I. o usufruto, com carácter sistemático, de um sistema de B.E. Regulamentar o empréstimo entre J.I. do agrupamento quer de fundo fixos, quer de fundos itinerantes

Os beneficiários do projecto “Baú Itinerante” serão: Todos os Jardins de Infância do Agrupamento de Maceira. A Itinerância far-se-á em três grupos; Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3

Os Conjuntos Itinerantes: O Baú Itinerante deve integrar documentos de diferente natureza, de modo a assegurar o equilíbrio entre as diferentes perspectivas de utilização de recursos de informação; Livros de Histórias CDs aúdio (musicais e não musicais) CD ROMs educativos Vídeos ou DVDs (filmes, documentários temáticos infantis) Fantoches

Circulação de Fundos No regimento de circulação de fundos, a determinar anualmente, serão estabelecidos volumes e ritmos adequados, de acordo com as capacidades das Bibliotecas-fonte de suportar a circulação periódica de conjuntos documentais para os Jardins de Infância do Agrupamento Na circulação destes conjuntos teremos em conta as seguintes variáveis; O número de J.I. a contemplar O número de crianças por J.I. O número de documentos a atribuir por criança O período estipulado para a permanência dos documentos em cada J.I. Idade das crianças

A circulação pelas escolas não impede que os respectivos docentes e crianças possam beneficiar a título individual, aquando a sua eventual deslocação às Bibliotecas do Agrupamento – da Escola-Sede ou da EB1 de Maceira2 de empréstimos domiciliário. Para além da circulação de conjuntos itinerantes, também poderá haver empréstimos entre J.I. O regulamento destes empréstimos será: Cada J.I que beneficiar do serviço de circulação de conjuntos documentais deve ter um educador responsável

Cabe ao Educador responsável; A recepção e devolução dos livros dentro dos prazos definidos. Ser o interlocutor privilegiado entre a comunidade escolar e da equipa organizadora dos conjuntos itinerantes, no sentido de fazer com que o conteúdo dos conjuntos corresponda às necessidades e interesses dos seus utilizadores Fazer de elo de ligação no que respeita ao planeamento e à dinamização de actividades conjuntas

Cabe ao utilizador (criança e Encarregado de Educação); Zelar pelo bom estado dos materiais Fazer a entrega dos materiais dentro do prazo limite de empréstimos

Difusão dos fundos existentes O catálogo é o principal instrumento de difusão dos fundos existentes devendo, consoante as situações, ser acessível a todos os J.I. on-line, em CD-ROM, e suporte papel. Cabe à Biblioteca Escolar da Escola sede: Providenciar a criação e a disponibilização do catálogo dos pacotes itinerantes, assim como das bibliotecas-fonte o conjunto de todos os fundos itinerantes. Gerir a actualização dos fundos através de novas aquisições, de acordo com uma política documental definida em estreita articulação com todos os intervenientes do processo de Itinerância.

Transporte O transporte dos conjuntos documentais fazer-se-á; Acondicionados em dois Baús Em viatura a disponibilizar pela escola –sede, de acordo com a calendarização

Calendarização: Duração do projecto: início em Outubro terminus em Junho ( de acordo com a calendarização definida)

Recursos Materiais A Fundação Calouste Gulbenkian (material didáctico) A Fundação Calouste Gulbenkian, mediante apresentação de Projecto com orçamento, dá subsídios para a aquisição de material didáctico. Assim sendo apresentar-se-à um Projecto no sentido de apetrechar a Biblioteca Itinerante Apoios Privados Prevemos o contacto com firmas e empresas privadas, no sentido de apresentar o Projecto e solicitar apoio material com uma contrapartida de divulgação. Contamos assim assegurar: Livros Fantoches Material Audio-Visual

Avaliação Posto em acção, este Projecto requer uma reflexão e avaliação regular. Reflectir e avaliar: As experiências O caminho percorrido Sua importância no desenvolvimento da criança Impacto na comunidade

Para conseguir saldos positivos: Procurar novas formas de conduta, novos caminhos Propor estímulos cada vez mais adequados Alargar contactos e formas de colaboração de forma a contribuir para o desenvolvimento harmonioso das crianças, dos educadores e de toda a comunidade Um relatório anual poderá condensar os registos das experiências vividas, os jornais e a avaliação. Será de todo o interesse que se consigam recolhas visuais (ex:fotografias),potenciais formas de divulgação e elementos de avaliação.

Considerações Gerais No âmbito da acção de formação " o Papel e Função da Biblioteca Escolar“ e consultando alguma bibliografia aconselhada, elaborámos o Projecto “Baú Itinerante” com a intenção de colmatar as dificuldades existentes no nosso Agrupamento de Escolas. O Projecto “Baú Itinerante” será assim uma forma de fazer chegar a todos os J.I uma biblioteca que apesar de itinerante, seja rica em materiais e conteúdos.

O Pré – Escolar é por excelência uma fase, onde o livro e as histórias são valorizadas, em que o contacto directo (manuseando, construindo e criando) e diversificado (narrativa, poesia, lenga-lengas e trava- línguas) motiva para o sucesso do processo ensino aprendizagem, fornecendo às crianças “ferramentas” fundamentais, para o seu desenvolvimento global. Assim os educadores devem ser formadores de utilizadores de bibliotecas para o longo da vida.

Bibliografia Adelaide Love, O Livro Mágico Calixto, J.A (1996). A Biblioteca escolar e a sociedade da Informação. Lisboa: Caminho. Manifesto da Biblioteca Escolar (1996). A biblioteca escolar no contexto do ensino - aprendizagem para todos. Manifesto Ifla/Unesco para Biblioteca Escolar(1999) Ministério da Educação. Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.

Este projecto foi elaborado por; Ana Siopa Carmen Bacelar Helena Paula Rosa Olinda Vasconcelos