Armazenagem do Café Processamento do Café com Higiene Avançar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Logística Internacional I Pedro Calisto Luppi Monteiro
Advertisements

Metais Não Estruturais
SOLUÇÕES SOB MEDIDA PARA SEU ARMAZÉM.
Instalações para bovinos leiteiros
CONSERVAÇÃO DO PESCADO PÓS CAPTURA
GESTÃ DE ESTOQUES.
Visando a obtenção de alimentos seguros Boas Práticas de Higiene no manuseio de Alimentos O Vigilante Sanitário
Engenharia Civil – UNIP – Araçatuba-SP Prof. Netúlio Alarcon Fioratti
SOLUÇÕES para a MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
Secagem a Altas Temperaturas
Construção do Terreiro
Sistemas contra Incêndio
Shopping Park Ateliê Habitação Mínima Análise Pós-ocupação
Universidade Federal de Viçosa
Secagem do Café Processamento do Café com Higiene Avançar
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
Boas Práticas de Processamento e Armazenagem
Energia limpa.
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
– Determinação do Teor de Umidade –
Processamento Via Seca
com Baixa e Alta Temperatura
Boas Práticas de Armazenagem
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
Sistemas Estruturais II
Colheita e Limpeza Processamento do Café com Higiene Avançar
O Certificado LEED é fornecido pelo USGBC e visa certificar e/ou ratificar a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções que adotam.
Condensadores resfriados a ar
– Beneficiamento e Classificação –
O setor de Transporte retira os containers do Porto para Localfrio.
Compostagem Agricultura familiar.
Secadores Solar Processamento do Café com Higiene Avançar
Processamento Via Úmida
PLANTIO.
31 de Maio de 2012 Certificação de Unidades Armazenadoras Alcemir Chiodelli Sistema Ocepar/Cotriguaçú/C.Vale.
PLANTAS MEDICINAIS DA AMAZÔNIA
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
OPERAÇÕES TERMINAIS ARMAZENS PLT Cap. 43
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
Aquecedor Solar de baixo custo combinado com isolamento geotérmico
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
Ventilação Natural (VN)
Tecnologia da Construção II
SONDA DE NÊUTRONS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Piracicaba- 2009
Materiais x Equipamentos
Logística Armazenagem e Estruturas de Distribuição
DETALHES DE CONSTRUÇÃO:
Empresa/Empreendimento. Justificativa O projeto com distribuição de vagas acima do convencional: 08 para visitantes, 49 para bicicleta, 13 para lojas.
Prof. Dr. Alcebíades Negrão Macêdo
Administração de Materiais Professor Carlos Eduardo
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
transporte e armazenamento
transporte e armazenagem de produtos perigosos
ESTUDO DA DOSAGEM DO CONCRETO POROSO
Comportamento em função de parâmetros dimensionais e operacionais.
Beneficiamento O beneficiamento se refere a todas as etapas, pós-colheita, de preparação da semente para comercialização; manipulação; pré-limpeza; secagem;
Caldeiras T Automação e Controle industrial.
Tecnologia de Informações Portos e Armazenagem Alfandegada
Transporte e Manuseio de Cargas - Embalagens -
PÓS-COLHEITA SECAGEM DE GRÃOS E GRÃOS SEMENTES
ARMAZENAGEM CARGAS, EMBALAGENS E UNITIZAÇÃO
OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO
OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO
Administração de Materiais - Ciclo
Estoques Logística Atividades primárias Atividades secundárias
Modais de Transporte Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont.
Equipamentos de recebimento e armazenamento de alimentos
MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM
Transcrição da apresentação:

Armazenagem do Café Processamento do Café com Higiene Avançar Juarez de Sousa e Silva Roberta Martins Nogueira Consuelo Diomenici Roberto Avançar

Armazenagem do Café Após a secagem, o café natural ou o café lavado deve ser armazenado em local limpo, protegido do sol e bem ventilado para minimizar alterações na qualidade do produto.

Armazenagem do Café Silo de Armazenagem Tulhas de madeira para armazenagem do café (natural ou lavado) com sistemas de ventilação.

Armazenagem Convencional de Café em Sacos Como vantagens: a) Oferece condições técnicas para, simultaneamente, diferentes quantidades e tipos de café; b) Permite individualizar produtos dentro de um mesmo lote; c) Permite a remoção da deterioração localizada, caso esta ocorra, sem o remanejamento de todo o lote; d) Permite menor investimento inicial com as instalações.

Armazenagem Convencional de Café em Sacos Como desvantagens: a) Elevado custo da sacaria; b) Elevado custo de manuseio, por demandar muita mão-de-obra; c) Necessidade de muito espaço por tonelada armazenada; d) O processo de branqueamento e a redução na massa específica do produto reduzirá a qualidade do café.

Armazenagem Convencional de Café em Sacos É indispensável: a) Número suficiente de portas, tecnicamente instaladas, para facilitar as operações de carga e descarga; b) Portas instaladas frontalmente, no mesmo alinhamento em paredes opostas; c) Pé-direito com altura mínima de 5,0m; d) As paredes devem ter superfícies lisas, evitando-se reentrâncias e ângulos retos com o piso;

Armazenagem Convencional de Café em Sacos e) As portas e as paredes laterais, junto á cobertura e ao piso devem evitar o acesso de roedores e pássaros; f) Abertura lateral de ventilação regulável e protegida por tela; g) Saída de ar tecnicamente instalada, para uma boa circulação de ar natural; h) Utilização de algumas telhas amarelas transparentes para melhorar a iluminação natural;

Armazenagem Convencional de Café em Sacos i) O piso deve ser impermeável e, no mínimo, 40 cm acima do nível do solo; j) Em cada parede externa, instalar uma cobertura o carregamento ou descarregamento em dias chuvosos; k) Para melhor aproveitamento do espaço, projetar a área do piso em função do tamanho das pilhas e das ruas principais e secundárias; l) Instalação de sistema de prevenção e combate a incêndios.

Armazenagem Convencional de Café Beneficiado em Sacos Um saco de 60 kg é uma unidade que pode ser adaptada ao manuseio e comercialização em pequena escala. (Figura)

Armazenagem Convencional de Café Beneficiado em Sacos Lembre-se: O café beneficiado é uma commodity de alto valor comercial. Em geral, o custo das instalações de armazenagem é bem menor que o custo do produto armazenado.

Piso do Armazém As características dos materiais na construção e no revestimento do piso devem ser escolhidas com especial atenção por envolver aspectos técnicos e econômicos ligados diretamente à preservação da qualidade do café. Cimento é o principal material empregado na construção do piso. Apesar de algumas desvantagens, madeira deve ser usada e o piso construído como uma estrutura suspensa em relação ao nível do solo.

Piso do Armazém Piso de Madeira: é um revestimento de boas características em relação ao isolamento de calor. Grandes oscilações de temperatura no interior dos armazéns são evitadas com a utilização de pisos de madeira. As principais desvantagens são: a) Elevado custo em relação aos pisos de concreto; b) Permeabilidade a água; c) Apresenta durabilidade reduzida.

Piso do Armazém Piso de Cimento: Por ser permeável à água, ele deve ser construído com técnicas apropriadas e usando produtos especiais. É compulsório o emprego de estrados de madeira ou paletes para proteger as pilhas de sacos de café. Vídeo

Armazenagem a Granel de Café Beneficiado Apesar de pouco comum em propriedades de agricultura familiar, a armazenagem a granel de café beneficiado é um procedimento que vem sendo adotado por produtores inovadores e empresas com grande mercado de café com características uniformes. Uma boa unidade armazenadora a granel por longos períodos, deve ser ter sistemas de ventilação e de termometria que possibilitem a manutenção da massa de café beneficiado em condições ideais de temperatura e umidade.

Armazenagem a Granel de Café Beneficiado Silo caseiro para armazenagem de grãos e café beneficiado com sistema de ventilação Silos metálicos para armazenagem de café beneficiado com ventilação e componentes de descarga

Armazenagem a Granel de Café Beneficiado Uma objeção ao sistema de armazenagem a granel de café beneficiado é a dificuldade de realizar inventários do produto armazenado. Qualquer pequena variação na densidade aparente do produto pode causar grande erro na avaliação do estoque, fato que não acontece quando o café é armazenado em sacos. Texto original Voltar para o Menu

Armazenagem Convencional em Sacos Vídeo Voltar