Programa do Núcleo de Estudantes Populares da Universidade do Porto primeiro plenário do NEPUP :: 18 Junho 2004.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
CONFERÊNCIA DE LANÇAMENTO 24/Fevereiro Total de participantes Vice-Presidente Governo Regional Secretária de Estado do Com. E Ind. Dr. André Março.
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Os Jovens e a Política Grupo Rosa.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
Escola Secundária c/ 3º C E B Dr. Jaime Magalhães Lima
A Investigação Educacional em Portugal
Universitario CONSUN conselhos superiores Ensino, pesquisa e ADM SUPERIOR Extensão CONSEPE DA UNIVERSIDADE COMPREENDE Reitoria e Vice-reitoria.
Centro de Pesquisa Histórica e Documentação
Universitário Empreendedor
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Apresentação do Programa 2013/2014
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
PLANO DE ACTIVIDADES Linhas de Acção I.Apoiar os Doentes ELA e Familiares II.Divulgar a ELA e a APELA III.Acompanhar e Promover a Investigação e Evolução.
PARLAMENTO DOS JOVENS Violência no Meio Escolar Ano Lectivo 2010/2011.
Tânia Carvalho. O Parlamento dos Jovens tem como objectivo incentivar as escolas para eleger deputados às sessões nacionais, com o intuito de divulgar.
Minas Gerais.
sEMINÁRIO A PARTICIPAÇÃO E A ATITUDE DO JOVEM NO MUNDO DO TRABALHO
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
"Os desafios da Gestão e da Qualidade do Ensino Superior nos Países
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
IPS - EST AAAEST Setúbal Comissão Organizadora. AAAEST Setúbal 2 Objectivos Ser o elo de ligação da EST com o mundo empresarial Contribuir.
Trabalho proativo com os pais/encarregados de educação
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Programa Juventude em Acção Projecto “Ser e Estar na Europa” /
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
ANÁLISE ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Encontro Estadual de Formação
Pensando nos OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE.... EXTENSÃO PESQUISA GESTÃO ENSINO.
BEST Porto Apresentação Recrutamento Agenda BEST – O que é? – Identidade e Serviços – Estrutura Interna BEST Porto – Estrutura Interna – Em 2010.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
MASS MÉDIA ANÁLISE AO CANDIDATO - FERNANDO NOBRE.
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
Rio de Janeiro.
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
1 4 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA
Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” “Ensino Superior Português – Desafios à Governação ” Fórum da Gestão do Ensino Superior.
MUDAR O FUTURO Apresentação de candidatura à Comissão Política da JSD – S. João da Madeira.
Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado; Permite mostrar uma perspetiva solidária; Mostra-se consciente da sua responsabilidade social na promoção.
SAMUEL MARTINS Experiência Educast na U.Porto Unidade Novas Tecnologias Departamento Universidade Digital Universidade do Porto.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
Transcrição da apresentação:

Programa do Núcleo de Estudantes Populares da Universidade do Porto primeiro plenário do NEPUP :: 18 Junho 2004

Introdução Universidade do Porto a Universidade do Porto (UP) como a maior universidade portuguesa; em 2003/2003 preencheu 96% das vagas de acesso que abriu a concurso; 14 faculdades + Escola de Gestão; 60 cursos de licenciatura mestrado. Jovens grupos organizados de jovens - sejam juventudes partidárias ou associações de estudantes – perdem-se em guerras e protagonismos internos; nas forças de esquerda, que se infiltram e manipulam as associações de estudantes; sociedade alérgica à política

Objectivos 1.dar a conhecer o NEPUP e incentivar à sua adesão por parte dos estudantes da Universidade do Porto; 2.fomentar o espírito humanista e democrata-cirstão na Universidade; 3.incentivar a participação cívica dos estudantes na vida da Universidade e do seu País; 4.apoiar e ajudar à integração do aluno da UP; 5.discutir problemas relacionados com a Universidade do Porto e os seus estudantes.

Implementação Histórico _3 de Abril de 2004: apresentação no Conselho Nacional em São João da Madeira. _Abril/Maio de 2004: fase de implementação _1 de Junho de 2004: criação do _6 de Junho de 2004: criação da imagem _8 de Junho de 2004: primeiro plenário do NEPUP Dificuldades

Funcionamento Comissão Executiva _reuniões quinzenais _reuniões mensais com todos os membros do NEPUP _constituição: presidente | João Moreira Pinto tesoureiro/secretário | Ana Isa Moura coordenador imagem e informação | Michael Seufert coordenador assuntos académicos | Henrique Pinheiro Machado coordenador actividades | Arabela Moreno Coordenadores Locais _um por faculdade _participam nas reuniões da comissão executiva sempre que entenderem _divulgam o NEPUP e suas actividades dentro de cada faculdade

Faculdades icbas :: João Moreira Pinto fmup :: Henrique Pinheiro Machado fdup :: Ana Isa Moura, Joana Reis, Telma Oliveira fep :: Pedro Moutinho, Vera Rodrigues feup :: Michael Seufert fmdup :: Arabela Moreno fcdef :: João Begonha, Nuno Norton faup :: Luísa flup :: João Salviano ffup :: fcup :: fbaup :: fpceup :: fcnaup ::

Representação Política do Ensino Superior Estatuto da Carreira Docente Lei da Autonomia da Universidades Processo de Bolonha Revisão da Acção Social, … Universidade do Porto Reitoria e Serviços de Acção Social da UP Desporto Universitário, … Participação Cívica fomentar o espírito humanista e democrata-cirstão na Universidade combater o absentismo nas eleições para os órgãos académicos

Actividades (1) Página da Internet secções nepup, cidadania e apoio ao aluno grupo de discussão nepup mailing-list geral Apoio ao Aluno disponibilizar toda a informação na Internet resolução de problemas Conferências Mensais Revolução de Abril/25 de Novembro, O Cristianismo e a Sociedade, Portugal e a Europa, Juventude e Participação Cívica, Papel da Família na Educação, Ambiente, Política de Esquerda?, Jornalismo e Política, Arte e Cultura à Direita Adriano Moreira, Bagão Félix, Diogo Feio, Paulo Portas, João Almeida, Mariana Cascais, João Marques Almeida, Pedro Santana Lopes, Lopo Xavier

Actividades (2) Divulgação do NEPUP impressão de cartazes apresentação aos órgãos da Universidade, da cidade e do Governo superpop! – boletim informativo mensal recepção aos novos alunos/apoio à integração Biblioteca? fomentar o espírito político angariação de livros instalações próprias

Membros O que é que o NEPUP precisa de ti? divulgação do NEPUP a toda a gente - amigos, inimigos, professores, familiares, etc. – principalmente das suas actividades; angariação de novos membros – cada um traga mais dez; conseguir os coordenadores locais para: ; participação activa nas actividades e debates. O desafio é tão aliciante como difícil de alcançar. Todos estão convidados a participar, seja pelo simples envio de sugestões até à participação nas reuniões da Comissão Executiva do Núcleo.