ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL – ASO NR 7 - PCMSO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NR-7: Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional - PCMSO
Advertisements

PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL NR 7
Postura Pró-Ativa e Suspeitosa
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE
TERMO DE INSCRIÇÃO/CANCELAMENTO
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
RESPONSABILIDADES Aplicar conhecimentos específicos de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho de forma a reduzir ou até eliminar os riscos à.
Reunião de Trabalho Sobre Procedimentos Administrativos
NORMAS REGULAMENTADORAS NR 7 e NR 9
PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MEDICO DE SAUDE OCUPACIONAL
I ENCONTRO NACIONAL DO PROINFÂNCIA
dbConsult Informática
PPP-PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
NR-35 TRABALHO EM ALTURA Publicação D.O.U.
Db Consult INFORMÁTICA Apresenta VEM - PCMSO.
Higiene e Segurança do Trabalho
Dúvidas mais Frequentes dos Associados Sinduscon
Atestado Médico.
PCMSO, PPRA, PCMAT: ENTENDENDO A LEGISLAÇÃO PARA MELHOR PROTEGER O TRABALHADOR. Christina Pila Advogada.
Higiene do trabalho “Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes.
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 3
Responsabilidades.
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – ACI
Sistema de Cadastro de Alunos
COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL - CEF Quem é o eleitor? O ELEITOR É o profissional registrado e em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea.
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Como navegar nessa onda!!!
Siglas de Interesse: SESMT CIPA SIPAT
Prof. MSc. Cláudio Cabral
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ANVISA
NRs.
NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
- PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
Programa de controle médico de saúde ocupacional PCMSO – NR 7
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
FGTS E ESTABILIDADES.
MANUAL DE ORIENTAÇÕES OPERACIONAIS DA IMO
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
ADMISSÃO DE EMPREGADOS
A maioria das grandes e médias empresas do país, mantinha o hábito de realizar o pagamento de uma gratificação aos seus trabalhadores, sempre no mês de.
Principais Normas Regulamentadoras
Estágio Supervisionado
CAPACITAÇÃO DE GESTORES CÂMPUS DE ARAÇATUBA – 2008.
Programas de Segurança e Saúde do Trabalho CAP – X (PAG 428 PLT)
Recursos Humanos. Recursos Humanos Legislação Constituição Federal -Constituição Estadual -Lei nº 6174/70 - Estatuto dos Funcionários Civis do PR -Lei.
NORMA REGULAMENTADORA 07
Férias Período Aquisitivo: são os 12 meses que o empregado tem que trabalhar para ter direito às férias. Este período inicia-se na admissão; Período Concessivo:
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ENGENHARIA E MEDICINA DO TRABALHO SESMET
NORMAS REGULAMENTADORAS
Salário-Família & Salário-Maternidade.
PRESCRIÇÃO TRABALHISTA
Profa Alessandra Ap. Sanches
ESTABILIDADE PROVISÓRIA PREVISTA NO ARTIGO 10, II, “b” DO ADCT
LC nº 1.163, DE 4 DE JANEIRO DE 2012 Altera a Lei Complementar nº 1.093, de 16 de julho de 2009, que dispõe sobre contratação por tempo determinado de.
SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO
Qual a finalidades do PPP ?
PCMSO NR.07 Port (Controle Médico de Saúde Ocupacional) Integrantes do Grupo 1.Lusivan Edison Andrea Shirlei
Rescisão Contratual Legislação.
Segurança ocupacional Carlos Alberto Daniel Antonelo Pedro Celso Ricardo Nene.
NORMAS REGULAMENTADORAS NR 7 e NR 9
CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NOVA NORMA REGULAMENTADORA N.º DE MAIO DE 1999.
NORMAS REGULAMENTADORAS
Disposições 4.1. As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
Técnicas de Administração de Pessoal
NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL PCMSO
Transcrição da apresentação:

ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL – ASO NR 7 - PCMSO Profª Rosângela Araujo

DEFINIÇÃO É o atestado que define se o funcionário está apto ou inapto para a realização de suas funções dentro da empresa. Para cada exame realizado, o médico emitirá em duas vias o ASO. A primeira via ficará arquivada no local de trabalho inclusive frente de trabalho ou canteiro de obras à disposição da fiscalização do trabalho. A segunda via será obrigatoriamente entregue ao trabalhador mediante recibo na primeira via. Este documento é de extrema importância, pois além da identificação completa do trabalhador, o número de identidade, a função exercida, os riscos que existem na execução de suas tarefas, procedimentos médicos a que foi submetido, ou seja, informações completas sobre a saúde do funcionário deixando o mesmo e a empresa cientes de sua atual condição.

PRINCIPAIS PERGUNTAS Quando se deve realizar o exame Admissional? Admissional: realizado antes que o trabalhador assuma suas atividades e antes da assinatura da carteira de trabalho. Quando se deve realizar o exame de Mudança de Função? Somente quando a mudança de função implicar na alteração dos riscos ocupacionais. Quando se deve realizar o exame de Retorno ao Trabalho? Retorno ao Trabalho: realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho, após qualquer afastamento, por período igual ou superior a trinta dias, por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto (exclui férias). OBS: Ausência por férias e/ou viagens a serviço não exigem o exame de Retorno ao Trabalho.

PRINCIPAIS PERGUNTAS Qual o prazo de validade para que o Admissional ou Periódico, já realizado anteriormente, possa ser utilizado como Demissional? Empresas com grau de risco 1 e 2: exames realizados em até 135 dias; Empresas com grau de risco 3 e 4: exames realizados até 90 dias; Quando se deve realizar o exame Demissional? Demissional: realizado obrigatoriamente até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há: 􀂾 Até 135 (cento e trinta e cinco dias) - para empresa com grau de risco 1 ou 2; 􀂾 Até de 90 (noventa dias), para empresa com grau de risco 3 ou 4. Se no exame Demissional, o funcionário for considerado inapto, ele pode ser demitido? Não se pode prosseguir com a demissão.

PRINCIPAIS PERGUNTAS Se no exame Demissional, a funcionária for considerada gestante, ela pode ser demitida? É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa de funcionária gestante. OBS: Existe estabilidade no emprego para a gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, segundo a Constituição Federal / Disposições Transitórias - artigo 10. Os exames médicos e emissão do ASO, podem ser realizados com outro prestador ou outra equipe médica? Não, conforme determinação da legislação (NR-7), é obrigatória a realização de todos os exames médicos ocupacionais (Admissional, Periódico, Mudança de Função, Retorno ao Trabalho e Demissional) com o médico Coordenador indicado no PCMSO ou com a equipe por ele designada e orientada. Pode-se encaminhar empregados em gozo de férias ou afastados do trabalho para realizar exame Periódico ou Demissional? Não. Encaminhar o funcionário no primeiro útil após o término do afastamento para a execução do Exame de Retorno ao Trabalho.

PRINCIPAIS PERGUNTAS Qual a periodicidade dos procedimentos complementares? 􀂃 Audiometria: seis meses após o Admissional e, após, anual; 􀂃 Raios X e Espirometria: em geral, bienal; 􀂃 Exames de laboratorio ligados à exposição a produtos químicos ou à radiação ionizante: semestral; 􀂃 Parasitológico de Fezes (manipuladores de alimentos): anual Estes são alguns exemplos, consulte o PCMSO da sua empresa para saber a periodicidade dos exames complementares ali previstos. O que fazer quando o empregado apresenta atestados médicos repetidos? Sugerimos encaminhá-lo para uma avaliação médica, com a equipe do PCMSO, com objetivo de avaliar a sua real situação de saúde e definir as medidas cabíveis, tais como: afastamentos previdenciários, avaliações por médicos especialistas ou solicitação de exames complementares.

ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL - ASO Atesto para os devidos fins da NR 7, da Portaria nº 3.214/78, com nova redação dada pela Portaria nº 24, de 29/12/94, DOU de 30/12/94, e Portaria nº 8, de 08/05/96, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalhador, que o Sr. ...., portador da CTPS nº ....,série ..., RG nº ..., na função de ..., submeteu-se a exame: ( ) admissional ( ) periódico ( ) retorno ao trabalho ( ) mudança de função ( )  demissional encontrando-se: ( ) apto ( ) inapto ( ) ............. para atividade de ......., tendo sido submetido em __/__/__, .... (indicar os procedimentos médicos) ..., bem como foram solicitados os seguintes exames complementares: __/__/__: ...  (descrever os riscos ocupais específicos existentes, ou na ausência deles, na atividade do empregado, conforme instruções técnicas do SSST)  (local e data) (carimbo e assinatura do médico encarregado) (nome do médico encarregado, CRM, endereço e forma de contrato) (nome do médico coordenador e o CRM, quando houver)