Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Educação Profissional e o Estágio Supervisionado: um ato educativo Elinilze Guedes Teodoro – PROEN Com Base na Minuta da Comissão Bicameral – CNE Relator.
Advertisements

Proposta de Elaboração do Plano de Curricularização da Extensão do IFPA Maio
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. SETEC e IFSC estruturação, organização e atuação dos Institutos Federais.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
Base Nacional Comum Curricular e os Desafios para uma Educação Integral no Ensino Médio EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL – PPGEC/UFRPE NUPEDICC – Núcleo.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos.
ENCONTRO DOS DIRETORES DE ENSINO DO IFPA
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
PROJETOS DE ENSINO Instrução Normativa 04/2016.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Identidade Institucional no IFCE
Arquitetura e Urbanismo Biologia
Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.
Ciência da Computação & Engenharia da Computação
II ENCONTRO DE GESTORES DAS ESCOLAS PRIVADAS DE DUQUE DE CAXIAS
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
A PESQUISA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Relatório de Autoavaliação Institucional
BIOTECNOLOGIA Curso de especialização lato sensu em
O que é Educação Ambiental?
SINAES ENADE.
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
30anos CENPEC.
Ensino Médio Integrado
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
APRESENTAÇÃO DOS CURSOS 30 DE MAIO
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Avaliar desempenho de servidores
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QFL4705 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL4705
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
A EaD no Brasil e os novos arranjos institucionais: como fazer a modalidade de ensino à distância? Profa. Dra. Nara Maria Pimentel João Pessoa, outubro.
Avaliar desempenho de servidores
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
Estrutura Administrativa Reitoria - IFRR 2014
Érica Gallindo Os desafios da educação profissional no IFCE a partir dos indicadores de evasão Érica Gallindo
CAPACITAÇÃO – EQUIPES DE ENSINO
Eleições de representantes para compor o Conselho Escolar
FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO
Formação Continuada CTPs
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS NOS CURSOS TÉCNICOS E INTEGRADOS
Pró - Reitoria de Ensino - PROEN
A docência na educação superior
Perspectivas para a Educação Profissional no Estado de São Paulo
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
X Simpósio de Pesquisa e Inovação
PROGRAMAS PROFISSIONAIS Coordenador de Área Paulo J. P
Transcrição da apresentação:

Educação Profissional e Tecnológica: Uma panorâmica acerca das características gerais e ofertas Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO Miriam Brasil ASSESSORIA PEDAGÓGICA DA REITORIA

Educação Profissional e Tecnológica: o que é? “A educação profissional tecnológica, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, a ciência e à tecnologia, tem como objetivo a garantia aos cidadãos do direito à apropriação de competências profissionais que os tornem aptos para a inserção em setores profissionais nos quais se faça a necessária utilização de tecnologias.” (SETEC, MEC) © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Educação Profissional e Tecnológica: o que é?

Objetivos da EPT Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos; Incentivar a produção a inovação científico- tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho; Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços; Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias; © 2017 Pró-Reitoria de Ensino

Objetivos da EPT © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação; †Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos; †Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular.

Critérios para o planejamento de EPT O atendimento às demandas coletivas do mercado de trabalho, do mundo do trabalho e dos cidadãos; A sintonia entre as demandas identificadas com a vocação da instituição de ensino e as suas reais condições de viabilização; A identificação de perfis profissionais de cada curso e sua função ativa no desenvolvimento das políticas de promoção do desenvolvimento sustentável no âmbito regional e nacional. Critérios para o planejamento de EPT © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Quais seguir?

Como se dá a oferta de educação profissional? Cursos EPT Qualificação Profissional Sem requisitos de escolaridade Técnica Para quem concluiu o ensino médio Articulada Duas formas distintas Integrada Matrícula Única Concomitante Matrículas Distintas Subsequente Graduação e Pós-Graduação © 2017 Pró-Reitoria de Ensino

De olho na LDB: o que somos?

A educação brasileira está dividida em dois níveis de Ensino, conforme artigo 21 da Lei de Diretrizes e bases da Educação, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro 1996: “Art. 21. A educação escolar compõe-se de: I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II - educação superior.”

No caso da Educação Profissional, ela se caracteriza como modalidade? © 2017 Pró-Reitoria de Ensino O que isso significa, em termos práticos?

Aspectos Legais da Educação Profissional, de acordo com a LDB 9.394/96 • Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Seção IV – A) ; • Educação Profissional e Tecnológica (Capítulo III).

Enquanto IFCE, quais níveis de ensino podemos atender? FIC Ensino Médio: • Integrado • Concomitante • Subsequente Graduação • Licenciatura • Tecnologia

Enquanto IFCE, quais níveis de ensino podemos atender? Bacharelado/Engenharia (Observar o artigo 28, no § 6o do Decreto nº 8.754, de 10 de maio de 2016 - para os IFs.)

Enquanto IFCE, quais níveis de ensino podemos atender? Pós-Graduação Especialização Mestrado Doutorado Extensão

E como dar conta desta complexidade?

Em primeiro lugar, se fundamentar nos ditames legais. Eis alguns: © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Decreto nº5.154, de 23 Julho 2004; Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos Superiores de Tecnologia; Referenciais para Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos Superiores de Graduação; Normatizações internas - ROD, PDI, PPI, Regimento interno, resoluções e portarias.

Em segundo, ter a ação em rede como um norte...sempre!

O saber é como um jardim: se não for cultivado, não pode ser colhido. © 2017 Pró-Reitoria de Ensino O saber é como um jardim: se não for cultivado, não pode ser colhido.

Contatos Ana Uchoa Ricardo Liarth Miriam Brasil ana@ifce.edu.br rliath@ifce.edu.br Miriam Brasil miriam@ifce.edu.br Contatos