PRINCÍPIOS ÉTICOS NA RELAÇÃO CHESF X FORNECEDORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina
Advertisements

Estudando com Profª Simony
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Seminário do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Responsabilidade Profissional
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
MÓDULO V ÉTICA E MERCADO DE TRABALHO
Controle de Recursos Públicos
Responsabilidade Social nas Empresas
dos serviços/processos
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
CÓDIGO DE DEONTOLOGIA DA ENFERMAGEM
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
CÓDIGO DE ÉTICA CONDUTA Ética Respeito ao Ser Humano
Introdução A norma de Responsabilidade Social está baseada em convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e em outras convenções das Nações.
COMPORTAMENTO ÉTICO.
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
TENDÊNCIAS NO USO DA FORÇA POLICIAL NO BRASIL
O PAPEL DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO NAS LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Modelo de Excelência em Gestão
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Gerência de Projetos de TI 13
Teorias Modernas de Gestão
PowerPoint realizado por: -Daniel Sousa; -Pedro Duarte; -Pedro Silva
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Administração da Qualidade
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
Uma iniciativa pela globalização dos direitos. O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Responsabilidade Social
Geraldo Soares Vice Presidente do IBRI Membro do Conselho de Administração do INI – Instituto Nacional de Investidores Superintendente de RI – Banco Itaú.
MEDITAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA ÉTICA EMPRESARIAL
5. Abordagem como um sistema de gestão
REGULAMENTO COM FONTE DE DIREITO DO TRABALHO
Ética e RSE Sérgio Caldas.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
COMPLIANCE 30/03/2010.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
DEONTOLOGIA.
Ética e Contabilidade.
ÉTICA CORPORATIVA ÉTICA E PRÁTICAS SOCIAIS PROFESSOR PAULO TAFARELO CARINE GONDIM CAMPOS FERNANDA GONDIM CAMPOS LARISSA CRISTINA DOS SANTOS LUANA SOARES.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Capítulo 7 Ética nas Negociações.
Ética e Responsabilidade Social na Gestão de Recursos Humanos
Ética Profissional em Administração
CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
LICITAÇÃO.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
CÓDIGO DE ÉTICA Prof. Ms. João Batista Franco Borges.
Questões introdutórias
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Responsabilidade Social em Marketing. Responsabilidade Social Obrigação que uma organização tem de maximizar seus impactos positivos sobre a sociedade,
CERTIFICAÇÃO EM RESPONSABILIDADE SOCIAL Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Profa. Lillian Alvares.
1Profa. Silvia Mara Bertani. A ética empresarial é o ramo da ética ligado às empresas. É a forma moralmente correta com que as empresas interagem com.
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
ISO 26000: Diretrizes sobre de Responsabilidade Social Governança Organizacional, Práticas Leais de Operação e Meio Ambiente.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Transcrição da apresentação:

PRINCÍPIOS ÉTICOS NA RELAÇÃO CHESF X FORNECEDORES Superintendência de Suprimento 8° Encontro da Chesf com seus Fornecedores PRINCÍPIOS ÉTICOS NA RELAÇÃO CHESF X FORNECEDORES Recife, 10 de julho de 2012 Luciano Barbosa

Conceitos Ética Código de Ética Princípios e Normas de Conduta Conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. Código de Ética Acordo expresso entre pessoas de uma mesma instituição ou organização, que define parâmetros para suas condutas com a intenção de que sejam universalmente validáveis e aceitáveis, sem prejuízo da identidade e do caráter local dessas condutas. Princípios e Normas de Conduta Acordo expresso entre pessoas ou instituições ou organizações que definem parâmetros de conduta dos interessados, com intenção de serem validáveis e aceitáveis sem prejuízo de identidade e do caráter local de condutas pessoais, profissionais e organizacionais, eticamente aceitas pela sociedade.

Princípios Éticos Dignidade humana e respeito às pessoas Integridade Sustentabilidade Transparência Impessoalidade Legalidade Profissionalismo Soberania do Interesse Público

Princípios e Normas de Conduta Empresarial na relação Chesf com os Fornecedor Desejo da Chesf em estabelecer uma parceria ética com todos os fornecedores, atendendo às legítimas expectativas da sociedade.

Abrangência Os Princípios e Normas de Conduta Empresarial na relação da Chesf com os Fornecedores são aplicáveis a todos os empregados e a todos os fornecedores que desejam manter relações saudáveis com a empresa Eletrobras. Princípios: Legalidade Impessoalidade Transparência Equidade Responsabilidade corporativa e sócio-ambiental

Objetivos Explicitar princípios e valores morais e éticos Reduzir interpretações Regular e melhorar as relações Preservar e elevar a imagem da relação comercial, buscando um alto padrões de comportamento ético entre empresas.

O Comportamento organizacional ético O comportamento organizacional ético é pautado por: Relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona; Estabelecimento de metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável; Preservação dos recursos ambientais e culturais para gerações futuras; Respeito à diversidade; Promoção da redução das desigualdades sociais.

Conduta Profissional esperada A Chesf tem objetivos fundamentais para com fornecedores na relação ética: Selecionar e contratar fornecedores segundo critérios legais, técnicos, de qualidade, custo e pontualidade, cumprindo ou fazendo cumprir integralmente as obrigações contratuais e preservando o sigilo decorrente de relacionamento empresarial; Manter relações honestas e íntegras, conduzida em termos legais e legítimos, com tratamento respeitoso, cordial e em conformidade com a legalidade; Recusar qualquer tipo de vantagem pessoal, empresarial, institucional, entidades ou grupos. Repudiar e denunciar toda forma de corrupção;

Continuação... Não execução de qualquer serviço remunerado a fornecedores ou participar de negociação que possa resultar vantagem ou benefícios pessoais que caracterizem conflito de interesses; Estabelecer e manter relacionamento e comunicação com clientes, fornecedores, prestadores de serviço e demais parceiros, com tratamento equânime, sem privilégio ou discriminação; Desestimular disposições contratuais que afrontem a dignidade, a qualidade de vida e o bem estar social dos prestadores de serviço, tais como concorrência desleal, trabalho infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho forçado ou em condições degradantes, assim como qualquer forma de violência física, sexual, moral ou psicológica, entre outras.

O que a Chesf espera dos seus Fornecedores Direito Humanos: Proibição do trabalho infantil , escravo, forçado ou trabalho em condições degradantes; Garantia da acessibilidade para pessoas com deficiência; Combate à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes; Prevenção da violência contra as mulheres e minorias; Não praticar e não tolerar discriminação de pessoas por cor/raça, etnia, sexo, idade, condição social, econômica, física ou mental, orientação religiosa, sexual, política, entre outras; Não praticar ou ser conivente com assédio moral, sexual, violência verbal, gestual ou física, humilhação, constrangimento, coação ou ameaça;

Continuação... Requisitos Legais e Contratuais: Cumprimento de todas as cláusulas contratuais; Cumprimento da Legislação Trabalhista e Previdenciária: registro dos empregados, pagamento dos salários em dia, recolhimento do FGTS e INSS, concessão de férias; Assegurar a realização dos treinamentos previstos; Garantir a entrega dos produtos e serviços contratados na quantidade e qualidade requeridas; Preservar a saúde e segurança dos empregados a seu serviço, dos empregados da Chesf e da comunidade.

Continuação... Corrupção: Trabalhar com transparência preservando os interesses da Chesf; Evitar comportamentos que favoreçam o surgimento de dúvidas sobre questões éticas; Informar à Chesf situações contrárias à ética e às leis.

Continuação... Comportamento: Manter comportamento respeitoso com todos da Chesf, da comunidade, dos fornecedores, clientes, sindicatos, governo, meio ambiente, considerando seus legítimos interesses quando da tomada de decisões; Exercer as atividades com competência, transparência e respeito, buscando a melhoria da qualidade dos processos, produtos e serviços para a Chesf; Zelar pelo patrimônio físico, intelectual e material da Chesf;

Continuação... Privacidade: Preservar inalterados documentos, registros cadastros e sistemas de informação, mantendo sua fidedignidade e disponibilizando-os para eventuais auditorias e sindicâncias; Prover as condições físicas, de equipamentos e de organização do trabalho necessárias para o desempenho profissional equilibrado e com o bem estar de todos os seus empregados;

Continuação... Meio Ambiente: Atender à legislação vigente; Promover o uso responsável de energia, água e combustível; Evitar o uso de produtos tóxicos nas suas operações; Adotar práticas de sustentabilidade ambiental.

Requisitos Editalícios e Contratuais O Documento Princípios e Normas de Conduta Empresarial na relação da Chesf com os Fornecedores encontra-se no site : www.chesf.gov.br Nos Editais: Consta do Edital, como exigência para participação Nas propostas: Na carta de apresentação de proposta do fornecedor, indicando conhecimento do documento Nos contratos: Nas Disposições Gerais do Contratos, o que indica compromisso

Chesf Vencendo Desafios lucianob@chesf.gov.br