SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL – SUAS:
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
A Atuação do Serviço Social
Crianças e Adolescentes
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
1 PROGRAMAS FEDERAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Transferência de Renda –Bolsa Família Sistema Único de Assistência Social – SUAS –Proteção Social Básica –Proteção.
O campo da Psicologia no CRAS
REORDENAMENTO E QUALIFICAÇÃODOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS
2- Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas Descrição: O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI)
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
PORTARIA 46/2010 SMADS DISPÕE SOBRE A TIPIFICAÇÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO E REGULARIZAÇÃO DE PARCERIA OPERADA POR MEIO DE.
Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social “Resolução CNAS nº. 16/2010”
Sandra Shirley de Almeida Subsecretária de Assistência Social
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
Serviços/Programas/Projetos 2012
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Proteção Social Básica
Sistema Único de Assistência Social
Reordenamento Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Assistencialismo Filantropia Caridade Assistência Social Política de Estado - SUAS Benefícios, serviços, programas e projetos SOCIAL X SOCIEDADE ESTADO.
Rede de atenção Intersetorial
Projeto “Jovem Legal”.
PORTARIA 46/2010 SMADS DISPÕE SOBRE A TIPIFICAÇÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO E REGULARIZAÇÃO DE PARCERIA OPERADA POR MEIO DE.
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
Governo do Estado do Pará Secretaria do Estado de Assistência Social Diretoria de Assistência Social Coordenação de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
Secretaria de Assistência Social - SEAS Em abril de 2014, a SEAS assinou termo de aceite junto ao MDS, pactuando o reordenamento de 90 vagas para o acolhimento.
Planos de Reordenamento dos Serviços de Acolhimento: dificuldades e possibilidades frente às demandas da comunidade, as exigências legais e a cultura institucional.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
Fórum Permanente de Combate CENTROS DE CONVIVÊNCIA INFANTIL
Política de Assistência Social
Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
Coordenadoria de Proteção Social Especial
Questão Social Expressa as contradições sociais, políticas, econômicas e culturais presentes no modelo de desenvolvimento capitalista; Traduz as desigualdades.
Centro de Referência de Assistência Social
DISCIPLINA: SEGURIDADE SOCIAL I (POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Ações pactuadas por situação no Eixo da Assistência Social – out./ Inclusão.
CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026
TIPIFICAÇÃO NACIONAL DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS
CRAS nas PECs.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
MISSÃO Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção de famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS Coordenação Geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Departamento de Proteção.
ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - MS COORDENADORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL 21 e 22/02/13.
CASA DA CRIANÇA PENIEL Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande MS Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
REORDENAMENTO DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS 2º ENCONTRO TÉCNICO DIAS 13 E 14/11/2013.
20 ANOS DO ECA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONQUISTAS E DESAFIOS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL  O redesenho da Política Nacional de Assistência Social, materializada no SUAS – Sistema Único de Assistência Social,
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS
GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Tania Mara Garib Apresentação: Tania Mara Garib.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Política Nacional de Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social/GPSE/SAS.
Transcrição da apresentação:

SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social

Em 2009 foi aprovada a Tipificação dos Serviços Sociassistenciais que está dividida em: Proteção Social Básica Proteção Social Especial

Proteção Social Básica: atendimento no CRAS Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Serviço de Proteção Social Básica no Domicilio para Pessoas com Deficiência e Idosos

A Proteção Básica (CRAS) consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida.

Quanto ao Serviço de Fortalecimento de Vínculos atende: Crianças até 06 anos: tem por foco o desenvolvimento de atividades com crianças, familiares e comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir a ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil;  Crianças e adolescentes de 06 a 15 anos: tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação e cidadania;  

Adolescentes e jovens de 15 a 17 anos: tem por foco o fortalecimento da convivência familiar de 15 a 17 anos: tem por foco o -fortalecimento da convivência familiar e comunitária e contribui para o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola por -meio de atividades que estimulem a convivência social.

Proteção Social Especial: Média Complexidade: CREAS Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI); Serviço Especializado em Abordagem Social; Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e de prestação de serviço à comunidade; Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias; Serviço Especializado para Pessoas em situação de rua.

Serviços da Proteção Social de Média(CREAS) Complexidade consiste no trabalho com famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência de: -violência física, psicológica e negligência; -Violência sexual: abuso e/ou exploração sexual; -Afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socieducativa de proteção; -Tráfico de pessoas; -Situação de Rua e mendicância

Alta Complexidade: Serviço de Acolhimento Institucional (Casa de Acolhida, Complexo 24 Horas e Condomínio Sol Nascente Serviço de Acolhimento em República; Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.

Serviços de Alta Complexidade: (Casa de Acolhida, Complexo 24 Horas e Condomínio Sol Nascente)   Acolhimento em diferentes tipos de equipamentos, destinados a famílias e ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados a fim de garantir proteção integral. A organização do serviço deverá garantir privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de: ciclos de vida, arranjos familiares, religião, gênero e orientação sexual.

Dados do Atendimento do Mutirão da Acolhida:

Dados de Atendimento da Casa de Acolhida: mês de setembro de 2012 Total de atendimentos: 456, sendo: -Adulto Masculino: 216 -Adulto Feminino: 56 -Situação de rua:326 Quanto a renda: -Sem renda: 327 - até 1 salário mínimo: 18 Tipos de encaminhamentos realizados: Saúde: 230 Tratamento para substâncias psicoativas: 30

Dados relevantes quanto à questão dos moradores em situação de rua: