O QUE CABE À ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO AUTOR Prof. Artur Motta arturmotta@gmail.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO EMAGIS,TRF 4a.Região, 2007 HENRIQUE GOMM NETO.
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
MÍNIMOS ÉTICOS E PRÁTICAS ESCOLARES
A Gestão, da sala de aula à comunidade educativa.
Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009
E.M.Epitácio Campos 2º Bimestre Reunião de Pais
E.M.Epitácio Campos 1º Bimestre Reunião de Pais
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
LUANA QUEM SOU EU.
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA VISÃO DE
Eu aprendi que a melhor sala de aula do mundo é aos pés de uma pessoa mais velha.
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
Ajude – me!!.
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
Coração Eucarístico A ficção nos ajudando a discutir a nossa realidade
EU APRENDI.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
Marco Doutrinal e Marco Operativo
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Nós e os nós da Educação Artur Motta
Recordando alguns pontos da aula passada...
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
Trabalhando com Grupos
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
Reunião de Pais e/ou Responsáveis 12/06/2010 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Uso a palavra para compor meus silêncios
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Sistemas de Educação inclusivos
Prof. jose PLANEJAMENTO.
ENCONTRO DE EDUCADORES Macacu, 5 de janeiro de 2013
PARTE 2: AUTOCONHECIMENTO
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
As “Antigas” e as “Novas” tarefas da Gestão Escolar
Aprendi Clique.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
SITUAÇÕES.
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
AVALIAÇÃO.
Construindo a cultura educacional inclusiva
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Procura-se o autor Você foi direcionado para o serviço de atendimento automático da escola. De forma a podermos ajudá-lo a falar com a pessoa certa,
Transcrição da apresentação:

O QUE CABE À ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO AUTOR Prof. Artur Motta arturmotta@gmail.com

Discutir o SUJEITO-AUTOR Opção: Discutir o SUJEITO-AUTOR abordando a relação Família-Escola... ...colocando o dedo em algumas feridas...

FOCO NO “CONFLITO”

COMO NÓS, ESCOLAS E FAMÍLIAS, ESTAMOS NOS VENDO MUTUAMENTE???

Como as Famílias enxergam a Escola... Duas obras de ficção... Como as Famílias enxergam a Escola...

Como as Escolas enxergam as Famílias... Uma escola da Califórnia adotou normas que exigem dos alunos e dos pais responsabilidade pelas faltas dos estudantes e pelo trabalho de casa. A escola e os professores estão sendo processados por pais que querem que seus filhos sejam aprovados mesmo com muitas faltas e sem fazer os trabalhos escolares. Decidiram, então, gravar na secretária eletrônica a seguinte mensagem: "Olá! Para podermos ajudá-lo, por favor ouça todas as opções:

- Para mentir sobre o motivo das faltas do seu filho - tecle 1 - Para dar uma desculpa para seu filho não ter feito o trabalho de casa - tecle 2 - Para se queixar sobre o que nós fazemos - tecle 3 - Para insultar os professores - tecle 4 - Para se queixar do transporte escolar – tecle 5

Para saber por que não foi informado sobre o que consta no boletim do seu filho ou em diversos documentos que lhe enviamos- tecle 6 - Para se queixar da alimentação fornecida pela escola – tecle 7 - Para pedir um professor novo, pela terceira vez este ano - tecle 8 - Se quiser agarrar, esbofetear ou agredir alguém- tecle 9

- Se quiser que criemos o seu filho – tecle 0 Mas, se você já compreendeu que este é o mundo real e que seu filho deve ser responsabilizado pelo próprio comportamento, pelo seu trabalho na aula, pelas tarefas de casa, e que a falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, desligue e tenha um bom dia!”

Referencial comum ESCOLA e FAMÍLIA AUTOR AUGÈRE = FAZER CRESCER O que nossos Alunos e Filhos estão fazendo crescer?

NOSSOS ALUNOS E FILHOS SÃO AUTORES DE QUÊ???

QUE NARRATIVA DE VIDA NOSSOS ALUNOS E FILHOS ESTÃO ESCREVENDO ??? MEMÓRIA PROJETO

SUBJETIVIDADE NA CONTEMPORANEIDADE SUJEITO SUBJETIVIDADE NA CONTEMPORANEIDADE Anomia X Inversão Anômica

Considerando-se que as crianças e os adolescentes estão construindo uma identidade e se construindo como sujeitos humanos, a tarefa do educador e da educadora reveste-se de uma importância enorme em nível da subjetividade.(...) Muitas vezes eles são a única pessoa que poderá mostrar ao aluno um outro modelo de ser humano, distinto daqueles modelos que ele, aluno, encontra em família. (...) Em síntese, [o professor e a professora] são agentes subjetivantes. (FERNÁNDEZ, 1998:26).

A dificuldade que problematiza a questão está no fato de que este educador, que deve atuar como agente subjetivante, encontra-se, também ele, submetido aos mesmos processos de fragmentação, deslocamento e questionamentos identitários.

Incentivar e favorecer que todos, institucional e pessoalmente, busquemos contribuir para a formação do sujeito-autor em nossos alunos, reconhecendo, porém, que nessa construção, vamos construindo o sujeito autor também em nós.

A RELAÇÃO ENTRE OS “FORMADORES” MEDIADA PELOS “FORMANDOS”... PAI MÃE ESCOLA FAMÍLIA FILHO ALUNO

A RELAÇÃO ENTRE OS “FORMADORES” E A MARCAÇÃO DE TERRITÓRIOS NA ESCOLA ÁREA PROFISSIONAL Professores, Equipe Técnica e Funcionários ÁREA ESCOLAR Pais, Professores, Alunos, Equipe Técnica, Funcionários ÁREA PEDAGÓGICA Educadores e Alunos Antonio Nóvoa

É O ESPAÇO ONDE SE CONCRETIZAM AS DIMENSÕES DO TRABALHO DOCENTE ÁREA PEDAGÓGICA EDUCADORES E ALUNOS É O ESPAÇO ONDE SE CONCRETIZAM AS DIMENSÕES DO TRABALHO DOCENTE

DIMENSÕES DO TRABALHO DOCENTE EXPRESSIVO-COMUNICATIVA ESPECIALIDADE SUBJETIVIDADE TÉCNICO-PEDAGÓGICA SOCIOCULTURAL

Pais, Professores, Alunos, Equipe Técnica, Funcionários ÁREA ESCOLAR Pais, Professores, Alunos, Equipe Técnica, Funcionários Espaço de discussão do PROJETO EDUCATIVO da Escola: Visão de Homem e de Mundo Modos de realizar a Visão

ALGUNS ELEMENTOS QUE PRECISAM SER RESGATADOS E RESSIGNIFICADOS disciplina autoridade discere = aprender augère = fazer crescer Disciplina como CONDIÇÃO PARA APRENDER E FAVORECER QUE O OUTRO APRENDA Autoridade como ATITUDE DE AMOR E SERVIÇO PARA FAZER O OUTRO CRESCER

E AÍ... TEM SAÍDA ??????????

REDISCUTIR O PAPEL DA ESCOLA ESCOLA-MESA Pierre Babin

REDISCUTIR O PAPEL DA ESCOLA ESCOLA COMO ESPAÇO PARA AS TROCAS DE SABERES DE TODOS OS QUE CONSTITUEM A COMUNIDADE. Peter Drucker

Adequar a cada REALIDADE Construir COLETIVAMENTE AGENDA “MÍNIMA” Adequar a cada REALIDADE Construir COLETIVAMENTE Comunicar CLARAMENTE

AGENDA “MÍNIMA” Explicitar, para nós mesmos, como Escola, quais são nossos princípios fundamentais, nossas propostas, normas e regras e traduzir tudo isso numa linguagem que todos entendam, especialmente as Famílias dos nossos Alunos, buscando, ainda, os meios mais eficazes para fazer tudo isso chegar às suas casas.

AGENDA “MÍNIMA” Estabelecer os conceitos de subjetividade e de autoria com os quais a Escola vai trabalhar, fundamentando suas escolhas em bases, não apenas teóricas, mas, especialmente, nos valores contidos em sua Proposta Pedagógica, em sua Missão Institucional e em sua Visão de Pessoa e de Mundo.

AGENDA “MÍNIMA” Identificar os aspectos de sua prática cotidiana que devem ser corrigidos e os que devem ser reforçados, frente a um diagnóstico da realidade da Escola, que tem como referenciais os conceitos e princípios estabelecidos nos itens anteriores.

AGENDA “MÍNIMA” Estabelecer seus referenciais de autoridade e disciplina, deixando-os claros para todos.

AGENDA “MÍNIMA” Definir e apresentar a todos, com clareza, o que cabe aos diferentes atores, nas diferentes áreas de que participam, como modo de contribuir para a formação do sujeito-autor.

AGENDA “MÍNIMA” Abrir espaços para o diálogo entre adultos, como ferramenta de análise das representações mútuas entre Escola, Família e Aluno, com a devida correção das estratégias adotadas por uns e outros na formação do Aluno.

AGENDA “MÍNIMA” Criar espaços e tempos institucionais de formação que favoreçam aos adultos que fazem parceria na Escola, tornarem-se melhores na execução de suas tarefas específicas e daquilo que fazem em conjunto.

Materiais estão disponíveis Encerrando... Materiais estão disponíveis arturmotta@gmail.com

Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. Encerrando... Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer. Paulo Freire

Encerrando... Uso a palavra para compor meus silêncios. Não gosto das palavras fatigadas de informar. Dou mais respeito às que vivem de barriga no chão tipo água pedra sapo. Entendo bem o sotaque das águas. Dou respeito às coisas desimportantes e aos seres desimportantes.

Prezo insetos mais que aviões. Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos mísseis. Tenho em mim esse atraso de nascença. Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundância de ser feliz por isso. Meu quintal é maior do que o mundo. Sou um apanhador de desperdícios: Amo os restos como as boas moscas.

Queria que a minha voz tivesse um formato de canto. Porque eu não sou da informática: eu sou da invencionática. Manoel de Barros