INSTITUTO DA CRIANÇA "PROF

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
O público e o privado na construção do SUS.
PROGRAMA HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO USUÁRIO E SUA REDE SOCIAL.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Extensão Médica Acadêmica
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
BH TELESAÚDE: UMA REDE VOLTADA PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
A Psicologia na Equipe Multidisciplinar: a visão do psicólogo
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
Política Nacional de Humanização
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Video roda aqui Missão Prestar Serviços de Saúde com segurança, tecnologia e qualificação profissional, visando a satisfação de seus clientes.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
Relatos de Experiências de Estágio Extracurricular "Grupo de Assistência SOS Vida Formando para a vida"
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Serviços de Saúde
Atribuições do Farmacêutico
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Projeto de Gestão de Processos
CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
Conclusões e recomendações
Lei e as alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
COMITÊ COMUNITÁRIO: INTERAÇÃO INSTITUTO DA CRIANÇA – SOCIEDADE
Seminário Convivência Familiar e Comunitária Proteção Básica Claudia Cabral Campinas 2010.
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Programa de Terapias Não-convencionais: a Fitoterapia no SUS INTRODUÇÃO A Proposta do presente projeto faz parte do atendimento médico do Departamento.
Fórum Permanente de Combate CENTROS DE CONVIVÊNCIA INFANTIL
PROGRAMAS SOCIAIS PUCRS. Pró-Reitora de Assuntos Comunitários Coordenadores de Assuntos Comunitários nas Unidades Dimensão Acadêmica Dimensão Ambiental.
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
PGC - Programa de Gerenciamento de Casos Unimed Petrópolis
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Assistência Farmacêutica
Prof.João Galdino. No que se refere às questões relativas à infraestrutura, à logística e às diretrizes, recomenda-se que sejam avaliadas algumas possibilidades,
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Quem somos? Nossos objetivos Nossas atividades Como ajudar?
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Essência do projeto Universidade de Brasília Gestão de Processos Grupo Cinza – 05 Componentes: Mariane Bezerra, Alexandre Murrai, Alexandre Dutra e Israel.
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
LiCAD – Liga de Cirurgia do Aparelho Digestivo
Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE ALMEIDA AE, ALVES GC, DINIZ ACI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP/
Associação Brasileira
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Hipertensão Arterial e Saúde Bucal. SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO BÁSICA Com a implantação do SUS na década de 1990, houve a necessidade de reorganizar as ações.
Extensão do HOSPED: formando estudantes mais humanizados Principais projetos: Cuidado integral - LASFACE CD: crescimento e desenvolvimento - Casa de Passagem.
Como definir MISSÃO, VALORES e VISÃO?
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
SOCIEDADE PRO-MENOR BARÃO GERALDO Endereço: Av. Angelino Gregório, nº 110 – Jardim América Fone – 019 – Barão Geraldo – Campinas.
BELLATO, Roseney ; PEREIRA, Wilza Rocha. Direitos e vulnerabilidade: noções a serem exploradas para uma nova abordagem ética na Enfermagem. Texto & Contexto.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial.
Psicologia e Instituições de Saúde 8º. Período Profa. Telma.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO DA CRIANÇA "PROF INSTITUTO DA CRIANÇA "PROF. PEDRO DE ALCANTARA" HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Tecnologia e Solidão

PIPA (Pessoa, Instituição, Profissão e Amor) Humanização Hospitalar A Humanização começa pela gestão PIPA (Pessoa, Instituição, Profissão e Amor) Profissional Paciente Comunidade

Projetos voltados para o Crescimento e Desenvolvimento do Profissional Grêmio Recreativo Informe Criança Café da Manhã com Diretor Cursos de especialização Horário flexível Faculdade em casa Vivências Tutoria Grupo de assessoria do Conselho Diretor

Grêmio Recreativo dos Funcionários do ICr

Informe Criança

Café da Manhã com o Diretor Desde sua implantação, em meados de 1.999, já participaram 200 profissionais. A

Horário Flexível Algo que parece impossível deixa de sê-lo quando existe compromisso de ambas as partes. A

Faculdade em casa Numa parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, o curso superior de Gestão Empresarial de Serviços da Saúde é dado no próprio local de trabalho e com preço bastante acessível .

Tutoria Os novos profissionais do ICr são acompanhados por um tutor, facilitando a sua integração. A

Grupo de Assessoria do CONSELHO DIRETOR Semanalmente, a Diretoria do ICr reúne-se com todos os profissionais interessados em participar da discussão dos mais diversos temas de interesse institucional . A

PIPA (Pessoa, Instituição, Profissão e Amor) Humanização Hospitalar A Humanização começa pela gestão PIPA (Pessoa, Instituição, Profissão e Amor) Profissional Paciente Comunidade

Projetos voltados para o paciente Brinquedoteca Conhecendo Quem Faz Carmim Doutores da Alegria Pintando o Sete Preparo para Realização de Procedimentos Viva e Deixe Viver Biblioteca Viva Plantão contra dor Leito-dia Assistência Domiciliar

CONHECENDO QUEM FAZ Crianças e adolescentes em tratamento no ICr visitam os vários serviços do hospital para conhecer quem faz sua comida, seus exames, prepara seus medicamentos, de onde vem suas roupas, quem paga as contas ...

“Mas, a doença não é uma forma de expressão?” PROJETO CARMIN “Mas, a doença não é uma forma de expressão?”

DOUTORES DA ALEGRIA “Estimulando o que a criança tem de saudável...”

PINTANDO O SETE Com o trabalho da artista plástica Maria Ângela Motta Carvalho, as paredes do ICr ganharam cores personagens e brincadeiras.

ASSOCIAÇÃO VIVA E DEIXE VIVER Atividades culturais que estimulam o desenvolvimento das aptidões de nossas crianças.

BIBLIOTECA VIVA

PREPARO PRÉVIO PARA REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS A utilização de bonecos facilita a comunicação ao mesmo tempo que dá às crianças a oportunidade para expressar suas dúvidas e sentimentos.

PLANTÃO CONTRA DOR Serviço multiprofissional que trabalha tentando reduzir o sofrimento das crianças durante os procedimentos hospitalares

LEITO DIA Reservando internações para os pacientes instáveis.

PIPA (Pessoa, Instituição, Profissão e Amor) Humanização Hospitalar A Humanização começa pela gestão PIPA (Pessoa, Instituição, Profissão e Amor) Profissional Paciente Comunidade

Projetos voltados à Comunidade Projetos voltados à Comunidade Casas de Apoio Comitê Comunitário Comitê Juvenil Conselho Familiar Projeto Parelheiros Liga de Pediatria Comunitária Programa de Saúde da Família Telemedicina Casas de apoio Comitês Conselho familiar Telemedicina Projeto Parelheiros Liga de Pediatria Comunitária Programa de Saúde da Família

Casas de Apoio Recebem pacientes em tratamento ambulatorial, oferecendo-lhes moradia, suporte nutricional, atividades lúdicas e orientando suas famílias.

Comitê Comunitário Tem como objetivos a formulação, fiscalização e controle das ações e serviços desenvolvidos pelo ICr, visando garantir adequado padrão de qualidade na prestação dos serviços de atenção à saúde

Comitê Juvenil Adolescentes e jovens voluntários desenvolvem atividades recreativas com as crianças e adolescentes internados no ICr, estimulando o desenvolvimento do espírito de solidariedade e de cidadania.

Conselho Familiar Seus objetivos são: acolher, ouvir e apoiar os familiares de portadores de doenças crônicas, orientá-los sobre as entidades de apoio e quanto aos direitos do paciente.

Projeto Parelheiros O ICr atende duas aldeias de índios Guaranis desde 1998, numa parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, FUNAI e FUNASA.

Liga de Pediatria Comunitária O Departamento de Pediatria instituiu programa alternativo onde os alunos de Medicina e Enfermagem desenvolvem trabalhos junto a creches, casas de apoio e associações de patologias. Foram 14 alunos em 1998, 21 em 1999 e 34 em 2000.

Programa de Saúde da Família Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde, o Departamento de Pediatria e o ICr participam da formação pediátrica dos profissionais que comporão as equipes do Programa de Saúde da Família.

Telemedicina Dar suporte ao atendimento de pacientes à distância, evitando a locomoção desnecessária de pacientes para os grandes centros.