A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas econômicos e sociais
Advertisements

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
Capitalismo / Socialismo
Guerra Fria Geografia.
A institucionalização dos problemas sociais Três dimensões: Dimensão mediática Indicadores: Número de notícias veiculadas pelos media Dimensão associativa:
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
Liberalismo, Nacionalismo, Socialismo e Neoliberalismo
Socialismo.
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 4- p.62
GLOBALIZAÇÃO: uma nova identidade
Tópicos Avançados II Elizabete Nunes
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
Geografia Politica.
Geografia Geral Prof. JORGE.
MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
RELEMBRANDO O QUE JÁ APRENDEMOS ATÉ AGORA...
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
O mundo dividido: capitalismo / socialismo
GEOGRAFIA “uma escolha para o entendimento do mundo”
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960
GLOBALIZAÇÃO.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
MANIFESTAÇÕES da ECONOMIA GLOBALIZADA.
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
A economia Global.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
A HISTÓRIA DO SÉCULO XX E A ECONOMIA POLÍTICA
Processo de formação do espaço capitalista
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
Estratégia – considerações iniciais
A Nova Ordem Mundial Ordem ou Desordem?.
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011
MANIFESTAÇÕESda ECONOMIA ECONOMIAGLOBALIZADA. Fase atual do Capitalismo é denominada de MONOPOLISTA – FINANCEIRO pois a posse e a geração de riqueza estão.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Capítulo 16 – Processo de desenvolvimento do capitalismo
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 53- p.471
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Contexto As três últimas décadas do século XX marcadas por mais uma crise cíclica do capitalismo. Recoloca-se em cena o debate sobre globalização. A globalização.
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
Fundamentos de Comércio Exterior
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Globalização e avanço tecnológico
Gay-Lussac Prof. José Victor
Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .
A Evolução do Capitalismo
Origens e bases do mundo global.
MODERNIDADE o aparecimento da imprensa (século XV), o Renascimento (século XIV), a Reforma Protestante (século XVI), o Iluminismo (século XVIII), a Revolução.
A tirania da informação e do dinheiro e o atual sistema ideológico
A Globalização Economia Global.
O mundo dividido na era da Globalização
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Diferentes formas de dividir o planeta
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
O MUNDO EM QUE VIVEMOS.  Século V – invasões bárbaras – queda do Império Romano  Até século XV – Europa vive no feudalismo  Colonização – Continente.
A origem do subdesenvolvimento e do desenvolvimento Cap 3.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
Capitalismo x Socialismo
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Transcrição da apresentação:

A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO Professor: João Claudio Alcantara dos Santos

Até 1989 o mundo convivia com uma bipolaridade geopolítica entre os modos de produção socialista x capitalista. Com a Queda do Muro de Berlim que dividia Alemanha em duas e a crise do socialismo consolidou-se o fim da Guerra Fria.

Socialismo Consiste em uma teoria, doutrina que propõe a apropriação do estado sobre os meios de produção e a eliminação de classes sociais. Distingue-se do comunismo Parte do marxismo, cujo seus objetivos era a compreensão do capitalismo, anunciando o seu fim.

Capitalismo Tem como objetivo o aumento de rendimentos e obtenção de lucros. Os meios de produção pertencem a uma minoria chamada classe burguesa. Possui divisão de classes, cujo a classe trabalhadora vive de salários pagos por meio de seu trabalho.

O capitalismo possui três fases: Capitalismo Comercial ( Século XV e XVI): Expansão Colonial. Capitalismo Industrial (Século XIX – 1914): Imperialismo Europeu. Capitalismo Financeiro (Após 1945): Descolonização.

Neoliberalismo Conjunto de ideias politicas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. Deve haver o livre comercio Não se refere a uma nova corrente liberalista, mas com a participação de alguns preceitos liberais. Milton Friedman e Margareth Thatcher são exemplos do neoliberalismo

A Multipolaridade Estados Unidos maior potencia A Europa é também considerada como uma potencia econômica, condição que resultou do sucesso da União Europeia, o principal bloco econômico do planeta. O Japão também ocupa uma posição de grande potencia mundial sua ascensão ocorreu após a Segunda Guerra Mundial com forte investimento em educação e saúde.

Globalização Globalização é o processo pelo qual o espaço mundial adquire unidade, por meio da intensificação da rede de fluxos que conecta os lugares, as regiões, os países e o mundo. Com a nova ordem mundial os efeitos da globalização não é um mérito somente das multinacionais ou dos detentores do capital, a globalização está no dia-dia da população mundial.

Os Blocos Econômicos A criação dos blocos econômicos, a principio era de diminuir a influencia do Estado na economia e comércio mundial. Porem a organização dos blocos fez com que o Estado passasse a garantir a paz e o crescimento em períodos de crise.

(Unioeste 2012) “A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. [...] No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes.” SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 23-24.  Considerando o enunciado anterior, sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.  a) A globalização é um processo exclusivamente baseado no desenvolvimento das novas técnicas de informação e sua origem está diretamente relacionada com a difusão e universalização do uso da internet, que se deu a partir do final da década de 1990.  b) Entre as características próprias da globalização temos a alteração profunda na divisão internacional do trabalho, em que a distribuição das funções produtivas tende a se concentrar cada vez mais em poucos países, como é o caso dos Estados Unidos e do Japão.  c) Sobre as ações que asseguram a emergência do mercado global, o autor está se referindo à doutrina econômica neoliberal que, entre outros princípios, defende o fortalecimento do Estado e a intervenção estatal como reguladora direta dos mercados – industrial, comercial e financeiro.  d) Atualmente, as relações econômicas mundiais, compreendendo a dinâmica dos meios de produção, das forças produtivas, da tecnologia, da divisão internacional do trabalho e do mercado mundial, são amplamente influenciadas pelas exigências das empresas, corporações ou conglomerados multinacionais.  e) As estratégias protecionistas tomadas pelos governos em todo o mundo, dificultando a entrada de produtos estrangeiros em seus mercados nacionais são consideradas como características marcantes do processo de globalização.